CURSO SOBRE NEORREALISMO ITALIANO COMEÇA DIA 21/07.

O Neorrealismo foi um “movimento”, segundo alguns, ou uma “escola”, na interpretação de outros. Discute-se menos que o termo surgiu num lugar, a Itália, e se fortaleceu em um determinado momento histórico, o pós-Segunda Guerra. Esta estética, que é também uma política, não emergiu espontaneamente nem cessou de influenciar.

Existem propostas similares no cinema russo e em filmes estadunidenses dos anos 1920, assim como precursores na França, na Espanha e na Alemanha nos anos 1930. O apogeu e o declínio do Neorrealismo Italiano, entre o pós-guerra e meados da década de 1950, não cessou de inspirar as diversas ondas de cinemas novos que surgiram desde então.

O curso “Neorrealismo: raízes, matrizes, heranças”, com o jornalista e pesquisador Cássio Starling Carlos, retraça este processo desde suas origens, detalha seus princípios formais e sua fertilidade e apresenta a obra de seus principais protagonistas. Além de expor os elementos que o definem, o curso visa expandir a compreensão do termo, mostrando sua contribuição para a diversificação do cinema fora do eixo Estados Unidos-Europa até sua recorrência contemporânea na forma de Neorrealismo Global.

As aulas serão oferecidas online, por meio de “lives”, permitindo a interação de todos em tempo real. Entre as aulas expositivas teremos encontros virtuais para discutir filmes, trocar percepções e identificar afinidades. Desse modo, o curso será também uma oportunidade para sairmos do isolamento.

Arroz Amargo, do diretor Giuseppe De Santis (1949)

Programação do curso:

Aula 01 – 21 de julho

Realismo cinematográfico e predecessores do Neorrealismo.

Encontros do social e do natural. Da teoria soviética aos teóricos italianos. A literatura como campo de batalha.

 

Aula 02 – 28 de julho

O Neorrealismo rosselliniano: captar e revelar.

 

Aula 03 – 04 de agosto

O Neorrealismo sentimental: Zavattini, Vittorio De Sica e o enfoque popular.

 

Aula 04 – 11 de agosto

O Neorrealismo viscontiano: estética e política num mesmo olhar.

 

Aula 05 – 18 de agosto

Transformações e adaptações do Neorrealismo. Da comédia italiana ao “Neorrealismo sem a bicicleta” de Antonioni.

 

Aula 06 – 25 de agosto

O Neorrealismo e o cinema-mundo. “A Trilogia de Apu” (Satiajit Ray), o olhar neorrealista de Nelson Pereira dos Santos, “O Grande Momento” (Roberto Santos), “Estação Central do Cairo” (Youssef Chahine) e “A Negra de…” (Ousmane Sembène). O cinema sai do eixo.

 

Aula 07 - 01 de setembro

O Neorrealismo como estetoscópio: do Free Cinema britânico ao cinema social de Ken Loach.

 

Aula 08 – 08 de setembro

O Neorrealismo como referência. O tsunami de novos cinemas varre o mundo: França, Brasil, Polônia, Argentina, Japão, Tchecoslováquia, Estados Unidos e Alemanha.

 

Aula 09 – 15 de setembro

A inspiração neorrealista abre as janelas da China pós-Mao e do Irã dos aiatolás. Kiarostami, Makhmalbaf, Chen Kaige e Tian Zhuangzhuang.

 

Aula 10 – 22 de setembro

Neorrealismo e o cinema que mostra o que não se vê: Lino Brocka (Filipinas), Jia Zhang-ke (China) e Lee Chang-dong (Coreia do Sul).

 

Cássio Starling Carlos é mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da Folha de S. Paulo e pesquisador da história do audiovisual. Organizou e editou as coleções Cine EuropeuCharles ChaplinGrandes Diretores do Cinema, entre outras, todas publicadas pela Folha.

Informações

Período: 21 de julho a 22 de setembro de 2020

Terças – das 19h às 22h

Carga horária:  30 horas em 10 encontros

Investimento:  R$450,00

Após o terceiro curso, realizado no Espaço Itaú de Cinema, desconto de 20% para pagto à vista:  R$360,00

* aula avulsa:  R$ 50,00

**Aulas gravadas com atendimento para dúvidas e perguntas, disponíveis a partir de agosto:  R$12,00

Vagas: 20 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)

Os alunos inscritos receberão uma solicitação de pagamento através do Pagseguro.

Os certificados serão entregues após término do curso.

Inscrições – atendimento@escolanocinema.com.br