CONSAGRADO NOS CURTAS, ESMIR FILHO VAI ESTREAR NO LONGA-METRAGEM.

A história de um menino jovem e solitário, que vive invernos constantes em uma pequena cidade do interior do sul do Brasil onde nada acontece e tem na internet a sua janela para o mundo, é a trama de estréia do cineasta Esmir Filho (foto) na direção de longas-metragens. O filme, cujo título é “Os Famosos e os Duendes da Morte”, baseia-se no livro homônimo do escritor gaúcho Ismael Caneppele e está sendo rodado no Rio Grande do Sul. As filmagens terminam em agosto.

Os Famosos e os Duendes da Morte é a história de uma cidade em que cada um sonha em segredo. O menino sem nome conhece a garota sem pernas, que lhe mostra um mundo no qual ele embarca como alguém que nunca mais deseja voltar à realidade. Para o menino, a vida virtual é a única verdade. Mas a garota parte para outro mundo, deixando imortalizada sua história em vídeos e fotos na web. A partida da única pessoa da cidade com quem ele se identifica deixa o menino ainda mais sozinho. Guiado pela música de Bob Dylan, ele mergulha em suas lembranças até que o surgimento de uma figura misteriosa desencadeia uma série de acontecimentos em sua vida até então previsível.

O jovem em questão, muito parecido com Dylan, aparece constantemente nos vídeos e fotos da garota. Persegui-lo em busca de respostas para sua vida parece ser a única alternativa para o menino, que descobrirá, assim, uma relação íntima com a morte e experimentará os maiores medos de um adolescente – a falta de um pai, um amor perdido, o difícil relacionamento com sua mãe, a confusão de estar prestes a se tornar um adulto e a jornada de buscar a si mesmo, percorrendo um território desconhecido e sem saída.

Com apenas 25 anos, Esmir Filho é um dos mais promissores nomes do mercado cinematográfico brasileiro e internacional. Seu segundo curta-metragem, Ímpar Par (2005), foi premiado nos festivais de Cinema de Kiev (Ucrânia) e Huelva (Espanha). O trabalho seguinte, Alguma Coisa Assim, conquistou o prêmio de Melhor Roteiro da Semana Internacional da Crítica no Festival de Cannes 2006, além de ter sido premiado nos festivais de Cinema de Kiev (Ucrânia), Biarritz (França) e Gramado, onde também ganhou os Kikitos de Melhor Curta, Direção e Atriz na categoria Curta-metragem Brasileiro. Em seguida, veio o sucesso Tapa na Pantera, hit da Internet que Esmir co-dirigiu com Mariana Bastos e Rafael Gomes. O mais recente trabalho de Esmir, o curta Saliva, participou, em 2007, dos festivais de Cannes e Gramado, em que Esmir novamente conquistou o prêmio de Melhor Direção na categoria Curtas 35mm.