CURSO SOBRE NEORREALISMO ITALIANO COMEÇA DIA 21/07.
O Neorrealismo foi um “movimento”, segundo alguns, ou uma “escola”, na interpretação de outros. Discute-se menos que o termo surgiu num lugar, a Itália, e se fortaleceu em um determinado momento histórico, o pós-Segunda Guerra. Esta estética, que é também uma política, não emergiu espontaneamente nem cessou de influenciar.
Existem propostas similares no cinema russo e em filmes estadunidenses dos anos 1920, assim como precursores na França, na Espanha e na Alemanha nos anos 1930. O apogeu e o declínio do Neorrealismo Italiano, entre o pós-guerra e meados da década de 1950, não cessou de inspirar as diversas ondas de cinemas novos que surgiram desde então.
O curso “Neorrealismo: raízes, matrizes, heranças”, com o jornalista e pesquisador Cássio Starling Carlos, retraça este processo desde suas origens, detalha seus princípios formais e sua fertilidade e apresenta a obra de seus principais protagonistas. Além de expor os elementos que o definem, o curso visa expandir a compreensão do termo, mostrando sua contribuição para a diversificação do cinema fora do eixo Estados Unidos-Europa até sua recorrência contemporânea na forma de Neorrealismo Global.
As aulas serão oferecidas online, por meio de “lives”, permitindo a interação de todos em tempo real. Entre as aulas expositivas teremos encontros virtuais para discutir filmes, trocar percepções e identificar afinidades. Desse modo, o curso será também uma oportunidade para sairmos do isolamento.
Arroz Amargo, do diretor Giuseppe De Santis (1949)
Programação do curso:
Aula 01 – 21 de julho
Realismo cinematográfico e predecessores do Neorrealismo.
Encontros do social e do natural. Da teoria soviética aos teóricos italianos. A literatura como campo de batalha.
Aula 02 – 28 de julho
O Neorrealismo rosselliniano: captar e revelar.
Aula 03 – 04 de agosto
O Neorrealismo sentimental: Zavattini, Vittorio De Sica e o enfoque popular.
Aula 04 – 11 de agosto
O Neorrealismo viscontiano: estética e política num mesmo olhar.
Aula 05 – 18 de agosto
Transformações e adaptações do Neorrealismo. Da comédia italiana ao “Neorrealismo sem a bicicleta” de Antonioni.
Aula 06 – 25 de agosto
O Neorrealismo e o cinema-mundo. “A Trilogia de Apu” (Satiajit Ray), o olhar neorrealista de Nelson Pereira dos Santos, “O Grande Momento” (Roberto Santos), “Estação Central do Cairo” (Youssef Chahine) e “A Negra de…” (Ousmane Sembène). O cinema sai do eixo.
Aula 07 - 01 de setembro
O Neorrealismo como estetoscópio: do Free Cinema britânico ao cinema social de Ken Loach.
Aula 08 – 08 de setembro
O Neorrealismo como referência. O tsunami de novos cinemas varre o mundo: França, Brasil, Polônia, Argentina, Japão, Tchecoslováquia, Estados Unidos e Alemanha.
Aula 09 – 15 de setembro
A inspiração neorrealista abre as janelas da China pós-Mao e do Irã dos aiatolás. Kiarostami, Makhmalbaf, Chen Kaige e Tian Zhuangzhuang.
Aula 10 – 22 de setembro
Neorrealismo e o cinema que mostra o que não se vê: Lino Brocka (Filipinas), Jia Zhang-ke (China) e Lee Chang-dong (Coreia do Sul).
Cássio Starling Carlos é mestre em Multimeios pela Unicamp, crítico de cinema da Folha de S. Paulo e pesquisador da história do audiovisual. Organizou e editou as coleções Cine Europeu, Charles Chaplin, Grandes Diretores do Cinema, entre outras, todas publicadas pela Folha.
Informações
Período: 21 de julho a 22 de setembro de 2020
Terças – das 19h às 22h
Carga horária: 30 horas em 10 encontros
Investimento: R$450,00
Após o terceiro curso, realizado no Espaço Itaú de Cinema, desconto de 20% para pagto à vista: R$360,00
* aula avulsa: R$ 50,00
**Aulas gravadas com atendimento para dúvidas e perguntas, disponíveis a partir de agosto: R$12,00
Vagas: 20 pessoas (mínimo de 15 para a realização do curso)
Os alunos inscritos receberão uma solicitação de pagamento através do Pagseguro.
Os certificados serão entregues após término do curso.
Inscrições – atendimento@escolanocinema.