“DESCONHECIDO” DOMINA O FIM DE SEMANA, E “O NÚMERO QUATRO” FICA EM SEGUNDO.

Na semana passada, Adam Sandler e Jennifer Aniston disputaram a liderança das bilheterias palmo a palmo com Justin Bieber e anões de jardim apaixonados. No último fim de semana, os filmes de ação foram à forra. Liam Neeson lutou contra a perda de identidade e Alex Pettyfer, na pele de um adolescente escondido fora da terra, se apaixonou por uma alienígena, e teve que se entender com a turma dela. Ao mesmo tempo, Martin Lawrence revisitou um personagem familiar no terceiro filme da serie Vovó… Zona.

“Desconhecido” abriu com US$ 21,8 milhões em 3.043 cinemas, e deve ter chegado aos US$ 26 milhões na segunda feira do fim de semana prolongado pelo feriado de President’s Day.

“O Numero Quatro” fez US$ 19,5 milhões em 3.154 cinemas (incluindo 230 salas IMAX, que representaram 12% da receita). O romance de ficção cientifica, que esta sendo acusado de ter ser plagiado da serie de TV “Roswell”, ficou na 3ª posição com “Gnomeu e Julieta” seguindo de perto. O desenho dos anões de jardim foi uma das melhores bilheterias da semana. Faturou US$ 19,4 milhões (55% nas salas equipadas com 3D), chegando a US$ 50,4 milhões em 10 dias. (Zé Colméia fez US$ 35,9 milhões à mesma altura). Entre um fim de semana e outro, perdeu somente 24%.

As três estréias – “Desconhecido”, “O Número Quatro” e “Vovó… Zona 3” – receberam nota B+ da pesquisadora CinemaScore.

Na quarta colocação, “Esposa de Mentirinha” faturou cerca de US$ 18,2 milhões, ou seja, 40% a menos do que no fim de semana anterior. Mas já acumula US$ 60,8 milhões em 10 dias. Bem menos do que a comédia romântica anterior de Adam Sandler, “Como Se Fosse a Primeira Vez”, que já tinha faturado US$ 71,7 milhões em seu 10º dia de exibição. O equivalente a US$ 92 milhões ajustado pelo preço do ingresso.

“Vovó… Zona 3” ficou na quinta posição com US$ 17 milhões faturados em 2.821 cinemas. Quantia bem menor do que suas antecessoras. A primeira Vovó Zona fez US$ 25,7 milhões (ou US$ 38 milhões corrigidos), enquanto que a segunda arrecadou US$ 27,7 milhões (ou quase US$ 34 milhões corrigidos).

“Justin Bieber: Never Say Never” perdeu 54% no segundo fim de semana, faturando US$ 13,6 milhões, atingindo US$ 48,5 milhões em 10 dias. Bieber continuou humilhando os Jonas Brothers, mas ainda perdeu para “Hannah Montana” e “Michael Jackson: This Is It”.

“The Roommate” fez US$ 4,1 milhões em 2.160 cinemas, acumulando US$ 32,7 milhões em três fins de semana.

“The Eagle” permaneceu entre as 10 mais da semana, ficando na nona colocação. Perdeu 59%, fez US$ 3,6 milhões e somou US$ 15 milhões em 10 dias.

A comédia romântica “Sexo sem Compromisso” faturou US$ 3,1 milhões em 1.966 cinemas, totalizando US$ 66 milhões em cinco fins de semana.

Independentes
Entre os independentes, o documentário de Dereck Joubert, “The Last Lions” teve a melhor bilheteria. Lançado em quatro salas, o filme, distribuido pela National Geographic, segue a jornada de uma leoa lutando para defender sua prole. Faturou US$ 68.344 nos quatro dias do fim de semana do Dia do Presidente, o que resultou numa média por sala de US$ 17.086.

A produtora Paladin lançou, somente na cidade de Portland, o documentário de Tom Shadyac, “I Am”, no qual o diretor conversa com líderes intelectuais e espirituais sobre o que está errado no mundo, e como isto pode ser resolvido. Shadyac, mais conhecido por dirigir filmes de majors como “O Todo Poderoso” e “O Professor Aloprado”, viu seu filme faturar US$ 12.600 em um único cinema de 140 lugares, e foi aplaudido de pé, depois de conversar com a platéia sobre o filme. Aliás, o que ele pretende repetir em todas as outras localidades em que o filme for lançado.

Outros lançamentos independentes incluíram “Brotherhood”, de Will Canon, uma produção de 2010 da SXSW, que também foi lançado em somente um cinema fez US$ 9.017 no fim de semana.
O indicado da Espanha ao Oscar de filme estrangeiro (embora não tenha ficado entre os finalistas), “También La Lluvia”, de Icíar Bollaín, estrelando Gael García Bernal e Luis Tosa, faturou US$ 53.000 em oito salas de sexta a domingo, numa média de US$ 6.625 por sala.

Entre as continuações, “Cedar Rapids”, da Fox Searchlight, foi a melhor estréia independente da semana passada. Abriu de 15 para 102 cinemas com sucesso. A comédia estrelada por Ed Helms, Anne Heche e John C. Reilly faturou US$ 1.093.088 numa media de US$ 10.717 por sala, totalizando US$ 1.494.566. É o primeiro filme independente de 2011 a chegar ao milhão de dólares, num ano dominado até aqui pelos filmes do Oscar.

Falando de Oscar, os dois principais indicados (de produção independente mas distribuídos por majors) chegaram aos US$ 100 milhões. “O Discurso do Rei” perdeu 177 cinemas, mas ainda faturou US$ 7.937.976 em 2.086 cinemas, numa média de US$ 3.805 por sala chegando ao total de US$ 104.649.952, ultrapassando os US$ 200 milhões no mundo todo.

Outro indicado ao Oscar de melhor filme, “Cisne Negro”, de Darren Aronofsky também cruzou a marca dos US$ 100 milhões no meio da semana passada. Neste fim de semana, faturou US$ 1.590.000 em 656 cinemas, totalizando US$ 101.799.075. No mundo todo, já acumula uma receita de US$ 174.118.000.

Outra distribuição da Fox Searchlight, também indicado a melhor filme, “127 Horas” está em cartaz em 240 salas (eram 359 na semana passada). O filme de Danny Boyle, estrelando pelo indicado James Franco, faturou US$ 392.000 nos quatro dias. Totaliza US$ 17.484.920, e é a segunda menor bilheteria entre os concorrentes ao Oscar, atrás apenas de “Inverno da Alma”.

“Biutiful”, de Alejandro González Iñárritu, se segurou bem em seu quarto fim de semana. Caiu de 190 para 157 salas e ainda faturou US$ 643.100 nos quatro dias, totalizando US$ 3.143.151 – um feito para um filme estrangeiro no mercado norte-americano.

“Blue Valentine”, que tem uma única indicação para Michelle Williams, fez US$ 402.460 em 235 salas (eram 393), totalizando US$ 8.901.927. Trata-se de um sucesso para um filme produzido por US$ 1 milhão.

“Another Year”, de Mike Leigh, caiu de 171 para 121 salas no seu sexto fim de semana de exibição, mas ainda se saiu bem, faturando US$ 271.781. O filme distribuído pela Sony Classics acumula uma bilheteria de US$ 2.552.759 desde a estréia em 29 de dezembro, e deverá alcançar a bilheteria do último filme de Leigh, “Simplesmente Feliz”, que faturou US$ 3.512.016 em 2008.

“O Mágico”, de Sylvain Chomet, indicado ao Oscar de melhor animação em longa metragem, caiu de 206 para 106 cinemas em seu nono fim de semana. Faturou US$ 236.891 no fim de semana prolongado e acumula uma bilheteria de US$ 1.516.186.

“Poesia”, do sul coreano Lee Chang-dong, em cartaz em três cinemas em Nova York, faturou US$ 26.000 com uma ótima média de US$ 8.666 por sala. Ajudado pelo fim de semana prolongado, teve um aumento de US$ 6.000 em relação ao fim de semana anterior, totalizando até o momento US$ 54.383.

Depois de 14 fins de semana seguidos em queda, o último fim de semana teve um aumento na bilheteria total de 8,9% em relação ao mesmo fim de semana do ano passado. Até o momento (20/02) a bilheteria total de 2011 soma US$ 1.236.214.000, 23,8% abaixo de 2010, quando somava
US$ 1.622.761.000

Internacional
Liderando as bilheterias internacionais pelo segundo fim de semana consecutivo, “Cisne Negro” fez US$ 17,2 milhões em 3.735 cinemas de 39 países, puxando a bilheteria internacional para US$ 97,9 milhões.

A segunda bilheteria internacional do fim de semana foi “Enrolados”, que gerou US$ 12,1 milhões no fim de semana em 5.210 cinemas, elevando sua bilheteria internacional para US$ 328 milhões em 52 territórios. No mundo todo, a bilheteria de “Enrolados” já chega a US$ 522,1 milhões.

Empatados na terceira posição, com cerca de US$ 10 milhões cada, está o trio “Bravura Indômita”, “Sexo sem Compromisso”, da Paramount e “Zé Colméia”, da Warner.

Mundialmente, o público está ficando mais receptivo a filmes não americanos, enquanto os filmes dos grandes estúdios de Hollywood vêm perdendo a liderança mantida há anos. A receita de janeiro das majors foi de US$ 1.113.6 bilhão, uma queda de 33% em relação aos US$ 1.668.5 bilhão faturado em janeiro de 2010, época de “Avatar”.

Renda Semanal/Renda Semana Total
(em US)

1 “Desconhecido” 21.770.000/21.770.000
2 “O Número Quatro” 19.500.000/19.500.000
3 “Gnomeu & Julieta” 19.400.000/50.420.532
4 “Esposa de Mentirinha” 18.200.000/60.755.964
5 “Vovó… Zona 3″ 17.000.000/17.000.000
6 “Justin Bieber: Never Say Never” 13.600.000/48.472.749
7 “O Discurso do Rei” 6.565.619/103.277.595
8 “The Roommate” 4.100.000/32.693.564
9 “The Eagle” 3.558.700/15.065.898
10 “Sexo Sem Compromisso” 3.120.000/66.033.287