CRIPTONITA DE MELISSA MCCARTHY DERROTA BATMAN VS SUPERMAN

por Wanda de Andrade.

Foi uma disputa acirrada pela primeira posição entre A Chefe Melissa McCarthy e Batman V Superman: A Origem da Justiça. Acabou com o filme de McCarthy liderando com uma diferença de US$ 50.000 para o segundo colocado.

Também estrearam Hardcore: Missão Extrema, que ficou abaixo das expectativas e Demolition, da Fox Searchlight, com Jake Gyllenhaal que também não se saiu bem, faturando abaixo de US$ 1 milhão

Melissa McCarthy tem força para abrir um filme com ótimos resultados, mas desta vez o público não se interessou muito para ver mais do mesmo, e sua bilheteria ficou 20% abaixo da bilheteria de estreia de A Espiã que Sabia de Menos no ano passado. Mas se considerarmos outros lançamentos reciclados como A Série Divergente: Convergente, A Chefe não se saiu tão mal assim. O desafio será faturar quatro vezes a bilheteria de estreia como McCarthy conseguiu com Tammy, de 2014.

Logo atrás, na segunda posição, Batman V Superman: A Origem da Justiça perdeu 54% da bilheteria. Sua receita de US$ 23,43 milhões era prevista e ninguém se surpreenderá se levar um tombo semelhante na próxima semana.

Mesmo assim, Batman vs Superman está quase chegando aos US$ 300 milhões em casa, e será a terceira maior da DC Comics, ultrapassando Homem de Aço (US$ 291 milhões) no próximo fim de semana. No mercado internacional arrecadou US$ 34 milhões, elevando seu total global para US$ 783,4 milhões, a 59ª maior bilheteria de todos os tempos, atrás de Homem Aranha 2. Aqui, vale lembrar, que tanto A Chefe, quando Barman vs Supreman, receberam críticas desfavoráveis e a indústria começa a reconsiderar sua opinião a respeito da influência dos críticos.

As continuações tiveram boa sustentação, lideradas por Zootopia (Buena Vista).

Depois de fins de semana ótimos resultados como o da Semana Santa, as bilheterias caíram em relação a 2015. A soma atual das Top 10 está 26% atrás do mesmo fim de semana do ao passado, que exibia Velozes e Furiosos 7 em seu segundo fim de semana. Analisando este ano, desde o fim de semana de 5 a 7 de fevereiro, semana anterior a estreia de Deadpool, as bilheterias tiveram uma alta sem precedentes para os dois primeiros meses do ano, que inclui três filmes com bilheterias superiores de US$ 300 milhões.

Mas a alegria de A Chefe e de Batman vs Superman deve durar pouco. Na semana que vem a Disney lança a versão com personagens reais de Mogli: O Menino Lobo. Precedido de boas críticas e de um enorme investimento de marketing, a nova versão do livro de Rudyard Kipling deverá ter uma ótima estreia.

Além dele teremos Ice Cube em Barbershop: The Next Cut que também deverá te bons resultados e Criminal, estrelando Ryan Reynolds e Kevin Costner e o independente (A24) Green Room, que poderá ter grandes resultados em pequeno circuito.

E por fim, mas não menos importante, Boi Neon, de Gabriel Mascaro, estreou no cinema do Lincoln Center em Nova York, e recebeu as melhores críticas da semana.

Vejamos como foi tudo isso.

 

As Top Ten

1. A Chefe (The Boss/(Universal) – ESTREIA – Nota CinemaScore: C+; Metacritic: 40; Faturou: US$ 23.480.000 em 3.480 salas; MPS (média por sala): US$ 6.747; Totaliza: US$ 23.480.000

A Chefe ultrapassou as expectativas e saiu bem para seu modesto orçamento de US$ 20 milhões e para quem foi execrada pela crítica – seu índice de aprovação no Rotten Tomatoes foi 18% e a nota Cinemascore C+. O desempenho no fim de semana ficou 9% acima dos US$ 21,58 milhões faturados na estreia por Tammy  e 19% abaixo dos US$ 29,09 milhões faturados no lançamento por Spy. Com este resultado, McCarthy continua sendo uma das estrelas mais capazes de atrair o público por si só dos últimos anos. Vamos ver se repete a dose em 15 de julho quando estreia Ghostbusters, da Sony.

Mas não foi uma vitória gloriosa. É somente a quarta abertura entre os cinco filmes estrelados por ela, desde Madrinha de Casamento (2011).  Três dos quatro filmes faturaram mais de US$ 110 milhões, e todos— apesar das críticas ruins – conseguiram faturar quatro vezes a bilheteria de estreia. O que faz de Melissa uma estrela. É a queridinha do público e está acima das críticas. Na saída de A Chefe, 76% dos entrevistados declararam ter ido ver o filme por causa dela. 67% da audiência eram mulheres com 51% tinham mais de 35 anos.

 

  1. Batman V Superman: A Origem da Justiça (Warner Bros.) – Está na 3ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou

US$ 23.435.000 (-54%) em 4.102 salas (-154); MPS: US$ 5.713; Totaliza: US$ 296.686.000

Depois de liderar as bilheterias por dois fins de semana consecutivos, Batman V Superman: A Origem da Justiça caiu para a segunda posição com uma diferença muito pequena para o primeiro colocado A Chefe com US$ 23.44 milhões, isto é 54%.do fim de semana anterior. Batman vs Superman totaliza US$ 296,69 milhões em casa em 17 dias e está se aproximando dos US$ 300 milhões. Está 1% à frente dos US$ 294.51 milhões faturados nos mesmos 17 dias por Velozes e Furiosos 7, que caiu 51% em seu terceiro fim de semana, faturando US$ 29,16 milhões). Mas não deve manter a diferença positiva já que na semana que vem os super-heróis terão que enfrentar Mogli: o Menino Lobo.

A bilheteria do fim de semana representou somente 14% da abertura de US$ 166 milhões. Normalmente o terceiro fim de semana, a bilheteria de um filme de ponta significa 20% da bilheteria inicial, podendo chegar a até 25% (Jurassic World e o primeiro filme da série Vingadores).

Mas Batman V Superman: A Origem da Justiça não está sozinho. Sucessos recentes como Deadpool e Zootopia caíram 23% e 50% respetivamente em seu terceiro fim de semana.

Mas a Warner está correndo o risco de ficar no vermelho com o filme da DC Comics. Batman V Superman custou US$ 250 milhões somados ao investimento de mais US$ 150 milhões para a divulgação no mundo todo. Da mesma forma, os resultados internacionais também estão caindo. O filme deverá fechar em pelo menos US$ 900 milhões para se pagar. O que está bem abaixo das expectativas iniciais e abala os planos para continuações.

 

  1. Zootopia: Esta Cidade é o Bicho (Buena Vista) – Está na 6ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou US$ 14.353.000 (-26%) em 3.444salas (-254); MPS: US$ 4.168; Totaliza: US$ 296.012.000

Enquanto Batman v Superman continuava seu declínio no fim de semana, Zootopia manteve seu poder de sustentação, perdendo somente 26% da bilheteria da semana anterior, faturando US$ US$ 14.35 milhões. Foi o oitavo melhor sexto fim de semana de todos os tempos. Está quase chegando aos US$ 300 milhões em casa, acumulando US$ 296,01 milhões em 38 dias. Atrás apenas 8% dos US$ 320,39 milhões faturados em 38 dias por Divertida Mente.

Totaliza US$ 296 milhões em casa, que somados às bilheterias internacionais chegam a um total global de US$ 852,5 milhões. ´

 

  1. Casamento Grego 2 (Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 4ª colocação. Faturou US$ 6.420.000 (-43%) em 3.027 salas (-152); MPS: US$ 2.121; Totaliza: US$ 46.753.000

Ao ser atingido por A Chefe no último fim de semana Casamento Grego 2, escrito e estrelado por Nia Vardalos caiu 43%. Mas está correspondendo às expectativas mais otimistas, atingindo a bilheteria de US$ 46.75 milhões em 17 dias. Com este resultado, fica 6% atrás de Um Senhor Estagiário, que perdeu somente 26% no terceiro fim de semana e faturou US$ 8,68 milhões.

 

5. Hardcore: Missão Extrema (Hardcore Henry/STX) – ESTREIA – Nota CinemaScore: C+; Metacritic: 51; Criticwire

B-; Faturou: US$ 5.096.000 em 3.015 salas; MPS: US$ 1.690; Totaliza: US$ 5.096.000

Para falar a verdade, ainda não se sabe se Harcore é uma tendência ou somente uma nova experiência em filmes de ação. O filme do diretor Ilya Naishuller foi todo filmado com câmeras Go-Pro, pois a ideia é colocar o expectador dentro da ação. Aqui, o ator Sharlto  Copley é  mero coadjuvante.

Como está sendo dito por quem já viu, é um filme narrado na primeira pessoa como, num livro narrado do ponto de vista do leitor. Aliás a técnica está sendo chamada de POV (point of view em inglês, ou ponto de vista).

Naturalmente mais uma vez, os videogames foram a inspiração. Aliás 72% da plateia declarou jogar games na primeira pessoa, em que o atirador era ele mesmo, como Call of Duty e Halo.

76% do público eram homens, com 67% deles com idade entre 17-34 anos. A STX comprou o filme no Festival de Toronto, onde o filme levou o prêmio do público, por US$ 10 milhões.  Aconselho a quem tiver curiosidade e não for um aficionado de games, olhar primeiro o trailer, e depois ver se aguenta a parada.

 

  1. Milagres do Paraiso (Sony) – Está na 4ª semana e caiu da 5ª para a 6ª colocação. Faturou US$ 4.844.000 (-33%) em 2.783 salas (+372); MPS: US$ 1.741; Totaliza: US$ 53.851.000

Milagres do Paraiso se sustentou melhor do que o outro filme religioso lançado na semana passada, Deus Não Está Morto 2, que ficou numa próxima 7ª colocação.

Perdeu apenas 44% da bilheteria da semana anterior, totalizando US$ 53,81 milhões em 26 dias. É um dos filmes religiosos recentes mais bem sucedidos, e, como custou somente US$ 13 milhões, um dos mais lucrativos também. Deverá chegar aos US$ 70 milhões.

 

  1. Deus Não Está Morto 2 (Pureflix) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 4.051.000 (-43,2%) em 2.354 (-65) salas; MPS: US$ 1.721; Totaliza: US$ 13.836.000

Deus Não Está Morto 2 perdeu 43,2% de bilheteria, e está US$ 10 milhões atrás do filme original. Totaliza US$ 13,84 milhões em 10 dias e certamente não está sendo beneficiado pelo mesmo boca a boca de seu antecessor, que faturou US$ 21,75 milhões nos 10 primeiros dias, tendo caído somente 4,5% entre a primeira e a segunda semanas, quando faturou US$ 8.80 milhões.

 

  1. A Série Divergente: Convergente (Lionsgate) – Está na 4ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou US$ 3.600.000 (-37%) em 2.503 salas (-515); MPS: US$ 1.438; Totaliza: US$ 61.830.000

 

  1. Rua Cloverfield,10 (Paramount) – Está na 5ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 3.000.000 (-34%) em 1.886 salas (-625); MPS: US$ 1.591; Totaliza: US$ 67.976.000

Mais uma boa sustentação para Rua Cloverfield,10, que está indo muito bem para um filme de terror, com uma queda de apenas 34% na quinta semana.  Deverá chegar aos US$ 80 milhões, podendo empatar com o filme original, de 2008, gerando uma bilheteria que equivalerá ao triplo da bilheteria de estreia, resultado excelente para o gênero.

 

  1. Decisão de Risco (Eye em the Sky /Bleecker Street) – Está na 5ª semana e caiu da 9ª para a 10ª colocação. Faturou US$ 2.829.000 (-29%) em 1.089 salas (+60); MPS: US$ 2.598; Totaliza: US$ 10.406.000

Decisão de Risco caiu somente 29% da bilheteria com um pequeno aumento de salas. O suspense de guerra estrelando

Helen Mirren cruzou a marca dos US$ 10 milhões e parece que irá além. Embora não vá atingir o patamar de A Dama Dourada, também com Helen Mirren (US$ 33 milhões), Decisão de Risco já é um dos destaques independentes do início de 2016.

 

AS Independentes

O nada independente Everybody Wants Some!! de Richard Linklater para a Paramount, continua em cartaz num pequeno circuito. Abriu de 49 para 66 salas faturando US$ 510.000(+44%) com uma MPS de US$ 8.095. Totaliza US$ 974.436 em 12 dias. Abre para mais salas na próxima sexta-feira.

Depois de três semanas em circuito restrito, Midnight Special, da Warner, abriu para um circuito maior (moderado) faturando US$ 1,16 milhões em 493 salas, om uma MPS de US$ 2.345. Com a expansão, o filme de ficção científica dirigido por Jeff Nichols e estrelado por Michael Shannon, teve uma alta na bilheteria de 110% em relação à semana anterior. Totaliza US$ 2,30 milhões em 24, já tendo ultrapassado a bilheteria final de O Abrigo (US$ 1,73 milhão) com o mesmo diretor e intérprete.

Demolition, da Fox Searchlight, estreou com US$ 1,13 milhões em 854 salas, com uma MPS de US$ 1.317. O filme Jean-Marc Vallée (Clube de Compras de Dallas) estrelando Jake Gyllenhaal e Naomi Watts não foi bem visto pela crítica, tendo um índice de aprovação de somente 50% no Rotten Tomatoes e no Metacritic, e uma nota B no Criticwire.

Outra estreia independente da semana foi The Invitation, da Drafthouse Films. Faturou US$ 67.739 em 10 salas com uma MPS de US$ 6.774). Recebeu nota B+ do Criticwire, e 76% de aprovação no Metacritic. Já disponível em VOD.

Boi Neon (Neon Bull) distribuído pela Kino Lorber, recebeu nota B+ na Criticwire e 84% de aprovação no Metacritic. Esteve nos festivais de Veneza e Toronto em 2015 e no New Directors/New Films de 2016. Faturou US$ 7.133 em uma única sala. Foi o filme mais bem avaliado da semana pela crítica, embora tenha estreado somente no cinema da Manhattan’s Film Society of Lincoln Center, com um desempenho considerado bom para um filme legendado. O filme de Gabriel Mascaro estrelado por Juliano Cazarré estreia no fim de semana em Los Angeles e na maioria das grandes cidades em maio.

 “Hello. My Name Is Doris” (Roadside Attractions) está na 5ª semana e faturou US$ 1.615.000 em 979 salas (+16), totalizando US$ 9.386.000.

O filme com Sally Field parece ter chegado ao número máximo de salas devendo atingir os US$ 10 milhões, o que será um ótimo desempenho para quem passou incólume pela temporada de premiações.

 

As Internacionais

Estas foram as cinco maiores bilheterias internacionais:

1 – Batman V Superman: A Origem da Justiça liderou as bilheterias internacionais pelo terceiro fim de semana consecutivo, faturando US$ 34 milhões e totalizando US$ 783,5 milhões no mundo todo. No Brasil já arrecadou US$ 28,3 milhões.

O filme é agora a 10ª bilheteria de um filme de super-herói, ultrapassando Deadpool (US$ 755.7 milhões) e Guardiões da Galáxia (US$ 773 milhões), mas não deve atingir a bilheteria de US$ 1 bilhão esperada pela Warner.

 

2 – Zootopia: Esta Cidade é o Bicho ficou na 2ª posição internacional com US$ 22,7 milhões em 53 países. Totaliza US$ 556,5 milhões no exterior e US$ 852,5 milhões globais. Faturou US$ 232,2 milhões in China e US$ 31,2 milhões na Rússia. É a segunda maior bilheteria dos estúdios Disney em sua primeira exibição (depois de Frozen) e a terceira depois de Frozen e O Rei Leão, se considerarmos os relançamentos. Já é também a 6ª maior bilheteria de todos os tempos de um filme de animação.

 

3 – Mogli: o Menino Lobo, que estreia nos EUA no próximo fim de semana, já está em cartaz em 15 países da Ásia e América Latina, e faturou US$ 28,9 milhões. Quase o dobro das estreias de Cinderela e 32% da bilheteria internacional de Malévola na estreia. A maior bilheteria de Mogli foi naturalmente a da Índia com US$ 7,6 milhões.

Recebeu as melhores críticas do ano para um filme de estúdio, e estreia na próxima semana em alguns dos maiores mercados como EUA, China, Brasil, França e México.

 

4 – A quarta posição internacional ficou com o thriller de ação Invasão a Londres, que faturou US$ 86,7 milhões globais desde a estreia em março.

 

5 – A Chefe estreou com US$ 1 milhão em oito países.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 A Chefe $23.481.195 $23.481.195
2 Batman V Superman: A Origem da Justiça $23.435.000 $296.685.542
3 Zootopia: Esta Cidade é o Bicho $14.353.000 $296.012.482
4 Casamento Grego 2 $6.421.535 $46.754.355
5 Hardcore: Missão Extrema $5.096.000 $5.096.000
6 Milagres do Paraiso $4.844.000 $53.850.619
7 Deus Não Está Morto 2 $4.333.707 $14.118.002
8 A Série Divergente: Convergente $3.600.000 $61.829.566
9 Rua Cloverfield,10 $3.000.000 $67.975.540
10 Decisão de Risco $2.829.207 $10.405.889
Fonte: Rentrak