DISNEY E UNIVERSAL DOMINAM AS BILHETERIAS INTERNACIONAIS.

por Wanda de Andrade.

Desde o início de abril,  Disney ou  Universal dominaram as estreias da semana em 15 dos 17 fins de semana, e a história se repetiu no último fim de semana.

Homem-Formiga (Disney) permaneceu na primeira posição pelo segundo fim de semana, depois de faturar US$ 24,8 milhões  (-57%), totalizando US$ 106 milhões. Deve chegar aos US$160 milhões, ficando atrás do Thor original (US$ 181 milhões) e Capitão América: O Primeiro Vingador (US$ 176 milhões), o que não será ruim para um personagem estreante e pouco conhecido. Mas na semana que vem deverá ceder a pole position para Missão Impossível: Nação Secreta.

Se as estreias não foram brilhantes, tão pouco foram um desastre. Pixels foi a melhor, apesar das críticas ruins, e Cidades de Papel não repetiu o sucesso de A Culpa é das Estrelas, também baseado num romance de John Green. A que se saiu melhor foi Nocaute, mas não passou da 5ª posição.

Pixels não foi páreo para o Homem-Formiga. Estreou na segunda posição com US$ 24 milhões em 3.723 salas, uma estreia pouco animadora para um filme que custou pelo menos US$ 88 milhões. Espera recuperar o investimento no mercado internacional, mas por enquanto arrecadou apenas US$ 25,5 milhões em 56 países, totalizando US$ 50,4 milhões o mundo todo.

Cidades de Papel, que apostava no público juvenil, ficou bem atrás, na sexta posição, com US$ 12,5 milhões. Esperavam-se pelo menos US$ 20 milhões, mas como custou cerca de US$ 12 milhões, já está quase se pagando.

A outra estreia da semana, Nocaute, de orçamento bem maior (US$ 30 milhões), e potencial para uma longa carreira de sucesso (recebeu nota A na pesquisa Cinemascore), superou as críticas nem sempre favoráveis e faturou US$ 16,5 milhões, ficando na quinta posição.

Mais uma vez, as continuações, Divertida Mente e Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros perderam menos de 40% da bilheteria, apesar de perderem muitas salas. Sinal de um bom boca a boca e de que são altenativas seguras para estreias não muito animadoras, justificando muitas vezes, uma segunda ida ao cinema.

Descompensada, com uma perda de apenas 42%, se segurou melhor do que A Espiã Que Sabia de Menos (46%), e

Minions continua perdendo receita mais rapidamente (-55%) do que Meu Malvado Favorito 2, que caiu somente 43% em seu terceiro fim de semana.

O tiroteio no Grand Theatre na cidade de Lafayette durante a exibição de Descompensada na quinta feira certamente abalou os estúdios e proprietários de cinema. A tragédia aconteceu quase três anos depois que James Holmes abriu fogo num cinema na cidade de Aurora, no Colorado, na seção da meia-noite do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge e matou 12 pessoas, ferindo várias outras. A audiência dos cinemas, especialmente dos filmes para crianças foi afetada na época por algumas semanas, mas os analistas de bilheteria acreditam que isto não acontecerá de novo.

No circuito independente, Mr. Holmes subiu da 10ª para a 9ª colocação, faturando US$ 2,8 milhões depois de abrir de 361 para 686 salas. Um Homem Irracional, de Woody Allen, faturou US$ 260,902 depois de abrir de cinco para 28 salas, totalizando US$ 519.243.

Durante a semana, Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros ultrapassou Os Vingadores e se tornou a terceira maior bilheteria da história do cinema.

A Top 10 faturaram juntas US$ 136,7 milhões, 3,5% mais do que as 10 Mais do mesmo fim de semana do ano passado, quando Lucy estreou com US$ 43,9 milhões, e 10% abaixo de 2013, quando Wolverine: Imortal abriu com US$ 53,1 milhões.

No total, as bilheterias do 30º fim de semana ficaram 5% abaixo das do ano passado.

Vamos ver como foi isso.

 

As Top Ten

  1. Homem-Formiga (Buena Vista) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou US$ 24.765.000 (-57%) em 3.868 salas (+12); MPS (média por sala): US$6.403; Totaliza US$ 106.075.000

Conhecido ou desconhecido do grande público, Homem-Formiga ultrapassou os US$100 milhões em 10 dias.

Faturou US$ 24,77 milhões no fim de semana o que lhe valeu a primeira colocação pelo segundo fim de semana consecutivo, graças em parte à decepcionante estreia de Pixels e ao fraco terceiro fim de semana de Minions

Mas já está 9% à frente dos US$ 97,06 milhões faturados em 10 dias por O Incrível Hulk (que caiu 57% em seu segundo fim de semana, faturando US$ 22,14 milhões).

No mundo todo, Homem-Formiga totaliza US$ 226 milhões e logo deverá recuperar o investimento, embora lucrando menos do que outros lançamentos recentes dos estúdios Marvel.

 

  1. Pixels (Sony) - ESTREIA – Nota Cinemascore: B; Criticwire: D+; Metacritic: 27; Faturou US$ 24.000.000 em 3.723 salas; MPS: US$ 6.446; Totaliza US$ 24.000.000

Dirigido por Chris Columbus, Pixels foi execrado pela crítica e pelos espectadores, que deram uma medíocre nota B na pesquisa CinemaScore. Somente os espectadores de menos de 18 anos deram nota A.

A bilheteria de Pixels quase empatou com a de Homem-Formiga, faturando US$ 24 milhões, 42 % abaixo dos US$ 41,51 milhões faturados na estreia por Gente Grande 2, em 2013. Ficou mais próximo dos US$ 23,76 milhões arrecadados no primeiro fim de semana por Segurança de Shopping 2 (US$ 23.762.435), liderado por Kevin James no início do ano (James também estrela Pixels ao lado de Adam Sandler). Não deveria, pois Pixels conta ainda com a presença de Sandler, PAC-MAN e Donkey Kong e com o bonus dos preços mais altos dos ingressos em 3D e IMAX.

Antes de Pixels, Adam Sandler estrelou 14 filmes com bilheterias superiores a US$100 milhões nos últimos 20 anos, mas sua estrela já não brilha tanto. Comparando, Brad Pitt e Johnny Depp lideraram 12 blockbusters cada e George Clooney seis no mesmo período.

 

  1. Minions (Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 2ª para a 3ª colocação. Faturou US$ 22.100.000 (-55%) em 4.066 salas (-245); MPS: US$ 5.435; Totaliza US$ 261.620.000

Depois da ótima estreia , Minions não teve uma boa sustentação devido em parte a um boca a boca variável, especialmente entre os adultos, e à corrida aos cinemas na primeira semana. Mas já faturou US$ 261.58 milhões em 17 dias. Um pouco mais do que os US$ 258,57 milhões faturados nos mesmos 17 dias por Meu Malvado Favorito 2.

 

  1. Descompensada (Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 4ª colocação. Faturou US$ 17.300.000 (-42%) em 3.171 salas (+13); MPS: US$ 5.456; Totaliza US$ 61.545.000

O elogiado filme de estreia de Amy Schumer dirigido por Judd Apatow, perdeu somente 43% da bilheteria inicial. E deverá ter boa sustentação graças ao bom boca a boca associado a críticas também favoráveis. Faturou US$ 61,53 milhões em 10 dias., estando  7% atrás dos US$ 65,87 milhões faturados por Ligeiramente Grávidos  (que perdeu 36% faturando US$ 19.64 milhões) no mesmo periodo. Deverá atingir os US$100 milhões, embora a bilheteria internacional, onde  Amy Schumer é deconhecida, ainda seja uma incóginita.

 

  1. Nocaute (Southpaw/Weinstein) – ESTREIA – Nota Cinemascore: A; Criticwire: B-; Metacritic: 57; Faturou US$ 16.500.000 em 2.772 salas; MPS: US$ 5.952; Totaliza US$ 16.500.000

Com um orçamento de US$ 30 milhões e potencial para uma carreira de sucesso, Nocaute (nota A na Cinemascore), superou as críticas variadas que poderiam fazer diferença se o filme fosse lançado mais tarde no ano contra filmes mais dependentes de crítica. 60% de seu público tinha menos de 35 anos e dividido meio a meio entre homens e mulheres.

O drama esportivo dirigido por Antoine Fuqua, é estrelado por Jake Gyllenhaal e abriu um pouco acima da expectativas, e surpreendentemente à frente de Cidades de Papel, em parte devido a uma eficiente campanha de marketing, a uma ótima trilha sonora e à repercussão da interpretação de Gyllenhaal.  Nocaute estreou 25% aima dos  US$ 13,15 milhões arrecadados pelo filme anterior do ator, Marcados para Morrer, de 2012, e 10% atrás dos US$ 18,32 milhões faturados em 2005 por A Luta Pela Esperança, com Russell Crowe.

Como o público norte-americano gosta de filmes sobre esportes, Nocaute deverá ter uma boa sustentação.

 

  1. Cidades de Papel (Paper Towns/20th Century Fox) – ESTREIA – Nota Cinemascore: B+; Criticwire: B-; Metacritic: 57; Faturou US$ 12.500.000 em 3.031 salas; MPS: US$ 4.124; Totaliza US$ 12.500.000

Estreou nesta semana mais um filme baseado num romance do popular escritor John Green. Mas Cidades de Papel decepcionou e cabou na sexta colocação, faturando apenas US$ 12,5 milhões em 3.031 salas. O filme anterior baseado num romance do autor, A Culpa é das Estrelas, faturou US$ 48 milhões na estreia, encerrando a carreira com US$ 124 milhões. Mas a Fox não tem do que reclamar: já recuperou o investimento de US$ 12 milhões na primeira semana, sem nenhum astro conhecido, além da modelo, agora atriz, Cara Delevingne, no elenco.

No exterior Cidades de Papel arrecadou US$ 7,8 milhões, totalizando US$ 28,4 milhões no mundo todo. Naturalmente seu público era formado por 71% de mulheres, com 78% delas com menos de 25 anos.

 

  1. Divertida Mente (Buena Vista) – Está na 6ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 7.356.000 (-36%) em 2.717 salas (-546); MPS: US$ 2.707; Totaliza US$ 320.335.000

Divertida Mente faturou US$ 7,3 milhões em seu sexto fim de semana, totalizando US$ 320 milhões. Já é a terceira maior bilheteria da história da Pixar, com grandes chances de superar Pocurando Nemo (US$ 339,7 milhões).

 

  1. Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (Universal) – Está na 7ª semana e caiu da 5ª para a 8ª colocação. Faturou US$ 6.900.000 (-40%) em 2.645 salas (-472); MPS: US$ 2.609; Totaliza US$ 623.803.000

Faturando US$ 6,9 milhões no sétimo fim de semana, Jurassic World ultrapassou Os Vingadores e se tornou a terceira maior bilheteria da história do cinema americano, com US$ 623,8 milhões. Já é tambem, a terceira maior bilheteria global com US$ 1,54 bilhão. Embora seja pouco provável que fature mais US$ 35 milhões e alcance Titanic, deve-se lembrar que na primeira exibição, em 1997, Titanic fez US$ 600 milhões.

Mas, mesmo que os grandes sucessos deste ano como Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, Velozes e Furiosos 7 e Os Vingadores: a Era de Ultron tenham feito grande sucesso mundial, eles estão há mais de um bilhão de dólares dos US$ 2,78 bilhões arecadados por Avatar.

 

  1. Mr. Holmes (Roadside Attractions) – Está na 2ª semana e subiu da 10ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 2.849.000

(+17%) em 686 salas (+325); MPS: US$ 4.153; Totaliza: US$ 6.432.000

Subindo 17% em relação ao fim de semana de estreia, o último filme sobre Sherlock Holmes, Mr. Holmes, faturou US$ 2,85 milhões no fim de semana. Boas críticas deverão mantê-lo em cartaz por mais algumas semanas.

 

  1. O Exterminador do Futuro: Gênesis (Paramount) – Está na 4ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou

US$ 2.400.000 (-56%) em 1.702 salas (-1.112); MPS: US$ 1.410; Totaliza: US$ 85.666.000

Fechando as Top 10, O Exterminador do Futuro: Gênesis faturou US$ 2,4 milhões, totalizando US$ 85,6 milhões, sem grandes esperanças de ir além disso.

 

As Independentes

Embora  The Wall Street Journal tenha publicado uma reportagem entitulada Bad Summer for Indie Movies (Verão Ruim para Filmes Independentes), destacando o fraco desempenho do filme Me and Earl and the Dying Girl, o circuito independente norte-americano não vai tão mal assim.

O público mais velho, que sustenta este mercado, continua indo ao cinema se tiver bons lançamentos. Eles continuam enchendo os cinemas que exibem Mr. Holmes, que teve um ótimo segundo fim de semana em mais de 600 salas. O mesmo não se podendo dizer de O Homem Irracional, de Woody Allen, que está em cartaz em muito menos cinemas.

Dois filmes estrangeiros, já em cartaz no Brasil, estrearam em Nova York com sucesso. O alemão Phoenix e o francês Samba, enquanto o produto local Love & Mercy já ultrapassou os US$ 12 milhões.

Amy, documentário sobre a cantora Amy Winehouse, faturou US$ 700 milhões em 370 salas, já tendo ultrapassado A Um Passo do Estrelato, o documentário sobre cantoras que fazem o coro para grandes cantores, que venceu o Oscar de melhor documentário em 2014.

As outras estreias independentes da semana não têm lançamento previsto no Brasil.

 

 

As Internacionais

A maior bilheteria internacional pelo segundo fim de semana consecutivo foi Monster Hunt, comédia de ação chinesa que faturou US$ 47,8 milhões (-40%), e se tornou a maior bilheteria de um filme chines de todos os tempos com US$ 217,3 milhões. Na moeda local ultrapassou o bilhão em oito dias. Dirigido por Raman Hui, que co-dirigiu Shrek Terceiro, a mistura entre personagens reais e gerados por computador já é a quinta maior bilheteria do país se aproximando de Jurassic World (US$ 228,7 milhões) e Vingadores: A Era de Ultron (US$ 235,.8 milhões).

Minions faturou US$ 44 milhões (-34%) em 60 países, elevando seu total internacional para US$ 497,8 milhões, totalizando US$ 759,4 milhões no mundo todo.

Homem-Formiga estreou em mais 11 territórios faturando US$ 35,4 milhões (-37%) em 49 países. Totaliza US$ 120,4 milhões internacionais e US$ 226,47 milhões globais em duas semanas. Estreou na Alemanha e na Espanha atrás de Divertida Mente e Pixels respectivamente, mas já faturou mais do que Guardiões da Galáxia tanto em Taiwan como em Hong Kong, em somente 11 dias de exibição.

Divertida Mente faturou US$ 28,3 milhões (+33%) em 51 países em seu sexto fim de semana. Totaliza US$ 229,8 milhões no exterior e US$ 550,135 milhões no mundo, ainda faltando estrear em 28% do mercado internacional, sendo o Brasil uma das maiores bilheterias com US$ 12,6 milhões. Divertida Mente já ultrapassou os US$ 500 milhões globais e é oitavo filme da Pixar a coseguir a proeza.

Pixels faturou US$ 21,4 milhões em 56 países, estreando  39% à frente de Uma Aventura Lego.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Homem-Formiga $24,765,000 $24,000,000
2 Pixels $24,000,000 $261,578,460
3 Minions $22,058,050 $61,526,975
4 Descompensada $17,281,950 $16,500,000
5 Nocaute $16,500,000 $12,500,000
6 Cidades de Papel $12,500,000 $320,334,811
7 Divertida Mente $7,356,000 $623,753,325
8 Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros $6,850,550 $6,432,239
9 Mr. Holmes $2,849,349 $85,665,614
10 O Exterminador do Futuro: Gênesis $2,400,000 $2,488,893
Fonte: Rentrak