COMEÇA A MOSTRA MUNDO ÁRABE DE CINEMA EM CASA.

Com quatro filmes inéditos no Brasil, Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa será realizada online de 28 de agosto a 27 de setembro, celebrando a diversidade do cinema dos países árabes e a solidariedade entre os povos

Em plataformas digitais, evento apresentará novos títulos e uma seleção especial histórica de filmes que estiveram na Mostra nos últimos 15 anos. A Mostra tem realização do ICArabe (Instituto de Cultura Árabe), correalização do Sesc São Paulo e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Além das exibições, também serão promovidos encontros online com diretores e convidados especiais para interação com o público.

O Instituto da Cultura Árabe – ICArabe, com correalização do Sesc São Paulo – Serviço Social do Comércio e CineSesc e patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, promoverá, de 28 de agosto a 27 de setembro, a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa.

Realizado exclusivamente online no site mundoarabe2020.icarabe.org (de 28 de agosto a 13 de setembro e as inscrições gratuitas estarão abertas a partir de 24 de agosto) e na plataforma Sesc Digital sescsp.org.br/cinemaemcasa (de 31 de agosto a 27 de setembro), o evento trará quatro filmes inéditos no Brasil e uma seleção especial dos destaques da Mostra, que nos últimos 15 anos projetou-se no cenário internacional e integrou-se ao calendário cultural da cidade de São Paulo.

A curadoria da Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa foi idealizada como resposta ao alastro da pandemia, buscando filmes que abordassem a inovação e a singularidade na forma cinematográfica e a linguagem subjetiva, evidenciada pelo híper-realismo e seu diálogo com temáticas humanas e universais.

Além dos filmes inéditos no Brasil, a Mostra Mundo Árabe de Cinema em Casa fará uma retrospectiva de filmes exibidos em suas mostras anteriores, dividida em três blocos:

Cinema Árabe e Poesia: Trilogia do Deserto e Dunia;

A maestria de Julia Bacha e Arturo Hartmann – os cineastas brasileiros na Palestina

Os Árabes no Brasil, que inclui a obra-prima documental: Heranças, e *Os Caminhos dos Mascates *

Ao comentar sobre o documentário inédito Gaza, que abrirá esta edição da Mostra, o diretor cultural do ICArabe, Arthur Jafet, reitera a importância do gênero: “Em termos de forma, o cinema- documentário – ou não ficção – é onde se encontra a experimentação mais ousada e imaginativa. Filmes-documentários foram exibidos em locais incomuns, acessíveis por iniciativas independentes da sociedade civil, e ativistas também realizaram exibições e discussões com cineastas que foram vívidas e memoráveis”.

Além da programação de filmes, a Mostra realizará encontros online com participações de diretores e convidados especiais.

A abertura será realizada dia 28 de agosto, às 18h, online (no canal do YouTube do ICArabe https://www.youtube.com/channel/UCfmZ3RvF7GUiHcVFgW2FdJg) e pelo Zoom, seguida pela exibição do documentário Gaza, dos diretores Garry Keane e Andrew McConnell na plataforma da Mostra (trailer: https://www.youtube.com/watch?v=d2yxqkbG23U

Após a abertura, todos os filmes ficarão disponíveis na plataforma da Mostra e podem ser assistidos pelos usuários cadastrados em quaisquer dias e horários, entre 29 de agosto e 13 de setembro.

Na plataforma digital do Sesc, as exibições ocorrerão às segundas-feiras, dias 31 de agosto, 7, 14 e 21 de setembro. A cada semana, um filme novo estreia e fica disponível ao público por 7 dias.

Mais informações em www.icarabe.org