CONFIRA OS PREMIADOS DO 8º OLHAR DE CINEMA.

Longa-metragem “Diz a Ela que me viu Chorar”, de Maíra Bühler, recebeu o Prêmio Olhar de Melhor Filme
 
Aconteceu nesta quarta-feira (12/06), a cerimônia de premiação do 8º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Enquanto a cultura passa por um momento de desvalorização, o festival ousou e apresentou a sua maior edição. Foram 131 filmes de várias partes do mundo, divididos em 10 mostras, numa semana que trouxe o cinema para Curitiba, além de incluir duas novas salas, ocupando assim o Espaço Itaú de Cinema, o Cineplex Batel e o Cine Passeio.
 
“Já que estava tudo muito difícil resolvemos aumentar tudo e ver no que ia dar”, comentou o diretor geral e artístico do festival durante a cerimônia após agradecer aos patrocinadores, equipe, voluntários e ao público. “Em diversos momentos, principalmente durante o final de semana, percebemos que as sessões em que todas as sete salas estavam lotadas, o que nos deixa muito feliz e faz acreditar que realmente estamos no caminho certo.”, complementou.
 
O júri da Mostra Competitiva, composto pela programadora brasileira Flávia Cândida, a cineasta portuguesa Rita Azevedo Gomes e crítico e curador cubano Alberto Ramos, elegeu o longa-metragem brasileiro “Diz a ela que me viu Chorar” como o melhor filme desta edição. O filme francês “Seguir Filmando”, de Saeed Al Batal e Ghiath Ayoub, recebeu o prêmio de Contribuição Artística. O longa-metragem brasileiro “Chão”, de Camila Freitas recebeu o prêmio especial do júri e também foi escolhido como melhor filme pelo público do festival.
 
Na Mostra Competitiva de Curta-metragens, o vencedor do Prêmio Olhar foi “Aziza”, de Soudade Kaadan. O curta brasileiro “Sete anos em Maio”, de Affonso Uchôa recebeu uma menção honrosa.
 
O Olhar de Cinema também premia o melhor longa-metragem brasileiro das mostras Competitiva, Outros Olhares e Novos Olhares e o curta das mostras Competitiva e Outros Olhares. Os premiados foram o longa “Espero tua (re)volta”, de Eliza Capai e ao curta “Quebramar”, de Cris Lyra.
 
O mesmo júri ficou responsável pela premiação dos filmes da mostra Novos Olhares, entregue ao filme “Não Pense que eu vou Gritar”, de Frank Beauvais.
 
Na mostra Outros Olhares, o prêmio foi para “No Salão de Jolie”, de Rosine Mbakam, enquanto “Indianara”, de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa recebeu menção honrosa do júri, formado pelo cineasta André Félix, a pesquisadora e professora Patrícia Machado e o programador Raúl Camargo.
 
Dentre as produções locais, o júri AVEC-PR composto pelas realizadoras Laís Melo e Letícia Simões e pela professora e pesquisadora Virgínia Flores premiou o curta “Mirror Mirror on the Wall”, de Igor Urban. O curta “Essa Terra Não Vai Terminar”, de Matias Dala Stella recebeu menção honrosa.
 
Para a crítica, o melhor filme foi “Casa”, de Letícia Simões, que recebeu o Prêmio Abraccine. O júri era formado por Ivonete Pinto, Marcelo Müller e Barbara Demerov.
 
Após a cerimônia de premiação foi exibido o filme de encerramento do 8º Olhar de Cinema, “Breve História do Planeta Verde”, uma coprodução Argentina, Brasil, Alemanha e Espanha, dirigida por Santiago Loza. Amanhã, o festival exibe os filmes premiados e outros títulos selecionados.
 
Confira a lista completa de premiados:
 
Prêmio AVEC-PR
_ Melhor curta-metragem da mostra Mirada Paranaense;
Mirror Mirror on the Wall, de Igor Urban
 
_ Menção Honrosa;
Essa Terra não vai Terminar, de Matias Dala Stella
 
Prêmio da Crítica / Abraccine
_ Melhor longa-metragem da mostra Competitiva;
Casa, de Letícia Simões
 
Outros Olhares
_Prêmio de Melhor Filme da mostra Outros Olhares | Longa;
No Salão de Jolie, de Rosine Mbakam
 
_ Menção Honrosa;
Indianara / Indianara
de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa
 
Novos Olhares
_Prêmio de Melhor Filme da mostra Novos Olhares;
Não Pense que eu vou Gritar, de Frank Beauvais
 
Melhor Filme Brasileiro | Longa
_Prêmio de Melhor longa-metragem brasileiro;
Espero tua (re)volta, de Eliza Capai
 
Melhor Filme Brasileiro | Curta
_Prêmio de Melhor curta-metragem;
Quebramar, de Cris Lyra
 
Público
_Prêmio do Público;
Chão, de Camila Freitas
 
Competitiva
Curta-metragem
_Prêmio Olhar de Melhor Filme;
Aziza, de Soudade Kaadan
 
_Menção Honrosa curta-metragem
Sete anos em Maio, de Affonso Uchôa
 
Longa-metragem
_Prêmio Olhar de Melhor Filme;
Diz a ela que me viu Chorar, de Maíra Bühler
 
Longa-metragem
_Prêmio de Contribuição Artística
Seguir Filmando, de Saeed Al Batal, Ghiath Ayoub
 
_Prêmio Especial do Júri;
Chão, de Camila Freitas
Saiba mais sobre cinema em www.planetatela.com.br