COM “ALICE” E “X-MEN”, MAIO FECHA EM BAIXA NAS BILHETERIAS INTERNACIONAIS.

Por Wanda de Andrade.

Depois de um longo período entre janeiro e abril de bilheteias em alta, o mês de maio está se encerando como um mês em que a maioria dos filmes ficou abaixo ds expectativas do mercado.

No feriado prolongado de Mmorial Day, X-Men: Apocalipse esmagou Alice Através do Espelho, depois que ambos foram afetados por críticas ruins e ficaram abaixo das expectativas. Tão pouco as continuações tiveram um bom desempenho.

Destinados a públicos totalmente diferentes, Alice e os X-Men não se degladiaram entre si, mas fatores externos influíram no mau desempenho dos dois.

Alice Através do Espelho entrou em cartaz logo depois da mulher de um de seus principais astros, Johnny Depp, Aber Heard, ter pedido divórcio alegando as agressões do marido. Faturou somente US$ 28,1 milhões em 3.763 cinemas entre sexta-feira e domingo, estimando-se que tenha chegado aos US$ 35 milhões depois do feriado — 70% menos do que Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, com o mesmo elenco, que faturou US$ 116 milhões em 2010.

Os números finais do fim de semana ainda não dão certeza de que o verão 2016 possa ser melhor do que o de 2015,  e embora as Top Ten tenham somado US$ 157 milhões ou seja US$ 12 milhões (cerca de 8%) acima do resultado do mesmo fim de semana do ano passado, e no ano, as bilheterias já estejam US$ 25 milhões acima do ano passdo à mesma altura, nada se pode arriscar.

Segundo o site Box Office Mojo, o verão 2015 arrecadou US$ 4.460.900 milhões em 129 dias com 252 filmes. O verão 2016 arrecadou US$ 642.800 em 122 dias com 39 filmes lançados no período. Números que não dão para tirar conclusões precipitadas, pois muito filme de ponta ainda está por estrear.

A Disney continua dando as cartas apesar do mau desempenho de Alice Através do Espelho. Desde o fracasso de

Tomorrowland: Um Lugar Onde Nada é Impossível exatamente há um ano atrás, que mal faturou seu custo de produção de US$ 190 milhões, seus filmes arreacadarm cerca de US$ 2,7 bilhões em casa. Este total representa cerca de US$ 250 milhões mais do que o faturamento da Universal no ano recorde de 2015, obtido graças a Star Wars: O Despertar da Força. O que mais impressiona no resultado da Disney, é que ela chegou a tal resultdo com apenas 11 titulos, numa média de um filme por mês desde o memorial Day do ano passado. Destes onze filmes, cinco faturaram mais de US$ 300 milhões em casa, incluindo quatro nos últimos seis meses. O estúdio já ultrapassou os US$ 4 bilhões nas bilheterias globais de 2016, no menor tempo da história. O recorde foi obtido graças ao desempepenho de Capitão América: Guerra Civil (US$ 1,11 bilhão), Zootopia: Esta Cidade é o Bicho (US$ 992 milhões) e Mogli: O Menino Lobo (US$ 880 milhões), que ultrapassou Batman vs. Superman: A Liga da Justiça (US$ 871,1 milhões) e já é a terceira maior bilheteria do ano.

Até quinta-feira passada, o market share do estúdio do Mickey era de 31,5%. O recorde anterior era da Universal com 22% em 2015.

Mas a razão do mal desempenho do esperado feriado de Memorial Day deste ano não pode ser atribuido somente às estreias decepcionantes. No ano passado, sete das oito continuações caíram menos de 50%. Este ano quatro de sete continuações caíram mais que isto. Tal resultado inclui as estreias do fim de semana anterior Angry Birds: O filme que caiu 51% (mais do que o habitual para filmes de animação) e Vizinhos 2 (58%). Capitão América: Guerra Civil, já em fim de carreira, também perdeu 54%.

Os filmes destinados ao público adulto caíram menos. Dois Caras Legais (- 43% no segundo fim de semana) e Jogo do Dinheiro (-39%) se saíram melhor e se juntaram ao independente recém ampliado para um circuito maior Love & Friendship (345% ficando na 9ª posição) e ao também independente,, The Lobster (que ficou na 12 ª posição e teve uma alta de 86,4%). Mogli: O Menino Lobo caiu somente 36%.

Sem estreias marcantes e continuações descendo ladeira abaixo, este não foi um fim de semana de Memorial Day – considerado um termômetro para as bilheterias norte-americanas – memorável, embora a ComScore (ex-Rentrak) esteja projetando uma bilheteria total em torno de US$ 204 milhões no período de quatro dias, o que será um aumento de US$ 10 milhões sobre o Memorial Day do ano passado, que faturou US$ 194,8 milhões, mas não foi um recorde.

No próximo fim de semana estreiam As Tartarugas Ninja: Fora das Sombras, da Paramount, que chegará em mais de 3.800 salas, seguida do drama da Warner Como Eu Era Antes de Você, que será lançado em 2.500 salas e Popstar: Never Stop Never Stopping, da Universal em 2.200 cinemas.

Vejamos como foi a semana.

 

As Top Ten

  1. X-Men: Apocalipse (X-Men: Apocalypse/20th Century Fox) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 52; Criticwire: B-; Faturou: US$ 65.000.000 em 4.150 salas; MPS (média por sala): US$ 15.633; Totaliza: US$ 65.000.000

X-Men: Apocalipse faturou US$ 65 milhões entre sexta e domingo, calculando-se chegue aos US$ 80 milhões no fim de semana prolongado. Mesmo assim, ainda faturou 30 % menos do que X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (US$ 110 milhões), também dirigido por Brian Singer e lançado no Memorial Day de 2010. A grande diferença entre os dois foi que Apocalipse foi arrazado pela crítica (48% de crticas positivas no Rotten Tomatoes) e Dias de Um Futuro Esquecido foi adorado.

O filme, que custou US$ 178 milhões, abriu com US$ 26,4 milhões na 6ª feira (incluindo US$ 8,2 milhões das pré-estreias na 5ª feira), caiu 23,3 % faturando US$ 20,25 milhões no sábado e caiu mais 9,4 % faturando US$ 18,35 milhões no domingo.

 

2.Alice Através do Espelho (Alice Through the Looking Glass /Buena Vista) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 34; Criticwire C-; Faturou: US$ 28.112.000 em 3.763 salas; MPS: US$ 7.471; Totaliza: US$ 28.312.000

Alice Através do Espelho estreou com US$ 28,11 milhões em três dias. A fantasia estrelada por Johnny Depp, Anne Hathaway e Mia Wasikowska abriu com US$ 9,72 milhões na 6ª feira (incluindo os US$ 1,5 milhões faturados na 5ª feira à noite), caiu 6% no sábado, faturando US$ 9,13 milhões, e subiu 1,2 % para faturar US$ 9,25 milhões no domingo. As projeções da indústria eram de uma bilheteria inicial de US$ 55 milhões ou mais.

Alice Através do Espelho abriu 75,7 % atrás dos U$ 116,10 milhões obtidos por Alice no País das Maravilhas em 2010. E o que foi pior: o filme original estreou em março, uma época de estreias são mais fracas do que no verão. Estreou também atrás de outros contos de fadas com personagens verdadeiros, como Mogli: O Menino Lobo (menos 72.7 %), Cinderela (menos 58,5%) ou Malévola (menos 59,5%).

Aliás, desde 2010, as bilheterias não têm sido generosas com Johnny Depp com exceção de Os Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas (2011) e Aliança do Crime (2015). Sombras da Noite, O Cavaleiro Solitário, Transcendence:  A Revolução e Mordecai: A Arte da Trapaça, fracassaram.

A maior parte do público era composta por mulheres (57%), enquanto adultos (57%) foram em maior número do que famílias (32%), provavelmente porque os fãs de Tim Burton são em maior número do que os de Alice.

 

  1. Angry Birds: O Filme (Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 18.700.000 (-51%) em 3.932 salas (igual); MPS: US$ 4.756; Totaliza: US$ 66.353.000

Entre as continuações, Angry Birds: O Filme ficou na 3ª posição depois de faturar US$ 18,7 milhões, estando projetados US$ 24,5 milhões para o fim de semana de quatro dias.

 

  1. Capitão América: Guerra Civil (Buena Vista) – Está na 4ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 15.135.000(-54%) em 3.395 salas (-831); MPS: US$ 4.458; Totaliza: US$ 372.611.000

Capitão América: Guerra Civil ficou com a 4ª posição depois de faturar US$ 15,1 milhões. As previsões para os quatro dias eram de que chegasse aos US$ 19.4 milhões em 3.395 cinemas, ultrapassando Deadpool (US$ 362,8 milhões) e se tornando a maior bilheteria de 2016 com US$ 377 milhões.

 

  1. Vizinhos 2 (Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 9.100.000 (-58%) em 3.416 salas (+32); MPS: US$ 2.664; Totaliza: US$ 38.337.000

Vizinhos 2 ficou entre as cinco maiores bilheterias da semana com US$ 9,1 milhões em 3.416 cinemas, totalizando US$ 38,3 milhões. Esperava-se que chegase aos US$ 40,4 milhões até o fim da 2ª feira. A queda de 58,2% no segundo fim de semana, foi maior do que os 48,9% perdidos no 2º fim de semana pelo primeiro Vizinhos, de 2014.

 

  1. Mogli: O Menino Lobo (Buena Vista) – Está na 7ª semana e caiu da 5ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 6.967.000 (-36%) em 2.523 salas (-937); MPS: US$; Totaliza: US$ 338.479.000

Mogli: O Menino Lobo teve a menor queda entre as Top 10. Caiu apenas 36,3% depois de faturar US$ 6,96 milhões.

 

  1. Dois Caras Legais (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 6.370.000 (-43%) em 2.865 salas (igual); MPS: US$ 2.223; Totaliza: US$ 21.734.000

Dois Caras Legais desceu para 7ª posição no segundo fim de semana. A comédia com Russell Crowe e-Ryan Gosling deverá faturar US$ 8 milhões em 2.865 salas no fim de semana prolongado, totalizando US$ 23,4 milhões.

 

  1. Jogo do Dinheiro (Sony) – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 4.250.000 (-39%) em 2.315 salas (-789); MPS: US$ 1.836; Totaliza: US$ 33.902.000

 

  1. Love & Friendship (Roadside Attractions) – Está na 3ª semana e subiu da 14ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 2.496.000 (+345%) em 493 salas (+446); MPS: US$ 5.063; Totaliza: US$ 3.490.000

A adaptação do romance de Jane Austen, Love & Friendship, bastante elogiada pela crítica, subiu para a 9ª posição com uma bilheteria de US$ 2,5 mlhões depois de abrir para 493 cinemas com uma MPS de US$ 5.063.

O filme de Whit Stillman abre para mais salas na semana que vem, apoiado nos seus 99% de críticas positivas no Rotten Tomatoe e num forte boca a boca.

 

  1. Zootopia: Esta Cidade é o Bicho (Buena Vista) – Está na 13ª semana e caiu da 8ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 831.000 (-51%) em 572 salas (-805); MPS: US$ 1.453; Totaliza: US$ 335.875.000

Ainda entre as Top 10 na 13ª semana de exibição, Zootopia faturou US$ 831.000 e perdeu 51% da bilheteria. Totaliza US$ 335,9 milhões na América do Norte e deve cruzar o bilhão de dólare em breve, já que já arrecadou US$ 991,7 milhões globais.

 

As Independentes

O fim de semana dos filmes independentes não foi fácil neste feriado do Memorial Day.

Isto porque cada vez mais os distribuidores se recusam a divulgar os números de bilheteria dos filmes que não se saem bem. No último fim de semana aconteceu algo sem precedentes: nenhum distribuidor relatou as bilheterias estimadas de nenhum de seus filmes. Alguns podem ter esperado o fim do fim de semana prolongado, mas normalmente eles revelam os dados no fim do domingo. Assim os dados publicados abaixo são números aproximados, conseguidos de fontes confiáveis, pelas revistas especializadas.

Os grandes destaques do circuito independente foram as continuações Love & Friendship e The Lobster que ficaram respectivamente na 9ª e 12ª posições. E ainda o documentário Weiner, que abriu para 27 salas no segundo fim de semana.

 

Estreias

The Idol (Adopt) – Recebeu nota “B“ no site Criticwire e 64 no Metacritic. Foi exibido nos festivais de Toronto e Londres Faturou estimados US$ 22.000 em 17 salas com uma MPS (estimada) de US$ 1.294

O filme do diretor palestino Abu-Assad, de Paradise Now, conta a história de um jovem da faixa de Gaza que quer participar da versão árabe do programa American Idol. Recebeu ótimas críticas e foi exibido em salas de prestígio em Nova York e Los Angeles, mas a resposta do público não foi boa.

 

Chevalier (Strand) – Recebeu nota “A-“ no site Criticwire e 74 no Metacritic. Foi exibido nos festivais de Toronto, Nova York e Lucarno 2015. Faturou US$ 6.000 em 3 salas com uma MPS de US$ 2.000

A história de seis amigos gregos que resolvem fazer um cruzeiro no Mar Egeu foi muito bem recebida em Nova York e Boston, onde sua diretora, Athina Rachel Tsangari deu aulas na Universidade de Harvard. Mesmo assim, a bilheteia foi decepcionante.

 

Continuações

Maggie’s Plan (Sony Pictures Classics) – Está na 2ª semana e faturou US$ 105.387 em 19 salas (+14), totalizando US$ 193.865

A comédia romântica, que traz Greta Gerwig como uma nova-iorquina independente foi lançada s 10 principais mercados com resultados fracos. Embora a comédia de Rebecca Miller tenha sido comparada a Noivo Neurótico, Noiva Nervosa de Woody Allen, e conte com Julianne Moore e Ethan Hawke no elenco, não fez o sucesso esperado.

 

O documentário Weiner já totaliza US$ 293.638 depois que abriu para 27 salas no seu segundo fim de semana, quando faturou US$ 164.970

 

Love & Friendship, adaptação de um romance de Jane Austen, vem agradando o público tanto que já subiu para a 9ª posição entre as Top 10.

 

The Lobster” (A24) – Está na 3ª semana e faturou US$ 725.092 em 116 salas (+92); Totaliza US$ 1.386.313.

É a bilheteria mais surpreendente de 2016. Apesar da concorrência já faturou o equivalente a 80% da bilheteria de Decisão de Risco em seu terceiro fim de semana.

 

As Internacionais

As cinco maiores bilheterias internacionais do fim de semana foram:

1 – Ao contrário dos EUA, Alice Através do Espelho liderou as bilheterias intenacionais depois de faturar US$ 65.000.000 em 43 países. Os principais mercados foram China com US$ 27,1 milhões, México com US$ 5,0 milhões, Rússia com US$ 4,6 milhões, Brasil com US$ 4,1 milhões, Reino Unido com US$ 3,2 milhões, Alemanha com US$ 2,5 milhões, Austrália com US$ 2,4 milhões e Itália com US$ 2,2 milhões.

 

2 – X-Men: Apocalipse faturou US$ 55,3 milhões no exterior totalizando US$ 185,83 milhões. As melhores bilheterias foram: US$ 17,4 milhões no Reino Unido, US$ 14,4 milhões no México, US$ 13,4 milhões no Brasil, US$ 12 milhões na Coreia, US$ 10,4 milhões na França e US$ 8,2 milhões na Austrália.

 

3 –Angry Birds: O Filme ultrapassou os US$ 200 milhões globais, depois de faturar US$ 31,8 milhões no mundo todo no fim de semana, atingindo o total de US$ 223,5 milhões.

 

4 – Capitão América: Guerra Civil faturou US$ 12,5 milhões no mercado intenacional no fim de semana e já é a maior bilheteria global do ano. Totaliza US$ 730,7 milhões no exterior e US$ 1,107 bilhão globais. As melhores bilheterias internacionais até o momento são: US$ 186,4 milhões na China, US$ 62,7 milhões na Coreia, US$ 51,9 milhões no Reino Unido, US$ 41,2 milhões no México, US$ 39,1 milhões no Brasil, US$ 27,0 milhões no Japão, US$ 24,4 milhões na Austrália, US$ 22,3 milhões na França e US$ 20,9 milhões na Alemanha.

 

5 – Warcraft fez US$ 31,6 milhões no exterior em seu primeiro fim de semana internacinal antes da estreia nos EUA em 10 de junho. Foi a maior bilheteria da semana em 19 dos 20 países onde foi lançado, incluindo US$ 10 milhões na Rússia, US$ 5,9 milhões na Alemanha, US$ 4,5 milhões na França e US$ 1,2 milhões na Suécia.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 X-Men: Apocalipse $65.000.000 $65.000.000
2 Alice Através do Espelho $28.112.000 $28.112.000
3 Angry Birds: O Filme $18.700.000 $66.353.309
4 Capitão América: Guerra Civil $15.135.000 $372.610.948
5 Vizinhos 2 $9.103.640 $38.340.220
6 Mogli: O Menino Lobo $6.967.000 $338.478.909
7 Dois Caras Legais $6.370.000 $21.733.672
8 Jogo do Dinheiro $4.250.000 $33.902.226
9 Love & Friendship $2.496.000 $3.489.548
10 Zootopia: Esta Cidade é o Bicho $831.000 $335.874.645
Fonte:Box Office Mojo