COMEÇA HOJE (20/8) O 31o. CURTA KINOFORUM. GRÁTIS.

O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum realiza sua 31ª edição de forma online, via plataformas digitais, tornando-se acessível em todo o território brasileiro.

Criado e dirigido por Zita Carvalhosa e organizado pela Associação Cultural Kinoforum, o evento acontece entre os dias 20 a 30 de agosto, com programação totalmente gratuita.

Um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato do curta-metragem no mundo, o festival apresenta este ano uma programação com um total de 212 filmes, representando 46 países de cinco continentes. Na programação estão projetos desenvolvidos durante o confinamento social decorrente da pandemia de Covid-19. Também estão agendados encontros, debates, masterclass, atividades de formação, um seminário internacional e happy hours.

Os filmes, as lives e demais atividades virtuais são acessível através do endereço kinoforum.org.br ou pelos aplicativos innsaei.tv para celulares, tablets e smart TVs disponíveis nas lojas do Google Play ou Apple Store (para televisores, utilizar Airplay e Chromecast).

No dia 20/08, quinta-feira, às 20h00, acontece a cerimônia de abertura, de forma virtual, com exibição de títulos de destaque do festival.

Para Zita Carvalhosa, “o grande desafio desta edição do festival foi colocado quando foram estabelecidas as medidas de confinamento social, no mês de março, e a inviabilidade de eventos presenciais. Foi quando tivemos que decidir se iríamos manter suas datas tradicionais em agosto e como seria se não pudesse ser presencial. Decidimos continuar o processo de seleção e no início de maio já não tínhamos mais dúvidas e partimos firme para desenhar a edição online, buscando uma navegação amigável e prazerosa para exibir mais de duas centenas de curtas-metragens”. Segundo a diretora do festival, “o esforço maior foi buscar, no ambiente virtual, o próprio ambiente do evento, com seus fundamentais encontros entre o público cinéfilo e os cineastas e profissionais de várias latitudes e longitudes. Para tal, buscamos uma parceria que aceitasse essa premissa de construir uma plataforma especialmente desenhada para um festival com programação dinâmica e com a possibilidade de apresentar sessões de filmes e garantir as trocas entre as pessoas”. O resultado, na sua opinião, “está se mostrando bastante positivo”. Carvalhosa acredita que “a exibição nessas novas telas veio para somar, mesmo quando a crise sanitária tiver passado”.

A programação do festival é organizada em Mostra Limite, Mostra Internacional, Mostra Latino-Americana, Programas Brasileiros, Mostra Infantojuvenil, Programas Especiais e Atividades Paralelas.
Mostra Limite

Unsound (Sem Som) (EUA) – Vivian Ostrovsky

Seção dedicada à experimentação e reinvenção, a Mostra Limite se propõe a criar pontes estéticas e semânticas entre curtas-metragens realizados em todos os cantos do mundo, apostando na inovação da linguagem audiovisual sob prismas únicos e originais. Este ano, a mostra é organizada sob três temas: “Brutalismo”, abordando choques entre humanismo e brutalidade, “O Império da Palavra”, com experiências sensoriais em que impera a palavra impera, e “Onde Está Todo Mundo?”, no qual as pessoas vão desaparecendo, fundindo-se ao cenário. É o caso de “Serial Paralallels” (de Max Hattler, Hong Kong/Alemanha), premiado no Festival de Annecy (considerado como a “Cannes” da animação), que retrata o ambiente urbano de Hong Kong visto da perspectiva conceitual do celuloide. O cubano “A Travessia”, de Otávio Almeida, foi selecionado para o IDFA-Amsterdã, o mais importante festival internacional de documentários e segue a jornada solitária de um homem no ambiente natural inóspito da Sierra Maestra, a mais alta cordilheira cubana e berço da Revolução Cubana há mais de 50 anos. Filmado em Trípoli, no Líbano, o documentário “Formas Concretas de Resistência” (Reino Unido) é dirigido pelo conceituado cineasta experimental Nick Jordan e focaliza a abandonada Feira Internacional Permanente da cidade de Trípoli (Líbano), projetada por Oscar Niemeyer, incluindo um dos últimos depoimentos do arquiteto brasileiro. Já “Unsound (Sem Som)” (EUA), da brasileira Vivian Ostrovsky, foi vencedor de prêmio especial no Festival Signes de Nuit (Paris) ao colocar o desafio de fazer o espectador ver o som. Coprodução entre a França e Marrocos, “O Portão de Ceuta”, de Randa Maroufi, mostra uma série de reconstituições de situações observadas em Ceuta, enclave espanhol em solo marroquino e foi o grande vencedor do Festival de Tampere (Finlândia), considerado um dos mais importantes eventos internacionais dedicados ao curta-metragem.
Mostra Internacional

“E Daí, Se o Rebanho Morrer?” (França/Marrocos) – Sofia Alaoui

Na Mostra Internacional destaca-se “A Queda” (de Jonathan Glazer, Reino Unido/EUA), no qual o diretor Jonathan Glazer (o mesmo de “Sob a Pele”, com Scartlett Johansson) se inspirou em gravura de Francisco Goya e convida o espectador a projetar suas preocupações e interpretações. Eleito com o melhor curta internacional no prestigioso Festival de Sundance, “E Daí, Se o Rebanho Morrer?” (França/Marrocos), de Sofia Alaoui, tem como protagonista um jovem pastor que vive nas montanhas e é forçado a enfrentar a neve para conseguir comida e se depara com um fenômeno sobrenatural. O ator indicado ao Oscar Matt Dilon vive o protagonista do alemão “Nimic”, um violoncelista que tem um encontro no metrô que tem desdobramentos inesperados nesta obra selecionada para o Festival de Locarno do mesmo diretor de “A Lagosta”, Yorgos Lanthimos. Vencedor do Prêmio Orizzonti no Festival de Veneza, “Querida” (Paquistão/EUA), de Saim Sadiq, reúne uma cabra sacrificial desaparece, uma sonhadora garota trans compete pelos holofotes e um jovem ingênuo se apaixona. Rara produção do Casaquistão, aqui em uma coprodução com a Suíça, “Paola Faz Um Pedido”, de Zhannat Alshanova, aborda uma trabalhadora que começa a sentir que está perdendo o lado mais excitante de sua vida, foi realizado em oficina ministrada pelo consagrado cineasta Bela Tarr e esteve na seleção dos festivais de Locarno e Sundance. Vencedor do Grand Prix de Clermont-Ferrand, o mais renomado evento internacional dedicado ao filme curto, “Boa Noite”, de Anthony Nti (Bélgica), focaliza um estrangeiro em Gana recebe uma missão de sua gangue para encontrar crianças para um trabalho arriscado. “O Inferno e Tal” (Enrique Buleo, Espanha), que foi vencedor de menção especial do júri no Festival de Clermont-Ferrand e selecionado para o Festival de Cartagena de Índias, na Colômbia, mostra uma loja ilegal, onde encontram-se livros de autoajuda e calendários com fotos de mulheres nuas. Selecionada para a Semana da Crítica do Festival de Cannes, “O Amante de Manila” (Noruega/Filipinas), de Johanna Pyykkö, acompanha um norueguês de meia-idade que conheceu uma filipina com quem ele deseja compartilhar sua vida, mas hoje nada corre conforme o planejado.

Mostra Latino-Americana

Os Anéis da Serpente (Chile) – Edison Cájas

A Mostra Latino-Americana deste ano programou 15 títulos, representando a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai. Entre os destaques está “Febre Austral” (de Thomas Woodroffe, Chile), descrito como um conto visceral e original sobre o corpo e a intimidade, tendo integrado as seleções oficiais dos festivais de San Sebastián (onde recebeu menção especial do júri), Veneza, Toronto e Nova York. Coprodução entre a Colômbia e o México, “Sol de Planície” (de Manuela Irene Espitia) é protagonizado por três gerações de mulheres que experimentam diferentes estados emocionais e esteve nas seleções dos festivais de Clermont-Ferrand e Morelia. Já “Os Anéis da Serpente” (de Edison Cájas, Chile) se passa em 1991 e traz uma professora de medicina legal que tem seu nome revelado em uma lista de ex-agentes da ditadura daquele país. Mamapara (Mãe Chuva)”, de Alberto Flores Vilca (Peru), é um filme intimista e poético sobre uma solitária mulher quíchua vivendo no altiplano peruano, tendo sido selecionado para os festivais de Clermont-Ferrand e Toulouse.
Programas Brasileiros

O Colírio do Corman Me Deixou Doido Demais (Brasil) – Ivan Cardoso

A programação brasileira do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum conta com 40 filmes selecionados de todas as regiões do país, com vários títulos tendo obtido premiações em festivais nacionais e internacionais. Estão presentes produções de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal. Divididas entre a Mostra Brasil e a Mostra Competitiva – esta, conta no júri com a atriz Camila Pitanga e com os cineastas Kleber Mendonça Filho e Susanna Lira-, as obras são assinadas por diretores veteranos e também por cineastas estreantes. Entre os realizadores com carreira reconhecida está Ivan Cardoso (de “O Segredo da Múmia”), que no curta selecionado para o Festival de Roterdã “O Colírio do Corman Me Deixou Doido Demais” realizou um filme feito à mão – riscando, desenhando, furando, interferindo, manchando, e até apagando imagens. Daniela Thomas (de “O Primeiro Dia”) assina “Tuã Ingugu [Olhos d’Água]”, sobre a importância da água na cosmogonia dos Kalapalo, etnia que vive no Parque Indígena do Xingu. Cláudia Priscilla (de “Bixa Travesty”) dirige ao lado de Mariana Lacerda “Nosso Amor Vai Embora”, um documentário sobre o cineasta Hilton Lacerda. Em “Viva Alfredinho!”, Roberto Berliner (de “A Pessoa é Para o que Nasce”) celebra o bar carioca Big Big, um verdadeiro patrimônio cultural. Selecionado para o Festival de Roterdã, “Vitória”, de Ricardo Alves Jr. (de “Elon Não Acredita na Morte”) tem como protagonista uma operária de uma fábrica de tecidos que aventa a possibilidade de agir coletivamente e transformar a ordem vigente. Entre os realizadores estreantes está Camila Kater, que teve seu “Carne”, no qual mulheres compartilham suas experiências em relação ao corpo, premiado no Festival de Locarno e selecionado para o Festival de Toronto. Também estreantes são Rodrigo Ribeiro, com “A Morte Branca do Feiticeiro Negro”, que transforma as memórias de um passado escravagista em paisagens etéreas e ruídos angustiantes, e o quarteto Nayara Mendl, Vita Pereira, Rosa Caldeira e Stheffany Fernanda, de “Perifericu”, vencedor do prêmio do público no festival Mix Brasil, que trata das adversidades de ser LGBT no extremo sul da cidade de São Paulo. E nos elencos dos filmes brasileiros estão atores e atrizes de renome, como Elisa Lucinda e Bruna Linzmeyer (em “Alfazema”, de Sabrina Fidalgo), Helena Ignez (em “Extratos”, de Sinai Sganzerla, e em “Carne”, de Camila Kater), Gilda Nomacce (em “Estamos Todos na Sarjeta, Mas Alguns de Nós Olham as Estrelas”, de Sergio Silva e João Marcos de Almeida), Flávio Bauraqui (em “Lugar Comum”, de Gabriel Amaral) e Luciana Souza (em “Inabitável”, de Matheus Farias e Enock Carvalho), que é também cantora seis vezes indicada aos Emmy Awards. A programação brasileira também conta com uma seleção de cinema indígena: “O Verbo Se Fez Carne”, de Ziel Karapotó, “Agahü: O Sal Do Xingu”, de Takumã Kuikuro, e “Mãtãnãg, A Encantada”, curta de animação realizado pela Comunidade Maxakali Aldeia Verde. Finalmente, fazem suas estreias no evento, entre outros títulos inéditos, “O Jardim Fantástico”, de Fábio Baldo e Tico Dias, “A Maior Massa de Granito do Mundo, de Luís Felipe Labaki, e “Receita de Caranguejo”, de Issis Valenzuela, protagonizado pela atriz e ativista Preta Ferreira. Completam os programas as sessões dedicadas a trabalhos oriundos de oficinas de realização audiovisual, compreendendo curtas-metragens ligados a atividades que promovem a inclusão social por meio do cinema e o acesso à discussão e à produção audiovisual. São, ao todo, 15 filmes de várias partes do país, divididos em três programas. O primeiro, Oficinas Brasil, é uma coletânea de títulos realizados em diversas localidades brasileiras, selecionados a partir das inscrições feitas por seus responsáveis. O segundo programa apresenta os resultados da oficina de cinema online do projeto É Nóis na Fita, intitulado É Nóis em Casa, com obras realizadas em meio ao isolamento social. Já o terceiro programa é dedicado às Oficinas Kinoforum, com quatro produções realizados durante a Oficina Módulo 1 – Sesc Guarulhos e três filmes feitos pelos alunos da Oficina Módulo 2 – Spcine.
Mostra Infantojuvenil

Superbot (França) – Emmanuel Pierrat, Pierre-André Fontaine e Rémy Leroy

Em 2020, a Mostra Infantojuvenil está dividida em quatro programas. O infantil “Natureza Fantástica” traz nove produções: “Preto e Branco” (de Jesús Pérez e Gerd Gockell, Suíça/Alemanha), “Superbot” (Emmanuel Pierrat, Pierre-André Fontaine e Rémy Leroy, França), “Cobertor” (Marina Moshkova, Rússia), “Cuidado com o Lobo” (Nicolas Bianco-Levrin e Julie Rembauville, França, selecionado para os festivais L’Hiver Sera Court, Kid First!, Cinemagic e Micro Festival), “Noite na Ópera” (Lanyibo Dong, Wenpai Song, Oriane Thibault, Audrey Von Hatten e Christine Zheng, França), “O Mundo de Dalia” (Javier Navarro Aviles, França), “Os Heróis Que Ficam em Casa” (Todor Nikolov, Bulgária) e os brasileiros “Tecendo o Amanhã” (Alice Andreoli Hirata) e “Trincheira” (Paulo Silver, vencedor dos prêmios de melhor roteiro e melhor direção de arte na Mostra Sururude Cinema Alagoano. O segundo programa infantil, intitulado “Volta ao Mundo em Cinco Filmes”, reúne “Gelo na Água” (Mathieu Barbe, Damien Desvignes e Victor Hayé, França), “Corredores do Deserto” (Aleksandar Vuksanovic, Austrália), “Rekab” (Pierre B, Reino Unido/França), “Meu Avô Conhece o King Kong” (Miguel Sáez Plaza, Espanha), “Difícil é Não Brincar” (Papoula Bicalho, Brasil). Trechos destes curtas fazem parte das lives “Palhaços Apresentam Curtas para Crianças” e “Mímicos Apresentam Curtas Para Crianças”, nos dias 22 23/08, respectivamente. Já as exibições público juvenil apresentam, no programa “Primeiros Amores”, “Fermento” (Carlos Eduardo Ceccon, Brasil), “O Beijo” (Alexa Centurión, Peru), “Estações Instáveis” (Florian Goralsky, França, vencedor do Orix de l’Association Brochet d’Or no Festival de Cinema Jovem de Lyon) e “O Clube” (Emiliano Martinez, Argentina). “Onde é O Rolê” é o título do segundo programa juvenil e dele fazem parte as produções “Baleias Não Nadam” (Matthieu Ruyssen, França), “Kallima” (Ashkan Ahmadi, Irã) e as brasileiras “Portugal Pequeno” (Victor Quintanilha Moura Dias) e “Ocupa” (Juliana Pfeifer).
Programas Especiais

Prisioneiro e Carcereiro (Líbia) – Muhannad Lamin

Parte dos Programas Especiais, Novas Áfricas tem curadoria de Claire Diao, jornalista e crítica de cinema francesa com origens em Burkina Faso, considerada como uma das mais importantes especialistas na cinematografia contemporânea da África e da diáspora africana. No total, são 13 obras, realizadas de 2017 a 2019 em países como Senegal, Marrocos, Congo, Quênia e Líbia, entre outros, em uma grade organizada em três sessões – “Mulheres Africanas”, “Rebeliões” e “Música e Cinema”. Diao participa da masterclass “A Importância de Existir nas Telas”, ao lado das curadoras Janaína Oliveira e Rayanne Layssa.

Já o programa especial Mostra SEANIMA, uma parceria do festival com o Seanima – Seminário Brasileiro em Estudos da Animação, reúne doze títulos produzidos em 2019 nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. É complementado pelo debate “Animação Como Cinema, Artes e Design: Interseções Entre Universos”, que discute com especialistas, entre outros temas, a animação como agente social com potencial da linguagem audiovisual e a narrativa imagética. Da mesa participam e Antonio Fialho, Carla Schneider, Claudia Bolshaw e João Paulo Schlittler.

Por sua vez, Experimenta é programa especial que apresenta autores que se destacam pela originalidade de sua obra, como é o caso de Ji Su Kang-Gatto, artista multimídia nascida na Coreia do Sul e radicada na Alemanha. Ela é responsável pela série de curta “Identidades e Receitas”, da qual o festival exibe, em parceria com o Instituto Goethe de São Paulo, nove episódios, como “Como Preparar Janchi Guksu” e “Como Preparar Samgyetang”. Uma entrevista com Ji Su Kang-Gatto, feita especialmente para o festival, é exibida ao final dos filmes. Além da exibição online, o títulos dos programa especial ganham projeção no período do evento em fachada de prédio localizado no bairro paulistano de Vila Buarque.

No programa especial Terror na Tela – A Grande Noite estão cinco títulos cuja temática privilegia acontecimentos noturnos: “Na Praça Escura” (Argentina), de Nicolás Schujman, selecionado para os festivais de Roterdã e Bafici, e “O Teste” (Alemanha), de Philipp Christopher, vencedor do prêmio de melhor curta nos festivais Mo.bile Filmfestival e Short To The Point, além dos brasileiros “Ligue Depois da Meia-Noite”, de Sabrina Tenfiche, “Shunkan”, de Ricardo Albuquerque e “Deserto Estrangeiro”, de Davi Pretto (diretor do longa “Rifle”).

Mercosul em Curtas traz nove filmes – representando Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai – que foram selecionados pela RECAM, órgão consultor do Mercosul para cinema e audiovisual, e fazem parte do catálogo da Rede de Salas Digitais do Mercosul. Destacam-se neste programa especial “Maracanazo” (Alejandro Zambianchi, Argentina), uma comédia romântica de narrativa futebolística intensa, passada em um bar perdido em Buenos Aires, “Na Boca de Todas” (Colectivo RAMA, Argentina), trabalho coletivo feminista realizado por 25 mulheres animadoras, usando diferentes técnicas e criando interações entre os conceitos “boca” e “comunicação”, e “Antonieta” (Flávia Person, Brasil), documentário sobre Antonieta de Barros (1901-1952), mulher, negra, professora, cronista, feminista e que se tornou a primeira negra a assumir um mandato popular no país.

Com exibição online e também presencial em um cinema drive-in (no Drive-in Paradiso, em São Paulo), o programa especial Curta em Casa exibe os dez trabalhos mais votados do projeto homônimo, uma iniciativa do Instituto Criar, Spcine e Projeto Paradiso que disponibilizou bolsas para 200 curtas-metragistas moradores das periferias de São Paulo. O resultado são visões dos aspectos da pandemia de Covid-19 nas quebradas de São Paulo, sendo tudo produzido dentro de casa. Os dez mais bem avaliados em votação popular são “Aflora” (Jota – Joyce Carmo), “Dádiva” (Evelyn Santos), “Gatilho” (Glória Maria), “Hiato” (Gustavo Pera), “O Interior” (Alice Stamato e Márcio Masselli), “Aos Olhos de Uma Criança” (Marginalia), “Placa-Mãe” (Ignacio Barcelos), “A Procura Que Vai Chegar” (Lara Júlia, Abraão Kimberley e Ícaro Pio), “Quarentena na Laje” (Bruno Rodrigues e Danrley Soares Rosa), “Quase Me Fizeram Acreditar Que Eu Não Existia” (Rachel Daniel e Arthur Alfaia).

Finalmente, Criatividade em Tempo de Crise é programa especial com sete títulos clássicos brasileiros, realizados no período denominado Primavera do Curta (1986 – 1996). As obras têm direção assinada por cineastas que ganharam relevância em suas posteriores carreiras no longa-metragem. A retrospectiva reúne obras de Laís Bodanzky (“Cartão Vermelho”), Tata Amaral (“Viver a Vida”), Jorge Furtado (“Ilha das Flores”), Beto Brant (“Dov’è Meneghetti?”), Carla Camurati “A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal”), Anna Muylaert (“A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti”) e Cao Hamburger e Eliana Fonseca (“Frankstein Punk”).
Atividades Paralelas

Nas Atividades Paralelas está agendado o seminário internacional Conexão USP Kinoforum, com três mesas organizadas pelo Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, pela Associação Cultural Kinoforum e pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo, com curadoria de Almir Almas (USP), Esther Hamburger (USP SCEDI/CILECT) e Eduardo Santos Mendes (USP). Os temas dos encontros são “Cinema, Memória e Construção do Futuro”, “Pedagogia Pós-Pandemia – Como as Universidades Podem Ajudar a Criar um Mundo Mais Justo e Igualitário” e “Arlindo Machado – Uma Celebração Poética”, este último incluindo performance de diversos artistas.

Webinar “Curtas-Metragens na Sala de Aula” reúne educadores e programadores

audiovisuais para professores da Rede Pública de Ensino sobre o uso do curta-metragem e da linguagem audiovisual como ferramenta educacional. Uma das Atividades Paralelas da programação, o seminário conta com a coordenadora de oficinas de animação Marta Russo, Moira Toledo, coordenadora de projetos de educação audiovisual, Ralph Friedericks, cineasta e coordenar de oficinas audiovisuais para crianças e adolescentes.

Uma das lives agendadas nas Atividades Paralelas do evento é “Do Curta ao Longa”, na qual Dois realizadores premiados debatem os diferentes processos de criação, direção e produção entre curtas e longas-metragens. Participam a cineasta Caru Alves de Souza, que venceu o Festival do rio com o longa “De Menor” e este ano, com “Meu Nome é Bagdá”, conquistou o prêmio de melhor filme pelo júri internacional da Mostra Generation 14plus do Festival de Berlim. Da live participa ainda o diretor João Paulo Miranda, cujo primeiro longa-metragem, “Casa de Antiguidades”, fez parte da seleção oficial do Festival de Cannes 2020.

Já o debate “Caminhos do Audiovisual Latino-Americano” propõe uma reflexão sobre a cinematografia da América Latina, destacando as colaborações, experiências, tendências e possibilidades dos produtos audiovisuais da região. Uma das Atividades Paralelas do evento, dela participam a equatoriana Maria Capanã Ramia, programadora associada do festival IDFA-Amsterdã, a argentina María Marta Antin, diretora de comunicação da Universidad del Cine, de Buenos Aires, uruguaio Roberto Blatt, diretor do ICAU – Direção de Cinema e Audiovisual do Uruguai, e Marilha Naccari, diretora de programação do FAM – Florianópolis Mercosul Audiovisual.

As Atividades Paralelas têm na agenda dois lançamentos de livros. “A Forma Realizada: O Cinema de Animação” tem autoria de Dean Luis Reis e percorre a trajetória dos pioneiros da animação no século 20, apresenta novos realizadores e analisa expoentes japoneses, russos, latino-americanos e norte-americanos do gênero, além de discutir os novos recursos digitais aplicados ao cinema de animação. Já “Novas Fronteiras do Documentário: Entre a Factualidade e a Ficionalidade” é assinado por Piero Sbragia e pretende ser ferramenta para “fugir dos dogmas que limitam o processo criativo”. O autor discute o documentário como obra que rompe a divisão rígida entre factual e ficcional e apresenta um panorama sobre o documentário produzido no século 21.

e apresenta um panorama sobre o documentário

Na Noite de Kino é a Atividade Paralela na qual é apresentado o resultado da tradicional gincana audiovisual promovida pelo Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum. Com participação de grupos de 12 escolas, a atividade propõe que em um período limitado de tempo (três dias e 11 horas), os realizadores roteirizem, produzam e exibam curtas-metragens. Neste ano, o desafio incluiu o respeito às normas de saúde e isolamento social.

Completam as Atividades Paralelas do festival a live do projeto “Crítica Curta”. Na ocasião, se realiza um balanço dos filmes exibidos na programação do festival pelos alunos de oficina ministrada pelo jornalista Thiago Stivaletti. O Crítica Curta é destinado a estudantes de audiovisual que tem o objetivo de promover a reflexão em torno da produção de cinema contemporâneo no formato de curta-metragem, contribuindo para o exercício, a produção e a difusão de textos.

Uma equipe do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing acompanha toda a programação do 31º Festival de Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum para produzir o making of do evento. Sob a supervisão da equipe docente da escola, encabeçada pela profa. Lyara Oliveira, os alunos fazem entrevistas e documentam as atividades, sendo o resultado disponibilizado no site kinoforum.org após o encerramento da programação.

O Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum é organizado pela Associação Cultural Kinoforum, entidade sem fins lucrativos que realiza atividades e projetos e apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro.

Ao final, encontram-se dados sobre todos os filmes e as atividades programadas.

Serviço:

31º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO

CURTA KINOFORUM ONLINE

de 20 a 30 de agosto de 2020

acesso gratuito à programação: kinoforum.org.br ou pelos aplicativos InnSaei.tv para celulares, tablets e smart TVs disponíveis nas lojas do Google Play ou Apple Store (para televisores, utilizar Airplay e Chromecast)

www.kinoforum.org/curtas

www.facebook.com/kinoforum

www.instagram.com/curtakinoforum

twitter.com/kinoforum

 

MOSTRA LIMITE

Mostra Limite 1 – Brutalismo

21/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“A Travessia” – Otávio Almeida (Cuba, 13 min, 2019)

Um homem solitário empreende uma travessia por uma vasta represa na Sierra Maestra, lugar de origem da revolução cubana. Como em um conto, somos guiados em uma viagem por essa paisagem desbotada. Nessa travessia pouco a pouco traçamos a cartografia de um corpo que a cada movimento se dilui e se transforma em parte desse lugar.

Selecionado para o festival IDFA-Amsterdã.

“A Maior Massa de Granito do Mundo” – Luis Felipe Labaki (Brasil-SP, 15 min, 2020)

Entre 1936 e 1953, o governo de São Paulo patrocinou a construção do Monumento às Bandeiras, do escultor Victor Brecheret, concebido ainda em 1920 em homenagem às expedições bandeirantes. Ainda hoje, os rostos de granito ouvem ecos do discurso oficial por trás do monumento.

“Mensch Machine ou Reunindo as Peças” – Adina Camhy (Áustria, 7 min, 2019)

Em vez do sintetizador que ela deseja, a narradora ganha um processador de alimentos como presente. Confusa, ela tenta descobrir os possíveis motivos. A confusão coloca algumas questões sobre identidade e gênero.

“Serial Parallels” – Max Hattler (Hong Kong, Alemanha, 9 min, 2019)

O ambiente urbano de Hong Kong visto da perspectiva conceitual do celuloide. A arquitetura que é marca da cidade, com seus edifícios de moradia que eclipsam o horizonte, é reimaginada como fileiras paralelas de película.

Vencedor do prêmio de melhor curta na competição Off Limit do Festival de Annecy (França).

“Formas Concretas de Resistência” – Nick Jordan (Reino Unido, 25 min, 2019)

Em Trípoli (Líbano), a Feira Internacional Permanente foi projetada por Oscar Niemeyer e está abandonada. A visão utópica do projeto original contrasta com a realidade do conflito religioso, da instabilidade regional e das desigualdades econômicas do país.

Mostra Limite 2 – O Império da Palavra

23/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Na Companhia de Insetos” – Duncan Cowles (Reino Unido, 10 min, 2020)

Depois da morte de seu avô, um cineasta tem de lidar com seus sentimentos de perda concentrando-se em algo menor.

“Unsound (Sem Som)” – Vivian Ostrovsky (EUA, 4 min, 2019)

Um russo pode dizer: “Eu ouço o cheiro …” Um maestro consegue ver como uma sinfonia deve soar. Em um filme mudo, como fazer o espectador ver o som? Um conjunto vívido e ruidoso de imagens de arquivo e contemporâneas reflete sobre o passado e a presença do áudio no filme.

Vencedor de prêmio especial no Festival Signes de Nuit (Paris)

“A Noite Desbarata Minhas Sombras” – Luis Esguerra Cifuentes (Colômbia, 20 min, 2020)

Um diário de viagens e sonhos, composto por mais de cinco mil ilustrações feitas à mão.

“O Colírio do Corman Me Deixou Doido Demais” – Ivan Cardoso (Brasil-RJ, 19 min, 2020)

Durante 10 anos, Ivan Cardoso deixou de lado as filmagens para trabalhar diretamente na película 35mm, em um filme feito à mão, quadro a quadro, riscando, desenhando, furando, interferindo, manchando, e até apagando a imagem com agua sanitária. Desenvolveu assim várias técnicas e formas próprias de fazer tudo que os manuais de cinema dizem que não pode ser feito.

Selecionado para o Festival de Roterdã (Holanda).

Mostra Limite 3 – Onde Está Todo Mundo?

25/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“O Portão de Ceuta” – Randa Maroufi (França/Marrocos, 19 min, 2019)

Uma série de reconstituições de situações observadas em Ceuta, enclave espanhol em solo marroquino. Este local é palco do tráfego de produtos manufaturados e vendidos com desconto. Milhares de pessoas trabalham lá todos os dias.

Vencedor do grande prêmio no Festival de Winthertur (Suíça), menção honrosa no Festival Black Canvas Comtemporary (Cidade do México), melhor curta internacional no Festival de Tampere (Finlândia).

“Corpos Flexíveis” – Louis Fried (Alemanha, 19 min, 2019)

Um grande edifício se destaca do entorno como um objeto estranho. É a utopia um tanto desatualizada e materializada de um local de trabalho ideal. Sonhos de carreira e auto-otimização se espalham pelos corredores. Dentro e fora do edifício, os corpos se encontram: eles trabalham, treinam ou crescem.

Selecionado para Festival de Berlim.

“Meu Corpo Entregue a Vocês” – Anna-Claria Ostasenko Bogdanoff (França, 13 min, 2019)

Um entregador, empoleirado em uma roda elétrica, atravessa uma cidade, depois um campo repleto de detritos, lixo e plantas doentes. Ainda na corda bamba, ele procura seu caminho em uma paisagem de fim de mundo.

“Embaixadas Silenciosas” – Daniel Höpfner (Alemanha, 15 min, 2020)

Uma criatura parecida com um pássaro explora as embaixadas abandonadas. A inquietação resultante parece tirar espaços e coisas de sua paralisia.

MOSTRA INTERNACIONAL

Mostra Internacional 1 – Viajantes do Apocalipse

20/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Ainda em Funcionamento” – Julietta Korbel (Suiça, 17 min, 2019)

Em uma fábrica abandonada destinada a ser demolida, a rotina de Pavel, o guarda, é perturbada pela chegada de um jovem engenheiro que descobre uma atividade elétrica incomum, uma turbina em funcionamento. Pavel será confrontado com o iminente desaparecimento da fábrica e com o fim de seu universo…

Vencedor do prêmio de melhor filme estudantil no Prêmio do Cinema Suíço, selecionado para os festivais de Locarno (Suíça) e Palm Springs (EUA).

“Terminal” – Kim Allamand (Suiça, 13 min, 2019)

Uma mulher de 80 anos passa o tempo no terminal de ônibus. Ela está esperando o momento certo de deixar este lugar para sempre.

Vencedor do prêmio de melhor fotografia no Festival River Run (EUA), melhor filme suíço de estreante e prêmio do júri jovem no Festival de Golden Horse de Taipei (Taiwan), selecionado para o Festivais de Locarno (Suiça).

“Um Mundo Mais Humano” – Gavin Hipkins (Nova Zelândia/Bélgica, 10 min, 2019)

O filme revisita o otimismo da era atômica a partir de imagens captadas pelo pai do documentarista na Exposição Universal de Bruxelas de 1958, a primeira realizada no pós-guerra.

Selecionado para os festivais de Stuttgart (Alemanha) e no Anthology Film Archives (EUA).

“Padrões Distópicos” – Isabelle Nouzha (Bélgica, 7 min, 2019)

Algo aconteceu àquela cidade. Poderia ser Beirute.

Vencedor de menção honrosa no Festival Segni della Notte (Itália).

“W” – Stelios Koupetoris (Grécia, 6 min, 2019)

O professor está pronto para começar sua rotina diária na escola em que trabalha, em um dos dias mais difíceis de ensinar.

Vencedor do prêmio de excelência técnica no Festival de Drama (Grécia), Prêmio VFX no Festival Okotoks (Canadá).

“A Queda” – Jonathan Glazer (Reino Unido/EUA, 7 min, 2020)

Inspirado em “O Sono da Razão Produz Monstros”, gravura de Francisco Goya, o filme convida seu público a projetar suas preocupações e interpretações.

Mostra Internacional 2 – Sociedades Esquisitas

21/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Catiorros” – Halima Ouardiri (Canadá/Marrocos, 18 min, 2019)

Em um abrigo para cães no Marrocos, mais de 750 são acolhidos enquanto aguardam a adoção. Os dias são todos iguais, exceto pelo momento da refeição. Empático e atento às sutilezas de luz e textura, a câmera observa os animais e sua existência suspensa paralela à espera de milhões de seres humanos em busca de um novo lar.

Vencedor do prêmio de melhor curta e do prêmio especial do júri jovem da mostra Generation 14plus do Festival de Berlim, melhor curta documental no Rendez-vous Quebec Cinéma (Canadá),

“Diário do Vale Luminoso” – Michael Rubin (EUA, 9 min, 2019)

“Campo de Batalha” – Jannis Lenz (Áustria/Alemanha, 8 min, 2020)

Neste quartel isolado, uma luta interminável é travada, bem escondida dos olhos do público.

“Ascone” – Julius Dommer (Alemanha, 15 min, 2019)

Um lugar que parece estar fora do tempo. Ali, nada mudou desde a década de 1950. Um minicampo de golfe se torna uma analogia de uma análise social.

Selecionado para os Festivais de Oberhausen (Alemanha) e Clermont-Ferrand (França).

“Fim de Semana” – Ario Motevaghe (Irã, 7 min, 2019)

A família de Moniri e Kheradmand está no parque para um piquenique. Depois de terminar a refeição, é revelado que eles estão aqui para outra coisa.

Mostra Internacional 3 – Situações Paranormais

22/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“A Vida Continua” – Henry K. Norvalls (Noruega, 2 min, 2019)

Em um futuro muito próximo, uma casa acorda para mais um dia bonito. A moderna tecnologia doméstica garante que a casa esteja limpa e que o gato seja alimentado. Mas o que acontece com nossas casas se de repente não estamos mais lá?

“E Daí, Se o Rebanho Morrer?” – Sofia Alaoui (França/Marrocos, 22 min, 2020)

Abdellah, um jovem pastor que vive nas montanhas, é forçado a enfrentar a neve que o bloqueia para conseguir comida e salvar seu rebanho. Quando ele chega à vila, enfrenta um fenômeno sobrenatural.

Vencedor do grande prêmio do júri no Festival de Clermont Ferrand (França), selecionado para o Festival de Sundance (EUA).

“Homem de Alumínio” – Krista Werner (Austrália, 8 min, 2019)

Um alien de um planeta distante chega a Northern Rivers, Austrália, onde encontra alguns locais.

Vencedor do prêmio do público no Byron All Shorts (Austrália, 2019)

“Jack” – Faiyaz Jafri (EUA, 2 min, 2019)

Jack está nu. Jack está fingindo tocar guitarra. Jack parece bobo e vulnerável?

“Virago” – Kerli Kirch Schneider (Estônia, 15 min, 2019)

Na aldeia de Virago, nenhum homem viveu o suficiente para ver seu quadragésimo aniversário. Tõnu está prestes a completar 40 anos.

Selecionado para o Festival do Novo Cinema de Montreal (Canadá) e para os festivais de Varsóvia (Polônia), Cork (Irlanda) e Trieste (Itália).

“Nimic” – Yorgos Lanthimos (Alemanha, 12 min, 2019)

Um violoncelista profissional tem um encontro com uma estranha no metrô que tem desdobramentos inesperados e de longo alcance em sua vida.

Selecionado para o Festival de Locarno (Suíça).

Mostra Internacional 4 – Nosso Amor é Lindo

23/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Querida” – Saim Sadiq (Paquistão/EUA, 16 min, 2019)

Um teatro de dança erótica em Lahore se prepara para um novo espetáculo. Enquanto isso, uma cabra sacrificial desaparece, uma sonhadora garota trans compete pelos holofotes e um jovem ingênuo se apaixona.

Vencedor do Prêmio Orizzonti de melhor curta no Festival de Veneza, menção especial do júri no festival SXSW – South by Southwest (EUA).

“O Outro” – Saman Hosseinpuore e Ako Zandkarimi (Irã/India, 25 min, 2020)

Depois da morte de sua esposa, um homem religioso e tradicional suspeita que ela tinha um relacionamento com outro homem.

Vencedor do prêmio de melhor fotografia no Festival de Cinema e Música de Kustendorf (Sérvia).

“O Amante de Manila” – Johanna Pyykkö (Noruega/Filipinas, 25 min, 2019)

Durante uma viagem às Filipinas, o norueguês de meia-idade Lars conheceu Abigail – a filipina com quem ele deseja compartilhar sua vida, mas hoje nada corre conforme o planejado.

Selecionada para a Semana da Crítica do Festival de Cannes (França), menção honrosa no Festival Minimalen (Noruega).

Mostra Internacional 5 – Sagrada Família

23/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“O Bolo de Casamento” – Monica Mazzitelli (Suécia, 4 min, 2020)

Uma jovem é forçada a se prostituir para liquidar as dívidas de seu ex-marido.

Selecionado para o Festival de Gotemburgo (Suécia) e para o RVK Feminist (Islândia).

“O Inferno e Tal” – Enrique Buleo (Espanha, 10 min, 2019)

Uma pilha de livros de autoajuda. Calendários com fotos de mulheres nuas. Uma loja ilegal. Uma fantasia de Sancho Pança. Uma jovem mulher que sofre.

Vencedor de menção especial do júri no Festival de Clermont-Ferrand (França), selecionado para os festivais de Gijón (Espanha), Slamdance (EUA), Cartagena de Índias (Colômbia) e Las Palmas (Espanha).

“Ele Não Consegue Viver Sem Cosmos” – Konstantin Bronzit (Rússia, 16 min, 2019)

Uma história sobre mãe e filho. E sobre amor e destino humano.

Vencedor dos prêmios de melhor animação pela Associação de Críticos de Cinema da Rússia e no Prêmio Águia de Ouro (Rússia).

“Mother’s” – Hippolyte Leibovici (Bélgica, 22 min, 2019)

O retrato de uma família de drags de Bruxelas que abrange quatro gerações durante uma noite nos bastidores. À medida que camadas de maquiagem e álcool destroem a masculinidade e as feminilizam, seus corações começam a se abrir.

Vencedor do prêmio do público e de melhor documentário no Festival La Frontera Queer (EUA), primeiro prêmio no Courts Mais Trash (Bélgica), melhor documentário no Festival de Breedbeeld (Bélgica), menção especial do júri no Festival de Chéries (França).

“Buck” – Anne Cissé (França, 17 min, 2019)

Um jovem dançarino de krump muito dedicado e com pais super possessivos está apaixonado pela irmã de seu grande amigo, chefe da equipe a que ele pertence. Ele terá de escolher entre o amor, sua família e seus princípios.

Mostra Internacional 6 – Dança do Acasalamento

24/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Paola Faz um Pedido” – Zhannat Alshanova (Casaquistão/Suiça, 8 min, 2019)

Em um dia comum no trabalho, Paola começa a sentir que está perdendo o lado mais excitante de sua vida.

Selecionado para os festivais de Sundance (EUA), Locarno (Suíça) e Bafici (Argentina).

“Como Preparar Yachaejuk” – Ji Su Kang-Gatto (Alemanha, 3 min, 2019)

Ele: Um dia eu queria te comer. Asiaticas têm buceta bem apertada. Deve ser muito foda.

Ele: Asiaticas gemem que nem golfinhos de filme pornô. Aposto que você também, né?

Selecionado para o European Media Art de Osnabrück (Alemanha).

“Tryphon & Pharaïlde” – Casimir Verstraete e Edgar Verstraete (França, 18 min, 2019)

Entre Tryphon e Pharaïlde as coisas não são fáceis. Durante um passeio pela floresta para observar um veado, um evento inesperado mudará tudo.

“Daniel” – Claire van Beek (Nova Zelândia, 19 min, 2019)

Joan, uma jovem noviça em um convento isolado, é confrontada com o repentino desejo de explorar seu eu sexual após encontrar um lagarto de língua azul.

Selecionado para os festivais de Clermont-Ferrand (França) e Melbourne (Austrália).

“Primeiro Amor” – Haris Raftogiannis (França/Grécia, 15 min, 2020)

Dois solitários se encontram pela primeira vez. Seus cães interagem. Talvez eles também.

Mostra Internacional 7 – Um Futuro Glorioso

25/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Algo Para Lembrar” – Niki Lindroth von Bahr (Suécia, 5 min, 2019)

Uma canção de ninar antes do grande desastre. Dois pombos visitam um zoológico sem animais, um caracol mede sua pressão sanguínea no médico, no laboratório do CERN algo deu terrivelmente errado. Seis momentos da nossa época, lembranças do mundo que deixamos para trás.

Vencedor dos prêmios de melhor animação no festivais de Tampere (Finlândia) e AFI (EUA), melhor curta no Festival de Aspen (EUA), selecionado para o Festival de Toronto.

“Invisíveis” – Joel Haikali (Namíbia, 16 min, 2019)

Dois indivíduos, sentindo-se irrelevantes para o mundo, se encontram em um momento difícil de suas vidas. Eles partem em uma jornada de auto-amor e liberdade, viajando pelo majestoso deserto da Namíbia.

Vencedor do prêmio de melhor fotografia nos prêmios de cinema e teatro da Namíbia.

“Uma Estudante” – Mi-ji Lee (Coreia do Sul, 16 min, 2020)

Kyung-hee é uma senhora de 60 anos que costuma ter problemas porque não sabe usar computadores. Ela decide fazer um curso de informática no centro comunitário, mas é informada de que só pode se inscrever pela Internet.

“Campo de Marte” – Rokhaya Marieme Balde (Suíça, 14 min, 2019)

Uma jovem cineasta filma um thriller em um lar de idoso com os próprios moradores.

Vencedor do prêmio do público no Festival de Vevey (Suíça).

“A Pequena Alma” – Barbara Rupik (Polônia, 9 min, 2019)

Um corpo ficou retido na margem do rio. Suas entranhas em decomposição ainda escondem uma alma humana – uma miniatura do falecido. Órgãos podres se separam e uma pequena criatura sai de dentro.

Vencedor do grande prêmio no Festival de Banja Luka (Bósnia e Herzegovina), grande prêmio do júri para animação no Festival Slamdance (EUA), melhor filme no Festival Estudantil Cinemaiubit (Romênia), menção especial da mostra internacional estudantil no ANIMASIVO (México).

Mostra Internacional 8 – A Resposta das Crianças

26/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Boa Noite” – Anthony Nti (Bélgica, 20 min, 2019)

Um estrangeiro em Gana recebe uma missão de sua gangue para encontrar crianças para um trabalho arriscado que ocorrerá mais tarde naquela noite. Enquanto passa o dia com duas crianças cheias de energia, ele começa a questionar sua decisão e como isso afetará suas vidas.

Vencedor do Grand Prix no Festival de Clermont-Ferrand (França), prêmio do público para curta belga no Festival de Ghent (Bélgica), melhor curta flamengo no Festival de Leuven (Bélgica).

“Olá, África” – Hasan Serin (Turquia, 13 min, 2020)

Duas meninas vivem em uma vila na montanha. Uma diz à outra que soube que crianças morrem de fome na África. Com sua imaginação infantil e desejo de ajudá-los, elas partem cedo pela manhã para embarcar em uma emocionante aventura.

“As Calças de Pushkin” – Lev Brodinsky (Israel, 8 min, 2019)

Na década de 1990, Israel estabeleceu locais para imigrantes russos e etíopes. Abraham, um imigrante de 9 anos da Etiópia, aprende russo sozinho para sobreviver às condições difíceis e cria um vínculo único com Marina, sua vizinha que emigrou da Rússia.

Selecionado para o Festival de Jerusalém (Israel).

“Polvo” – Engin Erden (Turquia, 13 min, 2019)

Ece e Efe, melhores amigos de 8 e 9 anos de idade, passam um dia quente e preguiçoso de verão na costa do Mar Egeu. Eles encontram adultos diferentes até se cansarem de ser jogados de um lado para outro. Então decidem testar seus próprios limites.

Selecionado para o Festival de Clermont-Ferrand (França).

“Dentes de Leite” – Felipe Vargas (EUA, 14 min, 2019)

Neste conto de fadas de fantasia de terror, um orfanato vira o caos quando um garoto descobre uma criatura sombria que vem recolher mais do que apenas os dentes das crianças…

“Diferente” – Lucie Amherdt (França, 2 min, 2019)

Théo não suporta mais a escola, ele se sente muito diferente. Mesmo assim, ele precisa voltar.

MOSTRA LATINO-AMERICANA

Mostra Latino Americana 1 – Micromundos

20/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Kini” – Hernán Olivera (Uruguai, 11 min, 2020)

Quando uma doce velhinha consegue reunir sua família para dizer que ganhou na loteria, seus filhos desprezíveis começam a se comportar como abutres lutando pelo prêmio.

“S.O.S.” – Ángela Tobón Ospina (Colômbia, 23 min, 2019)

Aurélio, de 72 anos, é salva-vidas em um mundo paralelo, para onde vão as pessoas em coma. Esther, de 67, chega à piscina e se junta a um grupo de pessoas que treinam para uma competição. O vencedor retornará à vida com suas famílias.

“Mãe Chuva” – Alberto Flores Vilca (Peru/Bolívia/Argentina, 18 min, 2019)

No altiplano peruano, Honorata Vilca, uma mulher analfabeta de ascendência quíchua, vive com seu cachorro e vende doces para viver. Quando começa a estação das chuvas, ela relata passagens de sua vida, até que numa tarde acontece algo fatal, que parece fazer o céu chorar.

Selecionado para os festivais de Clermont-Ferrand (França) e Toulouse (França).

“Cachera” – Felipe Holguin Caro (Colômbia, 13 min, 2019)

Quando um casal briga em público, se separa e por fim se reconcilia como se nada tivesse acontecido, os vizinhos organizam para eles uma Cachera: uma serenata bizarra para ridicularizá-los. Uma tradição no interior da Colômbia desde a metade do século XX.

Selecionado para o Festival de Cartagena das Índias (Colômbia).

Mostra Latino Americana 2 – Fantasmagoria da Violência

22/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“A Boca do Diabo” – Gabriela García Rivas (México, 13 min, 2020)

Daniel é desafiado por seus colegas de classe a ir à noite para uma caverna que, segundo a população local, chega aos portões do inferno. Armado com água benta, ele vai: esta é a história de como Daniel encontra o diabo.

“El Remanso” – Sebastián Valencia Muñoz (Colômbia, 19 min, 2020)

Na esperança de um novo emprego, uma família de camponeses errantes se instala em El Remanso, uma casa de campo em ruínas, onde são visíveis as trilhas de um passado atroz. Em sua primeira noite na casa, a família espera com ansiedade a paz do amanhecer.

Selecionado para o Festival de Cartagena das Índias (Colômbia).

“Garganta” – Mauricio Maldonado (Colômbia, 16 min, 2020)

Nas encostas nebulosas de estradas misteriosamente desertas, Deivis, um adolescente isolado, encontra um corpo acidentado. Um jovem que pertence ao mundo dos mortos será a única ponte para encontrar um grupo de pessoas que porá um fim à sua solidão. O desejo de uma nova família, como um sonho dos tempos passados.

“La Mamita” – Laura Donoso (Chile, 14 min, 2019)

Karina é motorista de caminhão na estrada norte. Por problemas de motor, ela para no restaurante “La Mamita”. A descoberta acidental de uma mão humana no lixo faz Karina acreditar que as histórias da proprietária são uma premonição.

Mostra Latino Americana 3 – O Ontem e o Amanhã

24/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Os Anéis da Serpente” – Edison Cájas (Chile, 25 min, 2020)

Chile, 1991. Ana é uma brilhante professora de medicina legal. Ela mora com a filha Ursula, autista. Um dia, o nome de Ana aparece em uma lista de ex-agentes da ditadura. Diante do assédio policial, ela deve proteger o que lhe é mais precioso: Ursula.

“As Partículas” – Malena Vain (Argentina, 14 min, 2019)

O vínculo entre um garoto de dez anos e sua jovem mãe é posto à prova quando eles silenciosamente têm de lidar com algumas mudanças em suas vidas.

Selecionado para o Bafici (Argentina).

“HH” – Julian Setton (Argentina, 19 min, 2019)

Em 1977, o governo militar sequestrou Juan Herman em Bariloche. Em 1985, Carlos Echeverría filmou “Juan Como Se Nada Tivesse Acontecido”, um filme que investigava o desaparecimento. Horacio – irmão de Juan – trabalhou no filme, mas seu testemunho não foi incluído. Trinta anos depois, viajei para encontrá-lo.

Selecionado para o Festival de Havana (Cuba).

Mostra Latino Americana 4 – Territórios do Corpo

26/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Eclosão” – Rita Basulto (México, 6 min, 2019)

O surgimento do ser humano contemporâneo; uma luta entre memória, razão e consciência.

Vencedor do prêmio de melhor curta de animação no Festival de Morélia (México), selecionado para o Festival de Annecy (França).

“Sol de Planície” – Manuela Irene Espitia (Colômbia/México, 20 min, 2019)

Imersa na paisagem natural das planícies colombianas, Meli (9) procurará uma maneira de tirar sua mãe de sua crise emocional.

Vencedor do Prêmio Renta Imagen no Festival de Morélia (México), selecionado para o Festival de Clermont-Ferrand (França).

“Febre Austral” – Thomas Woodroffe (Chile, 22 min, 2019)

Amanda e seu filho adolescente convidam um amigo dele para passar uma temporada na casa deles nos Andes. Quando o amigo é ferido, isso introduz uma inesperada dinâmica emocional no grupo, em um sonho febril sobre corpo e intimidade.

Vencedor do prêmio de melhor curta latino-americano no Festival de Valdívia (Chile), menção especial do júri no Festival de San Sebastián (Espanha), selecionado para os festivais de Veneza (Itália) e Toronto (Canadá).

“A Ponte das Crianças Travessas” – Fabián León López (México, 17 min, 2019)

O verão de Jhony passa devagar enquanto ele observa seu irmão mais velho, obcecado por álcool, pornografia e mulheres. Um dia, La Misha chega ao bairro, quebrando a monotonia. Ninguém sabe nada dela, mas a apelidam por causa de seus olhos verdes, como os dos gatos.

Selecionado para os festivais de Huesca (Espanha) e Morélia (México).

PROGRAMAS BRASILEIROS

Mostra Competitiva Brasil 1

20/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“O Jardim Fantástico” – Fábio Baldo e Tico Dias (Brasil-SP, 20 min, 2020)

Uma professora usa Ayahuasca durante as aulas com o intuito de conectar seus alunos a uma outra realidade. Durante um dos rituais, uma das crianças encontra uma estranha engrenagem na floresta.

Selecionado para Festival de Oberhausen (Alemanha).

“Contos de Família Pu” – Pedro Nishi (Brasil-SP/China, 12 min, 2020)

Incenso é um composto de materiais aromáticos que libera fumaça perfumada quando queimado. É também a conexão entre o passado, o presente e o futuro da família Pu.

“Inabitável” – Matheus Farias e Enock Carvalho (Brasil-PE, 20 min, 2020)

O mundo experimenta um fenômeno nunca antes visto. Marilene procura por sua filha Roberta, uma mulher trans que está desaparecida. Enquanto corre contra o tempo, ela descobre uma esperança para o futuro.

“Carne” – Camila Kater (Brasil-SP/Espanha, 12 min, 2019)

Malpassada, ao ponto, ao ponto para mais e bem passada. A partir de histórias íntimas e pessoais, cinco mulheres compartilham suas experiências em relação ao corpo, da infância à maturidade.

Vencedor de menção honrosa do júri jovem no Festival de Locarno (Suíça), melhor curta europeu na Semana de Cinema de Valladolid (Espanha), prêmio do público da competição nacional do festival Curta Cinema, selecionado para os festivais de Toronto (Canadá) e DOK Leipzig (Alemanha).

Mostra Competitiva Brasil 2

22/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Entre Nós e o Mundo” – Fábio Rodrigo (Brasil-SP, 17 min, 2019)

Um retrato emocional do momento de vida de Erika, moradora da Vila Ede. Seu filho de 16 anos foi recentemente assassinado em uma abordagem policial e ela está preocupada com o outro, de 17. Erika está grávida. O medo, a dor e a alegria se misturam demais na periferia de São Paulo.

“A Morte Branca do Feiticeiro Negro” – Rodrigo Ribeiro (Brasil-SC, 10 min, 2020)

Memórias de um passado escravagista transbordam em paisagens etéreas e ruídos angustiantes.

Vencedor do prêmio de melhor documentário no Festival Assimetria (Santa Maria, RS), selecionado para o festival Olhar de Cinema (Curitiba), entre outros.

“Inabitáveis” – Anderson Bardot (Brasil-ES, 25 min, 2020)

Uma companhia contemporânea de dança está prestes a estrear “Inabitáveis”, o seu mais espetáculo que aborda como tema a homoafetividade negra. Paralelamente aos ensaios, o Coreógrafo constrói uma amizade com Pedro, um menino negro que não se identifica como menino.

Selecionado para o Festival de Roterdã (Holanda) e para a Mostra de Tiradentes.

“Perifericu” – Nay Mendl, Vita Pereira, Rosa Caldeira e Stheffany Fernanda (Brasil-SP, 20 min, 2019)

Luz e Denise cresceram em meio às adversidades de ser LGBT no extremo sul da cidade de São Paulo. Entre o vogue e as poesias, do louvor ao acesso à cidade. Os sonhos e as incertezas da juventude inundam suas existências.

Vencedor dos prêmios do júri popular e de obra transgressora no Festival Mix Brasil, Prêmio Canal Brasil na Mostra de Tiradentes, selecionado para o Festival de Kianda (Luanda, Angola), entre outros.

Mostra Competitiva Brasil 3

24/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“O Nosso Amor Vai Embora” – Mariana Lacerda e Claudia Priscilla (Brasil-PE, 13 min, 2020)

Quando um amor parte, que pedaço leva de nós que nunca mais reencontraremos?

“Extratos” – Sinai Sganzerla (Brasil-SP, 8 min, 2019)

A partir de imagens de 1970 a 1972 nas cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Londres, Marrakech, Rabat e de uma região do deserto do Saara, Helena Ignez e Rogério Sganzerla, enquanto estavam no exílio nos anos de chumbo, criam um filme sobre esperança. Algo afável é possível mesmo quando há indicações do contrário.

Vencedor de menção honrosa nos festivais Curta Cinema (Rio de Janeiro) e Curta Brasília.

“Construção” – Leonardo Santos Rosa (Brasil-RS, 16 min, 2020)

Após ser despejada de sua casa, Andréia volta anos depois para a comunidade da Getúlio Vargas com seus filhos Augusto, Gustavo e Bruno. Com a ajuda deles ela inicia a construção de sua casa própria.

“Receita de Caranguejo” – Issis Valenzuela (Brasil-SP, 20 min, 2019)

Após a morte do pai, Lari e sua mãe vão passar alguns dias na praia. Elas resolvem cozinhar caranguejos. E os bichos, aos poucos, transformam-se em seres luminosos.

Mostra Brasil 1 – “Fabulações do Agora”

20/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Alfazema” – Sabrina Fidalgo (Brasil-RJ, 24 min, 2019)

É carnaval e Flaviana vive um dilema: como se livrar do amante que se recusa a sair de seu chuveiro?

Vencedor dos prêmios de melhor direção e melhor trilha Sonora no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, prêmio do júri popular no festival Curta Cinema (Rio de Janeiro).

“O Verbo se Faz Carne” – Ziel Karapotó (Brasil-PE/Colômbia, 7 min, 2019)

A invasão dos europeus em Abya Yala nos deixou cicatrizes. Ziel Karapotó utiliza seu corpo para denunciar cinco séculos de colonização.

Vencedor do prêmio de melhor concepção sonora no festival Primeiro Plano (Juiz de Fora), destaque em expressão poética no Festival Brasileiro de Cinema Universitário, selecionado para a Muestra Cine+Video Indígena (Santiago, Chile).

“Lugar Algum” – Gabriel Amaral (Brasil-BA, 23 min, 2019)

Quando Nego descobre que a fazenda de cacau onde vive e trabalha será vendida, ele precisa enfrentar não só a perda de sua casa e de seu trabalho, mas também o contato diário que tem com a terra que tanto ama.

“Egum” – yuri costa (Brasil-RJ, 23 min, 2020)

Após anos afastado devido à violenta morte do irmão, um renomado jornalista retorna para cuidar da mãe, que sofre uma grave e desconhecida doença. A visita de dois estranhos desperta a suspeita de que algo sobrenatural se abateu sobre ela.

Vencedor da Mostra Foco da Mostra de Tiradentes.

Mostra Brasil 2 – O Céu da Terra

21/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Cão Maior” – Filipe Alves (Brasil-DF, 20 min, 2019)

Ícaro e João presenciam o aparecimento de uma nova estrela no céu, que torna as noites na Terra vermelha e quentes. Tentando lidar com a adolescência, o tédio e o calor extra do verão, eles passam noites juntos pelas ruas da cidade.

Vencedor do prêmio do público no Lobo Fest (Brasília), melhor curta universitário no Curta Taquary (Taquaritinga do Norte), selecionado para Festival de Gramado, entre outros.

“Tuã Ingugu [Olhos d’Água]” – Daniela Thomas (Brasil-RJ/Itália/Suíça, 11 min, 2019)

Na cosmogonia dos Kalapalo, etnia que vive no Parque Indígena do Xingu, a água é tão antiga quanto os humanos e é a fonte da vida e alegria. O cacique Faremá nos conta sobre o nascimento da água e adverte sobre as consequências de desrespeitá-la.

Selecionado para os festivais de Roma e da Índia, entre outros.

“Viva Alfredinho!” – Roberto Berliner (Brasil (RJ), 16 min, 2019)

Em 18m² de Copacabana, o Bip Bip se transformou num patrimônio cultural. O bar refletia o espírito de seu dono, Alfredinho, onde construiu sua família. O filme é um registro do seu velório, que começou no bar e tomou o cemitério no carnaval.

Selecionado para Festival do Rio.

“Estamos Todos na Sarjeta, Mas Alguns de Nós Olham as Estrelas” – Sergio Silva e João Marcos de Almeida (Brasil-SP, 20 min, 2020)

Greve no tapete vermelho.

Selecionado para Mostra de Tiradentes.

Mostra Brasil 3 – Relatos de Nós

22/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Calmaria” – Leonardo Cata Preta (Brasil-MG, 24 min, 2020)

As ruas estão desertas, eles fogem buscando a paz, mas a paz é nossa inimiga.

Selecionado para Mostra de Tiradentes.
“Cinema Contemporâneo” – Felipe André Silva (Brasil-PE, 5 min, 2019)

Eu era bem novo quando fui estuprado pela primeira vez. Pensava em contar essa história um dia, a história dessa foto. Faltava coragem. Se o filme pudesse falar por mim, eu conseguiria.

Selecionado para osw festivais Janela de Cinema do Recife, Mix Brasil e Mostra de Tiradentes, entre outros.

“Manaus Hot City” – Rafael Ramos (Brasil-AM, 13 min, 2020)

Dois amigos se encontram para comer um bodó. A conversa entre eles percorre as cores e os cheiros das casas, no calor da cidade. Alguém fica e alguém parte.

“Meninos Rimam” – Lucas Nunes (Brasil-SP, 20 min, 2019)

Artur e Alexandre são amigos de infância. Enquanto um se sente pressionado a dar o primeiro beijo, o outro quer se tornar um grande rapper e gravar seu primeiro clipe. Enquanto um ajuda o outro, surgem novas descobertas.

Selecionado para Mostra de Tiradentes.

Mostra Brasil 4 – A Corrida do Amor

23/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“A Vapor” – Sávio Fernandes (Brasil-CE, 11 min, 2020)

Favor não subir de roupa.

“O Que Pode Um Corpo?” – Victor Di Marco e Márcio Picoli (Brasil-RS, 14 min, 2020)

Um bebê nasce, mas não chora. Um corpo grita e não é ouvido. As tintas que escorrem em um futuro prometido, não chegam em uma pessoa com deficiência. Victor faz de si a própria tela em um universo de pintores ausentes.

“Tandem” – Vivian Altman (Brasil-SP, 11 min, 2019)

O filme nos convida a compartilhar a intimidade de Hugo e Magda, juntos há muito tempo e resignados a viver suas fantasias independentemente do outro.

Vencedor do grande prêmio no Animamundi-Sex Privé (São Paulo), melhor animação no Festival de Wellington (Nova Zelândia); selecionado para o Shorts Are Not Pants (Toronto).
“Pátria” – Sunny Maia e Lívia Costa (Brasil-CE, 8 min, 2020)

Em uma fita VHS são narrados pensamentos sobre Pátria, nacionalismo e poder.

Selecionado para Festival Ver Cine (Rio de Janeiro), entre outros.

“Barbie & Bob” – Raissa Gregori (Brasil-DF, 23 min, 2020)

Um jovem casal apaixonado passa a noite num quarto de motel do Distrito Federal. Em meio a drogas, bebidas, dinheiro e caprichos, simulam um casamento, deflagrando com a relação o patriarcalismo e a violência da elite política brasileira.

Mostra Brasil 5 – Cronos e Kairós

24/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Verônica” – Talita Caselato (Brasil-SP, 15 min, 2020)

Veronica Oliveira – Faxina Boa é uma singular profissional de limpeza da cidade de São Paulo. Através de uma deriva pela Vila Buarque, bairro onde nasceu e retornou a trabalho, ela nos conta um pouco de sua trajetória.

“Vai Melhorar” – Pedro Fiuza (Brasil-RN, 17 min, 2020)

É a última semana antes do primeiro turno e Luísa, apresentadora de uma campanha política, descobre um escândalo que pode comprometer a eleição. Agora ela precisa decidir não só o seu destino, mas o de uma cidade inteira.

“Lora” – Mari Moraga (Brasil-SP/Portugal, 17 min, 2020)

Na maior cidade do Brasil, Lora é uma mulher livre e plena de presença, que apresenta outra forma de pensar sobre pessoas em situação de rua.

“Vitória” – Ricardo Alves Jr. (Brasil-MG, 15 min, 2020)

Vitória é uma entre muitas operárias da fábrica de tecidos. Num dia de trabalho, ela aventa a possibilidade de agir coletivamente e transformar a ordem vigente.

Selecionado para o Festival de Roterdã (Holanda).

Mostra Brasil 6 – Imagens do Mundo

25/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“In Memoriam – O Roteiro do Gravador” – Sylvio Lanna, (Brasil-RJ, 20 min, 2019)

O cineasta Sylvio Lanna procura seu filme perdido na Cinemateca do MAM (RJ).

Selecionado para Mostra do Filme Livre e para o Cine OP (Ouro Preto).

“O Tambor me Chamou” – Marcio Cruz (Brasil-SP, 16 min, 2019)

A história das mulheres afro-brasileiras é de resistência, criação e celebração. As 400 mulheres do bloco afro-feminista Ilú Obá de Min criam música e dançam. Juntas, seus corpos e seus instrumentos se unem.

Selecionado para o Goree Cinema (Senegal).

“Agahü: O Sal do Xingu” – Takumã Kuikuro (Brasil-SC, 1 min, 2020)

O sal do Xingu alimenta o espírito da natureza, dos rituais e das pessoas, fortalecendo sua alma.

“Aos Cuidados Dela” – Marcos Yoshi (Brasil-SP, 25 min, 2020)

Um neto visita a avó para compilar as receitas de seus pratos favoritos, comida nipo-caipira. Sem se dar conta, se vê imerso em memórias e novas experiências.

Vencedor dos prêmios de melhor filme, direção, fotografia, montagem e atuação masculina no Curta Taquary (Taquaritinga do Norte), selecionado para a Mostra de Tiradentes e para o Festival de Finos Filmes (SP).

Mostra Brasil 7 – Público e Privado

26/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Sábado Não é Dia de Ir Embora” – Luísa Giesteira (Brasil-RJ, 20 min, 2019)

Impactada pela greve na universidade, Rita se divide entre despedidas dos laços que criou no Rio e o resgate de seu último trabalho artístico-acadêmico que está trancado em uma sala desde o início da paralisação.

Selecionado para a Mostra de Tiradentes.

“Àprova” – Natasha Rodrigues (Brasil-SP, 16 min, 2020)

Entre os vazios da universidade e o brado tempestuoso da luta pelas cotas, o documentário-ensaio apresenta as vozes de quem viveu e ainda vive a instituição sob as forças do racismo e da discriminação.

“Noite Fria” – Priscila Nascimento (Brasil-PE, 12 min, 2020)

Entre o trabalho no call center, idas ao bar e notícias cotidianas, nada está fora do lugar no mundo de Marta. Entre uma monotonia e uma quebra da realidade, uma tentativa de falar da violência enquanto se foge dela.

“Ilhas de Calor” – Ulisses Arthur Macedo (Brasil-AL, 20 min, 2019)

Na escola, Fabrício anda com as meninas e com elas cria um grupo de rap. Juntos entoam rimas provocadoras para os meninos. Ele está apaixonado e guarda esse segredo só para si, mas logo, logo o muro invisível da paixão vai se estilhaçar.

Vencedor do prêmio de melhor curta no Cine Ceará, Prêmio João Carlos Sampaio no Janela de Cinema de Recife, selecionado para o Panorama Coisa de Cinema (Salvador), Curta Cinema (Rio de Janeiro) e Mostra de Tiradentes.
Oficinas de Realização Audiovisual 1 – Oficinas Kinoforum

23/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)
“T.O.C.” – Cinthia Murata, Edson Murata, Elizeu Rodrigues e Karoline Dutra (Brasil-SP, 5 min, 2019)

Os desafios no cotidiano de quem sofre com o Transtorno Obsessivo Compulsivo. Da Oficina Módulo 1 – Sesc Guarulhos.

“Não Partimos” – Fabiana Barbosa, Henrikecido Bento, Rodrigo Plasma e Valoli Vieira (Brasil-SP, 6 min, 2019)

O que é morrer? O que acontece quando passamos de uma dimensão para outra? Da Oficina Módulo 1 – Sesc Guarulhos.

“Caminhos Esquecidos” – Fernanda de Campos, Ingrid Novak, Wesley Gabriel e Wesley Silva (Brasil-SP, 5 min, 2019)

Como é o fluxo de pensamentos de uma pessoa que tem Alzheimer? Da Oficina Módulo 1 – Sesc Guarulhos.

“Eu Sou e Serei o Que Eu Quiser Ser” – Alice Carolina, Ederson Murata, Gabriel Hilga, Leocardio Oliveira, Leticia Alves, Paulo Brandão e Vinicius Gomes (Brasil-SP, 5 min, 2019)

A luta de uma escritora para salvar seu livro da censura em um período de ditadura. Da Oficina Módulo 1 – Sesc Guarulhos.
“Nuance” – Flávia Duarte (Brasil-SP, 11 min, 2020)

Uma reflexão sobre a solidão da mulher negra e os desafios no fortalecimento do relacionamento afetivo. Da Oficina Módulo 2 – Spcine.
“Lampejo” – David Llinin e Pedro Henrique Cordeiro (Brasil-SP, 9 min, 2020)

Situações cotidianas se passam em frente a um poste de rua. Da Oficina Módulo 2 – Spcine.

“Lírio Vermelho” – Larissa Andrade (Brasil-SP, 11 min, 2020)

Um casal trans resolve ter um bebê. O filme aborda as questões e desafios dessa decisão. Da Oficina Módulo 2 – Spcine.
Oficinas de Realização Audiovisual 2 – Oficinas Brasil

25/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Cine América” – Mariana Paschoal (Brasil-SP/Colômbia, 25 min, 2020)

Artistas e moradores da maior favela de São Paulo, Klaviany e Donizete aceitam o desafio de rodar um curta-metragem em uma semana com um grupo de jovens na periferia de Lima, no Peru.

“Agora” – Coletivo Narrativas de Classe (Brasil-SP, 6 min, 2020)

Entre fevereiro e março de 2020, o Projeto Narrativas de Classe ministrou a Oficina de Produção de Curtas LGBT – CRD – Centro de Referência e Defesa da Diversidade. Como atividade final da oficina, os participantes se inscreveram em grupos e foram desafiados a elaborar um filme a partir do material visual e sonoro coletado ao longo dos encontros.

“Correntes” – Charles dos Santos (Brasil-SP, 15 min, 2020)

Mãe, esposa e filha falam sobre a realidade de se conviver com a ausência de um ente querido encarcerado.

Selecionado para a Mostra Ecofalante de Cinema.

“Mãtãnãg, a Encantada” – Shawara Maxakali e Charles Bicalho (Brasil-MG, 14 min, 2020)

A índia Mãtãnãg segue o espírito de seu marido, morto picado por uma cobra, até a aldeia dos mortos. Juntos eles superam os obstáculos que separam o mundo terreno do mundo espiritual. Falado em língua Maxakali e legendado, o filme se baseia em uma história tradicional do povo Maxakali.

Selecionado para o festival forumdoc.bh (Minas Gerais).

Oficinas de Realização Audiovisual 3 – É Nóis em Casa

25/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Público ou Privado” – Carolina Paris, Fernanda Souza e Rafis Martins (Brasil-SP, 6 min, 2020)

Juju é uma jovem influencer que faz sucesso no Instagram. Mas seu irmão sonha em desmascará-la diante de uma legião de seguidores. Caiu na rede é fake?

“Câmera de Casal” – Juan Cassiano e Patrick Andrade (Brasil-SP, 8 min, 2020)

Juan e Vitória são namorados que resolvem passar a quarentena juntos e aceitam estrelar um reality show expondo sua intimidade de casal confinado.

“Entre Cantos e Cacos” – Teo Sabadin (Brasil-SP, 12 min, 2020)

Trancada em casa por causa do coronavírus, Maria Eugênia passa os dias entre medos e devaneios, tendo por companhia apenas seus móveis e eletrodomésticos.

“63 Dias” – Jennifer Barros, Lucas Lunguinho e Hugo Vieira (Brasil-SP, 9 min, 2020)

A pandemia transforma a vida de Mauro em uma tormenta. Solitário e paranoico, ele busca respostas na internet, mas só encontra dúvida e conspiração.

MOSTRA INFANTOJUVENIL

Mostra Infantojuvenil 1 (infantil) – Natureza Fantástica

21/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Preto e Branco” – Jesús Pérez e Gerd Gockell (Suíça/Alemanha, 5 min, 2020)

A famosa “ovelha negra” será expulsa do rebanho e só um bravo estrangeiro poderá protegê-la.

“Superbot” – Emmanuel Pierrat, Pierre-André Fontaine e Rémy Leroy (França, 4 min, 2019)

Em uma casa, depois de escurecer, um pequeno robô faz seu trabalho. Enquanto ele limpa a sala, a luz lá fora o atrai. Ao se aproximar da janela, ele descobre uma maravilhosa lua cheia acompanhada de um céu estrelado que o deixa sem palavras.

“Cobertor” – Marina Moshkova (Rússia, 6 min, 2020)

No distante, distante Norte vive um Urso Polar muito, muito mal-humorado. Um dia ele recebe uma visita inesperada.

“Cuidado com o Lobo” – Nicolas Bianco-Levrin e Julie Rembauville (França, 1 min, 2019)

Mais uma vez, Chapeuzinho Vermelho tem de levar um bolo, um pote de geleia e manteiga para sua avó. Mas desta vez, o lobo não está no encontro.

Selecionado para os festivais L’Hiver Sera Court (França), Kid First! (EUA), Cinemagic (Reino Unido) e Micro Festival (Espanha).

“Noite na Ópera” – Lanyibo Dong, Wenpai Song, Oriane Thibault, Audrey Von Hatten e Christine Zheng (França, 4 min, 2019)

Homard é o mordomo de Diva, famosa e adulada cantora de ópera. Como sempre, antes da apresentação vem a hora de ele trazer o doce favorito de Diva. Mas dessa vez um incidente pode atrapalhar o profissionalismo dessa dedicada lagosta.

“O Mundo de Dalia” – Javier Navarro Aviles (França, 3 min, 2020)

A pequena Dalia descobre a estufa tropical com seu pai, e de repente um beija-flor chama sua atenção. Ela o segue para tirar fotos e então percebe que perdeu o pai de vista. Com medo, ela vai procurá-lo.

“Os Heróis Que Ficam em Casa” – Todor Nikolov (Bulgária, 5 min, 2020)

A pandemia do Covid-19 colocou muitos cineastas em isolamento ou lockdown. Esta é a história de uma família de quatro pessoas, vivendo sua aventura em um ambiente fechado, todos os dias. Foi escrito, filmado, editado e dublado por uma pessoa, em um local (casa) em 48h.

“Tecendo o Amanhã” – Alice Andreoli Hirata (Brasil-SP, 2 min, 2019)

Um galo não consegue trazer a manhã sozinho. Por isso vários galos juntos entrelaçam fios de luz para tecer a aurora. Com ela vem o Sol, que com sua luz revela o que antes eram apenas silhuetas.

“Trincheira” – Paulo Silver (Brasil-AL, 15 min, 2019)

Num aterro sanitário, um garoto observa o imponente muro de um condomínio de luxo. Gabriel usa de sua imaginação para construir seu mundo fantástico.

Vencedor dos prêmios de melhor roteiro e melhor direção de arte na Mostra Sururude Cinema Alagoano (Alagoas), selecionado para a Mostra de Tiradentes (Minas Gerais) e para o Curta Cinema (Rio de Janeiro).

Mostra Infantojuvenil 2 (infantil) – Volta ao Mundo em Cinco Filmes

22/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Gelo na Água” – Mathieu Barbe, Damien Desvignes e Victor Hayé (França, 7 min, 2019)

Separado de seu glaciar, um pequeno iceberg flutua ao sabor das correntes. Ele descobre com medo e surpresa um mundo tão majestoso quanto atormentado.

“Corredores do Deserto” – Aleksandar Vuksanovic (Austrália, 7 min, 2020)

Um grupo misturado de personagens compete em uma corrida anual pelo deserto.

“Rekab” – Pierre B (Reino Unido/França, 7 min, 2020)

Uma jovem saindo da infância descobre o mundo mágico de Rehak, que é apenas um desenho na parede de seu quarto.

“Meu Avô Conhece o King Kong” – Miguel Sáez Plaza (Espanha, 7 min, 2019)

Um avô incrédulo e uma neta animada vão ao cinema para ver o filme do King Kong. O filme é da época em que o King Kong estava na cidade do avô.

“Difícil é Não Brincar” – Papoula Bicalho (Brasil-MG, 25 min, 2020)

Registra das brincadeiras que fazem parte do cotidiano de alunos e alunas de três escolas municipais localizadas nos distritos mineradores de Lobo Leite, em Congonhas, e Miguel Burnier e Motta, em Ouro Preto (Minas Gerais). Em meio à poeira, barragens, caminhões transportando minério, as crianças brincam e lidam com as questões da própria infância.

Mostra Infantojuvenil 3 (juvenil) – Primeiros Amores

23/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Fermento” – Carlos Eduardo Ceccon (Brasil-SC, 11 min, 2020)

1999, sul do Brasil. Restando poucos minutos para o início de uma partida de futebol, duas crianças partem em uma jornada repleta de adversidades para conseguirem acompanhar o jogo.

“O Beijo” – Alexa Centurión (Peru, 11 min, 2019)

Ano de 2002. Ale tem 15 anos e nunca beijou ninguém. Sua amiga Natalia a convence a conhecer Victor, um colega que concorda em ser o primeiro a beijá-la. A pressão para cumprir os padrões estabelecidos a levará a uma jornada em que seus medos se materializam e a confrontam.

“Estações Instáveis” – Florian Goralsky (França, 14 min, 2019)

Certa manhã de outono, um grupo de adolescentes caminha pela mata até um campo de futebol. No grupo de garotos, todos conquistam seu espaço competindo. Nesse clima, Martin está em outra. Pauline, seu primeiro amor, anuncia o fim da história deles.

Vencedor do Orix de l’Association (Brochet d’Or) no Festival de Cinema Jovem de Lyon (França), selecionado para o Mecal Barcelone (Espanha) e para o Cine Luz del Desierto (Argentina).

“O Clube” – Emiliano Martinez (Argentina, 15 min, 2019)

Mateo mora em um clube esportivo com seu pai Daniel, que é o vigia. Depois que sua mãe morreu, a relação com o lugar e com tudo ao redor dele não é mais a mesma. Algo acontece quando Sofia chega.

Mostra Infantojuvenil 4 (juvenil) – Onde é o Rolê?

24/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Portugal Pequeno” – Victor Quintanilha Moura Dias (Brasil-RJ, 20 min, 2019)

Jonatan é MC Xerelete e seu sonho é um dia ser um cantor de funk famoso e dar para ele e seu pai a vida cômoda que a publicidade lhe vende. Enquanto isso não acontece, os dois trabalham pescando na baía de Guanabara, encarando as responsabilidades e obstáculos que a realidade lhes impõe.

“Ocupa” – Juliana Pfeifer (Brasil-SP, 25 min, 2020)

Apaixonada por moda e contracultura, Camila vive entre as roupas da loja em que trabalha e a escrita de seu projeto de mestrado. Em uma festa ela conhece Anisha que diz viver numa ocupação em Berlim. Camila começa a projetar uma mudança para a capital alemã.

“Baleias Não Nadam” – Matthieu Ruyssen (França, 22 min, 2020)

Yves é vítima constante de humilhação por parte de seus colegas de escola. Seu único refúgio é o nado sincronizado, que ele pratica à noite em segredo. Quando Charlotte, colega e integrante da equipe, descobre, ele não pode mais se esconder.

“Kallima” – Ashkan Ahmadi (Irã, 15 min, 2019)

Uma garotinha viaja com o pai para pegar uma borboleta nas fronteiras de um território hostil.

PROGRAMAS ESPECIAIS

Mostra SEANIMA

24/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Brilha!” – Isadora Polatscheck (Brasil-MG, 3 min, 2019)

Uma garota ajuda sua amiga a superar a timidez ao convencer outras pessoas a dançarem em sua festa da escola.

“As Ferramentas” – Carolina Sardinha e Felipe Marques (Brasil-RJ, 6 min, 2019)

Em uma velha oficina de marcenaria, as ferramentas esperam ansiosas a chegada do artesão, o Sr. Joaquim. Onde será que ele está? Elas podem não saber, mas sabem muito bem como começar uma grande confusão! A história, com inspiração na metáfora “Assembleia na Carpintaria”, de autor desconhecido, nos conduz a uma divertida reflexão sobre as diferentes personalidades no trabalho em equipe.

“Paloma” – Alex Reis (Brasil-SP, 8 min, 2019)

No meio da Praça da Sé, em São Paulo, Paloma – uma pomba como qualquer outra – engole um chip e ganha consciência. Paloma vai então descobrir mais sobre quem se tornou e o seu lugar entre pernas, ratos e outros habitantes da cidade.

“Tesourinha” – Bruna Nery (Brasil-RS, 6 min, 2019)

Mab, quando criança, em uma cabana rústica, explora o ambiente e coloca em uma caixa de madeira itens associados à sua memória e essência.

Selecionado para o Festival de Gramado.

“Um Conto do Nada: Circo” – DanSP e Heitor Lyra (Brasil-SP, 5 min, 2019)

Um jovem vaga na caatinga, onde nunca amanhece. Sem rumo, ele encontra um calango falante. Sem muita consciência de quem é, ele terá que enfrentar seu passado.

“Linha.” – Francisco Lira (Brasil-SP, 3 min, 2019)

Dois homens de uma mesma comunidade saem para trabalhar e suas vidas se cruzam de forma inesperada.

Vencedor do prêmio de melhor roteiro da Mostra Dália da Serra no Curta Taquary (Taquaritinga do Norte), selecionado para os festivais de Toulouse (França) e Anima Mundi (São Paulo e Rio de Janeiro).

“Rosa” – Matheus Leite Pereira (Brasil-MG, 4 min, 2019)

Em uma vila ribeirinha no interior do Brasil, uma moça conhece um rapaz charmoso durante uma festa típica. A moça só não sabia que, por trás das aparências, o rapaz escondia suas verdadeiras intenções.

“Altcell” – Matheus Galvão e Erick Fischer Guimarães (Brasil-RJ, 9 min, 2019)

Em uma distopia futurista, Melia é uma cidadã operária de etnia indígena dedicada à limpeza do ar atmosférico da cidade. Após presenciar uma atrocidade, quando confrontada, Melia se vê dividida entre permanecer calada ou enfrentar as autoridades locais.

“Cogumelo” – Matheus Américo (Brasil-RJ, 2 min, 2019)

O inevitável resultado do encontro entre um cogumelo e um louva-deus.

“Andorinha” – Clara Braem (Brasil-RJ, 5 min, 2019)

Na ilha de Itaparica, a pequena Iara todos os dias passa seu tempo jogando migalhas para as andorinhas da praia. Até que em um dia de sol algo inesperado acontece.

“Lazarus” – Anderson Virino, Guilherme Vinicius e Victor de Souza (Brasil-SP, 5 min, 2019)

Em um futuro pós-apocalíptico, um robô passa seus dias tentando buscar suas origens e entender sua criação.

“Mortos de Fome” – Gabriela Diniz, Arthur Novaes e Pedro Nunes (Brasil-SP, 2 min, 2019)

Um pacato agente funerário tenta fazer seu lanche em paz, mas alguém na sala também está com fome.

Criatividade em Tempo de Crise 1

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Cartão Vermelho” – Laís Bodanzky (Brasil-SP, 14 min, 1994)

Lá vem ela! Mata no peito, domina na coxa, toca a bola nos vãos das pernas… Com Camila Kolber e Francisco Rojo.

Premiado como segundo melhor filme no Festival de Santiago (Chile); prêmio revelação no Festival de Cuiabá; melhor atriz e prêmio da crítica no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; melhor direção no Rio Cine Festival e no Festival Guarnicê; e melhor ficção no Cine Ceará.

“Viver a Vida” – Tata Amaral (Brasil-SP, 12 min, 1991)

O cotidiano de um office-boy, repleto de filas, esperas, trambiques, música e gente. Com Jeferson Gerônimo, Ligia Cortez e Luciene Adami.

Vencedor dos prêmios do melhor direção, ator, som e prêmio do público no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; melhor roteiro no Festival de Gramado; melhor filme, direção e montagem na Jornada de Cinema da Bahia; melhor filme, fotografia, montagem e trilha sonora no Festival Guarnicê.

“Ilha das Flores” – Jorge Furtado (Brasil-RS, 13 min, 1989)

Um tomate é plantado, colhido, vendido e termina no lixo da Ilha das Flores, entre porcos, mulheres e crianças.

Vencedor do prêmio de melhor curta-metragem no Festival de Berlim; prêmio especial do júri e prêmio do público no Festival de Clermont-Ferrand; melhor filme no festival No-Budget (Hamburgo); prêmio Blue Ribbon no festival American Film and Video (Nova York); melhor curta, prêmio do público e prêmio da crítica no Festival de Gramado.

Criatividade em Tempo de Crise 2

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Dov’è Meneghetti?” – Beto Brant (Brasil-SP, 12 min, 1989)

Uma fuga rocambolesca do célebre ladrão que, durante os anos 1920, amedrontou diversas mansões paulistanas. Com Luiz Ramalho, Eliana Fonseca, Ligia Cortez, Mário César Ribeiro, Rosi Campos e Toni Lopes.

Vencedor do prêmio de melhor ator no Festival de Gramado; melhor direção, melhor fotografia, melhor trilha sonora, prêmio do público e prêmio da crítica no Rio Cine Festival; melhor curta no Festival de Curitiba.

“A Mulher Fatal Encontra o Homem Ideal” – Carla Camurati (Brasil-SP, 13 min, 1987)

Uma solitária varredora de ruas, apaixonada por televisão, sonha tornar-se estrela de TV. Um dia, sai de dentro de seu aparelho uma voz dizendo ser sua fada madrinha, que veio para transformá-la em uma linda e sensual mulher… Ella. Com Carla Camurati, Thales Pan Chacon, Norma Bengell, Bianca Byington, Sérgio Mamberti e Marisa Orth.

Vencedor do prêmio de melhor direção e do Prêmio Abraci no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; prêmio do público e Prêmio Leon Hirszman no Rio Cine Festival.

“A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti” – Anna Muylaert (Brasil-SP, 15 min, 1995)

Comédia de costumes sobre a vida amorosa de um casal não muito amoroso, vista pela ótica infantil de sua filha de seis anos, Kiki Cavalcanti. Com Beatriz Botelho, Marisa Orth, André Abujamra e Etty Fraser.

Vencedor do prêmio de melhor curta-metragem no Rio Cine Festival; melhor ficção e melhor direção na Jornada de Cinema da Bahia; melhor curta-metragem e melhor atriz no Cine Ceará; melhor curta-metragem no festival Mix Brasil; melhor curta-metragem no Festival de Cinema Brasileiro de Miami; Prêmio Incentivo Multishow no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum.

“Frankstein Punk” – Cao Hamburger e Eliana Fonseca (Brasil-SP, 12 min, 1986)

A história de Frank, uma criatura diferente nascida ao som do clássico “Singin’ in the rain”, que parte em busca da felicidade.

Vencedor do prêmio de melhor curta-metragem no FestRio; melhor fotografia, melhor som, prêmio especial de animação e prêmio do público no Festival de Gramado.

Novas Áfricas 1 – Rebelião

20/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Altas Horas” – Nelson Makengo (República Democrática do Congo/Bélgica, 21 min, 2019)

Três telas separadas nos permitem descobrir a resiliência de uma população que reinventa a luz, diante de um governo invisível.

“Prisioneiro e Carcereiro” – Muhannad Lamin (Líbia, 15 min, 2019)

Um funcionário importante do antigo regime e uma das figuras mais importantes do período pós-revolucionário na Líbia – por meio desses dois personagens, descobrimos as circunstâncias em torno de um dos eventos mais importantes da história moderna da Líbia: o Massacre da Prisão de Abu Salim.

“Dízimos e Oferendas” – Tony Koros (Quênia, 16 min, 2018)

Um pastor queniano fajuto acidentalmente faz um milagre real.

“Dia Negro” – Yoro Mbaye (Senegal, 14 min, 2019)

Ngor, 23 anos, brilhante estudante de direito, é morto a tiros por policiais depois de se unir a seus companheiros no front.

Novas Áfricas 2 – Música e Cinema

21/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Zumbis” – Baloji (República Democrática do Congo/Bélgica, 14 min, 2019)

Uma jornada entre esperança e distopia em uma Kinshasa alucinada, interrogando a relação quase carnal que temos com nossos celulares, prolongamento da mão que nos proporciona o talento da ubiquidade digital.

Vencedor do segundo Grand Prix no Festival de Oberhausen (Alemanha).

“Nunca Olhe Para o Sol” – Baloji (França, 5 min, 2019)

“Padrões ancestrais combinados a preconceitos e estigmas modernos explicam o clareamento da pele.” – Baloji

“A Pele de Onagro / O Azul da Noite” – Baloji (República Democrática do Congo/Bélgica, 10 min, 2018)

“Meu amor, podemos ligar o fútil ao agradável antes que tudo seja reduzido a uma pele de onagro?”

Vencedor do prêmio de melhor vídeo music no Festival Silhoutte (França).

“Bablinga” – Fabien Dao (França, 15 min, 2019)

Moktar sempre disse que, quando conseguisse fechar seu bar Bablinga, ele voltaria para Burkina. Esse dia chegou, mas ele não está pronto para partir. Nesse dia, fantasmas se convidam para celebrar a última noite do bar.

“Um Toque de Kora” – Angèle Diabang (Senegal, 25 min, 2019

A muçulmana Salma sonha em tocar o Kora, o que é proibido para mulheres na sua tradição. Um dia, ao buscar o Kora do seu pai no conserto, ela ganha a oportunidade de ter aulas secretas com um monge especialista no instrumento. O aprendizado se transforma em uma aventura perigosa.

Novas Áfricas 3 – Mulheres Africanas

22/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Mama Bobo” – Robin Andelfinger e Ibrahima Seydi (Senegal/Bélgica/França, 16 min, 2017)

Mama Bobo é uma viúva na casa dos 80 anos. Dia após dia, ela segue para o ponto de ônibus da rua Gomis, em Dakar, no Senegal. Sentada no banco do ponto de ônibus, ela se lembra de sua vida passada e de seu marido há muito falecido. Um dia o ponto de ônibus desaparece no ar…

“Além do Muro” – Aisha Jabour (Marrocos, 13 min, 2018)

Duas crianças adoráveis sonham com uma estrela libanesa que vive do outro lado do muro. Um curta tocante sobre a sociedade marroquina e suas diferenças de classe.

“Uma Volta por Ouaga” – Irene Tassembedo (Burkina Faso, 26 min, 2017)

Hoje é o último dia das filmagens de “Uma Poltrona Para Dois”. No entanto, nada corre como planejado, as línguas estão soltas e o set é transformado em um ringue de boxe.

“Minha Amada Coesposa” – Angèle Diabang (Senegal, 15 min, 2018)

Duas recém coesposas estão sozinhas em uma casa. O marido não está. Elas não querem conversar. Na TV, as vozes de duas outras mulheres em um documentário nos contam sobre suas próprias experiências de poligamia.

Experimenta

20/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Como Preparar Janchi Guksu” – Ji Su Kang-Gatto (Alemanha, 6 min, 2019)

Anchovas, abobrinha, cenoura, clara de ovo, gema de ovo, molho de soja, somyeon (macarrão de farinha de trigo), algas secas e kimchi.

“Como Preparar Samgyetang” – Ji Su Kang-Gatto (Alemanha, 4 min, 2019)

Frango, leite, arroz, alho, jujuba, ginseng, broto de bambu, uva japonesa. amoras, cebolinha, pimenta em pó.

“Como Preparar Gimbap” – Ji Su Kang-Gatto (Alemanha, 11 min, 2019)

Alho, espinafre, arroz, cenoura, rabanete amarelo em conserva, pepino, linguiça, gergelim, óleo de gergelim, sal, sacola branca e cerâmicas por Federico Gatto.

“Como Preparar Bulgogi” – Ji Su Kang-Gatto (Alemanha, 5 min, 2019)

Bife, água, molho de soja, molho de ostras, xarope de milho, óleo de gergelim, açúcar, pimentões, óleo de perila, açúcar, cebolinha, cebola, cenoura, cogumelos, gergelim, broto de perila, alho, kimchi e luvas de silicone.

“Como Preparar Ramyun” – Ji Su Kang-Gatto (Alemanha, 3 min, 2019)

Macarrão, tempero em pó, vegetais secos, água e cebolinha.

“Como Preparar Subak Hwachae” – Ji Su Kang-Gatto (Alemanha, 5 min, 2019)

Melancia, mirtilos, damasco, hortelã, gelo, leite condensado, leite e sprite.

“Como Preparar Eomuktang” – Ji Su Kang-Gatto (Alemanha, 6 min, 2019)

Croquete de peixe, cogumelo siitake, pimentões, sal, caldo de anchovas, cebola, molho de soja, pimenta e alho.

“Como Preparar Haemulpajeon” – Ji Su Kang-Gatto (Alemanha, 3 min, 2019)

Camarões, pimenta, cebolinhas, lula, sal, makgeolli, água, farinha e amido.

Terror na Tela – A Grande Noite

21/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Na Praça Escura” – Nicolás Schujman (Argentina, 13 min, 2019)

Após uma desanimada sessão de treinamento de boxe, Hochman tem um encontro às cegas com uma menina, com quem ele tem mais em comum do que ele a princípio pensava.

Selecionado para os festivais de Roterdã (Holanda) e Bafici (Argentina).

“O Teste” – Philipp Christopher (Alemanha, 3 min, 2020)

Um casal está conversando por telefone enquanto faz um teste de gravidez. O resultado é chocante.

Vencedor do prêmio de melhor curta nos festivais Mo.bile Filmfestival (Alemanha) e Short To The Point (Romênia), selecionado para o festival Fear No Film (EUA).

“Ligue Depois da Meia-Noite” – Sabrina Tenfiche (França, 19 min, 2019)

Barão Potowski, um vampiro de boa cepa, expropriado de seu ataúde no cemitério de Montparnasse, é forçado a ir morar em um conjunto habitacional, em meio aos vivos. Este vizinho estranho, que tem dificuldade em ser aceito, afunda na solidão até conhecer a jovem Sarah.

“Shunkan” – Ricardo Albuquerque (Brasil-SP, 9 min, 2020)

Temos pessoas que sabem quem são, pessoas não sabem quem são e pessoas que sabem quem são, mas não sabem quem não são.

“Deserto Estrangeiro” – Davi Pretto (Brasil-RS/Alemanha, 23 min, 2020)

Um jovem brasileiro, que recém começou a trabalhar em uma imensa floresta em Berlim, é arrastado para um pesadelo envolvendo o passado colonial alemão quando tenta encontrar uma garota perdida na mata.

Selecionado para a Mostra de Tiradentes.

Mercosul em Curtas 1

25/08, às 19h00 (por 24 horas)

27/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Antonieta” – Flávia Person (Brasil-SC, 14 min, 2016)

Antonieta de Barros (1901-1952), professora, cronista e feminista, tornou-se em 1935 a primeira mulher negra a assumir um mandato popular no país.

“Na Boca de Todas” – Colectivo RAMA (Argentina, 4 min, 2018)

Trabalho coletivo realizado por 25 mulheres animadoras que usam o método do “corpo extraordinário”, expressando-se livremente entre diferentes técnicas e buscando as interações possíveis entre os conceitos “boca” e “comunicação”.

“Foto Documento” – Antonella Defranza (Argentina, 15 min, 2016)

Olivia é de La Paz, mas trabalha em uma casa de família em Buenos Aires. É verão, meados dos anos 1990, e faz muito calor. Um fim de semana, voltando para casa de trem como sempre, encontra com um homem que muda seu modo de ver a vida, seus desejos e a faz reencontrar seu lugar de origem.

“Mita’i” – Miguel Agüero (Paraguai, 12 min, 2011)

Matías tem 17 anos e quer voltar à escola. Não pode porque precisaria frequentar uma turma “especial”, e onde ele vive não há nenhuma. Além disso, ele precisa cuidar de seus irmãos menores, enquanto sua mãe e sua irmã mais velha trabalham na capital.

“Vivi Lobo e o Quarto Mágico” – Isabelle Santos e Edu MZ Camargo (Brasil-PR, 13 min, 2019)

Muito prazer! Meu nome é Vivi Lobo. Essa história é sobre as portas que devemos abrir ao longo da vida, enquanto humanos, enquanto meninas.

Mercosul em Curtas 1

26/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Noctiluca” – Juan Carve (Uruguai, 6 min, 2014)

Pablo tem 9 anos e vive só com seu pai. Numa noite, o pai fica doente e o menino tem de ir à cidade procurar ajuda. Para isso, terá de atravessar o bosque em uma tenebrosa viagem – na qual compreenderá o quanto ama e é amado por seu pai.

“Maracanazo” – Alejandro Zambianchi (Argentina, 15 min, 2016)

Com uma história futebolística muito intensa, Marcelo entrará no mundo de Candela para conquistar seu coração. A magia da ousadia, o exaltado anti-herói pronto para lutar e uma história que merece ser lembrada, enchem de misticismo a manhã de um bar perdido em Buenos Aires.

“Migrante” – Esteban Ezequiel Dalinger e Cesar Daniel Iezzi (Argentina, 6 min, 2019)

Um mosaico cultural latino-americano, que traz uma poderosa mensagem em favor da migração em um trabalho colaborativo baseado em testemunhos reais animados por mais de 50 animadores de 11 países da América Latina.

“Derivadas” – María Campaña Ramia (Brasil-RJ, 29 min, 2015)

Dávila e Evandro têm 15 anos. Eles moram na zona rural e estudam na única escola da cidade vizinha. Ao competir na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, descobrem sua paixão pelos números.

Curta em Casa

22/08, às 18h00 – no Drive-in Paradiso (Av. Pedro Álvares Cabral 201, São Paulo)

26/08, às 19h00 (até o final do festival)

“Aflora” – Jota – Joyce Carmo (Brasil-SP, 6 min, 2020)

Flora passa a pandemia junto a seu filho enquanto vivencia um webamor com Ana e a ansiedade do que é “voltar ao normal” quando tudo isso acabar.

“Dádiva” – Evelyn Santos (Brasil-SP, 6 min, 2020)

Dádiva, ato ou efeitos de dar espontaneamente algo de muito valor a alguém. Um presente imerecido.

“Gatilho” – Glória Maria (Brasil-SP, 4 min, 2020)

Mike Johnnatan é um dos tantos jovens negros e periféricos passando pelo isolamento social juntamente com a ansiedade e as confusões mentais. A busca por fugas em seus dois cômodos são retratadas em sua letra, escapatória para a sobrevivência.

“Hiato” – Gustavo Pera (Brasil-SP, 6 min, 2020)

Morador de um bairro periférico de São Paulo em meio a pandemia do Covid-19, Gustavo tem fortes crises de ansiedade. Quando recebe uma ligação de um amigo de sua rua, reflete histórias diversas de moradores do bairro em paralelo ao cotidiano de sua família durante o isolamento social.

“O Interior” – Alice Stamato e Márcio Masselli (Brasil-SP, 6 min, 2020)

Esta é a história de Perci, um rapaz que passa a quarentena sozinho numa pequena quitinete no centro de São Paulo. Ao receber uma encomenda, seu cotidiano se torna um exercício de aproximação, movimento e olhar, para si e para o outro.

“Aos Olhos de Uma Criança” – Marginalia (Brasil-SP, 6 min, 2020)

Caetano, Cecília, Iaracy e Stephany, com seus contextos geográficos, classes sociais e etnias diferentes, apresentam ao mundo suas vivências, seus olhares e sentimentos sobre este momento de isolamento social desencadeado pelo vírus da Covid-19.

“Placa-Mãe” – Ignacio Barcelos (Brasil-SP, 6 min, 2020)

Maria é chamada à casa da sua patroa mesmo em seu dia de folga. Em plena pandemia ela deve deixar seus filhos em casa para estudar, o que se tornou um grande desafio, com apenas um celular e cinco estudantes. Lutar contra o vírus tem seu manual, mas e lutar contra o sistema que impede a periferia de ter acesso a informação?

“A Procura Que Vai Chegar” – Lara Júlia, Abraão Kimberley e Ícaro Pio (Brasil-SP, 6 min, 2020)

Três pessoas com trajetórias e vidas diferentes unidas por um objetivo: encontrar a cura para pessoas próximas que adoeceram. O tempo é curto, 14 dias. Três eixos de proCura, a música, a alquimia química e a bruxaria. A procura da cura que vai chegar de alguma forma termina? A sociedade está doente, consequentemente você também está.

“Quarentena na Laje” – Bruno Rodrigues e Danrley Soares Rosa (Brasil-SP, 4 min, 2020)

Em meio a um momento de pouca liberdade e de carestia do pão, sentido principalmente nas periferias do Brasil, temos o céu como um ponto de encontro, o único lugar possível para uma interação saudável entre amigos e vizinhos. A pipa é intermediária deste contato.

“Quase Me Fizeram Acreditar Que Eu Não Existia” – Rachel Daniel e Arthur Alfaia (Brasil-SP, 6 min, 2020)

Arthur, 26 anos, envia um áudio desabafo a sua amiga Rachel, o seu desejo: ser protagonista e não vítima da realidade. Um filme sobre as dores, sobre viver e morrer e sobre o tempo – que parece escasso – e sobre o corpo.

ATIVIDADES PARALELAS

A Cidade é Uma Tela

20/08 – 30/08, às 19h00

Exibição de seleção de filmes da programação do festival em parede de prédio no bairro paulistano de Vila Buarque (Rua General Jardim 522, São Paulo).

Happy Hour

20/08 – 30/08, das 18h00 às 19h00

Com encontros, lançamentos de livros e celebração da vida. Programação em kinoforum.org.

Webinar “Curtas-Metragens na Sala de Aula”

21/08, às 10h00

Com Marta Russo (coordenadora de oficinas de animação), Moira Toledo (coordenadora de projetos de educação audiovisual) e Ralph Friedericks (cineasta e coordenador de oficinas audiovisuais para crianças e adolescentes), com mediação de Christian Saghaard (Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual).

Masterclass “A Importância de Existir nas Telas”

21/08, às 16h00

Com Claire Diao (crítica de cinema e distribuidora, França/Burkina Faso) e Janaína Oliveira (doutora em História e curadora), com mediação de Rayanne Layssa (graduanda em Cinema e curadora).

Live “Palhaços Apresentam Curtas para Crianças”

22/08, às 11h00

Os palhaços Felizbina e Sonson apresentam trechos dos filmes do programa infantil “Natureza Fantástica”: “Preto e Branco” – Jesús Pérez e Gerd Gockell, “Superbot” – Emmanuel Pierrat, Pierre-André Fontaine e Rémy Leroy, “Cobertor” – Marina Moshkova, “Cuidado com o Lobo” – Nicolas Bianco-Levrin e Julie Rembauville, “Noite na Ópera” – Lanyibo Dong, Wenpai Song, Oriane Thibault, Audrey Von Hatten e Christine Zheng, “O Mundo de Dalia” – Javier Navarro Aviles, “Os Heróis Que Ficam em Casa” – Todor Nikolov, “Tecendo o Amanhã” – Alice Andreoli Hirata, “Trincheira” – Paulo Silver.

Live “Do Curta ao Longa”

22/08, às 16h00

Com Caru Alves de Souza (cineasta) e João Paulo Miranda (cineasta)

Cine Drive-in

22/08, às 18h00

Projeção no Drive-in Paradiso (Av. Pedro Álvares Cabral 201, São Paulo) do programa Curta em Casa: “Aflora” – Jota – Joyce Carmo, “Dádiva” – Evelyn Santos, “Gatilho” – Glória Maria “Hiato” – Gustavo Pera, “O Interior” – Alice Stamato e Márcio Masselli, “Aos Olhos de Uma Criança” – Marginalia, “Placa-Mãe” – Ignacio Barcelos, “A Procura Que Vai Chegar” – Lara Júlia, Abraão Kimberley e Ícaro Pio, “Quarentena na Laje” – Bruno Rodrigues e Danrley Soares Rosa, “Quase Me Fizeram Acreditar Que Eu Não Existia” – Rachel Daniel e Arthur Alfaia.

Live “Mímicos Apresentam Curtas Para Crianças”

23/08, às 11h00

A versão mímica dos palhaços Felizbina e Sonson apresenta trechos dos filmes do programa “Volta ao Mundo em Cinco Filmes”: “Gelo na Água” – Mathieu Barbe, Damien Desvignes e Victor Hayé, “Corredores do Deserto” – Aleksandar Vuksanovic, “Rekab” – Pierre B, “Meu Avô Conhece o King Kong” – Miguel Sáez Plaza, “Difícil é Não Brincar” – Papoula Bicalho.

Conexão USP Kinoforum – Seminário Internacional

mesa 1 – “Cinema, Memória e Construção do Futuro”

23/08, às 16h00

Com apresentação de Esther Hamburger (USP) e os/as convidados/as Gabriela Ruvalcaba (Universidade de Guadalajara, México), Petra Costa (cineasta), Takumã Kuikuri (cineasta) e Viviane Ferreira (cineasta e presidente da APAN – Associação dxs Profissionais do Audiovisual Negro).

mesa 2 – “Pedagogia Pós-Pandemia – Como as Universidades Podem Ajudar a Criar um Mundo Mais Justo e Igualitário”

26/08, às 11h00

Com apresentação de Theodore Life (Emerson College, EUA) e os/as convidados/as: Esther Hamburger (USP), Griselda Flesler (Universidad de Buenos Aires, Argentina), Karla Berry (Southern Illinois University, EUA), Lilian Solá Santiago (cineasta, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio); Livia Perez (cineasta e doutoranda USP) e Nduka Mntambo (Wits School of Arts, África do Sul).

mesa 3 – “Arlindo Machado – Uma Celebração Poética”

27/08, às 16h00

Com apresentação de Patrícia Moran (artista, USP) e os/as artistas Almir Almas (artista, USP), Dudu Tsuda (músico, artista), Lucas Bambozzi (artista multimídia, FAAP), Lucio Agra (artista, Universidade Federal do Recôncavo Baiano), Marcus Bastos (artista, PUC-SP).

Com depoimentos de César Baio (artista, Unicamp), Chris Mello (curadora, PUC-SP), Gilberto Prado (artista, USP), Giselle Beiguelman (pesquisadora, artista, USP); Irene Machado (pesquisadora, USP), Ivana Bentes (pesquisadora, UFRJ), Javier Segundo Olarte (pesquisador, Universidad Nacional de Colombia), Jorge La Ferla (pesquisador, Universidad de Buenos Aires / Universidad del Cine, Argentina), Lúcia Santaella (pesquisadora, PUC-SP), Luciana Machado (pesquisadora), Maria Dora Mourão (pesquisadora, USP), Marcelo Tas (artista, comunicador), Milena Szafir (pesquisadora, Universidade Federal do Ceará), Regina Silveira (artista, USP), Rubens Rewald (cineasta, USP), Solange Farkas (curadora, Associação Cultural Videobrasil), Yvana Fechine (pesquisadora, Universidade Federal de Pernambuco).
Debate “Animação Como Cinema, Artes e Design: Interseções Entre Universos”

24/08, às 16h00

Com Carla Schneider (professora de cinema de animação e uma das fundadoras do Seanima – Seminário Brasileiro de Estudos em Animação), João Paulo Schlittler (professor da ECA-USP), Claudia Bolshaw (professora da PUC- Rio) e Antonio Fialho (professor da UFMG).

Noite de Kino

24/08, às 20h00

Apresentação e exibição dos resultados da gincana com participação de grupos de 12 escolas que, a partir das 9h00 de 21/08, produziram curtas-metragens trabalhando de casa, respeitando as normas de saúde e isolamento social.

Encontro “Caminhos do Audiovisual Latino-Americano”

25/08, às 16h00

Com María Campaña Ramia (cineasta e programadora, Equador), María Marta Antin (responsável pela difusão da Universidad del Cine e diretora do Talents Buenos aires, Argentina), Marilha Naccari (diretora de programação do festival FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul, Brasil) e Roberto Blatt (diretor do ICAU – Direção de Cinema e Audiovisual do Uruguai), com mediação de Marcio Miranda Perez (programador da mostra latino-americana do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo).

Webinar “Curta em Casa”

26/08, às 16h00

Com os realizadores dos 10 trabalhos escolhidos na votação popular do projeto Curta em Casa: Jota – Joyce Carmo (“Aflora”), Evelyn Santos (“Dádiva”), Glória Maria (“Gatilho”), Gustavo Pera (“Hiato”), Alice Stamato e Márcio Masselli (“O Interior”), Marginalia (“Aos Olhos de Uma Criança”), Ignacio Barcelos (“Placa-Mãe”), Lara Júlia, Abraão Kimberley e Ícaro Pio (“A Procura Que Vai Chegar”), Bruno Rodrigues e Danrley Soares Rosa (“Quarentena na Laje”), Rachel Daniel e Arthur Alfaia (“Quase Me Fizeram Acreditar Que Eu Não Existia”),

Lançamento do livro “Novas Fronteiras do Documentário: Entre a Factualidade e

a Ficionalidade”

26/08, às 18h00

Lançamento do livro de autoria de Piero Sbragia, editado pela Chiado Brasil (484 págs., 2020).

Lançamento do livro “”A Forma Realizada: O Cinema de Animação”

27/08, às 18h00

Lançamento do livro de autoria de Dean Luis Reis, com tradução de Sávio Leite e edição da Pimenta Filmes e Edições (247 págs., 2020).