DEPOIS DE MAIS DE 30 ANOS, A CINEMATOGRÁFICA VERA CRUZ VOLTA A PRODUZIR FILMES.

Produzido pela lendária Companhia Cinematográfica Vera Cruz em 1953, O Cangaceiro é o filme brasileiro mais visto até hoje no mercado internacional, acumulando em torno de 13 milhões de espectadores nas bilheterias de todo o mundo. Só em Paris, o filme ficou dois anos em cartaz.

Primeiro longa brasileiro a conquistar um prêmio internacional em Cannes, O Cangaceiro terá agora toda a sua saga contada no “doc.fic” LB PERSONA, que a Vera Cruz começou a rodar em estúdio esta semana.

Misturando linguagem documental com imagens ficcionais, LB PERSONA promoverá históricos encontros entre atores, produtores, diretores e técnicos da época, que gravarão depoimentos da mais alta relevância sobre a Vera Cruz, o filme O Cangaceiro, e também sobre a produção brasileira do período.

Como contraponto ficcional, o ator Milton Levy interpreta Lima Barreto e também sua Persona. Levy já atuou nas telenovelas e minisséries O Pecado de Cada Um, Angústia de Amor, Anjo Maldito, Canoa do Bagre, Tiro & Queda, Pícara Sonhadora, Pequena Travessa e Canavial de Paixões, entre outras.

Galileu Garcia dirige o projeto.

LB PERSONA tem direção de Galileu Garcia, jornalista, diretor, produtor e roteirista de cinema. Iniciou sua carreira como crítico de cinema, para depois ingressar no setor de publicidade da Vera Cruz, atuando nos lançamentos de Terra é Sempre Terra e Ângela. Participou como produtor em Sai da Frente, O Cangaceiro, Floradas na Serra, Na Senda do Crime, São Paulo em Festa, O Sobrado, O Gato da Madame, Paixão de Gaúcho e Osso, Amor e Papagaios, sendo que em O Cangaceiro, foi primeiro Assistente de Direção de Lima Barreto.

Galileu foi autor do longa Cara de Fogo, tendo roteirizado também As Aventuras de Pedro Malasartes, de Mazzaropi. Recebeu dezenas de prêmios por filmes e vídeos diversos.

Sobre a VERA CRUZ

Fundada em dezembro de 1949, a CINEMATOGRÁFICA VERA CRUZ produziu ou co-produziu mais de 40 longas e documentários. Muitos deles adquiriram prestigio nacional e internacional, fazendo hoje parte integrante da história do Cinema Brasileiro.

Entre seus grandes sucessos estão Caiçara, Ângela, Terra é Sempre Terra, Apassionata, Tico-Tico no Fubá, Sai da Frente, Nadando em Dinheiro, Sinhá Moça, O Cangaceiro, Uma Pulga na Balança, Na Senda do Crime, Candinho e Floradas na Serra.

Tendo operado nos últimos anos principalmente como Distribuidora, a Vera Cruz recentemente iniciou um extenso trabalho buscando a recuperação de seu acervo e sua disponibilização ao grande público. Como parte deste trabalho, produziu o cd-rom “Vera Cruz e Seus Filmes”, realizou várias exposições fotográficas a partir de seu acervo, e lançou em 2003 o livro “Vera Cruz – Imagens e História do Cinema Brasileiro”. No ano seguinte, realizou o restauro de seu acervo iconográfico constituído de mais de 10.000 negativos e documentos, e em 2005 implantou o site www.veracruzcinema.com.br

Voltou a produzir em 2009 com o DVD Hatha Yoga, e agora produz L.B. PERSONA, o primeiro longa metragem produzido pela Vera Cruz desde Paixão e Sombras, de 1977, de Walter Hugo Khouri.