“CRIANÇAS PECULIARES” DOMINA FIM DE SEMANA MEDIANO.

Por Wanda de Andrade. 

O Lar das Crianças Peculiares, de Tim Burton, já em cartaz nos cinemas brasileiros, liderou as bilheterias norte-mericanas do fim de semana com US$ 28,50 milhões. Ainda assim, ficou 6,1 % à frente da estreia dos US$ 26,85 milhões de Alice Através do Espelho, que Tim Burtom não aceitou dirigir, e 20,6 % à frente dos US$ 23,61 milhões iniciais de Goosebumps: Monstros e Arrepios, do mesmo gênero.

 

A segunda estreia da semana, Horizonte Profundo: Desastre no Golfo ficou na 2ª posição com US$ 20,60 milhões. Esrelado por Mark Wahlberg, o filme narra a história da explosão de uma plataforma de petróleo no Golfo do Méxiaco em 1910.

 

O terceiro lançamento da semana, Gênios do Crime teve uma estreia decepcionante com US$ 6,60 milhões. Estrelando Zach Galifianakis e Kristen Wiig como dois ladrões de banco, o filme não superou as críticas ruins, que somaram somente 38% de resenhas positivas no Rotten Tomatoes.

 

Cegonhas e Sully: O Herói do Rio Hudson ocuparam as posições seguintes, faturando US$ 13,8 milhões e US$ 8,4 milhões respectivamente. Assim, enquanto Cegonhas totaliza US$ 38,8 milhões em 10 dias, Sully: O Herói do Rio Hudson ultrapassou os US$ 100 milhões em quatro fins de semana.

 

Depois de lançado na semana anterior em circuito limitado, Rainha do Katwe, o filme da Disney abriu para 1.242 salas, mas não passou dos US$ 2,60 milhões, apesar de ter recebido um A+ na pesquisa Cinemascore, e 91% de críticas positivas no Rotten Tomatoes.

 

Enquanto isto, Perfeita é a Mãe chegou ao maior multiplicador de um grande lançamento neste ano, Já faturou 4,72 vezes a bilheteria de abertura (US$ 23,817 milhões), totalizando US$ 112,519 milhões em 10 dias.

 

E por último, mas não menos importante, a Disney está quase chegando a seu terceiro filme de 1 bilhão de dólares em 2016: Procurando Dory, que já é a 27ª maior bilheteria global de todos os tempos, sendo a 5ª maior bilheteria de animação da história. Até o momento, quatro das maiores bilheterias globais do ano são da Disney, das quais duas – Capitão América: Guerra Civil e Zootopia—já chegaram a US$ 1 bilhão.

 

As 10 maiores bilheterias da semana totalizaram US$ 102,94 milhões, ou seja, 10,8 % mais do que o fim de semana anterior (US$ 92,84 milhões), mas 26,3 % menos do que os US$ 139,83 milhões arrecadadados no mesmo fim de semana do ano passado, quando Perdido em Marte liderava as bilheterias com US$ 54,30 milhões,

 

No próximo fim de semana estream The Birth of a Nation em 2.000 salas e muitas esperanças no Oscar, A Garota no Trem, da Universal, em mais de 3,000 salas e Middle School: The Worst Years of My Life em 2.600 salas.

Vejamos a semana.

 

As Top 10

1, O Lar das Crianças Peculiares (Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children /20th Century Fox) –  ESTREIA – Nota CinemaScore: B+; Metacritic: 59; Faturou: US$ 28.500.000 em 3.522 salas; MPS (média por sala): US$ 8.092; Totaliza: US$ 28.500.000

O novo filme de Tim Burton teve uma estreia medíocre para um filme de US$ 110 milhões de orçamento, embora a adaptação tenha faturado US$ 36,5 milhões no exterior, o que poderá salvar O Lar das Crianças Peculiares de um desastre financeiro. Burton dirigiu sucessos como Batman e Planeta dos Macacos, mas seu toque de midas parece um pouco adormecido recentemente, e ele não emplaca nenhum sucesso desde Alice no País das Maravilhas, de 2010, tendo o público rejeitado seus últimos filmes como Sombras da Noite, Frankenweenie e Grandes Olhos.

O público com menos de 25 anos (55%) deu ao filme uma nota “A- na pesquisa CinemaScore e o público em geral era composto por 41% de homens e 59% de mulheres. Não se espera uma bilheteria superior a US$ 75 milhões, mas se tiver ua boa sustentação na próxima semana, poderá surpreender.

 

2, Horizonte Profundo: Desastre no Golfo (Deepwater Horizon /Lionsgate) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 67; Faturou: US$ 20.600.000 em 3.259 salas; MPS: US$ 6.321; Totaliza: US$ 20.600.000

Mas O Lar das Crianças Peculiares ainda se saiu melhor do que Horizonte Profundo: Desastre no Golfo que custou US$ 120 milhões e faturou somente US$ 20, 6 milhões, apesar de trazer de volta outra dupla de prestígio: Mark Wahlberg e Peter Berg, de O Grande Herói. A esperança agora está no boca a boca, já que a crítica aprovou o filme, que recebeu 82% de críticas positivas no Rotten Tomatoes,

 

3, Sete Homens e um Destino (The Magnificent Seven /Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 3ª colocação, Faturou: US$ 15.700.000 (-55%) em 3.674 salas (no change); MPS: US$ 4.273; Totaliza: US$ 61.606.000

Sete Homens e um Destino também desapontou com uma queda de 55% na bilheteria. Filmes anteriores de Denzel Washington como O Protetor e O Voo se sustentaram muito melhor. Esta queda não era esperada já que Sete Homens e um Destino recebeu uma nota A- na pesquisa Cinemascore. Acredita-se numa bilheteria global de um pouco mais de US$ 100 milhões, já que o gênero westwern não é muito popular fora dos EUA, mas que poderá amenisar os custos de uS$ 90 milhões,

 

4, Cegonhas (Warner Bros,) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 13.800.000 (-35%) em 3.922 salas (igual); MPS: US$ 3.519; Totaliza: US$ 38.811.000

Cegonhas, também lançado na semana passada, teve uma queda normal (35%) para um filme da animação, Deverá cobrir os custos, já que faturou a mesma coisa em casa e no exterior, mas esperava-se mais.

 

5, Sully: O Herói do Rio Hudson Sully (Warner Bros,) – Está na 4ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação, Faturou:  US$ 8.400.000 (-38%) em 3.717 salas (-238); MPS: US$ 2.260; Totaliza: US$ 105.387.000

Este é o quarto filme de Tom Hanks a faturar mais de US$ 100 mlhões, E o quinto de Clint Eastwood, devendo se tornar a terceira maior bilheteria do diretor atrás apenas de Gran-Torino e Sniper Americano.

Sully: O Herói do Rio Hudson representa uma vitória para Hanks em termos de bilheteria. Deverá ser sua maior bilheteria desde Anjos e Demônios (US$ 133,4 milhões), de 2009 e O Código Da Vinci (US$ 217,5 milhões) de 2005. Entre seus últimos filmes, Capitão Phillips faturou US$ 107,1 milhões em 2013, seguido dos US$ 83,3 milhões de Walt nos Bastidores de Mary Poppins, de 2014 e dos US$ 72,3 milhões de Ponte dos Espiões em 2015. Impulsionado por um A na pesquisa CinemaScore, Sully: O Herói do Rio Hudson já é o filme de maior sucesso do outono nas bilheterias norte-ameicanas,

 

6, Gênios do Crime (Masterminds (Relativity) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B-; Metacritic: 49; Faturou: US$ 6.600.0000 em 3.042 salas; MPS: US$ 2.170; Totaliza: US$ 6.600.000

Gênios do Crime, comédia do diretor Jared Hess, de Napolean Dynamite e Nacho Libre, é estrelado por Zach Galifianakis, Kristin Wiig, Jason Sudeikis, Owen Wilson, Leslie Jones e Kate McKinnon – todos vindos de comédias anteriores. Mas com os resultados da bilheteria de estreia, as expectativas do estúdio Relativity Midia, que está saindo de uma recuperação judicial, que giravam em torno de US$ 125,4 milhões em casa e US$ 47,1 milhões no exterior, que lhe dariam um alento financeiro, foram por água abaixo.

 

7, Rainha do Katwe (Queen of Katwe /Buena Vista) – Está na 2ª semana e subiu da 22ª para a 7ª colocação. Faturou:

US$ 2.608.000 (+755%) em 1.242 salas (+1.190); MPS: US$ 2.100; Totaliza: US$ 3.011.000

Apesar de ter recebido uma nota A+ na pesquisa Cinemascore, o filme de Mira Nair, estrelado por Lupita Nyong’o, Madina Nalwanga e David Oyelowo está lutando para conseguir uma boa bilheteria, Depois de estrear na semana passada em apenas alguns cinemas, Rainha do Katwe abriu no último fim de semana para 1.242 salas, faturando US$ 2,6 milhões totalizando US$ 3 milhões.

 

8, O Homem nas Trevas (Sony) – Está na 6ª semana e caiu da 7ª para a 8ª colocação, Faturou: US$ 2.375.000 (-37%) em 1.653 salas (-785); MPS: US$ 1.437; Totaliza: US$ 84.735.000

Sucesso do fim do verão O Homem nas Trevas perdeu menos de 40% da bilheteria, apesar de ter saído de cartaz em 30% das salas. Não deve chegar aos US$ 100 milhões, mas como custou US$ 10 milhões já está no lucro.

 

  1. O Bebê de Bridget Jones (Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 2.330.000 (-50%) em 2.055 salas (-875); MPS: US$ 1.134; Totaliza: US$ 20.982.000

 

  1. Snowden (Open Road) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 2.029.000 (-50%) em 1.821 salas (-534); MPS: US$ 1.114; Totaliza: US$ 18.730.000

 

As independentes

 

Com a chegada do outono, o circuito independente começa a esquentar e dois filmes estrearam com um média de US$ 20.000 or sala, que costumava ser o padrão de um filme lançado inicialmente em salas especiais de Nova York e Los Angeles: Denial e American Honey. 

 

Denial (Bleecker Street) – Nota Metacritic: 60; esteve no festival de Toronto 2016, Faturou US$ 102.101 em 5 salas com uma MPS de US$ 20.420

Denial, um drama de Mick Jackson sobre o julgamento da difamação de uma historiadora iniciada por uma pessoa que negava existência do holocausto, teve sua estreia ajudada pelo elenco (Rachel Weisz, Timothy Spall e Tom Wilkinson) e críticas favoráveis, mas não o suficiente para justificar o ótimo desempenho. O resultado sugere um grande interesse pelo assunto, que deve se traduzir numa boa carreira adiante. Pensando nisso, o estúdio vai continuar abrindo o filme, lançando-o em mais 10 cidades e 25 salas nas próximas semanas.

 

American Honey (A24) – Nota Metacritic: 79; esteve nos festivais de Cannes e Toronto 2016, Faturou US$ 75.370 em 4 salas, com uma MPS de US$ 18.843.

O road movie estrelado por Sasha Lane, Shia LaBeouf e Riley Keough é dirigido pela inglesa Andrea Arnold em seu primeiro filme fora de seu país. A diretora de Aquário e da versão recente (2011) de O Morro dos Ventos Uivantes é muito respeitada pela crítica, mas pouco conhecida do público americano. Este seu primeiro filme nos EUA conta as aventuras na estrada de um grupo de jovens que vende assinatura de revistas de cidade em cidade pelo interior do país, mas sua duração de quase três horas pode impedir um sucesso maior.

 

As Internacionais

 

O Lar das Crianças Peculiares recebeu uma boa ajuda do mercado internacional em seu fim de semana de estreia. Liderou as bilheterias internacionais com US$ 36,5 milhões arrecadados em 8.954 salas de 59 países, Esntre as maiores bilheterias tivemos US$ 5,2 milhões na Coreia do Sul, US$ 4,6 milhões no Reino Unido, US$ 3,8 milhões no México, US$ 3,1 milhões na Austrália e US$ 2,6 milhões no Brasil. Estreia em mais 20 países no próximo fim de semana e totaliza US$ 65 milhões globais.

 

A comédia romântica chinêsa I Belonged to You ficou na 2ª posição internacional com US$ 33,6 milhões.

 

L,O,R,D,: Legend of Ravaging Dynasties, fantasia chinesa empregando a técnica de captura de movimentos, ficou na 3ª posição com US$ 29,2 milhões.

 

Operation Mekong e O Bebê de Bridget Jones ocuparam as posições seguintes, faturando US$ 23,6 milhões e US$ 19 milhões respectivamente. Embora os problemas sentimentais de Bridget Jones não tenham atraído muito o público norte-americano, vêm agradando as plateias internacionais e o filme já totaliza US$ 120,9 milhões globais.

 

Horizonte Profundo: Desastre no Golfo estreou com US$ 12,4 milhões em 52 países, liderados pelo Reino Unido onde faturou US$ 2,6 milhões.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US $) (US $)
1 O Lar das Crianças Peculiares 28,500,000 28,500,000
2 Horizonte Profundo: Desastre no Golfo 20,600,000 20,600,000
3 Sete Homens e um Destino 15,700,000 61,605,901
4 Cegonhas 13,800,000 38,811,274
5 Sully: O Herói do Rio Hudson 8,400,000 105,387,463
6 Gênios do Crime 6,600,000 6,600,000
7 Rainha do Katwe 2,608,000 3,011,009
8 O Homem nas Trevas 2,375,000 84,734,937
9 O Bebê de Bridget Jones 2,326,775 20,978,510
10 Snowden 2,029,390 18,729,637
Fonte: Rentrak/Comscore