CONFIRA AQUI TUDO – MAS TUDO MESMO – SOBRE A 9ª MOSTRA CINEBH.

Pelo 9º ano consecutivo, Belo Horizonte será capital do cinema mundial com a realização da CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte, que acontece de 15 a 22 de outubro, na Fundação Clóvis Salgado e CentoeQuatro Centro Cultural. Serão 65 filmes brasileiros e internacionais (31 longas, 1 média e 33 curtas-metragens), em 45 sessões de cinema divididas por dois espaços de exibição (Cine Humberto Mauro e Cine 104). Entre os filmes a serem exibidos na Mostra, há trabalhos de nove países (França, Portugal, Argentina, Espanha, Áustria, EUA, Japão, Israel e Brasil) e representantes de oito estados brasileiros (Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba, São Paulo, Ceará e Distrito Federal). Toda a programação é oferecida gratuitamente ao público.

 

“Enquanto a Mostra CineBH  discute a criação e o papel do cinema na sua contemporaneidade, o Brasil CineMundi enfoca a coprodução e os desafios do setor audiovisual no mercado global. Juntos apresentam uma temporada audiovisual histórica em filmes, reflexões e atitudes e cumprem o propósito de ser um instrumento facilitador para conectar os profissionais brasileiros e estrangeiros, ampliar parcerias, ações de intercâmbio e cooperação internacional”, ressalta a diretora da Universo Produção e coordenadora do evento, Raquel Hallak.

A abertura da Mostra, acontece no dia 15 de outubro, quinta, às 20h, no Cine Humberto Mauro com  exibição do filme inédito “Mate-me Por Favor”, coprodução do Brasil com a Argentina e direção da carioca Anita Rocha da Silveira, em duas sessões 20h30 e 22h30. O filme foi selecionado este ano para o Festival de Veneza, na Itália.

 

HOMENAGEM À CINEASTA LUCRECIA MARTEL

A diretora argentina Lucrecia Martel será a homenageada da 9ª Mostra CineBH e do 6º Brasil CineMundi, escolhida não apenas por representar a celebração do cinema de uma das diretoras mais vigorosas da América Latina, mas é também uma comemoração de seu retorno depois de sete anos sem lançar um longa-metragem. Lucrecia Martel voltou ao set no começo desse ano para filmar “Zama”, seu primeiro filme “de época”, uma adaptação da obra de Antonio Di Benedetto que se passa nos últimos anos da colonização espanhola na Argentina. A realização do filme só se tornou possível graças a um modelo de coprodução que incluiu participações do Brasil (pela Bananeira Filmes, de Vania Catani) e Espanha (pela El Deseo, de Pedro Almodóvar e seu irmão Augustin), entre outros países.

 

Lucrecia Martel ganha uma retrospectiva de sua obra na programação do evento. Ao longo de 20 anos de carreira, realizou  três longas-metragens  antes de Zama e alguns curtas que serão exibidos: O Pântano (La Ciénaga, 2001), A Menina Santa (La Niña Santa, 2004) e A Mulher sem Cabeça (La Mujer sin Cabeza, 2007) e os curtas Nueva Argirópolis (2010), Pescados (2010), Muta (2011), Rey Muerto (1995) e Leguas (2015, episódio do filme coletivo El Aula Vacia). “Apesar de bastante diferentes entre si, os três longas de Martel guardam em comum um preciso domínio das ferramentas audiovisuais, empregadas sempre no sentido de manter o espectador em um estado constante de atenção e de dúvida”, diz Pedro Butcher, um dos curadores da 9ª CineBH.

 

Martel participa também de um encontro com o público da 9ª CineBH, no qual vai conversar sobre seus filmes, e também participará de uma mesa de debate ao lado dos produtores Benjamin Domenech e Vânia Catani para narrar sua experiência em Zama, que se encontra em fase de pós-produção.

 

 

TEMÁTICA CENTRAL

Com o tema “Criação e Resistência: o cinema contra a barbárie” a curadoria da 9ª Mostra CineBH assinada pelos críticos de cinema, Francis Vogner dos Reis e Pedro Butcher faz novamente proposições importantes para que se entenda o que acontece no cinema contemporâneo. Quais as questões – estéticas, criativas, poéticas – que os filmes estão propondo? Quais os impasses? Quais as afirmações? Esses são questionamentos tão simples quanto ancestrais no cinema. De Lumiére a Pedro Costa passando por Godard e o casal Straub-Huillet, o cinema sempre indagou o que fazer, por que fazer e como fazer. Sempre investigou o estatuto do real no cinema e quais os impasses dele como arte e como cultura. A arte não como mais valia, mas como ato de civilização frente à barbárie.

 

Tendo isso em vista, os curadores guiaram suas escolhas por filmes que buscam pensar o estatuto da criação artística no cinema e seu papel frente a um processo acelerado de banalização de categorias que até certo momento do século XX aferiu uma aura de integridade ao cinema como experimentação e, sobretudo, autoria. “O papel do autor há muito se tornou um lugar comum que mais agrega valor ao filme-produto do que diz algo de relevante sobre sua fatura estética. Por isso, optamos pela ideia de criação – em detrimento da de autoria – e de arte, em detrimento de uma noção vulgar de indústria”, afirmam Francis e Pedro Butcher.

 

 

OS FILMES

Em oito dias de programação intensa e gratuita, a 9ª CineBH traz para a capital mineira uma seleção de 65 filmes nacionais e internacionais, duas retrospectivas de autor, uma série de produções em curtas-metragens e mostras temáticas.

 

Os filmes selecionados fazem uma reflexão – seja no seu tema, seja no modo como são feitos – sobre o trabalho do cinema como negação da automatização do consumo e da produção massiva de imagens. Qual a relevância da criação e da fruição artística em um momento em que a imagem – e a própria noção de arte – está subordinada ao ritmo célere e efemeridade? Em que a própria arte, em vez de fazer frente contra a barbárie, toma parte nela?, interrogam os curadores da Mostra, Francis Vogner e Pedro Butcher.

 

Na Mostra Contemporânea, com curadoria de Francis Vogner dos Reis e Pedro Butcher, filmes brasileiros e estrangeiros dividem as atenções. A seleção não se ateve apenas a longas recém-lançados, mas também a produções que tiveram grande circulação em festivais no mundo todo e permaneciam inéditas no Brasil. “Nossas escolhas se guiaram por filmes que buscam pensar o estatuto da criação artística no cinema e seu papel frente a um processo acelerado de banalização de categorias que até certo momento do século XX aferiu uma aura de integridade ao cinema como experimentação e, sobretudo, autoria”, diz Butcher. “Muitos dos filmes que compõem a programação da 9ª CineBH se localizam em espaços clássicos de civilização, como escola, teatro ou museu (incluindo uma cinemateca). A atividade de muitos personagens é a fruição pura e simples, a criação artística e o magistério. Em outros casos, o modo de produção do filme é artesanal (anti-industrial), como um romance, uma peça ou um texto poético”.

 

Assim, o público da mostra tomará contato com filmes de diretores essenciais da produção recente, tais como Jem Cohen (Museum Hours), Manuel Mozos (João Bénard da Costa – Outros Amarão as Coisas que Amei), James Benning (Natural History), Pierre León (Deux, Rémi, Deux), Paul Vecchiali (Faux Accords) e Takashi Miike (Shield of Straw). Outros destaques são La Princesa de Francia (Matias Piñeyro) e L’academia delle Muse (José Luís Guérin). Do Brasil, além de Mate-me Por Favor na abertura, estão na programação A Morte Diária (Daniel Lentini), O Touro (Larissa Figueiredo) e os quatro filmes do projeto Tela Brilhadora, compostos por Garoto (Julio Bressane), O Prefeito (Bruno Safadi), O Espelho (Rodrigo Lima) e Origem do Mundo (Moa Batsow).

 

Repetindo uma das ações de maior sucesso no ano passado, a CineBH retorna com a mostra Diálogos Históricos, que vai exibir quatro longas-metragens clássicos em cópias restauradas, seguidos de bate-papo com críticos e pesquisadores. Os filmes deste ano são todos franceses: French Can Can (Jean Renoir, 1954), O Desprezo (Jean-Luc Godard, 1963), Os Olhos sem Rosto (Georges Franju, 1960) e Zero em Comportamento (Jean Vigo, 1933).

 

 

OS DESAFIOS ESTÉTICOS E DE PRODUÇÃO DOS CURTAS-METRAGENS

A Mostra CineBH, como plataforma de exibição e discussão de filmes ligadas a questões econômicas e de produção, empenha-se em trazer sessões de curtas-metragens que reflitam o movimento geral do festival. Segundo os curadores da seleção de curtas Pedro Maciel Guimarães e Francis Vogner dos Reis “os filmes selecionados para esta edição colocam questões sobre como interagir com profissionais de outros países e como usar o documentário como linguagem de intervenção na sociedade e no espaço urbano. Mais do que reunir o melhor da produção de curtas recentes, é preciso pensar num formato de exibição que valorize as particularidades estéticas, econômicas e práticas de viabilização de filmes curtos no Brasil.”

 

A seleção da Mostra Curtas apresenta  33 filmes que transitam pela diversidade característica do formato, com vários títulos de pouca circulação em festivais brasileiros. Houve o cuidado de atentar para realizações fora dos holofotes, com gestos significativos de criação que muitas vezes não recebem a devida atenção. Realizadores veteranos como Carlos Adriano (Sem Título#1: Dance of Leifossil) e Beth Formaggini (Uma Família Ilustre) dividem espaço com novos diretores, como Diego Hoefel (Cidade Nova) e Davi de Oliveira Pinheiro (Another Empty Space), entre vários outros.

 

A outra retrospectiva da Mostra será dedicada aos curtas-metragens da produtora paraibana Vermelho Profundo, que vem se destacando no cenário audiovisual de festivais com produções em diálogo direto com o gênero do horror e da ficção científica. Estão na programação Cova Aberta (Ian Abé, 2013), Enquanto a Justiça Tarda (Fabiano Raposo, 2009), Mais Denso que Sangue (Ian Abé, 2011), O Desejo do Morto (Ramon Porto Mota, 2013), O Hóspede (Ramon Porto Mota e Anacã Agra, 2011) e Os Mortos (Jhésus Tribuzi, 2015). “A construção de atmosfera e o rigor cênico dão o tom de filmes que possuem uma plasticidade imaginativa, mesmo com notáveis diferenças no estilo dos diretores”, destaca Francis Vogner dos Reis, curador da CineBH.

 

 

BRASIL CINEMUNDI – O EVENTO DE MERCADO DO CINEMA BRASILEIRO

A coprodução internacional surge cada vez mais como uma alternativa de viabilização de obras cinematográficas com perfil mais autoral, alternativa para distribuir os filmes a um mercado mais amplo que o local, para fomentar o intercâmbio de culturas, tecnologias e profissionais. Contribui para o compartilhamento de experiências e conhecimento entre os profissionais de diferentes nacionalidades, estimula novos modos de produção e visões diferentes de mundo e de cinema.

 

O Brasil CineMundi – Internacional Coproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro, em sua 6ª edição, de 15 a 19 de outubro,  integra a programação da 9ª Mostra CineBH  e desempenha o papel de desenvolver, capacitar e solidificar os caminhos da coprodução no cenário do audiovisual brasileiro. Consolida-se como espaço e plataforma de rede de contatos e negócios para o cinema brasileiro em intercâmbio com o mundo.

 

Nesta edição, além dos convidados do Brasil, participam 21 convidados internacionais representativos da indústria audiovisual mundial de 11 países – Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, França, Noruega, Estados Unidos, Suíça, Uruguai, Espanha e Brasil que desembarcam na capital mineira para participar das diversas atividades promovidas pelo evento e conhecer os 15 projetos selecionados que estarão participando das rodades de negócios .

 

Ao final do evento, um júri vai escolher o melhor projeto de longa brasileiro em fase de desenvolvimento.  Ele será premiado com materiais e serviços oferecidos pelos parceiros do programa. Os projetos selecionados concorrem também a vagas para participar do Torino Film Lab, evento de coprodução na Itália(em novembro), vagas no Ventana Sur (Argentina), em dezembro e no Cinelatino – Toulouse (França), em março de 2016.

 

 

MOSTRINHA E CINE-EXPRESSÃO

Cinema e educação andam de mãos dadas na programação da 9ª Mostra CineBH que promove  mais uma edição do programa Cine Expressão – A Escola vai ao cinema. Professores das escolas de Belo Horizonte, públicas ou privadas, podem se inscrever gratuitamente para levarem suas turmas ao cinema durante o evento. Serão oito sessões gratuitas de três longas contemporâneos voltados ao público infantil e jovem. As inscrições estão abertas no site oficial da Mostra www.cinebh.com.br até o dia 5 de outubro.

 

E, no sábado, dia 17, tem sessão especial dedicada à família e aos jovens com exibição do filme “Últimas conversas”, direção de Eduardo Coutinho. O cineasta entrevista diversos estudantes do ensino médio público no Rio de Janeiro, perguntando sobre suas vidas atuais e expectativas para o futuro.

Coutinho morreu antes de finalizar “Últimas Conversas”. O projeto foi assumido por João Moreira Salles, diretor e produtor da VideoFilmes, e pela montadora Jordana Berg. Foram filmados aproximadamente 30 jovens dos 250 inicialmente pesquisados. O material bruto tem 32 horas.

 

OFICINAS E WORKSHOPS

O evento ofecere um amplo programa de capacitação e formação para profissionais do setor, da educação, jovens e interessados em cinema. Este ano serão oito modalidades de curso – cinco oficinas e três workshops internacionais com a oferta de 305 vagas que acontecem nas dependências da Fundação Clovis Salgado (Palácio das Artes), Av. Afonso Pena 1537, durante a realização do evento. Os interessados em preencher uma das vagas têm até o dia 7 de outubro, até às 20 horas (horário de Brasília), para se inscreverem pelo site oficial do evento  www.cinebh.com.br.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

9ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte

15 a 22 de outubro de 2015

 

Brasil CineMundi  – 6th International Coproduction Meeting

15 a 19 de outubro de 2015

 

 

PROGRAMAÇÃO GERAL

 

LOCAIS DE REALIZAÇÃO

 

A programação do evento é oferecida gratuitamente ao público e está planejada para ser realizada nos seguintes espaços.

 

Fundação Clovis Salgado – (Palácio das Artes)

Av. Afonso Pena, 1537 – Centro

 

  • Cine Humberto Mauro (plateia de 129 lugares)
  • Teatro João Ceschiatti (plateia de 148 lugares)
  • Sala Juvenal Dias (plateia de 176 lugares)
  • Espaço Mari’Stella Tristão

 

 

CentoeQuatro  Centro Cultural

Praça Ruy Barbosa, 104 – Centro

 

  • Cine 104 – (plateia de 90 lugares)
  • Café 104

 

 

*Toda programação é oferecida gratuita ao público. 

 

Retirada de ingressos  nas bilheterias de cada cinema 30 minutos antes de cada sessão. Sujeito à lotação de cada espaço.

 

 

Acompanhe a 9ª CineBH, o 6º Brasil CineMundi e o programa Cinema Sem Fronteiras 2015

Participe da Campanha #eufaçoaMOSTRA

Twitter: universoprod

Facebook: universoproducao / cinebh

Web: cinebh.com.br

 

***

 

15 DE OUTURO – QUINTA-FEIRA

 

20h – ABERTURA OFICIAL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

HOMENAGEM À CINEASTA ARGENTINA LUCRECIA MARTEL

 

FILME DE ABERTURA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL

 

Sessões  20h30  e  22h30  

 

MATE-ME POR FAVOR

Ficção, Cor, DCP, 101′, Brasil/ Argentina, 2015

Direção: Anita Rocha da Silveira

Elenco: Valentina Herszage, Dora Freind, Julia Roliz, Mari Oliveira, Bernardo Marinho.

 

Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Uma onda de assassinatos invade o bairro. O que começa como uma curiosidade mórbida se apodera cada vez mais da vida dos jovens habitantes. Entre eles, Bia, uma garota de 15 anos. Após um encontro com a morte, ela fará de tudo para ter a certeza de que está viva.

 

*Faixa etária sugerida: 12 anos

 

*Retirada de ingresso para a abertura e sessões do filme de abertura deverá ser feita entre 10 e 18h, na bilheteria do foyer do Palácio das Artes. Sujeito à lotação do espaço

 

16 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA

 

9h às 13h – BRASIL CINEMUNDI | APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS SELECIONADOS

                                                            LABORATÓRIO DE ROTEIRO 

Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes

 

Participação: Produtores e Diretores dos projetos selecionados para o Brasil CineMundi e Doc Brasil Meeting

Mediadores :Colaboradores do Brasil CineMundi

 

Instrutora do Laboratório de Roteiros: Yolanda Barrasa Script Doctor | ESPANHA

 

 

9h30h às 10h15 – SEMINÁRIO BRASIL CINEMUNDI |CREDENCIAMENTO

Local: Hall – Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes

 

Credenciamento dos participantes previamente inscritos para participar do 6º Seminário Brasil CineMundi

 

10h30 às 12h30 – SEMINÁRIO BRASIL CINEMUNDI |DEBATE INAUGURAL

Local: Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes

 

 

Tema: MODELOS E POLÍTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO AUDIOVISUAL BRASILEIRO

 

Quais as diretrizes, modelos e políticas públicas, ações de intercâmbio e cooperação para o desenvolvimento do audiovisual no Brasil e em Minas Gerais? Quais  os avanços, parcerias e perspectivas de crescimento?

Qual contribuição a ser efetivada para implementação de um plano de metas e diretrizes dedicado ao desenvolvimento dos diversos elos da cadeia produtiva do audiovisual em Minas Gerais?

 

Convidados:

  • Alfredo Manevy – Presidente da SPCine |SP (a confirmar)
  • Angelo Oswaldo de Araújo Santos – Secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais |MG ( a confirmar)
  • Cesar Piva – Diretor Executivo da Agência Polo Audiovisual da Zona da Mata – MG e membro do Fórum Mineiro do Audiovisual |MG
  • Pola Ribeiro – Secretário do Audiovisual -Ministério da Cultura|DF
  • Rosana Alcântara – Diretora da Ancine |RJ

 

Mediador: Israel do Vale – presidente da Rede Minas |MG

 

 

13h – CURTAS NO ALMOÇO

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

QUANDO PAREI DE ME PREOCUPAR COM CANALHAS, de Tiago Vieira

Ficção, Cor, Digital, 15′, SP, 2015

 

MEU PEQUENO HERÓI NÃO SABE VOAR, de PEDRO JORGE

Ficção, Cor, DCP, 19′, SP, 2015

 

PAIXÃO NACIONAL, de Jandir Santin

Ficção, Cor, Digital, 17′, PR, 2015

 

NINGUÉM NASCE NO PARAÍSO, de Alan Schvarsberg

Documentário, Cor, DCP, 25′, DF, 2015

 

*Faixa etária sugerida: 12 anos

 

 

14h às 16h – SEMINÁRIO BRASIL CINEMUNDI | WORKSHOP E DEBATE - DOC BRASIL MEETING 

Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes

 

 

WORKSHOP DOCUMENTAL

 

Painel: PANORAMA DE EVENTOS DE MERCADO PARA DOCUMENTÁRIOS

Relato de experiências de trabalho, ações de promoção e difusão do documentário no mercado internacional para uma plateia interessada em conhecer, dialogar, refletir sobre as formas de trabalho para inserção do gênero no mercado audiovisual.

 

Participantes:

  • Flor Rubina – Chile Doc |CHILE
  • Gudula Meinzolt – produtora Autentika Films, programadora Visions Sud Est, Doc Outlook International Market “Visions du Réel”, Nyon e colaboradora Brasil CineMundi | SUIÇA
  • Heloisa Jinzenji – coordenadora de coproduções internacionais da TAL – Televisão América Latina |BRASIL
  • Luis González Zaffaroni – Doc Montevideo – URUGUAI

 

Mediadora: Mariana Oliva  – produtora Zeza Filmes |BRASIL

 

14h30 às 17h – BRASIL CINEMUNDI|MEETINGS ONE-TO-ONE (projetos selecionados – categoria CINEMUNDI)

Local: Espaço Mari’Stella Tristão  – Palácio das Artes

 

 

15h30 às 17h  – SEMINÁRIO BRASIL CINEMUNDI | CASE STUDY|DEBATE

Local: Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes

 

 

Tema: O BRASIL, AMÉRICA LATINA E EUROPA: EXPERIÊNCIAS EM COPRODUÇÃO INTERNACIONAL 

 

Produtores apresentam ao público suas experiências em coprodução internacional – os caminhos, dificuldades, resultados e avanços

 

Convidados:

  • Diana Bustamante – proutora, Burning Blue |COLÔMBIA
  • Fernando Brom – produtor, La Unión de los Rios | ARGENTINA
  • Giancarlo Nasi – produtor, Don Quijote Films |CHILE
  • Juliette Lepoutre – produtora, Still Moving |FRANÇA

 

Mediador: Paulo de Carvalho –produtor Autentika Films, programador e colaborador do Brasil CineMundi |ALEMANHA/BRASIL

 

16h30 às 18h – BRASIL CINEMUNDI|MEETINGS (projetos selecionados – DOC BRASIL MEETING)

Local: Espaço Mari’stella Tristão  – Palácio das Artes

 

 

17h – LONGA – MOSTRA CINEMUNDI – PRÉ-ESTREIA NACIONAL | SESSÃO COMENTADA

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

IRANIANO

Título original: IRANIEN

Documentário, Cor, DCP, 105’, França-Suíça-Irã, 2014

 

Direção: Mehran Tamadon

 

Demorou dois anos para que Mehran Tamadon convencesse quatro defensores do regime iraniano a se arriscarem participando de uma experiência com ele. Agora, ele os recebe como convidados na casa de campo de sua família para experimentar algo que não existe no Irã: uma sociedade pluralista. Eles discutem as vantagens e desvantagens de uma sociedade secular, o véu, o aborto e a liberdade de imprensa, entre outros assuntos.

 

*Faixa etária sugerida: 16 anos

 

*Sessão comentada com Luciano Barisone – diretor, VisionsSudEst, Visions du Réel – SUÍÇA

 

 

17h15 às 18h30  – SEMINÁRIO BRASIL CINEMUNDI | CASE STUDY|DEBATE

Local: Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes

 

 

Relato da experiência e desafios em coprodução internacional, tendo como referência o longa  ZAMA, o quarto  filme dirigido por Lucrecia Martel – homenageada do evento e o primeiro dirigido por ela que é uma adaptação da literatura. O filme é uma coprodução da Bananeira Filmes, El Deseo, Lita Stantic Produccions, Rei Cine e mais seis produtoras associadas.

 

 

  • ZAMA, direção e roteiro de Lucrecia Martel

O longa-metragem é uma adaptação da obra do escritor argentino Antonio di Benedetto. A história se passa no fim do sec. XVIII, em uma pequena cidade latino-americana de colonização espanhola. Diego de Zama, único funcionário sul-americano da administração colonial, espera um barco que traga uma carta do Rei com sua promoção e sua transferência: possibilidade de voltar à cidade onde vivem sua mulher e seus filhos, a quem não vê há vários anos. O tempo passa, os Governadores mudam, a gente da cidade é outra. E a carta nunca chega.

 

 

Convidados:

  • Benjamin Domenech – produtor, Rei Cine –| ARGENTINA
  • Lucrecia Martel – cineasta| ARGENTINA
  • Vânia Catani – produtora Bananeira Filmes | BRASIL

 

Mediador: Pedro Butcher – crítico de cinema, colaborador do Brasil CineMundi e curador da Mostra CineBH |BRASIL

 

 

18h às 19h – BRASIL CINEMUNDI|AGENDA DE RELACIONAMENTO

Local: Espaço Mari’stella Tristão  – Palácio das Artes

 

 

19h30 – LONGA – MOSTRA HOMENAGEM RETROSPECTIVA LUCRECIA MARTEL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

A MULHER SEM CABEÇA

Título original: LA MUJER SIN CABEZA

Ficção, Cor, 35mm, 87’, Argentina-Espanha-França-Itália, 2008

 

Direção: Lucrecia Martel

Elenco: Maria Onetto, Claudia Cantero, Inés Efron, Daniel Genoud, Guillermo Arengo, Cesar Bordón, Maria Vaner

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

19h30 – LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA– PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine 104

 

A MORTE DIÁRIA

Documentário, Cor, DCP, 78′, MG, 2015

 

Direção: Daniel Lentini

Elenco: moradores do Sul de Minas Gerais

 

O fim daquela terra. O fim daquele tempo.

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

21h15 – LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA– PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

ESCUDO DE PALHA

Título original: Shield of Straw / Wara No Tate

Ficção, Cor, DCP,125’, Japão, 2013

 

Direção: Takashi Miike

Elenco: Takao Osawa, Nanako Matsushima, Goro Kishitani, Masatoh Ibu, Kento Nagayama, Kimiko Yo, Tatsuya Fujiwara, Tsutomu Yamazaki

 

“Mate Kunihide Kiyomaru, e eu lhe pago 1 bilhão de ienes.” Esse é o anuncio colocado em todos os grandes jornais do Japão. Assim, o poderoso multibilionário Ninagawa põem um preço irresistível na cabeça do homem que ele acredita ser o assassino de sua neta. Vendo que se tornou um alvo para milhões de pessoas, Kiyomaru se entrega para a Estação de Polícia de Fukuoka. Quatro agentes são despachados para trazer Kiyomaru de volta para Tóquio, arriscando suas próprias vidas, mas agora um grande número de assassinos os aguarda na viagem de 1.200 quilômetros. A viagem vira uma perseguição infernal, onde qualquer pessoa pode ser um matador.

 

*Faixa etária sugerida: 18 anos

 

21h30 – MOSTRA CURTAS – SÉRIE 1

Local: Cine 104

 

UMA FAMÍLIA ILUSTRE, de Beth Formaggini

Documentário, Cor, DCP, 15’03, RJ, 2015

 

O TETO SOBRE NÓS, de Bruno Carboni

Ficção, Cor, DCP, 22′, RS, 2015

 

CHAPA, de Fábio Montanari

Ficção, Cor, Digital, 14’10, SP, 2015

 

RETRATO DE CARMEM D., de Isabel Joffily

Documentário, Cor, Digital, 22′, RJ, 2015

 

*Faixa etária sugerida: 12 anos

 

23h – ARTE – SHOW

Local: Café 104 | CentoeQuatro Centro Cultural

 

 

 

 

17 DE OUTUBRO – SÁBADO

 

 

9 às 11h – BRASIL CINEMUNDI|MEETINGS ONE-TO-ONE (projetos selecionados)

Local: Espaço Mari’Stella Tristão  – Palácio das Artes

 

 9 às 10h30 – BRASIL CINEMUNDI|MEETINGS |DOC BRASIL MEETING (projetos selecionados)

Local: Espaço Mari’Stella Tristão  – Palácio das Artes

 

 

11 às 13h – SEMINÁRIO BRASIL CINEMUNDI | ENCONTRO E BATE-PAPO

Local: Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes

 

ENCONTRO COM LUCRECIA MARTEL

 

Neste encontro com Lucrecia Martel, homenageada da 9ª Mostra CineBH|6º Brasil CineMundi, a diretora argentina conversará com o público sobre as estratégias narrativas e os aspectos estéticos e políticos de seus três longas-metragens: O Pântano(La Ciénaga), A  Menina Santa(La Niña Santa) e a A Mulher sem Cabeça (La Mujer Sin Cabeza). Cada um a seu modo, os filmes de Lucrecia Martel trazem como ponto comum um extraordinário domínio das ferramentas audiovisuais, com uso especialmente elaborado do som. Sempre filmados na região de Salta, onde nasceu e vive até hoje, seus longas são carregados de uma sensação de estranhamento e de uma sutil visão crítica da sociedade argentina

 

Convidada: Lucrecia Martel – cineasta  |ARGENTINA

Participação: José Carlos Avellar – crítico de cinema |BRASIL

 

Mediador: Pedro Butcher – crítico de cinema, colaborador do Brasil CineMundi e curador da Mostra CineBH |BRASIL

 

 

14h às 16h30 – BRASIL CINEMUNDI|MEETINGS ONE-TO-ONE (projetos selecionados)

Local: Espaço Mari’stella Tristão  – Palácio das Artes

 

 

14h30 às 16h30 – BRASIL CINEMUNDI|MEETINGS DOC BRASIL MEETING (projetos selecionados )

Local: Espaço Mari’stella Tristão  – Palácio das Artes

 

 

14h30 às 16h30 – SEMINÁRIO BRASIL CINEMUNDI |DEBATE

Local: Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes

 

 

Tema: FUNDOS DE INVESTIMENTOS E COOPERAÇÃO AUDIOVISUAL INTERNACIONAL

O financiamento de um filme é sempre um desafio e um risco, especialmente para um cinema independente e inovador. É importante conhecer todas as possíveis fontes de financiamento para a coprodução e como inserir um projeto em âmbito internacional. Representantes de fundos, eventos e editais compartilham informações, experiências e possibilidades de cooperação internacional.

 

Convidados:

  • Lamisi Gurah Blackman – vice-presidente, Films from the South-SorFond | NORUEGA
  • Michael Raisler – cofundador e diretor de criação, Cinereach | EUA
  • Rodrigo Camargo – Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine | BRASIL (a confirmar)
  • Séverine Roinssard – produtora Parati Films, coordenadora La Fabrique des Cinémas du Monde e colaboradora Brasil CineMundi | FRANÇA

 

Mediadora: Gudula Meinzolt – produtora Autentika Films, programadora Visions Sud Est, Doc Outlook International Market “Visions du Réel”, Nyon e colaboradora Brasil CineMundi | SUIÇA

 

 

15h – LONGA – MOSTRINHA | SESSÃO JOVEM

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

ÚLTIMAS CONVERSAS

Documentário, Cor, DCP, 85’, RJ, 2015

 

 

Direção: Eduardo Coutinho

 

Realizado a partir de entrevistas feitas com jovens estudantes brasileiros pelo cineasta Eduardo Coutinho antes de sua morte (em fevereiro de 2014), o filme busca entender como pensam, como sonham e como vivem os adolescentes de hoje. O material foi editado pela montadora Jordana Berg, parceira de Coutinho desde “Santo Forte” (2000), e a versão final é de João Moreira Salles.

 

*Faixa etária sugerida: 12 anos

 

16h45 às 18h30 – SEMINÁRIO BRASIL CINEMUNDI |DEBATE

Local: Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes

 

Tema: ESTRATÉGIAS DE VENDA, DISTRIBUIÇÃO, LANÇAMENTOS DE FILMES

A importância de elaborar e definir as estratégias de venda para seu filme. Por onde começar, quando e a quem procurar quando tiver seu projeto de longa em fase de pré-produção ou semifinanciado. Quais as vantagens de se associar ao “word sales” ideal para o seu projeto. Qual o melhor mercado para lançar seu filme?

 

Convidados:

  • Gabor Greiner – diretor de aquisições, Films Boutique |ALEMANHA
  • Lucero Garzon – produtora | FRANÇA
  • Virginie Devesa – distribuidora e codiretora, Alpha Violet | FRANÇA

 

Mediador: Pedro Butcher – crítico de cinema, colaborador do Brasil CineMundi e curador da Mostra CineBH |RJ

 

 

17h – LONGA – MOSTRA HOMENAGEM RETROSPECTIVA LUCRECIA MARTEL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

O PÂNTANO

Título original: LA CIÉNAGA

Ficção, Cor, 35mm, 103’, Argentina-Espanha, 2001

 

Direção: Lucrecia Martel

 

* Prêmios Alfred Bauer no Festival de Berlim, Melhor direção no Festival de Sundance e Melhor filme no Festival de La Habana em 2001

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

 

18h30 às 19h30 – BRASIL CINEMUNDI | AGENDA DE RELACIONAMENTOS

Local: Tenda Brasil CineMundi – Palácio das Artes

 

19h – LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA– PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine 104

 

A PRINCESA DA FRANÇA

Título original:  La Princesa de Francia

Ficção, Cor, DCP, 67’, Argentina, 2014

 

Direção: Matías Piñeiro

Elenco: Julian Larquier Tellarini, Agustina Muñoz, Pablo Sigal, Gabriela Saidón, Romina Paula, María Villar, Elisa Carricajo, Laura Paredes, Julián Tello, Juan Chacón

 

Um ano após a morte de seu pai, o jovem diretor de teatro Victor retorna à cidade de Buenos Aires com o intuito de reunir sua antiga companhia de teatro e adaptar para o rádio a peça Love’s Labour’s Lost, de Shakespeare. Ao descobrir que sua namorada Paula está desaparecida, Victor passa a se envolver com uma série de mulheres, entre elas Ana, com quem flertava por e-mail, e Carla, uma desconhecida que desperta novos sentimentos no diretor. Cada vez mais confuso, Victor se deixa enredar pelos novos relacionamentos, que se misturam com a peça que está adaptando.

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

19h30 – LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA– PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine 104

 

O TOURO

Documentário, Cor, DCP, 78′, PR, 2015

 

Direção: Larissa Figueiredo

Elenco: Joana de Verona & moradores da Ilha de Lençóis

 

Quando o Rei Português Dom Sebastião perdeu a Batalha de Alcácer Quibir, seu corpo foi engolido pelas areias do Marrocos e desapareceu. Seu espírito, no entanto, formou um exército e fundou o seu reino encantado na Ilha de Lençóis, no Nordeste do Brasil. Cinco séculos depois, Joana, um jovem portuguesa, chega na ilha em busca do seu rei desaparecido.

 

*Faixa etária sugerida: livre

 

20h15 – CURTAS – MOSTRA HOMENAGEM RETROSPECTIVA LUCRECIA MARTEL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

REY MUERTO

Ficção, Cor, 35mm, 12’, Argentina, 1995

 

PESCADOS

Ficção, Cor, Digital, 4’, Argentina, 2010

 

NUEVA ARGIRÓPOLIS

Ficção, Cor, Digital, 8’, Argentina, 2010

MUTA

Ficção, Cor, Digital,7’, Argentina-Itália, 2011

LEGUAS (episódio de A Aula Vazia)

Documentário, Cor, Digital,  Argentina, 2015

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

21h15 – LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

A ACADEMIA DAS MUSAS

Título original: L’Accademia delle Muse

Ficção, Cor, DCP,92’, Espanha, 2015

 

Direção: José Luis Guerin 

Elenco: Raffaele Pinto , Emanuela Forgetta , Rosa Delor Muns , Mireia Iniesta

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

21h30 – CURTAS | MOSTRA RETROSPECTIVA VERMELHO PROFUNDO

Local: Cine 104 | CentoeQuatro Centro Cultural

 

ENQUANTO A JUSTIÇA TARDA, de Fabiano Raposo

Documentário, Cor, Digital, 16’41, PB, 2009

 

MAIS DENSO QUE SANGUE, de Ian Abé

Ficção, Cor, Digital, 15’15, PB, 2011

 

COVA ABERTA, de Ian Abé

Ficção, Cor, Digital, 21’01, PB, 2013

 

*Faixa etária sugerida: 18 anos

 

 

23h – ARTE – SHOW

Local: Café 104 | CentoeQuatro Centro Cultural

 

 

18 DE OUTUBRO – DOMINGO

 

17h – LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA |PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

HISTÓRIA NATURAL

Título original: Natural History

Documentário, Cor, Digital,75’, EUA, 2014

 

Direção: James Benning

 

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

18h – MOSTRA CURTAS – SÉRIE 2

Local: Cine 104 | CentoeQuatro Centro Cultural

 

UMA LINHA, de Fernando Calabron, Manu Sobral

Documentário, Cor, Digital, 10′, SP, 2015

 

MARCATTI, de Arthur B. Senra e Sávio Leite

Documentário, Cor, Digital, 07’36, MG, 2015

 

CORRESPONDÊNCIAS DO FRONT, de Bruna Carvalho Almeida

Experimental, Cor, Digital, 13′, SP, 2015

 

ANÊMONA, de Felipe Santo

Ficção, Cor, DCP, 15’30, SP, 2015

 

*Faixa etária sugerida: 18 anos

 

 

19h – LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA |TELA BRILHADORA |PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

O PREFEITO

Ficção, Cor, DCP, 70’11, RJ, 2015

 

Direção: Bruno Safadi

Elenco: Nizo Neto, Djin Sganzerla e Gustavo Novaes

 

O Prefeito da cidade do Rio de Janeiro quer entrar para a história. Para tanto, decide separar o Rio de Janeiro do Brasil e fundar um novo país.

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

 

19h30 – LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA |PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine 104 | CentoeQuatro Centro Cultural

 

FAUX ACCORDS

Ficção-Documentário, Cor, Digital, 70’, França, 2014

 

Direção: Paul Vecchiali

Elenco: Pascal Cervo, Julien Lucq, Paul Vecchiali

 

 

*Faixa etária sugerida: 12 anos

 

 

20h30 – LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA |PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

MUSEUM HOURS

Ficção, Cor, DCP,106’, Áustria-EUA, 2012

 

Direção: Jem Cohen

Elenco: Mary Margaret O’Hara, Bobby Sommer, Ela Piplits

 

 

Johann é vigilante no Museu de História de Arte em Viena. Suas horas de trabalho são de observação discreta e atenta dos visitantes que atravessam as salas do museu e se detêm diante das obras de arte expostas. Johann depara-se com a presença enigmática de Anne, uma visitante estrangeira que veio de emergência à Viena visitar uma amiga hospitalizada, e que, sem conhecer a cidade, procura refúgio no museu.

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

 

21h – CURTAS | MOSTRA RETROSPECTIVA VERMELHO PROFUNDO

Local: Cine 104 | CentoeQuatro Centro Cultural

 

OS MORTOS, de Jhésus Tribuzi

Ficção, Cor, Digital, 24’37, PB, 2015

 

O HÓSPEDE, de Ramon Porto Mota, Anacã Agra

Ficção, P&B, Digital, 17’04, PB, 2011

 

O DESEJO DO MORTO, de Ramon Porto Mota

Ficção, Cor, Digital, 33’20, PB, 2013

 

*Faixa etária sugerida: 18 anos

 

22h30 – ARTE – SHOW

Local: Café 104 | CentoeQuatro Centro Cultural

 

 

19 DE OUTUBRO – SEGUNDA

 

 

9 às 11h – BRASIL CINEMUNDI|MEETINGS ONE-TO-ONE (projetos selecionados)

Local: Espaço Mari’stella Tristão  – Palácio das Artes

 

 9 às 10h30 – BRASIL CINEMUNDI|MEETINGS |DOC BRASIL MEETING (projetos selecionados)

Local: Espaço Mari’stella Tristão  – Palácio das Artes

 

 

10h às 11h30 – SEMINÁRIO BRASIL CINEMUNDI |WORKSHOP E DEBATE

Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes

 

Painel: OPORTUNIDADES PARA O CINEMA BRASILEIRO NO EXTERIOR

Relato de Experiências e apresentação de parcerias, estratégias promocionais e de vendas que podem ser aplicadas no contato entre profissionais do audiovisual e representantes do mercado cinematográfico internacional.

 

Convidada:

  • Marika Kozlovska – consultora de mercados internacionais do programa Cinema do Brasil |ALEMANHA

 

Mediador: Pedro Butcher – crítico de cinema, colaborador do Brasil CineMundi e curador da Mostra CineBH |RJ

 

 

11 às 13h – SEMINÁRIO BRASIL CINEMUNDI | DEBATE

Local: Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes

 

Tema: POLÍTICAS DE FESTIVAIS, ESTRATÉGIAS E A VISÃO DO PROGRAMADOR SOBRE O CINEMA BRASILEIRO

Relato de experiências, critérios e estratégias de seleção e programação na visão de diretores de festivais internacionais e como estes profissionais veem o cinema brasileiro?

 

Convidados:

  • Flor Rubina – diretora executiva, ChileDoc |Chile
  • Luciano Barisone – diretor, Visions du Réel | SUÍÇA
  • Rémi Bonhomme – diretor de programação, Semana da Crítica de Cannes | FRANÇA

 

Mediador: Eduardo Valente – Assessor Internacional da Ancine | BRASIL

 

 

14h30 às 16h  – SEMINÁRIO BRASIL CINEMUNDI | CASE STUDY|DEBATE

Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes

 

 

Relato da experiência e desafios em coprodução internacional, tendo como referência o longa  LA TIERRA Y LA SOMBRA. O filme é uma coprodução internacional das empresas Burning Blue (Colômbia) Topkapi (Holanda), Rampante Films (Chile), Ciné-Sud Promotion (França) e Preta Portê (Brasil). O filme ganhou os prêmios “Caméra d’Or” de melhor filme no Festival de Cannes 2015 e “Grande Prêmio” na Semana da Crítica de Cannes 2015.

 

Depois de vários anos, um humilde trabalhador de uma plantação de cana de açúcar retorna para casa para encontrar seu neto e terá lidar com as dificuldades que sua família lhe impõe.

 

Convidados:

  • Diana Bustamante – produtora, Burning Blue | COLÔMBIA
  • Giancarlo Nasi – produtor, Don Quijote Films | CHILE
  • Juliana Vicente – produtora, Preta Portê| BRASIL

 

Mediador: Paulo de Carvalho – produtor Autentika Films, programador e colaborador do Brasil CineMundi |ALEMANHA -BRASIL

 

15h às 18h  – SEMINÁRIO BRASIL CINEMUNDI |WORKSHOP

Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes

 

WORKSHOP DE ROTEIRO

 

Painel: AS BASES DE UM BOM ROTEIRO – FICÇÃO E DOCUMENTÁRIO: COMO CONSTRUIR UM ROTEIRO QUE REFLITA A ESSÊNCIA DO SEU PROJETO?

 

Convidada:

  • Yolanda Barrasa – script doctor| ESPANHA

 

Mediadora: Séverine Roinssard  – produtora Parati Films, coordenadora La Fabrique des Cinémas du Monde e colaboradora Brasil CineMundi | FRANÇA

 

17h – LONGA – MOSTRA HOMENAGEM RETROSPECTIVA LUCRECIA MARTEL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

A MENINA SANTA

Título original: LA NIÑA SANTA

Ficção, Cor, 35mm, 106’, Argentina,2004

 

Direção: Lucrecia Martel

Elenco: Mercedes Morán, Carlos Belloso, Alejandro Urdapilleta, Maria Alché, Julieta Zylberberg, Mónica Villa, Marta Lubos, Arturo Goetz, Alejo Mango, Mia Maestro

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

 

19h – LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA |TELA BRILHADORA |PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

O ESPELHO

Ficção, Cor, DCP, 65′, RJ, 2015

 

Direção: Rodrigo Lima

Elenco: Ana Abbott e Augusto Madeira

 

Um misterioso chamado atrai um homem até a porteira de um sitio abandonado. Uma mulher emerge do lodo, do fundo de um lago, um espelho d’agua. Eles se encontram, se aproximam e um feitiço é lançado. Juntos, experimentam os maravilhosos encantos da alucinação, das lembranças, dos sonhos. Reflexos na agua revelam segredos escondidos na natureza da alma. O espelho é uma recriação do conto homônimo do escritor brasileiro, Machado de Assis.

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

19h – LONGA – MOSTRA DIÁLOGOS HISTORICOS | SESSÃO COMENTADA

Local: Cine 104 | CentoeQuatro Centro Cultural

 

ZERO COMPORTAMENTO

Título original: Zéro de Conduite

Ficção, P&B, DCP, 41’, França, 1933

 

Direção: Jean Vigo

Elenco: Jean Dasté, Robert le Flon, Louis de Gonzague, Raphaël Diligent, Louis Lefebvre, Gérard de Bédarieux

 

O filme remete às experiências escolares das crianças francesas baseadas nas memórias de Vigo sobre sua própria infância. Retrata um sistema educativo burocrático e repressivo diante do qual os estudantes empreendem verdadeiros atos de rebelião por vezes surreais, resultado de leituras libertárias da infância. O título faz referência a qualificação (nota) de um dos meninos recebem que lhes impede de sair no domingo. Também mostra a influência da obra de teatro Ubu Roi de Alfred Jarry.

 

*Faixa etária sugerida: Livre

 

*Sessão comentada – bate-papo após a exibição do filme

 

 

20h30 – BRASIL CINEMUNDI – ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

Anúncio e premiação do projeto vencedor do 6º Brasil CineMundi – Internacional Coproduction Meeting

 

21h – LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

BEIRA-MAR

Ficção, Cor, HD, 83′, RS, 2015

 

Direção: Filipe Matzembacher & Marcio Reolon

Elenco: Mateus Almada, Mauricio João Barcellos, Elisa Brites, Francisco Gick e Irene Brietzke

 

Martin e Tomaz passam um fim de semana imersos em um universo próprio. Alternando entre distrações corriqueiras e reflexões sobre suas vidas e sua amizade, os garotos se abrigam em uma casa de vidro, à beira de um mar frio e revolto.

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

21h – MOSTRA CURTAS – SÉRIE 3

Local: Cine 104 | CentoeQuatro Centro Cultural

 

SEXTA-FEIRA, de Gian Orsini

Documentário, Cor, DCP, 11’16, PB, 2015

 

PRETO, de Elton de Almeida

Ficção, Cor, Digital, 21’24, SP, 2015

 

BISTON BETULARIA, de Ive Machado

Documentário, Cor, Digital, 13’14, PR, 2015

 

CIDADE NOVA, de Diego Hoefel

Ficção, Cor, DCP, 13′, CE, 2015

 

ANOTHER EMPTY SPACE, de Davi de Oliveira Pinheiro

Ficção, Cor, DCP, 08’06, RS, 2015

 

*Faixa etária sugerida: 12 anos

 

 

20 DE OUTUBRO – TERÇA

 

 

 

8h – LONGA – SESSAO CINE ESCOLA

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO

Drama, Cor, Digital, 96’, RJ, 2014

 

Direção: Daniel Ribeiro

Elenco: Ghilherme Lobo, Fábio Audi, Tess Amorim, Selma Egrei, Eucir de Souza, Isabela Guasco, Júlio Machado, Victor Filgueiras, Pedro Carvalho, Guga Auricchio, Naruna Costa e Lúcia Romano

 

Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo. 

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

* Sessão direcionada às escolas previamente inscritas

 

 

 

14h – LONGA – SESSAO CINE ESCOLA

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

O SEGREDO DOS DIAMANTES

Ficção, Cor, Digital, 86’, MG, 2014

 

Direção: Helvécio Ratton

Elenco: Matheus Abreu, Rachel Pimentel, Alberto Gouvêa, Dira Paes, Rodolfo Vaz, Manoelita Lustosa, Glicério Rosário, Marcelo Campos e Rui Rezende

 

Angelo é um garoto de 14 anos que descobre uma antiga lenda sobre diamantes perdidos e parte em busca desse tesouro para salvar a vida do pai. Para isso, ele e seus amigos Júlia e Carlinhos terão que decifrar o enigma e vencer a perseguição do vilão Silvério, que também sabe do tesouro e não vai desistir até encontrá-lo. 

 

*Faixa etária sugerida: 10 a 13 anos

 

* Sessão direcionada às escolas previamente inscritas

 

17h – LONGA – MOSTRA CINEMUNDI – PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

REMANESCENTES

Documentário, Cor, Digital,104’, França-Brasil, 2015

 

Direção: Raphaël Grisey

Elenco: Miriam Aprigio Pereira, Maria Luzia Sidônio, Victor Pantera Sidônio, Dona Firmina, João Vicente Dias, Dona Rita Dias

 

*Faixa etária sugerida: Livre

 

19h – CURTA E LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

SEM TÍTULO#1-DANCE OF LEITFOSSIL

Experimental, Cor, Digital, 05’30, SP, 2014

 

Direção: Carlos Adriano

 

JOÃO BÉNARD DA COSTA – OUTROS AMARÃO AS COISAS QUE EU AMEI

Documentário, Cor, DCP, 70’, Portugal, 2014

 

Direção: Manuel Mozos

Uma homenagem ao cinema a pretexto da extraordinária vida de João Bénard da Costa, diretor da cinemateca portuguesa durante 18 anos mas também actor, cinéfilo, escritor inspirado e leitor criativo. Esta é uma inusual biografia que conta a vida do homem através dos seus amores, medos e contemplações, impressas na arte da pintura, do cinema e literatura. Da pintura barroca à literatura de Borges, OUTROS AMARÃO AS COISAS QUE EU AMEI é o amado diário de um homem universal.

 

*Faixa etária sugerida: Livre

 

 

19h – LONGA – MOSTRA DIÁLOGOS HISTORICOS | SESSÃO COMENTADA

Local: Cine 104 | CentoeQuatro Centro Cultural

 

OS OLHOS SEM ROSTO

Título original: Les yeux sans visage

Ficção, P&B, DCP, 90’, França-Itália, 1960

 

Direção: Georges Franju

Elenco: Alida ValliEdith ScobPierre Brasseur, François Guérin, Alexandre Rignault, Claude Brasseur

 

O cirurgião Genessier deseja remodelar o rosto de sua filha Christiane, que teve o rosto desfigurado após um acidente de carro. Mas para ele realizar o processo, ele terá que arrancar a pele de outras garotas.

 

*Faixa etária sugerida: 16 anos

 

*Sessão comentada – bate-papo após a sessão do filme

 

 

20h30 –LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA – PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

A PROFESSORA DO JARDIM DE INFÂNCIA

Título original: THE KINDERGARTEN TEACHER/ Haganenet

Ficção, Cor, DCP, 120’, Israel-França, 2014

 

Direção: Nadav Lapid

Elenco: Sarit Larry, Yehezkel Lazarov, Guy Oren, Ester Rada, Lior Raz, Avi Shnaidman, Dan Toren, Jil Ben David, Avishag Kahalani

 

Uma professora descobre que uma criança de cinco anos tem um prodigioso dom para a poesia. Impressionada e inspirada por esse jovem menino, ela decide proteger o seu talento. Retrato forte da sociedade israelense hoje, onde a arte é fuga e refúgio.

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

21h – MOSTRA CURTAS – SÉRIE 3

Local: Cine 104 | CentoeQuatro Centro Cultural

 

BARQUEIRO, de João Menezes e Lucas Justiniano

Ficção, P&B, DCP, 14’40, SP, 2015

 

O BOM MALANDRO, de Mariana Castelo Branco

Documentário, Cor, Digital, 15′, MG, 2015

 

CANTO, de Cleber Weissheimer, Fabiano Leobons, Fernanda Burzaca, Gabriela Barbato Coelho, Luisa Mello e Vinicius Forain.

Documentário, Cor, Digital, 15′, RJ, 2015

 

SERIA SEGUNDA, MAS ESTAMOS TODOS MORTOS, de Thiago Taves Sobreiro

Experimental, Cor, DCP, 09′, MG, 2015

 

32 DENTES, de Davi Kolb

Ficção, Cor, Digital, 19’46, RJ, 2015

 

*Faixa etária sugerida: 12 anos

 

21 DE OUTUBRO – QUARTA

 

8h – LONGA – SESSAO CINE ESCOLA

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

O HOMEM DA LUA
Animação, Cor, Digital, 98’, França, Alemanha e Irlanda, 2012

 

Direção: Stephan Schesch
*Faixa etária sugerida: 5 a 10 anos

 

* Sessão direcionada às escolas previamente inscritas

 

14h – LONGA – SESSAO CINE ESCOLA

Local: Grande Teatro – Sesc Palladium

 

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO

Drama, Cor, Digital, 96’, RJ, 2014

 

Direção: Daniel Ribeiro

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

* Sessão direcionada às escolas previamente inscritas

 

17h – LONGA – MOSTRA DIÁLOGOS HISTORICOS | SESSÃO COMENTADA

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

O DESPREZO

Título original: Le Mépris

Ficção, Cor, DCP, 103’, França, 1963

 

Direção: Jean-Luc Godard

Elenco: Brigitte Bardot, Michel Piccoli, Fritz Lang, Jack Palance, Giorgia Moll, Raoul Coutard, Jean-Luc Godard, Linda Veras

 

 

Paul Javal, roteirista, aceita dar nova versão à adaptação de “A Odisséia”, que Fritz Lang está rodando em Roma, sob a produção de Jérôme Prokosch. Apaixonado por Camille, sua mulher, Paul fica enciumado quando ela aceita uma carona de Prokosch. Durante uma longa cena doméstica, Camille fala de seu desprezo pelo marido. O rompimento acontece em Capri, onde são realizadas as cenas externas e mais importantes do filme.

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

*Sessão comentada com o crítico de cinema, Inácio Araújo |SP

 

19h30 – LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA |PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine 104 | CentoeQuatro Centro Cultural

 

MUSEUM HOURS

Ficção, Cor, DCP,106’, Áustria-EUA, 2012

 

Direção: Jem Cohen

Elenco: Mary Margaret O’Hara, Bobby Sommer, Ela Piplits

 

 

Johann é vigilante no Museu de História de Arte em Viena. Suas horas de trabalho são de observação discreta e atenta dos visitantes que atravessam as salas do museu e se detêm diante das obras de arte expostas. Johann depara-se com a presença enigmática de Anne, uma visitante estrangeira que veio de emergência à Viena visitar uma amiga hospitalizada, e que, sem conhecer a cidade, procura refúgio no museu.

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

 

20h – LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA |TELA BRILHADORA |PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

ORIGEM DO MUNDO

Documentário, Cor, DCP, 65′, RJ, 2015

 

Direção: Moa Batsow

 

O filme “Origem do Mundo” é um documentário de 65 minutos, com direção de Moa Batsow, que procura resgatar e mostrar os registros pré-históricos Brasileiros através da cultura popular, folclore e das lendas ligadas ao assunto. Um olhar da origem da nossa história, verdadeira história, pré-história..conduzida por personagens reais, anciões no interior do Brasil, que mantém os mitos passados por séculos nos pequenos grupos sociais e textos de Bernardo Silva Ramos, um dos pioneiros do registro e interpretação rupestre.

 

*Faixa etária sugerida: livre

 

21h15 – LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA |PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

FAUX ACCORDS

Ficção-Documentário, Cor, Digital, 70’, França, 2014

 

Direção: Paul Vecchiali

Elenco: Pascal Cervo, Julien Lucq, Paul Vecchiali

 

*Faixa etária sugerida: 12 anos

 

 

22 DE OUTUBRO – QUINTA

 

8h – LONGA – SESSAO CINE ESCOLA

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO

Drama, Cor, Digital, 96’, RJ, 2014

 

Direção: Daniel Ribeiro

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

* Sessão direcionada às escolas previamente inscritas

 

14h – LONGA – SESSAO CINE ESCOLA

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

O SEGREDO DOS DIAMANTES

Ficção, Cor, Digital, 86’, MG, 2014

 

Direção: Helvécio Ratton

 

*Faixa etária sugerida: 10 a 13 anos

 

* Sessão direcionada às escolas previamente inscritas

 

17h – LONGA – MOSTRA DIÁLOGOS HISTORICOS | SESSÃO COMENTADA

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

FRENCH CANCAN

Ficção, Cor, DCP, 105’, França, 1955

 

Direção: Jean Renoir

Elenco: Françoise ArnoulJean GabinMichel Piccoli

 

 

Danglard é o diretor de uma casa de espetáculos em Montmartre: o Paravent Chinois. Sua amante, uma atriz chamada de Belle Abbesse, é a estrela do lugar. Para atrair uma clientela burguesa, ele decide relançar uma dança fora de moda, o cancan, e construir um novo estabelecimento: o Moulin Rouge. E lá, graças aos sentimentos do príncipe Alexandre, a jovem lavadeira Nini se tornará uma nova estrela.

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

*Sessão comentada com o crítico de cinema, Inácio Araújo |SP

 

19h30 – LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA |PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine 104 | CentoeQuatro Centro Cultural

 

DEUX RÉMI, DEUX

Ficção, Cor, Digital, 66’, França, 2015

 

Direção: Pierre Léon

Elenco: Pascal Cervo, Serge Bozon, Luna Picoli-Truffaut, Bernard Eisenschitz, Jean-Christophe Bouvet, Jackie Raynal

 

*Faixa etária sugerida: 12 anos

 

20h – LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA |PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

PAÍS BÁRBARO

Título original: Pays Barbare

Documentário, Cor, DCP,65’, França, 2013

 

Direção: Yervant Gianikian, Angela Ricci Lucchi

 

 

Cada era tem o seu fascismo. Um filme necessário, para nós, neste momento, sobre o fascismo e o colonialismo. Voltámos a remexer, nos arquivos privados e anónimos da Etiópia, nos fotogramas de filmes do período colonial italiano (1935-36). O erotismo colonial. O corpo nu das mulheres e o “corpo” do filme. Imagens do Duce em África. Fotogramas do corpo de Mussolini e da “massa”, em 1945, após a libertação.

 

*Faixa etária sugerida: 14 anos

 

21h15 – LONGA – MOSTRA CONTEMPORÂNEA |TELA BRILHADORA |PRÉ-ESTREIA NACIONAL

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

FILME DE ENCERRAMENTO

 

GAROTO

Ficção, Cor, DCP, 76′, RJ, 2015

 

Direção: Julio Bressane

Elenco: Marjorie Estiano, Gabriel Leone e Josie Antello

 

Esta estória de amor (surgida no horizonte pelo conto “O assassino desinteressado Bill Harrigan” de Jorge Luis Borges) se passa em dois cenários, duas naturezas, diferentes. Dois jovens se encontram em um lugar encantado e vivem uma aventura espiritual e amorosa. Tudo, porém, irá se transformar, quando inesperadamente, o garoto comete um crime. O casal separa-se bruscamente. Um desfecho inquietante os reunirá ainda outra vez…

 

*Faixa etária sugerida: livre

 

  • OFICINAS E  WORKSHOPS

Local:  Fundação Clóvis Salgado | Sala Juvenal Dias | Teatro João Ceschiatti | Sala Continuada

 

 

Número de vagas: 30

Faixa etária: de 18 a 25 anos

 

Número de vagas: 20

Faixa etária: a partir de 18 anos

Público-alvo: educadores

 

Número de vagas: 25

Faixa etária: a partir de 18 anos

Público-alvo: educadores e interessados em geral

 

Número de vagas: 20

Faixa etária: a partir de 16 anos

Público-alvo: jovens e estudantes e interessados em geral

 

Número de vagas: 40

Faixa etária: a partir de 18 anos

Público-alvo: universitários, empreendedores e jovens curiosos

 

Número de vagas: 60

Faixa etária: a partir de 18 anos

 

Número de vagas: 60

Faixa etária: a partir de 18 anos

 

Número de vagas: 50

Faixa etária: a partir de 18 anos

Público-alvo: profissionais do audiovisual

 

  • CINE-EXPRESSÃO – A ESCOLA VAI AO CINEMA

 

 

O cinema é uma aula de educação

Sessões Cine Escola e Cine Debates

 

O HOMEM DA LUA
Animação, Cor, Digital, 98’, França, Alemanha e Irlanda, 2012

 

Direção: Stephan Schesch

Elenco: Sam Waterston, Tess Harper, Gail Strickland, Reese Witherspoon, Jason London, Emily Warfield, Bentley Mitchum, Ernie Lively, Dennis Letts, Earleen Bergeron, Anna Chappell, Brandi Smith, Derek Ball, Spencer Ball, Patrick Hallisy
O Homem da Lua não aguentava mais viver sozinho em seu satélite. Um dia, ele decide visitar a Terra e descer de carona na cauda de um cometa. Ao chegar, acha tudo maravilhoso, mas logo começa a ter problemas porque é considerado um invasor. Os amigos e as crianças precisam então inventar um plano para salvá-lo.

 

Quarta (22.10) 8h – Cine Humberto Mauro

Terça (27.10) 14h – Grande Teatro, Sesc Palladium

 

*Faixa etária sugerida: 5 a 10 anos

 

O SEGREDO DOS DIAMANTES

Ficção, Cor, Digital, 86’, MG, 2014

 

Direção: Helvécio Ratton

Elenco: Matheus Abreu, Rachel Pimentel, Alberto Gouvêa, Dira Paes, Rodolfo Vaz, Manoelita Lustosa, Glicério Rosário, Marcelo Campos e Rui Rezende

 

Angelo é um garoto de 14 anos que descobre uma antiga lenda sobre diamantes perdidos e parte em busca desse tesouro para salvar a vida do pai. Para isso, ele e seus amigos Júlia e Carlinhos terão que decifrar o enigma e vencer a perseguição do vilão Silvério, que também sabe do tesouro e não vai desistir até encontrá-lo. 

 

*Faixa etária sugerida: 10 a 13 anos

 

Terça (20.10) 14h – Cine Humberto Mauro

Quarta (21.10) 14h – Cine Humberto Mauro

Terça (27.10) 8h – Grande Teatro, Sesc Palladium

 

 

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO

Drama, Cor, Digital, 96’, RJ, 2014

 

Direção: Daniel Ribeiro

Elenco: Ghilherme Lobo, Fábio Audi, Tess Amorim, Selma Egrei, Eucir de Souza, Isabela Guasco, Júlio Machado, Victor Filgueiras, Pedro Carvalho, Guga Auricchio, Naruna Costa e Lúcia Romano

 

Leonardo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leonardo, fazendo-o redescobrir sua maneira de ver o mundo. 

 

Terça (22.10) 8h – Cine Humberto Mauro

Quarta (22.10) 8h – Cine Humberto Mauro

Quinta (22.10) 14h – Cine Humberto Mauro

 

*Faixa etária sugerida: a partir de 14 anos

 

  • As sessões Cine-Escola são direcionadas às escolas previamente inscritas no programa

 

***

A 9ª Mostra CineBH e o 6º Brasil CineMundi integram o Cinema sem Fronteiras – programa internacional de audiovisual que a Universo Produção realiza em Minas Gerais e São Paulo e reúne também a Mostra de Cinema de Tiradentes (centrada na produção contemporânea, em janeiro), a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto (foco na preservação, história e educação, em junho).

 

Toda a programação é oferecida gratuitamente ao público e pode ser conferida pelo site cinebh.com.br

 

***

 

Serviço

9ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte

15 a 22 de outubro de 2015

 

Brasil CineMundi – 6th Internacional Coproduction Meeting

15 a 19 de outubro de 2015

Idealização e realização: Universo Produção

 

Locais de realização do evento

Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes)

*Cine Humberto Mauro  *Teatro João Ceschiatti  *Sala Juvenal Dias  *Galeria Mari’stela Tristão

CentoeQuatro

*Cine 104  *Café 104