CONFIRA OS INDICADOS AO PRÊMIO IBAC NA CATEGORIA CINEMA.

O IBAC – Instituto Brasileiro Arte e Cultura em parceria com a Escola da Cidade e a Aliança Francesa promovem, no dia 24 de novembro, às 19h, a 2ª edição do Prêmio IBAC, concedido a pessoas e entidades que se destacam pela contribuição à Memória Cultural Brasileira.

Na Edição 2010, serão premiados trabalhos das áreas de Cinema, Arquitetura, Dança e Música, referentes ao período de 1º de Janeiro e 31 de Dezembro de 2009.

O objetivo da premiação é contemplar iniciativas de pessoas físicas ou jurídicas, profissionais ou amadoras, cuja atuação seja relevante para a preservação e difusão do Patrimônio Artístico e Cultural Brasileiro.

Na categoria de Cinema, a comissão julgadora, responsável pela indicação e escolha do premiado, é composta por Celso Sabadin (site Planeta Tela), Alfredo Sternheim (revista SET), Cid Nader (site Cinequanon) e Heitor Augusto (site Cineclik).

A noite de premiação, exclusiva para convidados, acontece no auditório da Aliança Francesa (Rua General Jardim, 65) e será conduzida pelo ator Milton Gonçalves e pela escritora Mariana Trama.

INDICADOS

Cinema

Coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado Pela publicação da biografia de mais de uma centena de personalidades ligadas ao cinema e às artes cênicas.

Coletivo Alumbramento Pelo incentivo a um novo ciclo de realizações fora do eixo Rio-São Paulo, estimulando a produção de curtas e longas metragens realizada por jovens no Estado do Ceará.

Revista Eletrônica Zingu Pela arqueologia do cinema brasileiro não oficial, particularmente na pesquisa realizada sobre obras do Cinema da Boca e do Cinema Carioca de consumo popular.

Arquitetura

Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb: Pelo projeto para o Centro Universitário Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na USP, que desenvolvem desde 2001.

Glauco Campello Pela participação, ao longo de sua história, no restauro e revitalização de centros históricos e por sua atuação à frente do Instituto do Patrimônio Cultural e do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Maria Elisa Costa Pela coordenação do acervo da Casa de Lucio Costa no Rio de Janeiro, que registra a produção de um dos maiores arquitetos e urbanistas brasileiros de todos os tempos.

Dança

Iracity Cardoso e Inês Bogéa: Pela fundação da São Paulo Companhia de Dança e pela série de DVD’s Figuras da Dança, que registra a história de grandes personalidades da Dança brasileira.

Ivan Grandi Pela criação da revista Dança Brasil, que atinge todos os segmentos da área, enfocando desde escolas e companhias profissionais, até bailarinos, dançarinos, coreógrafos, eventos e espetáculos de todo o país.

Luis Arrieta Pelos anos dedicados à pesquisa de obras consagradas do repertório da dança mundial, que constituem um rico acervo histórico pessoal da dança brasileira e internacional.

Música

Antonio Nóbrega Pelos anos dedicados à pesquisa de manifestações musicais folclóricas brasileiras, muitas vezes integrando-as às linguagens características da música erudita.

Fernando Faro Pelo programa Ensaio, que consiste na gravação audiovisual de depoimentos de compositores e intérpretes, formando um dos maiores panoramas históricos da Música Popular Brasileira.

Mario Luiz Thompson: Pelo maior acervo particular de fotografias que preservam a trajetória de ícones da nossa música, constituindo o mais amplo registro iconográfico já realizado sobre a história da MPB.