DIDÁTICO, “FAZENDO CINEMA NA ESCOLA” ORIENTA A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL.

Em sintonia com a era digital, novo livro de Alex Moletta orienta o leitor a criar, produzir e realizar uma obra audiovisual dentro ou fora do ambiente escolar com poucos recursos financeiros. A obra também auxilia os educadores a trabalhar com os alunos realizando obras audiovisuais com as tecnologias hoje disponíveis – celulares, tablets, smartphones e câmeras fotográficas.

Um grupo de alunos, estimulado por seu professor, decide realizar um curta-metragem para exibir na mostra anual da escola. Nesse projeto, eles aprendem sobre a linguagem audiovisual, o trabalho em equipe e a responsabilidade de expor suas ideias para o público. Mostrando como criar, produzir e realizar uma obra audiovisual com pouquíssimos recursos, Alex Moletta retoma no livro Fazendo cinema na escola – Arte audiovisual dentro e fora da sala de aula, 10933lançamento da Summus Editorial, todo o didatismo de seu livro anterior, Criação de curta-metragem em vídeo digital. Em capítulos curtos e diretos, ele aborda temas como a elaboração do roteiro, a escolha das locações, a definição do elenco, a composição do cenário, a direção de fotografia e de arte e a edição, entre outros.

O leitor, ao acompanhar o trabalho dessa equipe de esforçados amigos, penetra profundamente no mundo do audiovisual e aprende sobre as novas tecnologias digitais, hoje acessíveis a boa parte da população. Um glossário ao final da obra e indicações de sites e livros encerra com este manual imprescindível para todos aqueles que se interessam por cinema, dentro ou fora da sala de aula.

A obra também concentra uma vasta pesquisa sobre criação audiovisual com ferramentas gratuitas disponíveis na internet e aborda o processo de criação artística por meio dessas ferramentas. Aliando prática e teoria, Moletta move professores e alunos da condição de espectadores para a de realizadores. 

O autor, Alex Moletta, cursou Artes Cênicas na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Roteiro de Cinema na Escola Livre de Cinema e Vídeo e Dramaturgia na Escola Livre de Teatro, ambas em Santo André. Graduado em filosofia, dramaturgo, roteirista e curta-metragista, atua há mais de uma década como realizador e orientador de oficinas cinematográficas na região da Grande São Paulo. Autor de Criação de curta-metragem em vídeo digital (Summus, 2009), escreve peças teatrais, histórias em quadrinhos e roteiros de curtas e longas metragens. Atualmente, trabalha com projetos transmídia de animação e com webséries.

Para saber mais sobre o livro, acesse:
http://www.gruposummus.com.br/gruposummus/livro/1364/Fazendo+cinema+na+escola