DIA 8 DE JUNHO COMEÇA O FEMINA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FEMININO.

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro e AVON apresentam, de 8 a 13 de junho, FEMINA – Festival Internacional de Cinema Feminino 2010.

A abertura da sétima edição do FEMINA será no dia 7 de junho, no Cinema Odeon Petrobras às 21h, e exibirá o primeiro longa-metragem de ficção da diretora norueguesa Margreth Olin, O ANJO (Engelen), um comovente relato de uma jovem viciada, interpretada por Marie Bonnevie.

A diretora virá ao Brasil para a abertura e para participar de debate promovido pelo FEMINA.

A cerimônia de abertura
O FEMINA começa para o público no dia 8 de junho e segue até dia 13 de junho, com entrada franca, nos cinemas 1 e 2 da CAIXA Cultural (RJ).

80 anos de Cinédia e a homenagem à Alice Gonzaga
Como todos os anos, o FEMINA presta tributo a uma personalidade feminina do cinema brasileiro. Esse ano nossa homenageada é Alice Gonzaga, diretora da Cinédia – o estúdio mais antigo do Brasil, que completa 80 anos em 2010.
Conhecida como uma das maiores produtoras do país e uma referência no trabalho de preservação e restauração de filmes, Alice Gonzaga terá dois de seus curtas-metragens exibidos: Memórias de Carnaval e Canção de Amor (sobre Gilda de Abreu e Vicente Celestino). A exibição sera no dia 13 de junho, antecedendo a entrega dos vencedores das mostras competitivas do FEMINA.

Especial da Dinamarca
Da mesma forma, todos os anos o Femina convida um país para apresentar programas de filmes que representem sua cinematografia. O país convidado desse ano é a Dinamarca, contando com o apoio do Instituto Cultural da Dinamarca.

FEMINA
O FEMINA – Festival Internacional de Cinema Feminino é o primeiro evento do gênero no Brasil e foi criado com o objetivo de destacar o trabalho de mulheres no cenário cinematográfico brasileiro e mundial.

O FEMINA Surgiu em 2004 e foi um marco na participação feminina no cinema como primeiro festival de filmes dirigidos por mulheres no Brasil e América Latina. Desde então, acontece anualmente, na cidade do Rio de Janeiro, e já realizou itinerâncias e mostras especiais em Niterói, São João de Meriti, Volta Redonda e Barra Mansa (RJ), Fortaleza (CE), Corumbá (MS), Goiânia (GO) e João Pessoa (PB).

Já homenageou: as atrizes Betty Faria e Helena Ignez, as diretoras Tizuka Yamasaki, Ana Carolina, Carla Camurati, Beth Formaggini, a escritora Rose Marie Muraro e a fotógrafa Cláudia Ferreira. Já apresentou mostras dos festivais: de Cannes e Films de Femmes, da França; Femme Totale, Alemanha; Immagine Donna, Itália; La mujer y el Cine, Argentina; Mujer es Audiovisual, Colômbia; Foco Portugal, VideoArtes Iranianos, As She Likes It, Áustria. E já contou com a participação de ministras brasileiras e latino-americanas, atrizes, representantes de organismos internacionais, diretoras, jornalistas e outras convidadas em seu Fórum de Debates.