“DEADPOOL”: US$ 200 MILHÕES EM DUAS SEMANAS.

por Wanda de Andrade. 

Graças a Deadpool, as bilheterias norte-americanas se mantiveram em alta, e a soma total das Top 10 ficou 13% acima (US$ 14 milhões) do mesmo fim de semana do ano passado, com o filme estrelado por Ryan Reynolds ultrapassando os US$ 200 milhões em duas semanas.

Ultimamente, os estúdios têm mantido a estretégia de alternar o lançamento de um blockbuster como Star Wars: O Despertar da Força com lançamentos menores voltados para públicos segmentados. As três estreias desta semana estão na segunda categoria e só uma delas faturou mais de US$ 10 milhões (Ressurreição). Aliás, comparando com o ano passado, quando no mesmo fim de semana cinco filmes tiveram bilheterias superiores a US$ 10 milhões, no último fim de semana, somente três chegaram lá. Blockbusters cheios de efeitos especiais, apesar de mais caros, acabam sendo mais lucrativos do que filmes de orçamento médio, como parece ser o caso dos lançamentos da semana passada Como Ser Solteira e Zoolander 2.

Deadpool é o grande responsável pela alta de 3% na bilheteria de 2016. Já faturou US$ 33 milhões mais do que Cinquenta Tons de Cinza, que manteve a primeira posição em sua 2ª semana em 2015.

Deadpool caiu 58% no fim de semana, mas seu resultado ainda é positivo, embora outros filmes baseados em histórias em quadrinhos tenham caído menos entre o primeiro e o segundo fim de semana. Mas o fim de semana anterior, com dois feriados, favoreceu as bilheterias e Kung Fu Panda 3, que perdeu apenas 37% da bilheteria inflada, foi uma exceção. Star Wars: O Despertar da Força veio logo atrás, perdendo somente 38%. Como Ser Solteira e Zoolander 2 caíram 54 e 60% respectivamente.

O Regresso apesar de perder muitas salas, caiu apenas 42%, enquanto Ave, Caesar! continua em queda livre, tendo perdido 59%.

Entre as estreias, Ressurreição, que faturou US$ 11,8 milhões, A Bruxa que arrecadou US$ 8,7 milhões e Race com seus US$ 7,3 milhões de bilheteria não devem chegar aos US$ 30 milhões de bilheteria total. Ressurreição recebeu nota “A-“ na pesquisa CinemaScore, e A Bruxa recebeu um “C-“, pouco comum para um filme de horror.

Três estúdios lançaram filmes estrangeiros: The Mermaid, Busco Novia par Mi Mujer e o indiano Neerja.

Na próxima semana estreiam um filme sobre esportes, Eddie the Eagle, o suspense Triple 9, com Casey Affleck, e a fantasia de ação Deuses do Egito. Resta saber se terão força para destronar Deadpool.

Enquanto isto, vejamos como foi o último fim de semana.

As  Top Ten

  1. Deadpool(20th Century Fox) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou US$ 55.000.000 (-58%) em 3.722 salas (+164); MPS (média por sala): US$ 14.777; Totaliza: US$ 235.395.000

Deadpool se segurou melhor do que X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, de 2014, que caiu 64% em seu segundo fm de semana, faturando US$ 32,55 milhões. Asssim, a produção de orçamento modesto (US$ 58 milhões) já arrecadou US$ 235,39 milhões em 10 dias. Impressionantes 45% mais do que os US$ 162,02 milhões faturados em 10 dias por X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, que se benficou dos ingressos mais caros das exibições em 3D. Deadpool já é a maior bilheteria doméstica da série X-Men, tendo ultrapassado os US$ 234.36 milhões totais faturados em 2006 por X-Men: O Confronto Final

 

  1. Kung Fu Panda 2(20th Century Fox) – Está na 4ª semana e manteve a 2ª colocação. Faturou US$ 12.500.000 (-37%) em 3.448 salas (-396); MPS: US$ 117.105.000

Kung Fu Panda 3 se segurou bem, ficando num distante segundo lugar. A animação computadorizada em 3D da DreamWorks Animation perdeu somente 37% da bilheteria. Acumula US$ 117,10 milhões em 24 dias, 14% menos do que os US$ 136,81 milhões faturados no mesmo tempo por Hotel Transylvania 2 (que caiu 18% no seu quarto fim de semana, faturando US$ 12,65 milhões). Kung Fu Panda 3 deverá se segurar bem ainda no próximo fim de semana, antes de ser abalroado por Zootopia em 4 de março.

  1. Ressurreição(Risen /Sony) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 56; Faturou: US$ 11.800.000 em 2.915 salas; MPS: US$ 4.048; Totaliza: US$ 11.800.000

Ressurreição foi a melhor estreia da semana com US$ 11,8 milhões. Comparando, Ressurreição abriu 41% à frente dos US$ 8,38 milhões faturados na estreia por. Quando o Jogo Está Alto em 2014, e 4% à frente dos US$ 11,35 milhões faturados ano passado por Quarto de Guerra. Ressurreição recebeu nota “A-“ no CinemaScore e 80% de críticas positivas no site de opinião coletiva Flixster. Restam-lhe duas semanas antes que O Jovem Messias estreie em 11 de março (24/3 no Basil), seguido logo depois por Miracles From Heaven.

  1. A Bruxa(The Witch /A24) – ESTREIA – Nota CinemaScore: C-; Metacritic: 84; Faturou: S$ 8.685.000 em 2.046 salas; MPS: US$ 4.245; Totaliza: US$ 8.685.000

Passado na Nova Inglaterra do século XVII, A Bruxa conta a história de uma família puritana que se defronta com o diabo.  Estreou na 4ª posição e ficou dentro das estimativas. Beneficou-se das ótimas críticas, totalizando 88% de resenhas positivas no Rotten Tomatoes. Mas o público parece não ter concordado, já que lhe conferiu um fraco “C-“ na saída dos cinemas e 54% no Flixter.

  1. Como Ser Solteira(Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou US$ 8.220.000 em 3.357 salas; MPS: US$ 2.449; Totaliza: US$ 31.674.000

A comédia romântica estrelada por Dakota Johnson perdeu 54% da bilheteria da semana anterior. O que não foi mal, se pensarmos no inflado artificialmente fim de semana anterior. Acumula US$ 31,76 milhões em 10 dias, correspondendo às mais altas expectativas.

  1. Race (Focus) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 51; Faturou US$ 7.225.000 em 2.369 salas; MPS: US$ 3.071; Totaliza: US$ 7.225.000

A biografia do corredor Jesse Owens abriu um pouco aquém das expectativas e 34% abaixo dos US$ 11,02 milhões faturados na estreia por McFarland dos EUA no mesmo fim de semana do ano passado. As expectativas são de que se sustente bem, em parte por causa do público mais velho que conheceu o famoso corredor olímpico (76% das plateias tinha 25 anos ou mais) e em parte por causa do forte boca a boca (“A” na pesquisa CinemaScore e 83% no Flixster).

 

  1. Zoolander 2 (Paramount) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 5.500.000 (-60%) em 3.418 salas (+24); MPS: US$ 1.609; Totaliza: US$ 23.718.000

Zoolander 2 está tendo uma carreira sofrível caindo para a 7ª posição na 2ª semana, depois de perder 60% da bilheteria. Acumula somente US$ 23,72 milhões em 10 dias, 16% menos do que os US$ 28, 34 milhões faturados no mesmo período pelo filme original, que caiu 39% em seu 2º fim de semana. Deverá continuar caindo por causa do fraco boca a boca.

 

  1. Star Wars – O Despertar da Força- Está na 10ª semana e caiu da 7ª para a 8ª colocação. Faturou US$ 3.826.000 (-38%) em 1.618 salas (-192); MPS: US$ 2.371; Totaliza: US$ 921.642.000

Star Wars: O Despertar da Força veio logo atrás, perdendo somente 38% da receita. Continua se esforçando para chegar aos US$ 950 milhões finais nas bilheterias domésticas, o que não é impossível, já que deve permanecer em cartaz por mais algumas semanas.

  1. O Regresso(20th Century Fox) – Está na 9ª semana e caiu da 5ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 3.800.000 (-42%) em 1.939 salas (-327); MPS: US$ 1.960; Totaliza: US$ 165.167.000

 

  1. Ave, Caesar!(Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 10ª colocação. Faturou US$ 2.640.000 (-59%) em 1.726 salas (-522); MPS: US$ 1.530; Totaliza: US$ 26.153.000

Faturar US$ 2,6 milhões e cair para a 10ª posição no 3º fim de semana não é um resultado animador para um filme dos irmãos Cohen. Totaliza US$ 26 milhões.

 

As Independentes

Além das três estreias em grande circuito, algumas estreias em circuito independente, incluindo três filmes estrangeiros, chegaram aos cinemas especializados com resultados variados. E os indicados ao Oscar, apesar de estarem em cartaz em muito menos salas, continuaram atraindo o público.

Vejamos as estreias.

 

The Mermaid (Měi Rén Yú/ Sony) – Estreia – Nota Metacritic: 66. Faturou US$ 1.015.000 em 35 salas; MPS: US$: 29.000

O diretor Director Steven Chow, de Kung Fusão, já fez sucesso nos EUA antes, mas nada parecido com a estreia desta semana. O titulo – A Sereia em português – se refere à sedutora personagem que se apaixona pelo executivo que deverá eliminar. Naturalmente foi esnobado pela crítica apesar do sucesso anterior do diretor. Foi a maior bilheteria de todos os tempos na China, e com está ótima média por sala nos EUA, ganhará mais 25 salas na semana que vem.

 

O Abraço da Serpente (Embrace of the Serpent /Oscilloscope) – Estreia – Nota Criticwire: B+; Metacritic: 81. Esteve nos festivais de Cannes. Toronto e Sundance 2016.  Faturou: US$ 50.165 em 3 salas; MPS: US$ 16.722; Totaliza US$ 61.374

O Abraço da Serpente estreou muito bem com US$ 50.165 em três salas. O que deu ao indicado da Colômbia ao Oscar de melhor filme estrangeiro uma MPS de US$ 16.722. Faturou US$ 61.374 em cinco dias desde que estreou em Nova York na quarta-feira. Recebeu ótima críticas e nota 98 no Rotten Tomatoes. Estreia em mais 20 salas na semana que vem.

 

Busco Novio par Mi Mujer” (Lionsgate/Pantelion) – Estreia – Faturou US$ 900.000 em 357 salas; MPS: US$ 2.521; Totaliza: US$ 900.000

Busco Novio Para Mi Mujer teve um lançamento modesto faturando cerca de US$ 2.521. Com isso, os resultados desta comédia romântica mexicana estrelando Sandra Echeverría e Arath de la Torre foram igualmente modestos. Mas quem viu gostou.

 

As continuações concorrentes ao Oscar, ainda em cartaz em circuitos menores, ainda faturam bem:

A Grande Aposta arrecadou US$ 875.000 em 475 salas. Brooklin faturou US$ 728.000 e Spotlight: Segredos Revelados faturou US$ 515.216 em 401 salas.  O Quarto de Jack ainda faturou US$ 417.702 em 352 cinemas.    A Grande Aposta totaliza US$ 67,12 milhões, Spotlight, US$ 38,10 milhões, Brooklin US$ 35,33 milhões e O Quarto de Jack US$ 12,67 milhões.

 

A Senhora da Van, que não rendeu uma indicação ao Oscar para Maggie Smith, está na 6ª semana e faturou US$ 1.501.000 (+171%) em 540 salas (+410), totalizando US$ 3.814.000.

A surpreendente alta da bilheteria correspondeu a uma MPS (US$ 2.780) também muito melhor do que na semana anterior, tendo o filme de Nicholas Hytner subido da 22ª posição para a 13ª. O que permite esperar uma bilheteria total em torno dos US$ 10 milhões, depois que abrir para mais salas.

 

As Internacionais

Deadpool faturou US$ 85 milhões no exterior no segundo fim de semana, totalizando US$ 256,3 milhões nas bilheterias internacionais e US$ 491,7 milhões globais. Deverá se tornar a maior bilheteria com censura R da história, ultrapassando Matrix Reloaded (US$ 742.1 milhões). No Brasil arrecadou US$ 12,5 milhões, devendo ter chegado aos US$ 500 milhões globais na segunda feira.

The Mermaid, a comédia chinesa de Stephen Chow, dominou as bilheterias asiáticas pelo segundo fim de semana consecutivo, faturando US$ 58,6 milhões que incluem US$ 55,8 milhões na China. Faturou US$ 419,4 milhões em somente duas semanas em seu país de origem, onde já é sua maior bilheteria.

Star Wars: O Despetar da Força arrecadou US$ 2,6 milhões em 25 países em seu 10º fim de semana. Já arrecadou US$ 1.118.2 bilhão no exterior (4ª maior bilheteria internacional) e US$ 2.039.843 bilhões no mundo todo (3ª maior).

 

As maiores bilheterias internacionais da semana foram:

  1. Deadpool - 20th Century Fox – US$ 140 milhões
    2. The Mermaid – US$ 57 milhões
    3. Zootopia - Disney – US$ 31,2 milhões
    4. O Tigre e o Dragão: A Espada do Destino – US$ 21 mlhões
    5. Kung Fu Panda 3 – 20th Century Fox – US$ 19,7 milhões.
    6. Como Ser Solteira – Warner Bros. – US$ 19,1 milhões
    7.The Monkey King 2 – US$ 13 milhões
    8. O Regresso – 20th Century Fox – US$ 12,4 milhões
    9. Alvin e Os Esquilos: Na Estrada – Fox – US$ 12 milhões
    10. Ressurreição – Sony – US$ 11,8 milhões
    11. Zoolander 2 – Paramount Pictures – US$ 10,3 milhões
    12. From Vegas to Macau III – US$ 9,5 milhões