CONEXÕES ENTRE BRASIL E SENEGAL SÃO INVESTIGADAS EM MINISSÉRIE.

Dividida em seis episódios, a minissérie documental “Conexão Brasil Senegal: A Cultura em Nós” já está em exibição na programação do CINEBRASiLTV, Com direção de Carem Abreu e do diretor senegalês Cheikh T. Sy, a produção original do canal apresenta três episódios neste mês de dezembro, e faz uma imersão nas conexões culturais existentes entre o Brasil e o Senegal que, sendo países distantes, são próximos nas suas expressões culturais, como: na música, na dança, na capoeira, no candomblé.
Acompanhe:

ESTREIA EP 1 – CAPOEIRA VEIO DA ÁFRICA, AFRICANO QUEM BOTÔ

Sinopse EP 1:

“Capoeira veio da África, africano quem botô” te convida a fazeruma imersão nos aspectos culturais do Senegaledesvendaconexões existentes entre a expressãocultural brasileira capoeira angolae a etnia diola. O ponto de partida dessa história inicia na relação existente entre a Ilha de Goré, em Dakar, de onde partiram muitosnavios do tráfico negreiro, e o Cais do Valongo, na capital do Rio de Janeiro, onde desembarcaram milhares depessoas escravizadas. O professor de história da África, Marcos Cardoso,e a ialorixá Celina Rodrigues vão explicar como se dá essaconexão. O músico mineiroSérgio Pererê, descobriu suaorigem diola,efala sobreessaforte relação com o Senegal. Omestre Cobra Mansaexplica como aconteceu a visitadeMestre Pastinha, o guardião da capoeira angola, a Dakar. Já as mestras Samme e Alcione contam sobre presença feminina no universo capoeirista. Se a capoeira é o ícone da representatividade cultural brasileira, o Senegal possui olambe, conhecido também como luta senegalesa. O campeãodo lambe,Ferdinand Sambou, e seu tio e treinador MedardSambou, nos contamcomo aconteceo processo de se tornar um lutador diola.Ibou Diane, o mestre do bougarabou, explica como esse instrumento considerado o avô dos tambores, dialoga comasações culturais de seu povoe o atabaque brasileiro. E Jules Diata, mestre do ekoting, explicacomo vem sendo preservada essa tradição cultural entre os diolas e vivencia um inédito encontro entre as sonoridades doekoting e do berimbau.

REAPRESENTAÇÕES: 

17/12/2022   Sábado        15:30

19/12/2022   Segunda      19:30

21/12/2022   Quarta         19:00

30/12/2022   Sexta           08:30

ESTREIA EP 2 – QUEM NÃO PODE COM MANDINGA NÃO CARREGA PATUÁ

18/12/2022 | DOMINGO | 22h30

Sinopse EP 2: Quem não pode com mandinga, não carrega patuá”te convida imergirnos aspectos culturais da etnia mandingaparadesvendarconexões existentes com o samba, um dos grandes expoentes da cultura brasileira.O ponto de partida é o contraste do rito de iniciação dascriançasmandinga para a vida adulta, enascimento deuma nova sambista.No Brasil Cacá Nascimento, a jovem carioca destaque no Carnaval da Escola de Samba Mangueira, divide os desafios dessa conquista. Para falar da origem do samba, Gracy Mary Moreira, bisneta da Tia Ciata conta um pouco da vida dessamãe de santo quepresenciou a criação do samba no Brasil. Desireé, do Museu do Samba,e Walmir Pimentel, falam sobre o contexto social e histórico do samba, e a relevância da Pedra do Sal.Dois cidadãos do samba, Mestre Congae Dona Eliza, nos contam como é dedicar toda uma vida aessacultura. Camilo Gane o grupo Samba de Terreiro mostram a interface entre a mandinga do samba de terreiro e o candomblé. O historiador Marcos Cardoso abordaa contribuição do povo mandinga para Revolta dos Males na Bahia e a relação existente entre gri-gris e patuás. No Senegal as crianças mand toda uma vida aessacultura. Camilo Gane o grupo Samba de Terreiro mostram a interface entre a mandinga do samba de terreiro e o candomblé. O historiador Marcos Cardoso abordaa contribuição do povo mandinga para Revolta dos Males na Bahia e a relação existente entre gri-gris e patuás. No Senegal as crianças mandingas partilhama sua experiência de iniciação na vida adulta. Fafouna, a mãe e avó dessas criançasmostra quais ensinamentos são repassados. Os membros da Associação Diambatulu apresentamoDjabandong, a dança específica dessainiciação.E o marabu Solo Dianne fala dos aspectos mágicos e da importânciade se manter os ritos de iniciação mandingaingas partilhama sua experiência de iniciação na vida adulta. Fafouna, a mãe e avó dessas criançasmostra quais ensinamentos são repassados. Os membros da Associação Diambatulu apresentamoDjabandong, a dança especifica dessainiciação. E o marabu Solo Dianne fala dos aspectos mágicos e da importânciade se manter os ritos de iniciação mandinga.

REAPRESENTAÇÕES:

20/12/2022   Terça           21:00

22/12/2022   Quinta         23:30

24/12/2022   Sábado        15:30

26/12/2022   Segunda      19:30

28/12/2022   Quarta         19:00

ESTREIA EP 3 – O ENCONTRO DE ALLAH COM OXALÁ

25/12/2022 | DOMINGO | 22h30

Sinopse EP 3: “O Encontro de Allah com Oxalá”investiga as conexões existentes entre o Brasil e o Senegal, a partirde paralelos da etnia peul, pela perspectiva do islamismo, relacionando-acom a expressão cultural candomblé. O ponto de partidaé a entidade Oxalá, do candomblé, e Allah, o deus supremo dos muçulmanos.É curiosoverificarcomo os ritos de ambas religiões têm aspectos parecidos: desde o colocar a cabeça no chãoem reverência às divindades, até o uso deamuletos para a proteção, conhecidos como patuá ou gris-gris. Vamos acompanharo dia sagrado do Tabaski, onde os muçulmanos sacralizam a vida de um cordeiro, pelo bem comum de toda humanidade. Como acontece no Candomblé. Em Belo Horizonte, o babalorixá Pai Sidney explica sobreosorixás, os patuáse suavivênciano candomblé. Em São Luís, no Maranhão, MãeZezé e Dindinha, da Casa Fanti Ashantie do Tambor de Mina,fazem uma louvação a Oxalá, o Reidos Mestres,e explicam quais são as características desse orixá. Já no Senegal, o antropólogoHarouna T através dos peuls,e as mudanças causadas com a chegada dessa nova devoção. O grande imã Saydou Diop repassa os ensinamentos do Alcorão,onde não existe espaço para a intolerância religiosa, eoimã e marabou Zakaria Ahmadou explica os motivos da sacralização dos cordeiros no Tabaski. Ele também ensina como se produz osgris-gris, os amuletos que contém trechos sagrados do alcorão, produzidos também pelos mulçumanos.hiam conta dacomo surgiu o islamismo em seus país.

REAPRESENTAÇÕES:

27/12/2022   Terça           21:00

29/12/2022   Quinta         23:30

31/12/2022   Sábado        15:30

Como assistir: 

No link a seguir, é possível consultar as operadoras que carregam o canal, apenas informando o Estado. Acesso: http://www.cinebrasil.tv/index.php/localize-o-canal

O CINEBRASiL JÁ é um canal por assinatura, por apenas R$9,90 (nove reais e noventa centavos) por mês, sendo o primeiro mês gratuito para o novo assinante.

Acesso: https://www.cinebrasilja.com

CINEBRASiL também está disponível no NOW / Claro TV+.

Acesso: https://www.clarotvmais.com.br/canal/cinebrasil-ja