Com produção do Planeta Tela, começa Cine Santander España

O Grupo Santander comemora seus 150 anos de atuação mundial com arte e cinema: começa hoje (08), a Mostra Cine Santander Espana, que estará em cartaz de até o próximo dia 12, na Cinemateca Brasileira.
A Mostra é dividida em duas partes, com longas das décadas de 20 a 40 – verdadeiros tesouros – e filmes contemporâneos ainda inéditos no Brasil. Inclusive, alguns premiados.
Entre os filmes antigos, obras de diretores que lutaram contra o fascismo e revelam a história da Espanha, inovando a linguagem cinematográfica. Já os inéditos dão um panorama do cinema espanhol contemporâneo, cada vez mais reconhecido e premiado.
Um dos destaques é o raro longa-metragem “Raza” (1942), escrito pelo ditador espanhol Francisco Franco, sob pseudônimo. Considerado o único da história do cinema escrito por um chefe de Estado, a produção apresenta o olhar do general sobre a ditadura militar no país e traz mensagens subliminares de apoio ao então governo da Espanha.
As produções atuais são todas inéditas no Brasil e há obras de diretores conhecidos, como Carlos Saura e Victor García Leon. Ganhador, em 2006, do Festival de Londres, por “Lo que Sé de Lola” (2006) é estrelado pela atriz Lola Dueñas, ganhadora da Palma de Ouro em Cannes por “Volver” (2006), de Pedro Almodóvar, ao lado de Penélope Cruz. Victor García Leon foi considerado o melhor diretor espanhol de 2001 pela revista norte-americana ‘Variety‘ e participa da mostra com o filme “Vete de Mi” (2006).
O Cine Santander España é um projeto do Santander Banespa, com, curadoria e produção do Planeta Tela Comunicações.A Cinemateca Brasileira fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207. A entrada é gratuita. Mais informações pelos fones (11) 5084-2177 ou 5081-2954.