CONTINUAÇÕES DESBANCAM AS ESTREIAS NAS BILHETERIAS INTERNACIONAIS.

Não foi um fim de semana corriqueiro: dois filmes independentes entraram na lista das 10 mais (The Grand Budapest Hotel e Veronica Mars ) e dois filmes (As Aventuras de Peabody & Sherman e The Grand Budapest Hotel ) subiram de posição.
As estreias não foram das melhores, mas bilheterias ainda ficaram 4,2% acima do 11º fim de semana do ano passado, completando 16 semanas consecutivas (desde fim de semana do Thanksgiving do ano passado) em alta.
Apesar das estreias fracas de Need fo Speed e Tyler Perry’s Single Woman’s Club, as continuações As Aventuras de Peabody & Sherman e 300: A Ascensão do Império garantiram a festa, embora nenhum dos dois vá estar entre a maiores bilheterias do ano. Isto é um caso para o Homem Aranha.

Baseado no videogame do mesmo nome, Need for Speed estreou na 3ª posição com estimados US$ 17.8 milhões. Abaixo do pior desempenho de um filme da série Velozes e Furiosos (Desafio em Tóquio, US$ 24 milhões), e mais ou menos igual a outras adaptações de games como o primeiro Resident Evil (US$ 17.7 milhões) e Max Payne (US$ 17.6 milhões).
Ao lado de tantos lançamentos de estúdio, dois filmes independentes brilharam: The Grand Budapest Hotel, que ficou entre na 8ª posição apesar de estar em cartaz em apenas 66 cinemas e Veronica Mars que ficou na 10ª, alcançando a melhor média por sala de um filme lançado simultaneamente em VOD.

Caçadores de Obras Primas que acabou empatado com Veronica Mars na 10ª posição, totalizou US$ 73.8 milhões.
Vejamos a semana.

1. As Aventuras de Peabody & Sherman (Twentieth Century Fox) – Está na 2ª semana e subiu da 2ª para a 1ª posição. Faturou US$ 21,200,000 (-%) em 3.951 salas (+17); MPS (média por sala) US$: 5,366; Totaliza: US$ 63,180,000
A falta de boas estreias permitiu a subida da 2ª para a 1ª colocação na 2ª semana, mesmo com uma queda de 35%, considerada normal para uma segunda semana. Com um orçamento superior a US$ 140 milhões, que não inclui as despesas de marketing, vai precisar faturar US$ 300 milhões para dar lucro.

2. 300: A Ascensão do Império (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª posição. Faturou US$ 19,105,000 (-58%) em 3.490 salas (+20); MPS: US$ 5,474; Totaliza: US$ 78,311,000
A queda de 58% é superior aos que os 53% perdidos no 2º fim de semana por 300, que abriu com uma bilheteria melhor. Como a bilheteria internacional já está em torno de US$ 87 milhões, poderá chegar aos US$ 100 milhões. Comparando, 300 fechou com US$ 210 milhões em casa.

3. Need for Speed (Buena Vista) Estreia – Nota Cinemascore: B+. Contagem Metacritic: 39 % de críticas positivas. Faturou US$ 17,808,000 em 3.115 salas; MPS: US$ 5,717; Totaliza: US$ 17,808,000
Mais um desapontamento para uma adaptação de um videogame, gênero onde somente Lara Croft: Tomb Raider se saiu bem. Deverá chegar aos US$ 40-milhões, o que não será muito bom para quem custou US$ 65 milhões. Fica na dependência do mercado internacional.

4 – Sem Escalas (Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 4ª posição. Faturou US$ 10,600,000 (-33%) in 3,183 salas (+70); MPS: US$ 3,335; Totaliza: US$ 68,800,000
Não esta se segurando tão bem como Busca Implacável, também com Liam Neeson, que abriu abaixo de Sem Escalas, mas já tinha faturado US$ 77 milhões à mesma altura.

5. Tyler Perry’s Single Mom’s Club (Lionsgate) Estreia – Nota Cinemascore: A-. Contagem Metacritic: 30% de críticas positivas. Faturou
US$ 8,300,000 em 1,896 salas; MPS: US$ 4,378; Totaliza: US$ 8,300,000
A Lionsgate vinha se dando bem desde 2007 com a distribuição dos filmes de Tyler Perry, mas esta estreia fraca explica porque a distribuidora anunciou que, além dos filmes já contratos, não continuará com a parceria.

6. Uma Aventura Lego (Warner Bros.) – está na 6ª semana e caiu da 4ª para a 6ª posição. Faturou US$ 7,705,000 (-30%) em 3.040 salas (-250); MPS: US$ 2,535; Totaliza: US$ 236,932,000
Continua se segurando bem, devendo ultrapassar a bilheteria de Gravidade.

7. O Filho de Deus (Twentieth Century Fox) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 7ª posição. Faturou US$ 5,400,000 (-48%) em 2.990 salas (-281); MPS: US$ 1,806; Totaliza: US$ 50,875,000
Uma bela bilheteria para um filme religioso. Pena que não vá se segurar até a Semana Santa, mas já é uma boa notícia para os cinemas que exibem por aqui A Paixão de Cristo toda 6ª feira Santa.

8. The Grand Budapest Hotel (Fox Searchlight) Esta na 2ª semana e subiu da 17ª posição para a 8ª. Faturou US$ 3,640,000 (+349%) em 66 salas (+62); MPS: US$ 55,152; Totaliza: US$ 4,779,000.
O filme de Wes Anderson abriu para 66 salas com uma média por sala de US$ 55,152. A comparação mais próxima seria A Hora Mais Escura, que no ano passado obteve uma média de US$ 45,000 em 60 salas. US$ 55,152 é mais do que a média alcançada pelo filme anterior de Anderson, Moonrise Kingdom, em 16 salas. Assim sendo, tem chances de ultrapassar a biheteria final de Moonrise (US$ 46 milhões em casa). Abre para 276 salas semana que vem.

9. Frozen: Uma Aventura Congelante (Buena Vista) – Está na 17ª semana e caiu da 8ª para a 9ª posição. Faturou US$ 2,117,000 (-28%) em 1.466 salas (-194); MPS: US$ 1,444; Totaliza: US$ 396,356,000
Está há 16 semanas entre as 10 maiores bilheterias da semana. Não tanto tempo quanto Titanic que ficou 26, mas é muito tempo. Mesmo que esta seja sua última semana, ainda deverá arrecadar uns US$ 10 milhões chegando aos US$ 400 milhões quando sair de cartaz.

10. Veronica Mars (Warner Bros.) Estreia – Nota Cinemascore: B. Contagem Metacritic: 62% de críticas positivas. Faturou US$ 2,021,000 in 291 salas; MPS: US$ 6,944; Totaliza: US$ 2,021,000
Foi a maior bilheteria, mas não a melhor média por sala, de um filme lançado em 291 cinemas e já disponível em VOD.

Independentes

Além do sucesso de The Grand Budapest Hotel, outros filmes independentes tiveram uma boa estreia: Enemy, de Denis Villeneuve, “Le Week-end de Roger Michell e Bad Words, de Jason Bateman.
The Grand Budapest Hotel, estrelado por Ralph Fiennes, Edward Norton, Bill Murray, Tilda Swinton, Adrien Brody e Jude Law entre outros, entrou para a lista das 10 mais concorrendo com filmes em cartaz em muito mais salas.
Enemy é a segunda estreia em seis meses de um filme de língua inglesa do diretor canadense Denis Villeneuve. Estrelado por Jake Gyllenhaal, o filme foi lançado exclusivamente em Nova York, faturando US$ 18,000. Nele, Gyllenhaal é um homem que procura seu sósia (também interpretado por ele) depois de vê-lo num filme. Abre em mais 50 cidades semana que vem.
Bad Words teve uma estreia ainda melhor. Faturou US$ 120,000 em seis salas, com uma MPS de US$ 20,000. Abre para mais 20 cidades na próxima semana e no país todo dia 28/4.
O filme inglês Le Week-end, estreou em 3 cinemas com US$ 45,000. Abre para mais 15 salas na próxima semana.
A Sony Pictures Classics abriu o filme indiano Lunchbox de 13 para 18 salas em seu 3º fim de semana. O resultado foi uma bilheteria de US$ 97,386 com uma MPS de US$ 5,410.
Gloria caiu de 76 para 73 salas, faturando US$ 78,850, com uma MPS de US$ 1,080. A indicação do Chile ao Oscar de filme estrangeiro, esnobada pela academia, já arrecadou US$ 1,89 milhão devendo chegar a US$ 2 milhões, bilheteria rara para um filme estrangeiro. Quem precisa de uma indicação ao Oscar?
12 Ano de Escravidão, o grande vencedor do Oscar, continua em cartaz em 925 salas na 22ª semana. Faturou US$ 1,180,000,com uma MPS de US$ 1,276, totalizando US$ 55,047,992.
Clube de Compras Dallas, que também recebeu três Oscar, está em cartaz em 281 salas em seu 20º fim de semana. Faturou US$ 362,000, totalizando US$ 26,765,352.
A Grande Beleza, Oscar de filme estrangeiro, ultrapassou a marca dos US$ 2 milhões ao totalizar US$ 2,602,448 no fim de semana.

Internacional

Frozen: Uma Aventura Congelante estreou finalmente no Japão e a espera valeu a pena: abriu com US$ 9.4 milhões. Isto significa somente 13% menos do que a bilheteria de estreia de Universidade Monstros, que fechou com US$ 90 milhões no país. Foi a maior abertura da Disney no Japão.
No mundo todo, Frozen já totaliza US$ 1.027 bilhão. No fim de semana ultrapassou O Hobbit: Uma Jornada Inesperada e Alice no País das Maravilhas e passou a ocupar a 15ª posição entre as maiores bilheterias de todos os tempos.
RoboCop faturou US$ 5.5 milhões em 6.068 cinemas mundo afora, totalizando US$ 177.2 milhões no exterior. Abriu com US$ 1.4 milhão no Japão, 57% à frente de Capitão America: O Primeiro Vingador. Na China, onde está sendo exibido em 3D, faturou US$ 2.3 milhões em seu 3º fim de semana, totalizando US$ 48.8 milhões no país. No Brasil, já arrecadou US$ 12.4 milhões. O filme de José Padilha totaliza US$ 233.7 milhões no mundo todo, e ficou na 11ª posição entre as bilheterias internacionais no fim de semana.

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
FILME (US ) (US )
1 As Aventuras de Peabody & Sherman $21,200,000 $63,179,916
2 300: Rise Of An Empire $19,105,000 $78,310,553
3 Need For Speed $17,808,000 $17,808,000
4 Sem Escalas $10,615,305 $68,805,115
5 Tyler Perry’s The Single Moms Club $8,300,000 $8,300,000
6 Uma Aventura Lego $7,705,000 $236,931,928
7 O Filho de Deus $5,400,000 $50,874,708
8 The Grand Budapest Hotel $3,640,000 $4,778,940
9 Frozen: Uma Aventura Congelante $2,117,000 $396,356,000
10 Veronica Mars $2,021,000 $2,021,000

Fonte: Rentrak

Bilheterias Internacionais
Renda Global Renda Inter. Renda Global
Semana Semana Total
FILME (US) (US) (US) Países
1 Need For Speed $63,408,000 $45,600,000 $63,408,000 41
2 300: Rise Of An Empire $60,405,000 $41,300,000 $236,310,553 63
3 As Aventuras de Peabody & Sherman $36,500,000 $15,300,000 $148,779,916 62
4 Sem Escalas $23,115,305 $12,500,000 $127,805,115 28
5 Frozen: Uma Aventura Congelante $12,517,000 $10,400,000 $1,026,556,000 27
6 Uma Aventura Lego $12,405,000 $4,700,000 $378,431,928 53
7 The Grand Budapest Hotel $10,340,000 $6,700,000 $24,878,940 14
8 Caçadores de Obras Primas $10,200,000 $8,200,000 $128,018,692 50
9 Tyler Perry’s The Single Moms Club $8,300,000 $8,300,000 1
10 12 Anos de Escravidão $7,080,000 $5,900,000 $171,047,992 62

Fonte: Rentrak