CONTINUAÇÕES MANTÊM A LIDERANÇA DAS BILHETERIAS.

por Wanda de Andrade. 

Embora as estreias independentes da semana tenham faturado bem, as continuações de franquias conhecidas continuaram na liderança das bilheterias do último fim de semana: Jurassic World: Reino Ameaças e Os Incríveis 2 faturaram sozinhos 60 % da renda da bilheteria da semana. Mesmo assim, as estreias Sicário: Dia do Soldado e Tio Drew superaram as expectativas e faturaram respectivamente US$ 19 milhões e US$ 15,5 milhões.

Jurassic World: Reino Ameaçado lidera nos EUA e no mundo. Domina as bilheterias internacionais pela quarta semana consecutiva, além de liderar a bilheteria global também.

Jurassic World: Reino Ameaçado caiu 59,5%, dentro do previsto, e faturou US$60 milhões. Totaliza quase US$ 265 milhões em casa em dez dias de exibição. Faturou US$ 56,1 milhões em 68 países totalizando US$ 667,6 milhões no exterior e US$ 932,4 milhões globais, devendo chegar ao US$ 1 bilhão na próxima semana.

Os Incríveis 2 ficou na 2ª posição, faturando US$45,5 milhões ao entrar na 3ª semana de exibição. Totaliza US$ 439,7 milhões em casa e US$ 646,8 globais. Já é a segunda maior bilheteria da Pixar nos EUA, e a 3ª maior de todos os tempos de um filme animado. E está em exibição em somente 61% do mercado internacional.

Sicário: Dia do Soldado ultrapassou as expectativas e faturou US$19 milhões em 3.055 salas, o que foi um ótimo começo para um filme que custou US$35 milhões, estreando US$ 7 milhões acima do primeiro filme.

Internacionalmente, Sicário: Dia do Soldado faturou US$ 8,4 milhões em 55 países.

Dois astros do filme original (Benicio del Toro e Josh Brolin), permaneceram no elenco enquanto Emily Blunt e o diretor original Denis Villeneuve não participam da continuação. As críticas foram mais diversificadas do que as do filme anterior (64 % vs. 93 % no Rotten Tomatoes).

Na quarta posição, a comédia Tio Drew faturou US$15,5 milhões em 2.742 cinemas. O público foi composto principalmente de homens (59%) e 58% do total tinham mais de 25 anos. Recebeu nota A na pesquisa CinemaScore feita com espectadores no dia da estreia e a crítica chegou a 66% de tomates frescos no Rotten Tomatoes. Espera-se que chegue aos US$35 milhões. Nada mal para um filme derivado de uma série de comerciais da Pepsi Cola. Aliás o filme inclui alguns destes anúncios, e o elenco é formado por astros do basketball.

Oito Mulheres e um Segredo, que ficou na 5ª posição, teve mais um ótimo fim de semana, caindo somente 30% e faturando US$ 8 milhões.  Totaliza US$114,7 milhões. Internacionalmente faturou US$13,8 milhões totalizando US$ 95 milhões no exterior e US$209,7 milhões globais.

 A sexta posição foi ocupada por Te Peguei, que faturou US$ 5,6 milhões na terceira semana, com uma perda de somente 31% da bilheteria. Totaliza US$ 40,8 milhões em casa. No exterior faturouUS$ 3,7 milhões em 37 países, totalizando US$ 7,4 milhões internacionalmente.

Deadpool 2 veio a seguir com US$ 3,5 milhões, menos 35% que na semana anterior, elevando sua bilheteria norte-americana para US$ 310,4 milhões, que já é a 5ª maior de todos os tempos de um filme com censura R (18 anos).

A bilheteria global está em US$ 719,1 milhões sem ter sido lançado na China.

Han Solo: Uma História Star Wars faturou no fim de semana no exterior US$ 6,1 milhões, e US$ 2,3 milhões em casa. Em seis semanas, o filme acumulou US$ 368,9 milhões globais.

Surpreendentemente,  Sanju, filme indiano que narra a história do astro de Bollywood, Sanjay Dutt, chegou às Top 10, ocupando a 9ª posição. Faturou US$ 2,5 milhões em somente 356 salas. Estreou simultaneamente na Índia onde faturou US$ 21,6 milhões.

O independente Won’t You Be My Neighbor? abriu para 654 salas , faturando US$ 2,29 milhões. O aclamado documentário (99% no Rotten Tomatoes) faturou US$ 7,4 milhões em quatro semanas, se tornando o segundo documentário a estourar nas bilheterias nos últimos meses ao lado de RGB, que acumula uma bilheteria de US$ 11,5 milhões desde a estreia no início de maio.

Independentes

Duas estreias, vieram confirmar a boa fase que atravessam os filmes independentes neste verão:Leave No Trace (Bleecker Street), da diretora Debra Granik (Inverno da Alma) e Three IdenticalStrangers (Neon), um documentário sobre três irmãs gêmeas separadas no nascimento.

Junto com Won’t You Be My Neighbor? e RBG (Magnolia), ambos com bom desempenho, as novas estreias comprovam  que mercado independente está em alta neste verão.

Three Identical Strangers faturou US$ 163.023 em cinco salas com uma média por sala de US$ 32.605. Leave No Trace estreou em nove cinemas faturando US$24.018 (MPS: US$ 2.669).

 

Bilheterias

No total, a bilheteria do fim de semana superou a do mesmo fim de semana do ano passado.

Os Top 10 da semana faturaram US$164,3 milhões, 5% mais do que ano passado quando Meu Malvado Favorito 3 estreou na 1ª posição com US$ 72,4 milhões; mas 9% abaixo de 2016, quando Procurando Dory manteve a 1ª posição por três fins de semana consecutivos com US$ 41,8 milhões.

Até o dia 1º de julho, a bilheteria total norte-americana havia chegado a US$6 bilhões, mais rápido do qualquer ano anterior, e já está 9% à frente do recordista 2016, que fechou com US$ 11,38bilhões.

A bilheteria do verão está 15,3% à frente do verão do ano passado, quando a venda de ingressos atingiu seu pior nível em uma década.

Embora lançado no fim de abril, Os Vingadores: Guerra Infinita é extraoficialmente considerado o primeiro grande hit do verão 2018, pois teve grande parte de sua bilheteria arrecadada em maio e junho.

As produções da Disney, que está comprando a maior parte da 21st Century Fox, incluindo a 20th Century Fox são responsáveis por mais de US$ 1,2 bilhão da bilheteria doméstica, que representam 60% do mercado cinematográfico americano.

Na próxima semana, estreiam A Primeira Noite de Crime (The First Purge) e Homem-Formiga e a Vespa, também da Disney/Marvel, desafiando os dinossauros e outros incríveis super-heróis.

As Top 10

  1. Jurassic World: Reino Ameaçado(Universal) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou:

US$ 60.000.000 (-59%) em 4.485 salas (+10); MPS (média por sala): US$ 13.378; Totaliza: US$ 264.787.000

  1. Os Incríveis 2(Disney) – Está na 3ª semana e manteve a 2ª colocação. Faturou: US$ 45.456.000 (- 43%) em 4.410 salas (igual); MPS: US$ 10.328; Totaliza: US$ 439.730.000

  1. Sicário: Dia do Soldado(Sony) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 60; Orçamento: US$ 40 milhões Faturou:

US$ 19.015.000 em 3.055 salas; MPS: US$ $6.224; Totaliza: US$ 19.015.000

  1. Tio Drew(Lionsgate) ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 57; Orçamento: US$ 18 milhões Faturou: US$ 15.500.000 em 2.742 salas; MPS: US$ 5.653; Totaliza: US$ 15.500.000

  1. Oito Mulheres e Um Segredo(Warner Bros.) – Está na 4ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou:

US$ 8.035.000 (-30%) em 3.426 salas (-230); MPS: US$ 2.345; Totaliza: US$ 114.707.000

  1. Te Peguei(Warner Bros.) – Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 5.635.000 (-32%) em 3.176 salas (-206); MPS: US$ 1.774; Totaliza: US$ 40.888.000

  1. Deadpool 2(20th Century Fox) – Está na 7ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou:US$ 3.450.000 (-35%) em 2.094 (-326) salas; MPS: US$ 1.648; Totaliza: US$ 310.350.000

  1. Sanju(20th Century Fox) – Faturou:  US$ 2.550.000 em 356 salas; MPS: US$ 7.163; Totaliza:US$ 2.550.000

  1. Han Solo: Uma História Star Wars(Disney) – Está na 6ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 2.293.000 (-49%) em 1.654 salas (-684); MPS: US$ 1.386; Totaliza: US$

  1. Won’t You Be My Neighbor?(Focus) – Está na 4ª semana e manteve 10ª colocação. Faturou:US$ 2.290.000 (+26%) em 648 salas (+294); MPS: US$ 3.502; Totaliza: US$ 7.488.000