CORRIDA PELO OSCAR ESQUENTA BILHETERIAS.

Por Wanda de Andrade.

Animais Fantásticos e Onde Habitam atraiu os fãs de Harry Potter e estreou com US$ 75 milhões. Recebeu nota A na pesquisa CinemasCore de um público constituído 55% de mulheres e somente 35 % com idade inferior a 25 anos. Um público mais velho do que o esperado, já qur só tem personagens adultos.

Mas será que a nova série derivada das aventuras de Harry Potter terá a capacidade faturar o mesmo que os oito filmes da série original, já que estreou com uma bilheteria bem menor? Corrigindo pela inflação, a pior estreia de um filme do aprendiz de feiticeiro, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, de 2009, faturou o equivalente a US$ 89,8 milhões e vendeu 20 % mais ingressos do que Animais Fantásticos.

 

Na realidade, a maioria dos filmes da semana teve um desempenho pior do que o esperado, incluindo as estreias The Edge of Seventeen e Sangue Pela Gloria, que não chegaram aos US$ 5 milhões, assim como A Longa Caminhada de Billy Lynn, que a esta altura já pode ser considerado um fracasso.

 

A boa notícia veio do segmento independente, onde Manchester À Beira-Mar estreou com ótimos números e Moonlight e Loving estão se sustentando muito bem.

 

Doutor Estranho e Trolls disputaram a segunda colocação com o filme do super-herói Marvel faturando US$ 17,67 milhões e a animação US$ 17,.50 milhões. Doctor Strange, líder das bilheterias nas duas semanas anteriores, perdeu 58,9 % da receita, muito mais do que os 49,5 % esperados. Trolls caiu 50.0 %.

 

As duas melhores estreias da semana passada, A Chegada e Almost Christmas perderam 51 and 53% respectivamente. A Chegada não deve chegar perto dos US$ 100 milhões totais, mas poderá ter um upgrade na temporada de premiações.

 

A melhor sustentação da semana foi Até o Último Homem, que perdeu somente 36,.5% da bilheteria, faturando US$ 6,75 milhões.

 

The Edge of Seventeen estreou abaixo das expectativas entre US$ 8-10 milhões, faturando somente US$ 4,8 milhões em 1.945 salas, embora tenha recebido um A- na pesquisa CinemaScore e 95% de críticas positivas apuradas pelo Rotten Tomatoes.

 

Foi seguido de perto por Sangue Pela Glória, que arrecadou somente US$ 2,.35 milhões em 1.549 salas e também recebeu um A- na pesquisa CinemaScore.

 

O drama militar A Longa Caminhada de Billy Lynn faturou somente US$ 930 mil em sua expansão para mais salas, embora o provável concorrente ao Oscar tenha tido uma boa estreia em circuito restrito na semna passada. Ficou na 14ª posição.

O filme de Ang Lee custou cerca de US$ 40 milhões, foi rodado com tecnologia de ponta a qual nenhum cinema pode exibir sem o equipamento adequado, logo está sendo exibido em formato digital na grande maioria dos cinemas.

 

As Top 10 da semana faturaram US$ 146,66 milhões, praticamente os mesmos US$ 145,89 milhões faturados pelas 10 mais no fim de semana anterior, mas ficaram 10,1 % baixo dos US$ 163,25 milhões faturados pelas top 10 no mesmo fim de semana do ano assado quando Jogos Vorazes: Mockingjay – Parte 2 estreou na liderança com US$ 102,66 milhões.

A queda só não foi maior porque as continuações seguraram as bilheterias, e embora muitos filmes tenham tido quedas significativas, as continuações foram mais fortes do que ano passado. Mas na semana que vem a animação Moana – Um Mar de Aventuras deve ter uma ótima estreia de cinco dias na quarta-feira, aproveitando o Dia de Ação de Graças, e as bilheterias voltarão a subir.

 

Além de Moana, estreiam no próximo fim de semana Aliados, com Brad Pitt, Papai Noel às Avessas 2 (Bad Santa 2),  Rules Don’t Apply que marca a volta de Waren Beaty, desta vez na direção, e o esperado thriller com Jessica Chastain, Miss Sloane.

Vejamos a semana.

 

As Top 10

 

  1. Animais Fantásticos e Onde Habitam (Fantastics Beasts and Where to Find Them /Warner Bros.) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 65; Faturou: US$ 75.000.000 em 4.144 salas; MPS (média por sala): US$ 18.098; Totaliza: US$ 75.000.000

Lançado em 4.144 salas, Animais Fantásticos e Onde Habitam recebeu 76 % de críticas positivas no Rotten Tomatoes.

Para cobrir o custo de US$ 180 milhões a Warner está observando atentamente o mercado internacional, onde o novo filme do universo da feitiçaria de J.K.Rowlandas já faturou US$ 143.3 milhões, totalizando uma estreia global de US$ 218,3 milhões. Sua esteia internacional está entre as 30 maiores de todos os tempos, ficando logo arás de Jogo Vorazes:  Mockingjay – Parte 2 e à frente de The Hobbit: Uma Jornada Inesperada.

 

  1. Doutor Estranho (Disney) – Está na 3ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou: US$ 17.676.000 (-59%) em 3.694 salas (-188); MPS: US$ 4.785; Totaliza: US$ 181.543.000

Doutor Estranho caiu para a 2ª posição depois e perder 59% da bilheteria faurando US$ 17,7 milhões totalizando US$ 181,5milhões. Com esta bilheteria, o filme estrelado por Benedict Cumberbatch já faturou mais do que os filmes originais do Capitão América, Thor e Homem-Formiga que estrearam com bilheterias domésticas entre US$ 176 e 181milhões. Com a ajuda do feriado desta semana, poderá fechar em torno de US$ 225 milhões ou mais, que ultrapassariam os US$ 206,4 milhões arrecadados por Thor: O Mundo Sombrio.

 

  1. Trolls (20th Century Fox) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 17.500.000 (-50%) em 3.945 salas (-121); MPS: US$ 3.945; Totaliza: US$ 116.215.000

Trolls já ultrapassaou os US$ 100 milhões em casa, totalizando US$ 116,2 milhões em 10 dias. Está em US$ 261,3 milhões globais.

 

  1. A Chegada (Paramount) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 11.800.000 (-51%) em 2.335 salas (+18); MPS: US$ 5.054; Totaliza: US$ 43.371.000

O elogiado drama de ficção científica perdeu 51% da bilheteria e faturou US$ 11,8 milhões totalizando US$ 43,4 mlhões para um orçamento de US$ 47 milhões. Estima-se que feche com US$ 75 milhões.

 

  1. Almost Christmas (Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 7.040.000 (-53%) em 2.379 salas (+3); MPS: US$ 2.959; Totaliza: US$ 25.421.000

 

  1. Até o Último Homem (Lionsgate) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 6.750.000 (-36%) em 2.883 salas (-88); MPS: US$ 2.341; Totaliza: US$ 42.854.000

Tendo chegado aos US$ 42,8 milhões, estima-se que chegará aos US$ 60 milhões ou um pouco mais nas bilheterias domésticas.

 

  1. The Edge of Seventeen (STX) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 77; Faturou: US$ 4.825.000 em 1.945 salas; MPS: US$ 2.481; Totaliza: US$ 4.825.000

A estreia de The Edge of Seventeen não correspondeu às ótimas críticas recebidas, e estreou na 7ª posição com US$ 4,8 milhões. Com um orçamento de US$ 9 milhões, o filme estrelado por Hailee Steinfeld ainda poderá se tornst lucrativo. 70% de seu público eram mulheres e 75% tinham idades entre 17 e 34 anos.

Mas mesmo que fature quatro vezes a bilheteria de estreia, uma bilheteria final de US$ 20 milhões terá sido fraca.

 

  1. Sangue Pela Glória (Bleed for This/Open Road) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 62; Faturou: US$ 2.358.000 em 1.549 salas; MPS: US$ 1.522; Totaliza: US$ 2.358.000

Com críticas não muito favoráveis (63% no Rotten Tomatoes) e um enredo pouco atraente, a bilheteria não chegou nem aos US$ 2,4 milhões, quando as estimativas eram de uma estreia de pelo menos US$ 6 milhões.

 

  1. O Contador (Warner Bros.) – Está na 6ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 2.115.000 (-52%) em 1.423 salas (-919); MPS: US$ 1.486; Totaliza: US$ 81.252.000

 

  1. Refém do Medo (EuropaCorp) – Está na 2ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 1.600.000 (-%) em 2.006 salas (-52); MPS: US$ 798; Totaliza: US$ 6.037.000

 

As Independentes

 

Iniciada a temporada de premiações, foram lançadaao no último fim de semana sete filmes independentes, com destaque para Animais Noturnos (Nocturnal Animals), de Tom Ford para a Focus Features e Manchester À Beira-Mar (Manchester by the Sea) de Kenneth Lonergan para a Amazon Studios e Roadside Attractions.

Enquanto isto, duas continuações, Moonlight e Loving continuam tendo um bom desempenho enquanto esperam uma indicação para O Oscar, mas a experiência tecnológica de Ang Lee não encontra seu público.

 

Manchester À Beira-Mar (Roadside Attractions) recebeu nota 95 no Metacritic depois de passar pelos festivais de Sundance, Telluride, Toronto e Nova York 2016. Faturou US$ 241.230 em 4 salas; MPS: US$ 60.308

O terceiro e esperado filme de Kenneth Lonergan (Conte Comigo) foi muito aplaudido no Festival de Sundance em janeiro.  O drama com Casey Affleck assumindo a custódia do irmão adolescente é um dos fortes concorrentes aos prêmios da crítica e ao Oscar.

Fez a terceira melhor média por sala de 2016, depois de Moonlight e Café Society. Num período quando os filmes não estão atingindo o patamar de mais de US$ 100.0000 de MPS como Grande Hotel Budapeste, Birdman ou O Jogo da Imitação, sua ocupação média por sala é quase um recorde.

Um boca a boca positivo, ótima críticas e rumores de uma indicação para o Oscar devem manter o filme em alta por uma bom tempo.

Na realidade, Manchester À Beira-Mar é o segundo filme mais indicado para o Oscar de melhor filme na bolsa de apostas GoldDerby.com

 

Animais Noturnos (Nocturnal Animals/Focus) recebeu nota 69 no Metacritic depois de passar pelos festivais de Veneza e Toronto 2016. Faturou US$ 494.000 em 37 salas; MPS: US$ 13.351

Segundo filme de Tom Ford (Direito de Amar) abriu em mais salas do que as quatro tradicionais em Los Angeles e Nova York. Estrelado por Amy Adams e Jake Gyllenhaal a decisão parece ter sido acertada.

 

Outros lançamentos independentes incluem: The Take, que faturou US$ 39.000 em 100 salas; A Street Cat Named Bob, que abriu com US$ 35.070 em 25 salas; Best Worst Thing That Ever Could Have Happened que estreou com US$ 22.573 em 25 salas; Daughters of the Dust que faturou US$ 10.842 em uma sala e Blood on the Mountain, que estreou com US$ 3.443 em duas salas.

 

Entre as continuações, Moonlight e Loving continuam tendo ótimas carreiras.

Moonlight (A24) está na 5ª semana e faturou US$ 1.583.000 em 650 salas (+474), com uma MPS de US$ 2.436 totalizando US$ 6.739.000.

O maior sucesso independente da temporada de outono mais que triplicou o número de salas, o que ocasionou uma queda na MPS. Ainda não capitalizou o momento Oscar. À mesma altura, Spotlight – Segredos Revelados já havia faturado US$ 3.5 milhões em 598 salas) e Birdman, US$ 2,5 milhões em 857 salas.

 

Loving (Focus) está na 3ª semana e faturou US$ 854.000 em 137 salas (+91), totalizando US$ 1.737.000.

A história de uma casamento inter-racial da década de 60 que se tornou uma longa batalha judicial, é dirigida por Jeff Nichols e abriu para mais salas com bons resultados. Expande para 429 salas (+292) na quarta-feira.

 

Na contra-mão, A Longa Caminhada de Billy Lynn, de Ang Lee, abriu para 1.176 salas (+1,174) e faturou apenas US$ 930.000, com uma MPS de US$ 791. Totaliza US$ 1,1 milhão.

 

As Internacionais

 Animais Fantásticos e Onde Habitam liderou também as bilheterias internacionais com US$ 143,3 milhões em 63 países. Junto com a bilheteria doméstica de US$ 75 milhões, a bilheteria total de Animais Fantásticos e Onde Habitam chega em US$ 218,3 milhões.

Esta foi uma das melhores bilheterias internacionais do ano, tendo sido a maior bilheteria de estreia do ano no Reino Unido, Alemanha, Suécia, Itália, Suiça e Bélgica. Com destaque parao Reino Unido (US$ 18,3 milhões), Coreia do Sul (US$ 14,1 milhões), Alemanha (US$ 9,9 milhões), Rússia (US$ 9,8 milhões), França (US$ 9,7 milhões) e Brasil (US$  6,4 milhões).

Animais Fantásticos e Onde Habitam estreia na China e no Japão, o segundo e terceiro maiores mercados do cinema norte-americano, na próxima semana.

 

Embora ofuscado por Animais Fantásticos e Onde Habitam, Doutor Estranho ficou na segunda posição na bilheteria internacional. Faturou US$ 26 milhões no fim de semana, uma queda de 56,8 %, em 53 países. Já faturou US$ 390 milhões no exterior, totalizando US$ 571,5 milhões globais, tendo chances de chegar à marca de um bilhão de dólares.  Faturou US$ 103,2 milhões na China, US$ 39,6 milhões na Coreia do Sul, US$ 26,4 milhões no Reino Unido, US$ 21,4 milhões na Rússia e US$ 19,3 milhões no Brasil. Doutor Estranho é, até o momento, a maior bilheteria global do ano.

 

Na 3ª, 4ª e 5ª posições internacionais ficaram Trolls, com US$ 11,4 milhões faturados no fim de semana, totalizando US$ 261.314.533; Horizonte Profundo: Desastre no Golfo, com US$ 8,2 milhões no fim de semana, totalizando US$ 113.251.661 globais e A Chegada que arrecadou US$ 6.750.000 no fim de semana e totaliza US$ 65.245.799 globais.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US $) (US$)
1 Animais Fantásticos e Onde Habitam 75.000.000 75.000.000
2 Doutor Estranho 17.676.000 181.542.877
3 Trolls 17.500.000 116.214.533
4 A Chegada 11.800.000         202.500.000
5 Almost Christmas 7.034.610 43.370.799
6 Até o Último Homem 6.750.000 42.854.292
7 Edge Of Seventeen, The 4.825.000 60.851.661
8 Sangue Pela Gloria 2.357.946 25.415.350
9 O Contador 2.115.000 81.252.018
10 Refém do Medo 1.600.000 1.086.611
Fonte: Rentrak/Comscore