DEDICADO A CID NADER, LANÇADO SITE DE CRÍTICAS DE CURTAS.

Por Celso Sabadin. 

Recebo um press-release, que me emociona particularmente, noticiando o lançamento pioneiro de um site brasileiro especializado em críticas de curtas metragens. Impossível não lembrar de Cid Nader – a quem os editores dedicam o projeto –   grande amigo que já nos deixou, jornalista que se especializou exatamente neste tema. Ele iria deitar e rolar com um site destes. Continuando a leitura do comunicado de imprensa, fico feliz em ver vários amigos de longa data participando dele. Pessoas querida que – mesmo de longe – me acompanham nestes 40 anos de crítica cinematográfica que estou completando neste difícil 2020.

Feitas estas considerações pra lá de pessoais, vamos à notícia propriamente dita: o site Curta Curtas (curtacurtas.com) entrou no ar na manhã do último dia 06 de julho, trazendo conteúdo inédito sobre curtas-metragens. O site veicula matérias e críticas sobre produções lançadas no circuito de festivais ou disponíveis para serem vistas online. Além disso, traz discussões como democratização do acesso as obras, o que caracteriza um curta, perfis de cineastas, TOP 5 dos realizadores e sobre cinema e educação.

A ideia do site surgiu durante o período de isolamento social para combate ao COVID-19, após uma sessão dupla com os filmes Dia de Pagamento (2016), de Fabiana Moraes e Terremoto Santo (2017), de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, curtas de documentário pernambucanos.  Uma conversa acalorada e apaixonada sobre a qualidade dessas obras e a ausência de um veículo dedicado a analisa-las acendeu um lampejo nos criadores e editores Sandro Alves de França e Thiago Dantas: criar o primeiro site de mídia cultural do Brasil dedicado aos filmes de curta duração.

“Pensamos: por que não criar um espaço onde a crítica de curtas seja o carro-chefe, já que não há nenhum veículo atualmente no Brasil dedicado a essa modalidade de cinema? E assim surgiu o Curta Curtas”, releva Sandro.

“Embora haja iniciativas de democratizar o acesso a esse tipo de cinema, como a do excelente Porta Curtas e o interessantíssimo Curta na Escola, que funcionam, respectivamente, como um repositório de vídeos e como suporte para ferramentas que interseccionam cinema e educação, percebemos que não há muitos portais, revistas, sites ou blogs que reflitam a produção de curtas-metragens”, acrescentou Thiago.

Movido pela vontade de se falar sobre esse tipo de cinema e da necessidade de se preencher essa lacuna, o Curta Curtas deseja promover o debate crítico da produção nacional (e, em menor grau, a produção da cinematografia de outros países) e também discutir a democratização do acesso aos filmes.

Homenagem ao legado de Cid Nader

Antes do Curta Curtas entrar no ar, havia o site Cinequanon, do crítico de cinema paulista Cid Nader, que percorria os festivais de cinema Brasil afora e produzia críticas de filmes de curta-metragem, sendo o único canal dedicado a esse segmento. Com sua morte, em 2017, ficou um vácuo de representação.

“De certo modo, nos retomamos o legado de Cid Nader. É por isso que dedicamos esse site à memória dele e a todo o circuito curta-metragista do Brasil”, ressalta o editor Sandro Alves de França.

Sobre o Curta Curtas

O Curta Curtas é um espaço virtual voltado exclusivamente à reflexão crítica do universo que envolve o cinema de curta-metragem.

Nosso objetivo é democratizar o acesso a esse tipo de cinema, ampliando assim o debate sobre o tema e divulgando, cada vez mais, o melhor da produção brasileira e mundial.

Existimos por acreditarmos que a produção de curtas-metragens é campo fértil e criativo, que acaba sendo, ao mesmo tempo, celeiro e palco de experimentações de linguagem e de ideias. Por isso, temos compromisso de abrir espaço para olhares plurais e diversos.

Porque curtir curtas é, no fim das contas, curtir cinema.

Sobre os editores

Sandro Alves de França é graduado em Letras (UEPB), jornalista (UFPB) e mestrando em Comunicação (UFPE). É crítico de cinema, pesquisador em narrativa audiovisual e editor dos sites Janela7 e Curta Curtas.

Thiago Dantas é graduado em Comunicação Social (UNINOV) e estudou Letras (UFPB). Além de atuar como editor e crítico do Curta Curtas, é professor de português.

No ar, no Curta Curtas

O conteúdo dessa semana (06 a 13 de julho) do Curta Curtas:

 

Críticas

 

A Dama do Estácio https://bit.ly/3e7iBnU

A Vida Privada de Um Gato | https://bit.ly/vidaga

Livro e Meio | https://bit.ly/3iFvicY

Recife de Dentro pra Fora | https://bit.ly/31NIYga

República | https://bit.ly/3fkazJX

Rocha | https://bit.ly/3gAS3Nr

 

Perfil de cineasta

3×4: Kátia Mesel | https://bit.ly/3x4katia

 

Top 5 de filmes de realizador ou realizadora

Top 5: Kleber Mendonça Filho | https://bit.ly/t5kmf

 

Matéria especial

Plano Detalhe #1 Afinal, o que caracteriza um filme de Curta-metragem? | https://bit.ly/38zWDss

 

Editorial

Editorial #1 Pela democratização do acesso ao curta | https://bit.ly/38yernX

SERVIÇO:

Lançamento do site “Curta Curtas“

Endereço eletrônico: http://curtacurtas.com/