CURSO LITERATURA E CINEMA: UMA VIA DE MÃO DUPLA.

De 4 e 7 de outubro, de terça a sexta-feira, o jornalista e critico de cinema José Geraldo Couto ministra o encontro LITERATURA E CINEMA – UMA VIA DE MÃO DUPLA, no Espaço Itaú de Cinema – Augusta | Anexo (Rua Augusta, 1470). Cada aula terá duas horas de duração, com início às 20h.

1ª aula: 4 de outubro, terça-feira

As falsas ideias sobre adaptação literária (“O livro é sempre melhor que o filme”; “Adaptação tem que ser fiel ao texto”, etc.). O filme como tradução de um meio a outro, mas também de uma sensibilidade a outra. Afinidades e divergências entre artistas. Os exemplos de Morte em Veneza (Thomas Mann/Visconti) e O processo (Franz Kafka/Orson Welles). Três adaptações de Macbeth, de Shakespeare: por Orson Welles, Kurosawa e Polanski.

 

2ª aula: 5 de outubro, quarta-feira

O filme como diálogo de uma época com outra. Exemplos de Macunaíma (Mario de Andrade/Joaquim Pedro de Andrade) e De olhos bem fechados (Arthur Schnitzler/Stanley Kubrick). O livro como inspiração ou “estopim” para falar de outra coisa. Exemplos de Psicose (Robert Bloch/Hitchcock) e das adaptações do conto Os assassinos, de Hemingway (por Robert Siodmak, Don Siegel e Andrei Tarkovsky). Três versões de To have and have not, de Hemingway (por Hawks, Michael Curtiz e Don Siegel). Livros influenciados pelo cinema. Dashiell Hammett e O falcão maltês.

 

3ª aula: 6 de outubro, quinta-feira

As armadilhas da linguagem. Dificuldade de adaptar autores que centram sua literatura na forma de narrar: Henry James, Proust, Joyce, Guimarães Rosa. Proust por Schlöndorff, Chantal Ackerman e Raoul Ruiz. Joyce por Jack Clayton, John Huston e Ivan Cardoso. Duas versões de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis (por Julio Bressane e André Klotzel). Tentativas de mimetizar procedimentos literários: o caso de A dama do lago (Raymond Chandler/Robert Montgomery).

 

4ª aula: 7 de outubro, sexta-feira

Afinidades e entrechoques entre escritor e cineasta. O caso Stephen King x Kubrick: O iluminado. Nelson Pereira dos Santos e sua variada relação com escritores brasileiros (Graciliano Ramos, Jorge Amado, Nelson Rodrigues, Machado de Assis, Guimarães Rosa). As “meta-adaptações”: filmes centrados no próprio processo de transposição de uma obra literária para outro meio, tempo e lugar. Exemplos de Tchecov (por Louis Malle e Eduardo Coutinho) e Shakespeare (por Al Pacino e Irmãos Taviani).

José Geraldo Couto é crítico de cinema, jornalista e tradutor. Trabalhou durante mais de vinte anos na Folha de S. Paulo e três na revista Set. Publicou, entre outros livros, André Breton (Brasiliense), Brasil: Anos 60 (Ática) e Futebol brasileiro hoje (Publifolha). Participou com artigos e ensaios dos livros O cinema dos anos 80 (Brasiliense), Folha conta 100 anos de cinema (Imago) e Os filmes que sonhamos (Lume), entre outros. Escreve regularmente sobre cinema para a revista Carta Capital e mantém uma coluna de cinema no blog do Instituto Moreira Salles.

 

 

Espaço Itaú de Cinema – Augusta | Anexo

Rua Augusta, 1470 – Cerqueira César

De 4 a 7 de outubro, de terça a sexta-feira

Horário: 20h às 22h

Carga Horária: 8 horas em 4 encontros.

 

Inscrições

(11) 3266-5115

escola@cinespaco.com.br

Rua Antônio Carlos, 288 – 1º andar

 

Valor até 30/09

R$ 400,00 ou 2 cheques de R$ 210,00

Valor a partir de 03/10

R$ 440,00 ou 2 cheques de R$ 230,00

Valor da aula avulsa

R$ 130,00

 

Vagas limitadas: 30 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)