“DEADPOOL 2″ ESTREIA BATENDO US$ 300 MILHÕES GLOBAIS.

Por Wanda de Andrade. 

 

Embora não tenha quebrado recordes na estreia nos EUA, Deadpool 2 faturou US$ 125 milhões no fim de semana, chegando a US$ 301 milhões no mundo todo. Agradou à crítica e ao público conquistando 84% na classificação do Rotten Tomatoes e nota A na pesquisa CinemaScore. Seu público era um pouco mais velho do que o do público do filme anterior:  62% tinham acima de 25 anos, comparando com 53% da plateia do primeiro Deadpool.

Com mais dois filmes Marvel em cartaz, o super-herói de Ryan Reynolds abriu ligeiramente abaixo das expectativas, que ficavam entre US$ 130 milhões e US$ 150 milhões.

 

Deadpool 2 foi a terceira maior estreia de 2018, atrás de Pantera Negra e Vingadores: Guerra Infinita (ambos estrearam com mais de US$ 200 milhões).

Em compensação, foi um dos filmes Marvel de menor orçamento (US$ 110 milhões) devendo então dar muito lucro.

O sucesso de Deadpool 2 não foi só em casa. Internacionalmente, estreou com US$ 176,3 milhões em 81 países, ajudados por US$ 38,3 milhões na China. O filme original não havia sido lançado na China até o Festival Internacional de Pequim no mês passado.

 

Vingadores: Guerra Infinita ainda faturou mais de US$ 28 milhões (totaliza US$ 595 milhões em casa em 24 dias) na quarta semana, apesar de estar concorrendo com mais dois filmes de super-heróis: Deadpool e Pantera Negra

Deadpool 2, levou uma fatia da bilheteria potencial de Vingadores: Guerra Infinita, que caiu 54 %, mas deve chegar aos US$ 675 milhões ou mais, e de Pantera Negra, que está chegando aos US$ 700 milhões, e caiu para a 13ª posição faturando menos de US$ 1 milhão pela primeira vez.

Vingadores: Guerra Infinita faturou US$ 84,4 milhões no mercado internacional, totalizando US$ 1,218 bilhão, acumulando um total global de US$ 1.81 bilhão, o que o torna a quarta maior bilheteria global de todos os tempos e a terceira internacional atrás somente deAvatar e Titanic.

No Brasil, faturou US$ 60,8 milhões e na China já é a quarta maior bilheteria de todos os tempos com US$ 302,5 milhões em somente 10 dias. Espera-se que seja o primeiro filme do verão a chegar aos US$ 2 bilhões globais, provavelmente depois do próximo fim de semana, quando nos EUA cai o feriado de Memorial Day na 2ª feira, dia 28 de maio.

 

Book Club, da Paramount, é o primeiro filme com quatro mulheres na liderança (Jane Fonda. Diane Keaton. Candice Bergen e Mary Steenburgen), cuja média de idade é mais de 70 anos. Só faltaram Judi Dench, Helen Mirren e Maggie Smith.

Estreou com US$ 12,5 milhões, acima das expectativas e um ótimo A na pesquisa CinemaScore, e ninguém se surpreenda se chegar aos US$ 40 milhões em casa, mesmo que a crítica não tenha gostado muito (58% no Rotten Tomatoes). Naturalmente seu púlico era 80% feminino dos quais 88% tinham mais de 35 anos, e 60% mais de 50. Como custou somente US$ 10 milhões deve ser lucrativo.

 

Alma da Festa ficou na 4ª posição depois de perder 56 % da bilheteria, faturando US$ 7,7 milhões no segundo fim de semana. Totaliza US$ 31 milhões em casa, e está 22% abaixo do pior desempenho de um filme estrelado por Melissa McCarthy, A Chefa, de 2016, à mesma altura.

 

Breaking In caiu para a 5ª posição com 6,4 milhões no segundo fim de semana, com uma queda de 63%, totalizando

US$ 28,7 milhões em 10 dias. Considerando que custou US$ 6 milhões é um ótimo resultado, tendo quase empatado com Alma da Festa embora esteja em cartaz em cerca de menos 700 salas.

 

O lançamento para família Show Dogs, que faturou US$ 6 milhões em 3.212 cinemas, foi uma das piores estreias de todos os tempos de um filme lançado em mais de mil salas, embora tenha recebido um A na pesquisa CinemaScore na saída do cinema no dia da estreia. Já a crítica não gostou e sua classificação no Rotten Tomatoes não passou dos 26%

A produção independente sobre cães policiais trabalhando incógnitos num dog show, foi uma boa opção para as crianças, mas não deu retorno porque foi lançado num circuito muito amplo.

 

Um Lugar Silencioso está entre as Top 10 por sete fins de semana consecutivos. Perdeu somente 37% da bilheteria (a menor queda da semana) totalizando US$ 176,17 milhões, que superam a bilheteria doméstica total de Corra (US$ 176 milhões) do ano passado. E o sucesso não para em casa: o filme estreou na China com US$ 17,7 milhões, elevando o total internacional para US$ 120,3 milhões e seu total global está a apenas US$ 3,5 milhões de atingir os US$ 300 milhões.

 

O independente RBG, o documentário sobre a juíza da Suprema Corte norte-americana, Ruth Bader Ginsburg, que lutou pelos direitos das mulheres, está se sustentando muito bem em seu terceiro fim de semana, ficando na 10ª posição. Abriu para 375 salas e faturou US$ 1,28 milhões, totalizando US$ 3.88 milhões em três semanas. Está quase entrando para a lista dos 50 maiores dos maiores documentários de todos os tempos nos EUA.

 

Outros dois filmes religiosos independentes estrearam com relativo sucesso (First Reformed e Pope Francisco : A Man of His World), assim como o relançamento em pequeno circuito de 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick.

 

First Reformed (A24) – Recebeu nota 83 no Metacritic, e esteve nos festivais de Veneza, Telluride, Toronto e Nova York 2017. Faturou US$ 100.270 em 4 salas com a MPS de US$ 25.068

Dirigido por Paul Schrader, que tem longa carreira como roteirista (Taxi Driver) e diretor (Gigolô Americano e Mishima: Uma Vida em Quatro Tempos (1985)), First Reformed é estrelado por Ethan Hawke como um padre numa crise existencial. Está entre os filmes do ano mais elogiados pela crítica. Considerando o tema árido e o número pequeno de salas de teve uma ótima bilheteria.

 

2001 – Uma Odisseia no Espaço, relançamento da Warner em comemoração do 50º aniversário da estreia do filme (1968) bancado porChristopher Nolan, foi relançado em quatro salas e faturou US$ 200.000 com uma MPS de US$ 50.000. O diretor Stanley Kubrick morreu há 19 anos, mas seu filme cinquentenário continua atual, e abrirá em mais salas nas próximas semanas.

 

Pope Francis: A Man of His Word (Focus) – Recebeu nota 63 no Metacritic, e esteve nos festivais de Toronto e. New York 2017. Faturou US$ 480.000 em 346 salas com a MPS de US$ 1.389

Este é o primeiro filme lançado no último festival de Cannes a ser exibido comercialmente. O estudo de Wim Wenders sobre o atual pontífice foi lançado em pequeno circuito visando estrear mais tarde em circuito nacional, mas atraiu uma atenção muito menor do que os filmes religiosos lançados recentemente.

 

Segundo a comScore, que acompanha as bilheterias no mundo todo, graças ao trio de filmes de super-heróis este foi o terceiro fim de semana com bilheteria superior a US$ 200 milhões, elevando a bilheteria de 2018 62,9% em relação à de 2017 à mesma altura.

 

As Top 10 faturaram US$ 197.479 milhões, 72% mais do que o mesmo período do ano passado quando Alien: Covenant estreou naprimeira posição com US$ 36,2 milhões e 54% acima de 2016 quando Angry Birds: O Filme saiu na frente com US$ 38,2M.

 

No próximo fim de semana, que inclui o feriado de Memorial Day, a disputa vai aumentar, com Deadpool 2 ainda enfrentandoVingadores: Guerra Infinita e a estreia de Han Solo: Uma História Star Wars em mais de 4.200 cinemas. Se Ryan Reinolds aguentar o tranco, poderá fechar com US$ 300 milhões, principalmente porque só teremos um novo lançamento com super-herói, Homem-Formiga e a Vespa, em 7/6. Com somente filmes fracos em exibição além dos três megassucessos, pode-se esperar que 95% da receita do próximo fim de semana virão dos três. Está será a primeira vez em que somente um filme é lançado em grande circuito no Memorial Day.

Vejamos a semana.

 

As Top 10

  1. Deadpool 2(20th Century Fox) ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 66; Orçamento: US$ 110 milhões Faturou: US$ 125.000.000 em 4.349 salas; MPS (média por sala): US$ 28.742; Totaliza: US$ 125.000.000

 

  1. Vingadores: Guerra Infinita(Disney) – Está na 4ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou: US$ 28.672.000 (-54%) em 4.002 salas (-472); MPS: US$ 7.164; Totaliza: US$ 595.033.000

 

  1. Book Club(Paramount) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 53; Orçamento: US$ 10 milhões. Faturou: US$ 12.500.000 em 2.781 salas; MPS: US$ 4.495; Totaliza: US$ 12.500.000

 

  1. Alma da Festa(Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 7.725.000 (-57%) em 3.656 salas (igual); MPS: US$ 2.113; Totaliza: US$ 31.037.000

 

  1. 5. Breaking In(Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 6.470.000 (-63%) em 2.537 salas (igual); MPS: US$ 2.550.000; Totaliza: US$ 28.751.000

 

  1. Show Dogs(Global Road) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 35; Orçamento: desconhecido: Faturou: US$ 6.035.000 em 3.212 salas; MPS: US$ 1.837; Totaliza: US$ 5.035.000

 

  1. Overboard(Lionsgate) – Está na 3ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 4.725.000 (-52%) em 1.820 salas (- 186); MPS: US$ 2.596; Totaliza: US$ 36.974.000

 

  1. Um Lugar Silencioso(Paramount) – Está na 7ª semana e caiu da 5ª para a 8ª colocação. Faturou:

US$ 4.040.000 (-37%) em 1.820 salas (-126); MPS: US$ 2.596; Totaliza: US$ 176,176 milhões.

 

  1. Rampage: Destruição Total(Warner Bros.) – Está na 6ª semana e caiu da 7ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 1.500.000 (-97%) em 1.466 salas (-1.082); MPS: US$ 1.023; Totaliza: US$ 92.423.000

 

  1. RBG(Magnolia) – Está na 3ª semana e manteve a 10ª colocação. Faturou: US$ 1.280.000 (+8%) em 375 salas (+196); MPS: US$ 3.413; Totaliza: US$ 3.881.000