DEADPOOL É O NOVO HERÓI… DAS BILHETERIAS.

Por Wanda de Andrade.

Não existe melhor fórmula para recuperar bilheterias de uma queda nas semanas anteriores, do que um fim de semana com dois feriados. E foi isso que aconteceu no último fim de semana: Valentine´s Day (Dia dos Namorados) no domingo seguido do feriado de President´s Day na segunda-feira, quando se comemora o aniversário de George Washington, primeiro presidente dos EUA, nascido em 22 de fevereiro de 1732.

Com o fim de semana prolongado, sete das 10 continuações entre as Top 10 perderam 15%, ou menos, de suas bilheterias. Liderados por O Regresso que caiu menos de 1%, também perderam menos de 10%: Kung Fu Panda 3” (-7%) e Policial em Apuros 2 (-9%). Star Wars: O Despertar a Força, que no sétimo fim de semana perdeu somente 11%. Para um filme de terror, Boneco do Mal está até se saindo bem, pois perdeu apenas 29%. O único perdedor da semana foi Ave, Caesar!, dos irmãos Cohen com elenco estelar, que caiu 42%.

Deadpool estourou com US$ 135 milhões em três dias. Ficou muito acima das expectativas e foi a melhor estreia de um filme de super-herói com censura R, além da maior estreia do mês de fevereiro. Faturou 47% mais do que os US$ 91,77 milhões arrecadados em 2003 por Matrix Reloaded recordista de bilheteria de um filme com a mesma classificação. E ficou 58,5% acima dos US$ 85,17 milhões arrecadados em fevereiro do ano passado, no mesmo fim de semana do President´s Day, por Cinquenta Tons de Cinza. Deadpool foi ainda a maior bilheteria de estreia de um filme da família do X-Men, pois estreou 31% à frente dos US$ 102,75 milhões arrecadados em 2006 por X-Men: O Confronto Final. Deadpool tmbém estreou 49% acima dos US$ 90,82 milhões faturados por  X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido. Sem a ajuda dos ingressos 3D e em menos 438 cinemas.

O lançamento da Fox, um derivado da franquia X-Men, lança um novo super-herói e resgata o gênero no estúdio depois do fracasso de O Quarteto Fantástico no último verão. E melhor que isto, resgata também o astro Ryan Reynolds depois do fracasso de seu último super-herói, Lanterna Verde, e foi a maior bilheteria de estreia do ator.

Naturalmente, o sucesso de Deadpool atrapalhou as outras duas estreias da semana: Como Ser Solteira e Zoolander 2.

Como Ser Solteira, que estreou na 3ª posição, ficou abaixo das expectativas, faturando US$ 18,7 milhões esperando chegar aos US$ 20 milhões em quatro dias. Recebeu nota “B” na pesquisa CinemaScore e críticas razoáveis, o suficiente para fechar entre US$ 50-60 milhões.

Zoolander 2, estreou com estimados US$ 15,6 milhões na quarta posição depois de receber nota “C+” na pesquisa CinemaScore, com a faixa entre 18-24 anos dando nota “B”. A estreia modesta equivaleu à do primeiro filme (US$ 15,5 milhões) que fechou com US$ 45 milhões em 2001. O Zoolander original perdeu somente 38,7% no segundo fim de semana, e a continuação pode superá-lo, terminando a exibição com algo em torno de US$ 42 a 49 milhões.

As estreias modestas deixaram espaço para Kung Fu Panda 3 ocupar a 2ª posição com US$ 19,7 milhões em três dias, estimando-se US$ 26 milhões para o fim de semana prolongado, totalizando US$ 100,3 milhões até segunda feira.

O novo documentário de Michael Moore, Where to Invade Next, também estreou no fim de semana. Faturou US$ 933.240 com uma média por sala de US$ 3.030.

Já os lançamentos da próxima semana não deverão atrapalhar o sucesso de Deadpool. A Sony lança um filme religioso chamado Ressurreição, a Focus estreia Race uma biografia do corredor Jesse Owens e a A24 lança em grande circuito o filme de terror A Bruxa. Nada que vá apavorar o novo super-herói, embora filmes que estreiem com grandes bilheterias tendam a perder mais 50% da receita no segundo fim de semana.

Naturalmente uma nota “A” na pesquisa CinemaScore definitivamente ajuda, pois filmes que abrem com mais de US$ 120 milhões e recebem a nota “A” na pesquisa na saída dos cinemas geralmente chegam aos US$ 300 milhões. Dos 10 filmes desde 2008 que estrearam com mais de US$ 120 milhões e receberam nota “A” na CinemaScore, somente dois caíram menos de 50%: Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (49%) e Star Wars: O Despertar da Força (39%). Deadpool, entretanto é uma exceção, pois é o único do grupo que tem censura R (menores de 17 anos somente acompanhados). Semana que vem saberemos como se manteve.

Por ora, vejamos o último fim de semana.

 

As Top Ten

  1. Deadpool (20th Century Fox) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 65; Criticwire: A-; Faturou US$ 135.050.000 em 3.558 salas; MPS (média por sala): US$ 37.957; Totaliza: US$ 135.050.000

As expectativas eram de que Deadpool fizesse uma bilheteria entre US$ 65 milhões e US$ 75 milhões, mas o filme rapidamente se tornou uma sensação, com as estimativas sendo revisadas para cima ao longo do fim de semana. Já é a sétima bilheteria de estreia de um filme baseado numa história em quadrinhos, atrás dos dois Vingadores, Homem de Ferro 3, dos dois últimos Batman e de Homem Aranha 3. Um feito para um filme original.

O filme de Ryan Reynolds recebeu nota A na pesquisa CinemaScore dada por todas as faixas etárias e 92% dos entrevistados disseram que recomendariam o filme para um amigo, enquanto 76% o classificaram como excelente na pesquisa ComScore Post Track, também na saída dos cinemas. A mesma proporção dada a Star Wars: O Despertar da Força.

Com um boca a boca tão forte, é possível que Deadpool tenha uma sustentação melhor do que o esperado, e já se fala em Hollywood que a partir de Deadpool, Reynolds poderá escolher os roteiro e papeis que quiser. Se vai entrar para a fechada lista dos que podem exigir US$ 20 milhões por um filme, não sabemos. Só sabemos que a Fox já está desenvolvendo uma continuação.

 

  1. Kung Fu Panda 2 (20th Century Fox) – Está na 3ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou US$ 19.650.000 (-7%) em 3.844 salas (-143); MPS: US$ 5.112; Totaliza: US$ 93.912.

Kung Fu Panda 3 ficou numa distante segunda posição, mas perdeu somente 14% de sua bilheteria da semana anterior. Foi ajudado por ser o único filme para a família, pelo feriado e pelo fato do Super Bowl ter roubado o público dos cinemas na semana anterior. Mas deverá se sustentar bem até o fim de fevereiro, pois nenhum filme infantil irá estrear até a chegada de Zootopia, da Disney em 4 de março.

 

  1. Como Ser Solteira (How to Be Single/Warner Bros.) – ESTREIA –Nota CinemaScore: B; Metacritic: 52; Criticwire: B-; Faturou US$ 18.750.000 em 3.394 salas; MPS: US$ 5.609; Totaliza: US$ 18.750.000

Como Ser Solteira, uma comédia romântica, também com censura R, estreou com US$ 18,75 milhões, um pouco abaixo das expectativas. Beneficiou-se do fato do Valentine´s Day ter caído num domingo. Abriu com US$ 5,25 milhões na sexta-feira, subiu 14% no sábado e 25% no domingo. O filme recebeu nota “B” na pesquisa CinemaScore. O site BoxOffice estima que até segunda feira, quando termina o fim de semana prolongado, a bilheteria chegará a US$ 21 milhões.

Embora as críticas não tenham sido muito favoráveis, a nota “B” na pesquisa CinemaScore sugere uma carreira regular, podendo chegar a uma bilheteria final entre US$ 50-60 milhões.

 

  1. Zoolander 2 (Zoolander 2/Paramount) ESTREIA – Nota CinemaScore: C+; Metacritic: 35; Criticwire: C-; Faturou US$ 15.650.000 em 3.343 salas; MPS: US$ 4.611; Totaliza: US$ 15.650.000

A comédia com censura 13 anos, estrelada por Ben Stiller e Owen Wilson, abriu bem abaixo das expectativas. Embora tenha gerado muitos comentários on line antes da estreia, o filme não foi capaz de transferir o interesse virtual para as bilheterias no fim de semana. Naturalmente o sucesso de Deadpool também prejudicou seu desempenho, mas sem a atualização pela inflação, a bilheteria do segundo filme foi mais ou menos a mesma do primeiro filme (US$ 15,53 milhões) em 2001.

Zoolander 2 estreou com US$ 4,20 milhões na sexta-feira, subiu 11% no sábado e 45% no domingo. Mas o filme recebeu nota “C+” na  CinemaScore e uma contagem de somente 37% no Flixster, uma comunidade on line onde usuários fazem críticas e dão pontuação aos filmes, o que não deve garantir uma boa bilheteria final.

 

  1. O Regresso (20th Century Fox) – Está na 8ª semana e caiu da 4ª para a 5ª colocação. Faturou US$ 6.900.000 (-1%) em 2.266 salas (-752); MPS: US$ 3.045; Totaliza: US$ 159.165.000

O Regresso, grande favorito na corrido do Oscar faturou US$ 6,9 milhões US$ 8.1 milhões até segunda-feira, quando se presume que chegará aos US$ 160,4 milhões.

 

  1. Ave, Cesar! (Hail. Caesar!/Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 6ª colocação. Faturou US$ 6.590.000 (-42%) em 2.248 salas (+16); MPS: US$ 2.931; Totaliza: US$ 21.355.000

O filme de Ethan e Joel Coen com elenco estelar liderado por George Clooney, se manteve relativamente bem no seu segundo fim de semana depois de uma estreia fraca na semana anterior. Perdeu 42% da bilheteria e deve chegar aos US$ 75 milhões no fim de semana prolongado, totalizando US$ 22,3 milhões.

 

  1. Star Wars – O Despertar da Força – Está na 9ª semana e caiu da 3ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 6.194.000 (-11%) em 1.810 salas (-452); MPS: US$ 3.422; Totaliza: US$ 914.839.000

Pela primeira vez desde que estreou em 18 de dezembro, Star Wars – O Despertar da Força caiu das cinco maiores bilheterias da semana e faturou US$ 6,1 milhões, totalizando US$ 914,8 milhões em casa e mais de US$ 2.026 bilhões mundiais.

 

  1. A Escolha (The Choice /Lionsgate) – Está na 2ª semana e caiu da 5ª para a 8ª colocação. Faturou US$ 5.250.000 (-13%) em 2.631 salas (igual); MPS: US$ 1.995; Totaliza: US$ 13.260.000

 

  1. Policial em Apuros (Universal) – Está na 5ª semana e caiu da 8ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 4.130.000 (-9%) em 1.564 salas (-608); MPS: US$ 2.641; Totaliza: US$ 82.661.000

 

  1. Boneco do Mal (STX) – Está na 4ª semana e caiu da 9ª para a 10ª colocação. Faturou US$ 2.913.000 (-29%) em 1.450 salas (-764); MPS: US$ 2.009; Totaliza: US$ 30.779.000

 

As Independentes

Where to Invade Next, de Michael Moore, estreou no fim de semana com US$ 933.240 em 308 salas com uma MPS de US$ 3.030 e foi uma das piores estreias do circuito independente.  Embora todas as estreias independentes tenham se saído mal, Where to Invade Next não conseguiu atingir o mesmo patamar das bilheterias anteriores do controverso diretor. Sicko, de 2007, faturou US$ 4,5 milhões em 441 salas e Capitalism: A Love Story faturou US$ 4,45 milhões em 962 salas em 2009. Embora Where to Invade Next tenha recebido boas críticas e 75% de críticas positivas no Rotten Tomatoes totaliza apenas US$ 1,03 milhões em quatro dias.

Outra estreia independente da semana foi Guerra (A

War/Magnolia) que estreou em seis salas faturando US$ 10.500 com uma MPS de US$ 2.100. Recebeu nota B+ na Criticwire, 84 na Metcritic, e fez parte da seleção oficial de Veneza em 2015. É um dos cinco indicados ao Oscar de filme estrangeiro.

O filme recebeu ótimas críticas e deverá abrir em mais 20 cidades nas duas próximas semanas.

A Senhora da Van, da Sony Pictures Classics, continuou seu bom desempenho no circuito independente tendo faturado US$ 548.604 em 130 salas com uma MPS de US$ 4.220. Dirigido por Nicholas Hytner e estrelado por Maggie Smith, subiu 55% em relação ao fim de semana anterior (estava em cartaz em menos 48 salas) totalizando US$ 1,97 milhões em 31 dias.

Os dois indicados ao Oscar de melhor filme, A Grande Aposta e Brooklin faturaram respectivamente US$ 1,37 milhão e US$ 1,12 milhão. O primeiro perdeu 20% da bilheteria e Brooklin perdeu somente 5%. A Grande Aposta totaliza US$ 65,70 milhões em 66 dias, e Brooklin US$ 34.08 milhões em 101 dias.

Outro indicado a melhor filme, Spotlight: Segredos Revelados faturou US$ 750.665(-10%) em 455 salas (- 213), totalizando US$ 37,26 milhões em 101 dias. Também com indicações ao Oscar, O Quarto de Jack arrecadou US$ 412.000 (- 44%) em 316 cinemas, totalizando US$ 11.96 milhões em 122 dias.

 

As Internacionais

Deadpool faturou US$ 125 milhões em 61 países, e foi a maior abertura de todos os tempos na Rússia. Estreou na primeira posição em 13 países, incluindo Austrália (US$ 10 milhões), Taiwan (US$ 8,3 milhões), e Brasil (US$ 5,9 milhões). As salas IMAX contribuíram com US$ 28 milhões, ultrapassando Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (US$ 23.8 milhões).

Ainda no fim de semana, a China quebrou o recorde de maior bilheteria em sete dias em um único país, faturando US$ 548 milhões nos feriados do Ano Novo Chinês somados abo Valentine´s Day no domingo. Este resultado ultrapassou os US$ 529,6 milhões faturados entre 26 de dezembro e 1 de janeiro últimos, quando Star Wars – O Despertar da Força estava em cartaz.

O recorde da semana na China fica ainda mais impressionante quando se lembra que no ano todo de 2006, as bilheterias do país totalizaram US$ 327,5 milhões.

A comédia do cineasta de Hong Kong Stephen Chow, Mermaid também deu sua contribuição para a bilheteria recorde da semana, faturando US$ 275,1 milhões.

From Vegas to Macau III, estrelando Chow Yun Fat, ficou na 2ª posição com US$ 119,6 milhões bem sete dias. A fantasia The Monkey King 2, estrelando Aaron Kwok e Gong Li, ultrapassou a barreira dos US$ 100 milhões, faturando US$ 116,2 milhões.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Deadpool $135.000.000 $135.000.000
2 Kung Fu Panda 3 $19.650.000 $93.912.387
3 Como Ser Solteira $18.750.000 $18.750.000
4 Zoolander 2 $15.650.000 $15.650.000
5 O Regresso $6.900.000 $159.164.599
6 Ave, Caesar! $6.586.640 $21.351.610
7 Star Wars: O Despertar da Força $6.194.000 $914.838.964
8 A Escolha $5.250.000 $13.259.551
9 Policial em Apuros 2 $4.131.490 $82.662.725
10 Boneco do Mal $2.913.000 $30.778.587
Fonte: Rentrak