CLÁSSICOS E INÉDITOS NA 4a. MOSTRA DE CINEMA GREGO, EM SÃO PAULO.

Desde o início em 2016, a Mostra de Cinema Grego de São Paulo estabeleceu uma ligação entre a Grécia e o Brasil, aproximando dois países com passados e realidades contemporâneas radicalmente diferentes pelo ato de ver, discutir e celebrar o cinema.
 
O diretor convidado deste ano, Nikos Perakis, está em São Paulo para apresentar seus dois filmes: “Esquivar-se e camuflar-se”, um clássico da comédia cult que acompanha soldados durante a ditadura militar na Grécia e “Sirenes no Mar Egeu”, no qual um grupo de soldados gregos se torna o centro de um episódio diplomático após a chegada de vários náufragos turcos na pequena ilha rochosa de Pitta.
 
Este ano, a programação tomou como base edições anteriores, incluindo filmes de diretores familiarizados com ex-participantes – Tonia Marketaki, Eva Stefani e Nikos Nikolaidis, por exemplo – ao mesmo tempo em que apresenta, pela primeira vez, muitos outros cineastas emblemáticos e subestimados. Há dois filmes de Theodore Angelopoulos, sendo que um deles é um documentário poético sobre Atenas realizado para a TV e raramente exibido; uma joia etnográfica neorrealista filmada na remota ilha de Spinalonga por Lia Kourkoulakou; e duas seleções de curtas-metragens abrangendo cinquenta anos de produção cinematográfica, organizadas tematicamente em torno de espaços internos e externos, respectivamente. Pelo quarto ano consecutivo, a colaboração de longa data da Mostra com a Cinemateca Grega traz um marco dos primórdios da história do cinema grego para o público brasileiro; desta vez é “O amante da pastorinha”, o primeiro filme falado no idioma grego, filmado na Grécia.
 
Um panorama da produção cinematográfica mais recente inclui realizadores que trabalham em, além de, e na esteira da chamada “onda estranha Grega”, com cineastas de renome como Yorgos Lanthimos, acompanhados por diretoras como Athina Rachel Tsangari e Elina Psikou.
 
Um dos destaques da Mostra é a exibição de obras de cineastas gregas, a maioria, pela primeira vez na Mostra. Neste ano, no total são 11 notáveis diretoras que atuam presentemente no cinema grego, incluindo Athina Rachel Tsangari, Elina Psikou e Sofia Exarchou, além de diretoras com longas carreiras que abrangem televisão, cinema, vídeo e rádio: Lia Kourkoulakou e Katerina Evangelakou.
 
As seleções de curtas-metragens feitas pela pesquisadora Geli Mademli apresentam uma nova geração de talentos – incluindo Kostantina Kotzamani, Jacqueline Lentzou e Sofia Georgovassili – além de vozes singulares como da documentarista Eva Stefani e a falecida Tonia Marketaki. Juntas, elas formam um barômetro especial para uma variedade de contextos, proporcionando-nos acesso a momentos pequenos e grandes, pessoais e políticos.
 
Neste ano, no Programa de Curtas, a curadora Geli Mademli dividiu em duas apresentações: Grécia/Interiores (serão cinco filmes que abordaram a relação da mulher com o espaço privado na Grécia) e a Grécia/Exteriores (cinco filmes de diferentes criadores, de diferentes épocas da história grega que tratam do conceito de “espaço público” e nos levam – não como turistas, mas como peripatéticos pensadores – às entranhas da paisagem urbana: ao refúgio mais seguro).
 
A curadoria geral da Mostra é assinada por Jacob Moe, jornalista norte-americano, pesquisador em Cinema e fundador da Mostra de Cinema Grego de São Paulo.
 
FILMES
 
Atenas, Regresso à Acrópole
 
Theo Angelopoulos
 
Grécia, 1983
 
43 minutos, DCP
 
O filme foi escrito como uma especie de diario pessoal cinematográfico e filmado como um documentário pessoal. A camera copia pinturas e fotografias do passado. “O que é Atenas?” “A consciência da Europa nasceu aqui…”. Mas Atenas é também a memoria da destruição constante. De certa forma podemos dizer que Atenas é a memória constante da destruição. O que sobra da maravilhosa cidade de Pericles? Alguns monumentos somente que conseguiram salvar-se das invasões. Outros que foram desenterrados aos poucos. O que foi salvo de Atenas do periodo pós-liberação da Segunda Guerra Mundial? Alguns edificios neo-classicos que agora estão sobrevivendo sob o sol.
 
Dia 07/11 – 15h00 – Programa de Curtas: Exteriores
 
Dia 09/11 – 16h30 – Programa de Curtas: Exteriores
 
 
Natal de Sangue
 
Giorgios Zervos
 
Grécia, 1951
 
95 minutos, Digital
 
O capitão Nikolas (Ioannis Apostolidis) volta da Guerra para sua casa em Atenas e descobre que sua esposa (Athansia Moustaka) havia morrido e seu filho (Iordanis Marinos), que fazia parte da resistência, está refugiado nas montanhas sem dar notícias, e sua filha (Elli Lambeti) foi executada juntamente com seu amado (Nikos Chatziskos) pelos alemães. Ao visitar o túmulo de sua mulher encontra o filho.
 
Dia 13/11 – 17h00
 
 
Chevalier
 
Athina Rachel Tsangari
 
Grécia, 2015
 
99 minutos, DCP
 
Um grupo de homens volta de um passeio de pescaria de inverno em um barco. O motor do barco sofre uma avaria e eles ficam confinados no barco em meio ao mar do Sarônico. Para passar o tempo inventam um jogo chamado Chevalier. O Chevalier é tão divertido e tão profundamente competitivo que nenhum deles quer deixar o barco antes de ser declarado o vencedor.
 
Dia 13/11 – 15h00
 
 
 
Horário de Silêncio
 
Katerina Evangelakou
 
Grécia, 2006
 
86 minutos, 35mm
 
É verão, num calçadão no coração da cidade. Alguém estaciona o carro, aciona o alarme e sai. Não o veremos mais. O alarme soa noite adentro sem motivo aparente. Trancados em seus apartamentos nossos heróis se sentem incomodados, reclamam e até ameaçam. Este alarme insistente e inesperado não deixará ninguém em paz, pois as histórias destes heróis vão se entrelaçar nesta noite.
 
Dia 12/11 – 15h00
 
 
A Ilha do Silêncio
 
Lia Kourkoulakou
 
Grécia, 1958
 
90 minutos, Digital
 
O isolamento impositivo dos moradores de Spinalonga cria diariamente episódios que preocupam tanto as autoridades como os próprios doentes. Um casal de médicos (G. Kampanelis e N. Sgouridou) lutam para tratar a lepra que assola a ilha. O médico sucumbe à doença também, mas o novo medicamento – descoberto neste meio tempo – traz a recuperação dele bem como dos outros pacientes.
 
Dia 09/11 – 14h30
 
Dia 12/11 – 17h00
 
Hector Malot
 
Jacqueline Lentzou
 
Grécia, 2018
 
24 minutos, DCP
 
É véspera do Ano Novo e Sofia tem um sonho que não revela a ninguém: ao caminhar pelo deserto, descobre que está doente. Finge que não se importa. Terá ela perdido os sentimentos?
 
Dia 08/11 – 17h00 – Programa de Curtas: Interiores
 
Dia 11/11 – 17h00 – Programa de Curtas: Interiores
 
 
J.A.C.E.
 
Menelaos Karamaghiolis
 
Grécia, 2011
 
153 minutos, DCP
 
O J.A.C.E. narra um breve conto de fadas tendo como título o nome do seu herói, uma espécie de Oliver Twist atual. Ele se chama Jace, é órfão e sua vida é uma Odisseia às avessas, “noir”. Perseguido desde os seus 7 anos de idade, sem identidade, conhecerá o verdadeiro amor com Maria, e também o sonho de uma família, pois se vê obrigado a protegê-la assim como ao seu filho das mesmas gangues que o perseguem desde pequeno.
 
Dia 10/11 – 21h00
 
Dia 13/11 – 21h00
 
 
Giannis e o caminho
 
Tonia Marketaki
 
Grécia, 1967
 
20 minutos, 35mm
 
Não me lembro mais o que eu queria fazer neste primeiro filme. Mas me lembro da frase que eu tinha em mente na época: “Um homem que nada entre os objetos…”
 
Dia 07/11 – 15h00 – Programa de Curtas: Exteriores
 
Dia 09/11 – 16h30 – Programa de Curtas: Exteriores
 
 
O Sacrifício do Cervo Sagrado
 
Yorgos Lanthimos
 
Grécia, 2017
 
121 minutos, DCP
 
Steven, um cirurgião cardíaco de sucesso, casado, com dois filhos, começa a ter uma amizade com Martin, um menino órfão de 16 anos, que “penetra” de forma lenta e metódica em sua família provocando resultados desastrosos.
 
Dia 07/11 – 21h00
 
 
Lacrimae Rerum
 
Nikos Nikolaidis
 
Grécia, 1962
 
11 minutos, Digital
 
A história inspirada pela música, é uma referência ao ciclo da vida. O homem nasce, usufrui, morre…
 
Dia 08/11 – 17h00 – Programa de Curtas: Interiores
 
Dia 11/11 – 17h00 – Programa de Curtas: Interiores
 
 
Vamos Beber Ouzo
 
Kleoni Flessa
 
Grécia, 2002
 
85 minutos, Digital
 
Sofia, de 30 anos, desempregada, vivendo uma situação pessoal muito vulnerável busca um equilíbrio. Um amigo sugere que ela trabalhe como motorista de taxi e ela aceita com alegria. No entanto ela se envolve numa relação amorosa com Petros. Certo dia ela encontra uma amiga de escola, a Eleni. Este encontro vai mudar a vida destas duas mulheres e a amizade que nasce entre elas vai lhes dar força para enfrentar a vida.
 
Dia 13/11 – 19h00
 
 
Esquivar-se e camuflar-se
 
Nikos Perakis
 
Grécia, 1984
 
96 minutos, Digital
 
Inverno de 1967 ο soldado Papadopoulos é transferido para uma caserna nas fronteiras nevadas da Grécia com a Bulgária de uma unidade de Atenas onde estão sua esposa e suas duas filhas gêmeas, nascidas pouco antes de seu alistamento. O restante é uma história de um grupo de soldados incorporados à recém constituída “Televisão das Forças Armadas” durante o alistamento obrigatório e antes e durante a ditadura militar na Grécia. Os acontecimentos correspondem apenas a 95% da realidade, e isso porque a realidade foi ainda mais absurda…
 
Dia 08/11 – 20h30
 
 
Carta Aberta
 
Giorgos Stampoulopoulos
 
Grécia, 1967
 
81 minutos, Digital
 
Um pequeno burgues de 30 anos, Dimitris (Nikiforos Naneris) recatado e sem grandes ambições de vida, procura sempre se acomodar nas situações quando pode. Vive suspenso entre o passado, o pesadelo da ocupação alemã e sua primeira experiência amorosa com a vizinha (Betty Valasi), e a fluida realidade moderna. Conhece uma mulher rica de sua idade, Thaleia (Betty Arvaniti), que frequenta a mesma casa noturna que ele, mas a rotina do dia a dia não muda. O fechamento da indústria textile em Drapetsona onde ele trabalhara nos últimos oito anos, e seu encontro com Maria (Eleni Theofilou) o levam a se deparar com uma realidade diferente. Maria é uma professora muito progressista, cheia de sonhos, que tenta dar aulas em colégios noturnos. Sua relação com ela faz com que mude seu ponto de vista, fazendo com que, aos poucos, ele desperate e se conscientize da situação política e social que deve mudar. Desta maneira ele amadurece e abandona o ambiente em que vivia e vai viver com Maria.
 
Dia 10/11 – 15h00
 
 
Park
 
Sofia Exarchou
 
Grécia, 2016
 
100 minutos, DCP
 
Dez anos depois das Olimpíadas de 2004, um grupo de meninos mora nas instalações abandonadas dos Jogos Olímpicos de Atenas. Eles circulam sem destino certo entre as ruínas, representando cenas violentas dos esportes olímpicos e organizando coitos de cães para ganhar algum dinheiro. O mais velho do grupo, Dimitris, de 17 anos junto com Anna de 22 anos – ex-atleta, tentam fugir da província em busca de hotéis turísticos do litoral sul. À medida que eles começam a integrar cada vez mais a vida dos turistas, o desejo de ser aceito de Dimitris será experienciado de maneira violenta.
 
Dia 08/11 – 17h00
 
Dia 10/11 – 19h00
 
 
Avenida Patision
 
Thanasis Neofotistos
 
Grécia, 2018
 
13 minutos, DCP
 
Katerina, uma jovem mulher moderna, corre para alçancar a mais importante, talvez, audição de sua vida, quando recebe uma ligação de seu filho pequeno, Giannis, dizendo que está sozinho em casa. Após uma série de ligações na tentativa de controlar a situação ela luta para tentar equilibrar-se nos diversos papéis de sua vida, enquanto atravessa uma das regiões mais contraditórias de Atenas, a Avenida Patision.
 
Dia 07/11 – 15h00 – Programa de Curtas: Exteriores
 
Dia 09/11 – 16h30 – Programa de Curtas: Exteriores
 
 
Preparação
 
Sofia Georgovassili
 
Grécia, 2017
 
16 minutos, DCP
 
Três gerações de mulheres numa mesma casa tentam se habituar à ideia da iminente ausência de um dos membros, fazendo exercícios e buscando o equilíbrio pessoal para encarar o fato. O que acontece, no entanto, quando alguém tenta domar o luto?
 
Dia 08/11 – 17h00 – Programa de Curtas: Interiores
 
Dia 11/11 – 17h00 – Programa de Curtas: Interiores
 
 
Sirenas no Mar Egeu
 
Nikos Perakis
 
Grécia, 2005
 
115 minutos, Digital
 
Na madrugada do dia 15 de Agosto de 2003 da embarcação turca «Ege güzeli» tenta desembarcar na ilha Pitta dois homens e uma menina de seis anos – imigrantes ilegais e sobreviventes de naufrágio, salvos em águas gregas. Além do comandante e do marinheiro, estavam a bordo duas candidatas e um antiga vencedora do concurso de beleza, um jornalista e um cameraman da TV Bodrun, um canal local que estava organizando o concurso anual de beleza da capital cosmopolita da península de Bodrun, na Turquia. A guarda formada por seis homens rende a embarcação e obriga os demais membros da tripulação a desembarcarem na ilha….
 
Dia 09/11 – 18h45 (com a presença do cineasta)
 
 
Irreparável Elsa
 
Michalis Anastasiou
 
Grécia, 1991
 
12 minutos, Digital
 
Toda manhã Elsa – esposa e mãe – prepara o café da manhã, beija seu marido e vai para o trabalho e “reforça” o sanduíche de seu filho pequeno que vai para escola. Elsa no entanto faz tudo isso de um jeito especial.
 
Dia 08/11 – 17h00 – Programa de Curtas: Interiores
 
Dia 11/11 – 17h00 – Programa de Curtas: Interiores
 
 
O Apicultor
 
Theo Angelopoulos
 
Grécia, 1986
 
220 minutos, DCP
 
Spyros, um professor de uma pequena aldeia onde vive toda sua vida, após o casamento de sua filha e a partida de seu filho que vai continuar os estudos em Atenas, reinicia também sua trajetória, abandonando sua profissão, sua casa, sua mulher, atravessando o país com as colmeias, como fazia sempre seu pai e o pai do seu pai, seguindo o caminho da primavera, o caminho das abelhas. Seu encontro com uma jovem lhe trará velhos sentimentos. Para ele o passado era tudo, para ela, nada. Mas Spyros, um antigo militante da esquerda, está só com o seu passado, e muito cansado para insistir na luta diária: se deixará morrer atacado pelas próprias abelhas…
 
Dia 09/11 – 21h00
 
 
A Caixa
 
Eva Stefani
 
Grécia, 2004
 
11 minutos, Digital
 
Ao encontrar um ícone esquecido da Virgem Maria no seu pequeno apartamento, uma grega idosa suspira dizendo que se encontra no inevitável inverno da sua vida.
 
Dia 08/11 – 17h00 – Programa de Curtas: Interiores
 
Dia 11/11 – 17h00 – Programa de Curtas: Interiores
 
 
O Eterno Retorno de Antonis Paraskevas
 
Elina Psikou
 
Grécia, 2013
 
88 minutos, DCP
 
Após vinte anos de uma carreira de sucesso como apresentador de televisão no horário da manhã, numa tentativa de aumentar a sua audiência, o famoso apresentador Antonis Paraskevas encena o seu próprio “sequestro”. Ele se esconde num hotel abandonado de onde acompanha, pelos diversos canais abertos de televisão e pelos programas matutinos, os acontecimentos que tratam de seu misterioso desaparecimento.
 
Dia 08/11 – 15h00
 
 
Horário de Silêncio
 
Lia Kourkoulakou
 
Grécia, 1958
 
90 minutos, Digital
 
O isolamento impositivo dos moradores de Spinalonga cria diariamente episódios que preocupam tanto as autoridades como os próprios doentes. Um casal de médicos (G. Kampanelis e N. Sgouridou) lutam para tratar a lepra que assola a ilha. O médico sucumbe à doença também, mas o novo medicamento – descoberto neste meio tempo – traz a recuperação dele bem como dos outros pacientes.
 
Dia 12/11 – 15h00
 
 
Ο Amante da Pastorinha
 
Dimitris Tsakiris e Ilias Paraskevas
 
Grécia, 1932
 
70 minutos, Digital
 
É o terceiro filme deste tipo, na sequencia, que mais tarde recebeu o título de “fustanela”, o filme “Golfo” de Bachatoris (1914) e “Astero” de Gaziadis (1929). Baseado na famosa peça teatral (romance bucólico) de Dimitrios Koromilas inspirado no poema de Giannis Zalokostas “Amei uma pastorinha”.
 
Foi o primeiro filme falado em língua grega filmado na Grécia. A dublagem foi feita em Berlim e a música foi composta pelo compositor Dionysios Lavragkas, autor também da melodia deste filme com o poema de Giannis Zalokostas “Amei uma pastorinha”. As cenas do filme foram filmadas na província chamada “Politiká” na região da Euboia.
 
Dia 07/11 – 19h00
 
Dia 11/11 – 15h00
 
 
As Troianas
 
Michael Cacoyiannis
 
Grécia, 1958
 
109 minutos, Digital
 
Com a queda de Troia as prisioneiras aguardaram o embarque nos navios que as levariam para a Grécia. Entre elas encontra-se a Rainha Hécuba que chora a perda da família e de sua cidade, e também Andrômaca viúva de Heitor, prestes a enfrentar uma nova tragédia, pois os vencedores da Guerra matam seu filho pequeno. Menelau encontra a infiel Helena, causadora desta Guerra, a profetisa Cassandra faz a previsão dos acontecimentos ruins que os vencedores enfrentarão a caminho da pátria.
 
Dia 10/11 – 17h00
 
 
Washingtonia
 
Kostantina Kotzamani
 
Grécia, 2014
 
24 minutos, DCP
 
Washingtonia começa quando o coração das girafas não pode mais ser ouvido. Washingtonia é um outro nome para Atenas, um lugar no qual as pessoas como os animais caem numa tristeza provocada pela estiagem do verão. Washingtonia é a única palmeira, cujo coração não é devorado pelo besouro vermelho. Isso porque o coração dela é pequeno e seco e ninguém gosta de corações pequenos e ressequidos.
 
Dia 07/11 – 15h00 – Programa de Curtas: Exteriores
 
Dia 09/11 – 16h30 – Programa de Curtas: Exteriores
 
 
Fera Selvagem
 
Angelos Frantzis
 
Grécia, 2013
 
15 minutos, Digital
 
A fera selvagem se prepara para abandonar o esgoto subterrâneo e seu rugido soa nos quartos do edifício.
 
Dia 07/11 – 15h00 – Programa de Curtas: Exteriores
 
Dia 09/11 – 16h30 – Programa de Curtas: Exteriores
 
 
 
 
Ingressos:
 
 
Segunda a domingo R$ 12 (inteira); R$ 6 (meia); R$ 3,50 (trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo, com credencial plena do Sesc e seus dependentes)
 
Formas de pagamento: dinheiro, cartões de crédito e débito.
Acessibilidade para cadeirantes e obesos.
 
Capacidade: 244 lugares
 
 
Serviço:
 
IV MOSTRA DE CINEMA GREGO
 
Quando: De 07/11 a 13/11
 
Onde: Cinesesc
 
 
IV MOSTRA DE CINEMA GREGO
 
Quando: De 07/11 a 17/11
 
Onde: Cinemateca Brasileira
 
 
 
Artes Visuais
 
 
Cinemagético
 
 
Rochelle Costi
 
A exposição propõe uma discussão sobre a profusão de filmes disponíveis no circuito comercial de cinema, refletindo sobre as razões que levam o público a optar por uma entre as tantas opções de escolha. Em 2018, foram mais de quatro centenas.
 
Todas as idades
 
De 31/10 a 06/11, segundas a domingos, às 13h15
 
Grátis – Sem retirada de ingressos.
 
 
Grafite Criola
 
 
Intervenção urbana executada pela grafiteira Criola, na fachada do CineSesc.
 
Todas as idades
 
De 31/10 a 06/11, segundas a domingos
 
 
 
 
Alimentação
 
Café
 
De 24 a 30/10, segundas a domingos, às 13h15