Cinesul 2007 homenageará Hugo Carvana

Argentina, Espanha, Brasil, Portugal, México, Venezuela, Cuba, entre outros países de língua latina, se encontrarão entre 12 e 24 de junho no Rio de Janeiro, para o Cinesul 2007 – 14º Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo. O evento trará três mostras competitivas com 10 longas de ficção, 10 longas documentários e 43 vídeos de média e curta-metragem (o VideoSul), além de mostras paralelas como “Madri em Curtas”, e outra reunindo a recente produção mexicana de curtas.
Três homenagens farão parte do Cinesul: ao ator e diretor Hugo Carvana (em comemoração aos seus 70 anos de vida e atuação no cinema, TV e teatro), ao ator, diretor e cantor argentino Leonardo Favio e à atriz cubana Daisy Granados.
Este ano, o Cinesul recebeu cerca de 500 inscrições. Os trabalhos vieram do Brasil, Chile, Argentina, Espanha, Uruguai, Portugal, Bolívia, Costa Rica, Chile, Panamá, Nicarágua, México e Cuba. Entre os filmes de média e curta-metragem que participam da mostra competitiva estão as ficções “Adan y Eva”, de Laura Muñoz, da Venezuela; “Justica ao insulto”, de Bruno Jorge, do Brasil; a animação “A pequena ilusão”, de Tomás Creus e Lavinia Chianello, Brasil/Itália e o documentário “Un dia en la Joya”, de Abner Bernaim, do Panamá.
Na categoria longas documentais foram selecionados 1o filmes, entre eles o brasileiro “Jardim Ângela”, de Evaldo Mocarzel; o espanhol “El reverso de la realidad”, de Alejandro Alvarado e Concha Barqueiro; o chileno “Cruel separación”, de Sarah Boston e o argentino “Madres con ruedas”, de Mario Piazza.
Entre os longas de ficção foram escolhidos o peruano “Mariposa negra”, de Francisco Lombardi, o cubano “La edad de la peseta”, de Pavel Giraud; o equatoriano “Que tán lejos”, de Tania Hermida e o argentino “Solos”, de José Glusman.

Os jornalistas da Belém Com sabem que informação
é a base do nosso trabalho. Por isso a tratamos
com respeito e responsabilidade.

Kátia Carneiro
+55 (21) 9978 2881
Rio de Janeiro +55 (21) 3826 2490
São Paulo +55 (11) 3034-3003