CONVIDADOS INTERNACIONAIS DISCUTIRÃO PRESERVAÇÃO E EDUCAÇÃO AUDIOVISUAL NO 8ª CINEOP.

A CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, em sua missão de proporcionar a discussão e valorização da história e preservação do cinema brasileiro, trará para o Brasil nesta sua oitava edição quatro renomados profissionais internacionais para ampliar a multiplicidade de olhares sobre essas questões e proporcionar o intercâmbio de ideias e experiências com os profissionais brasileiros reunidos no 8º Seminário do Cinema Brasileiro: fatos e memória. São professores, pesquisadores, diretores e roteiristas de países distintos Austrália, Argentina e Chile.

O convidado mais aguardado é, sem dúvida nenhuma, Ray Edmondson, que apresentará a palestra inaugural do Seminário, “Balanço de um Campo: A Arquivística Audiovisual”. Nascido na Austrália em 1946, formou-se em Biblioteconomia no ano de 1968, entrando em seguida para a divisão de cinema da Biblioteca Nacional da Austrália. Passa a chefiar o setor em 1973, lutando para a criação do NationalFilmandSoundArchive, o que ocorre em 1984. Dirige a instituição da fundação até 2002, quando se aposenta e cria a Archives Associates, empresa de consultoria em arquivística audiovisual. Foi o primeiro presidente da SEAPAVAA e membro de comitês da AMIA e do programa Memória do Mundo-Unesco. É Doutorpela FacultyofArtsand Design/Universityof Canberra, com a tese “NationalFilmandSoundArchive: thequest for identity – factorsshapingtheunevendevelopmentof a cultural institution”, defendidaem 2011.

Em junho de 1998, a pedido da Unesco, Ray Edmondson publicou a primeira versão escrita de uma ampla reflexão em torno das especificidades de preservação de expressões associados a suportes audiovisuais em movimento, o paper “Audiovisual Archiving: PhilosophyandPrinciples”, cuja primeira edição em língua portuguesa é uma iniciativa da CineOPe da ABPA, e será lançada neste ano em Ouro Preto. O texto em sua versão eletrônica final foi postado em 2004, encontrando aceitação crescente como instrumento de consolidação do conhecimento e experiência acumulados por cinematecas, museus e arquivos de filmes desde a década de 1930.

Na Temática Educação, teremos a presença de Débora Nakache, que participará da mesa “Cinema e Educação: Experiências Criativas”, uma apresentação de iniciativas diversas com foco na formação de professores, em produções realizadas por crianças e adolescentes na Educação Básica e o papel dos festivais como ponto de encontro e difusão. Licenciada em Psicopedagogia, Débora coordena desde 2001 o programa Médios enlaEscuela(Mídias na Escola) do Ministério de Educação do Governo da cidade de Buenos Aires. Organiza também o Hacelo Corto (Faça Curta), festival de curtas metragens produzidos por crianças e jovens que se realiza há doze anos.

Já a mesa “Experiências Latino-Americanas de Cinema com Crianças”, que pretende discutir experiências latino-americanas de cinema com crianças de segmentos marginalizados, como o ensino de cinema nos subúrbios das grandes capitais e nas aldeias indígenas, contará com as participações especiais de IgnacioAgüero e Mônica Acosta. Ignacio nasceu em Santiago de Chile, em 1952. Estudou arquitetura e cinema na Universidad Católica de Chile e vem realizando diversos documentários independents desde 1984, com os quais ganhou muitos prêmios em festivais internacionais. É ainda professor de documentário na Universidad de Chile, onde é também coordenador do mestrado de Cine Documental.

Por fim, Mónica Acosta é licenciada em Letras pela Universidad de Buenos Aires. Roteirista e produtora de curtas metragens reconhecidos em festivais argentines, coordena o Espacio de Educación Audiovisual de ASAECA. É também Professora Titular da cátedra de ESCRITURA do Mestrado Periodismo Documental da Universidad Nacional de Tres de Febreroe Professora Adjunta da cátedra Cátedra Introducción al Guión (Introdução ao Roteiro) da FADU (Universidad de Buenos Aires), além de pesquisas questões relacionadas às formas e à significação dos textos cinematográficos, sua abordagem, seu ensino e sua produção.

8ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto
12 a 17 de junho de 2013
Locais de realização: Centro de Artes e Convenções, Cine Vila Rica e Praça Tiradentes