DIFERENTE: FESTIVAL DA LAPA (PR) PREMIA FILMES BRASILEIROS DE ÉPOCA.

De 9 a 13 de junho, o cinema volta a ocupar o cenário histórico da Lapa, cidade próxima a Curitiba. Durante cinco dias, o Festival da Lapa 2010 fará com que a cidade e sua população vivenciem intensamente o clima do audiovisual, com exibições de filmes, debates e oficinas, entre outras atividades.

Organizado pelo Instituto Borges da Silveira e pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, o evento chega à sua quarta edição. Nas três primeiras, 2005, 2007 e 2008, o Festival acumula um público de aproximadamente 30 mil pessoas, nas exibições ao ar livre, em frente ao Panteon dos Heróis e no Cine Imperial, bem como nas demais atividades proporcionadas pelo evento.

Para Maria Inês Pierin Borges da Silveira, presidente do Instituto Histórico da Lapa, “a realização do Festival, numa das mais antigas e bem preservadas cidades do Paraná, além de propiciar sua inserção no cenário do audiovisual nacional, visa incrementar o turismo na região e também contribuir para a descentralização da cultura no país”.

Filmes de época

Desde 2008, o Festival da Lapa está realizando a inédita competitiva internacional de filmes de época. Por meio desta competição de filmes de longa-metragem, recorte inédito em termos de perfil de mostras e festivais de cinema brasileiros e até do exterior, “a intenção do Festival é fazer uma justa homenagem aos filmes e profissionais que se dedicam a construir e reconstituir de modo audiovisual histórias que se passam ou passaram em tempos não atuais”, explica Maria Inês.

O Festival da Lapa considera filmes de época as produções que possuem no mínimo cinqüenta por cento (50%) da sua duração ambientada em período até o final dos anos 1970, caracterizadas por um ou mais dos elementos: texto, cenário, objetos de cena, figurino e maquiagem. A mostra competitiva de filmes de época premiará com o troféu “Tropeiro” as categorias: melhor filme, melhor cenário, melhor figurino e melhor maquiagem.