CURSO PARA QUEM QUER SER CRÍTICO DE CINEMA.

O Espaço Unibanco de Cinema abriu vagas para uma nova turma interessada em fazer o curso Introdução à Crítica Cinematográfica. O curso, ministrado pelo crítico Marcelo Lyra, oferece oito aulas sobre crítica de cinema e outras artes e será realizado às terças e quintas-feiras de março, das 19h às 22h, totalizando 24h de carga horária em oito encontros.

Introdução à Crítica Cinematográfica é fundamentado na exibição de cenas de filmes clássicos e na leitura e discussão de textos de críticos de cinema. A partir de textos de críticos de Paulo Emílio Salles Gomes, André Bazin, Rubens Ewald Filho, Inácio Araújo, Ruy Gardnier, François Truffaut, Roger Ebert, os alunos estudarão a evolução das técnicas de abordagem crítica dos filmes ao longo dos anos.

Também serão exibidos trechos selecionados de filmes como Cidadão Kane, Luzes da Cidade, O Acossado, entre outros, seguidos de discussão sobre seus principais aspectos. Também será discutida a evolução da linguagem cinematográfica através de imagens, com análise comparativa, estudando-se os textos de dois críticos diferentes para um mesmo filme. Além disso, o seminário vai abordar a questão da redução do espaço nos jornais para a crítica, a função do crítico de arte e o recente fenômeno da crítica na Internet, com o surgimento de sites, revistas e uma infinidade de blogs. Estudo dos casos do Cineweb, Contracampo, Revista Cinética e Filmes Polvo.

Marcelo Lyra – Autor do livro “Cinema Como Razão de Viver”, formou-se em jornalismo pela PUC-SP em 1989, passou por quase todas as editorias de jornais até chegar ao Caderno 2 do Jornal O Estado de S. Paulo, em 1999, quando inicia-se como crítico de cinema. Foi sub-editor do caderno de TV do Jornal da Tarde e colaborador das seguintes publicações, sempre na área de cinema: Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, Revista de Cinema, Revista Ver Vídeo, Revista do Memorial da América Latina, revista Playboy, revista Bizz e outros. Atualmente colabora com o jornal Valor Econômico, revista Língua Portuguesa e site Cinequanon. Ministra regularmente cursos sobre cinema brasileiro e crítica de cinema. Atua também como repórter de cinema, tendo acompanhado os sets de filmagem de mais de 30 filmes, de diretores como Ruy Guerra, Walter Carvalho, Tata Amaral, Ugo Giorgetti, e outros, especialmente Carlos Reichenbach, onde esteve no set por várias vezes, para escrever sua biografia. Foi jurado e/ou participou da comissão de seleção de filmes de diversos festivais de cinema brasileiro, como Brasília, Recife, e Gramado, além do festival luso-brasileiro de Portugal.

PROGRAMA DO CURSO

1º encontro – dia 1º de março
Primeira parte – A Linguagem cinematográfica. Exibição de cenas dos filmes do chamado Primeiro Cinema. Lumiére e os ingleses. A segunda fase, a evolução da linguagem, o Construtivismo russo, o Expressionismo Alemão e Griffith. Charles Chaplin.
Segunda parte – Os primeiros conceitos de crítica cultural. Estudo de texto do crítico Sílvio Romero.

2º encontro – dia 10 de março
Primeira parte – A chegada do cinema falado, a corrida pelos diálogos, o som como parte da dramaturgia. Fritz Lang e M, O Vampiro de Dusseldorf. Os anos 40, a revolução narrativa de Cidadão Kane.
Segunda parte – Histórico da crítica cinematográfica. Estudo do texto Os Sete Pecados da Crítica, de François Truffaut. Estudos de caso: evolução da crítica dos anos 50 – 60.

3º encontro – dia 15 de março
Primeira parte – Os mais representativos dos movimentos cinematográficos importantes, o Neo Realismo, Nouvelle Vague. A segunda revolução narrativa: O Acossado.
Segunda parte – A crítica de cinema, o conceito de cinema de autor. Estudo do texto A Evolução da Linguagem Cinematográfica, do crítico francês André Bazin.

4º encontro – dia 17 de março
Primeira parte – O Cinema Brasileiro. Os movimentos cinematográficos: Cinema Novo, Cinema Marginal, a era Embrafilme e a Retomada.
Segunda parte – Leitura e discussão de textos relativos ao cinema brasileiro, especialmente Trajetória no Subdesenvolvimento, de Paulo Emílio Salles Gomes e sobre a Retomada.

5º encontro – dia 22 de março
Primeira parte – O Cinema clássico narrativo. Howard Hawks, Willian Wyler, John Ford, Alfred Hitchcock e Sergio Leone. O western, a comédia, o filme noir.
Segunda parte – Análise comparativa de diferentes críticos para um mesmo filme.

6º encontro – dia 24 de março
Primeira parte – Outras escolas cinematográficas. O cinema japonês, Mizoguchi e Kurosawa. O cinema italiano, Federico Fellini, Antonioni. O cinema asiático.
Segunda parte – Leitura e discussão de mais textos polêmicos relativos à crítica de cinema.

7º encontro – dia 29 de março
Primeira parte – O cinema dos anos 70-80, os grandes mestres do cinema moderno. Steven Spielberg, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola e Brian de Palma. Exibição de trechos importantes dos filmes e discussão acerca das opções narrativas.
Segunda parte – Leitura e discussão de textos críticos.

8º encontro – dia 31 de março
Primeira parte – Os rumos do cinema atual. O Dogma 95, Quentin Tarantino e o caleidoscópio pós moderno de Pulp Fiction. Velhos mestres renovando o estilo narrativo: Alain Resnais, Claude Chabrol e Clint Eastwood.
Segunda parte – Panorama do mercado atual, os novos rumos da crítica na Internet.

SERVIÇO
Período: de 1 a 31 de março de 2011
Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h
Carga horária: 24h em 8 encontros
Valor R$ 360,00 (2 parcelas de R$ 180,00)
*Desconto: 10% para inscrições até dia 27 de fevereiro (R$ 324,00)

Vagas: 30 pessoas (mínimo de 20 para a realização do curso)
Local: Espaço Unibanco de Cinema (Anexo) – Rua Augusta, 1470
Inscrições: (11) 3266-5115 (até as 18h)
cursos@cinespaco.com.br
Rua Antônio Carlos, 288 – 1º andar