DISNEY FOI O ESTÚDIO MAIS LUCRATIVO DE 2014.

Por Wanda de Andrade.

A Série Divergente: Insurgente abriu com mais de US$ 50 milhões, quantia que lhe garantiu a primeira colocação, mandando Cinderela para a 2ª posição. . As duas outras estreias não tiveram a mesma sorte: O Franco Atirador, com Sean Penn, fracassou com US$ 5 milhões, enquanto Do You Believe? abriu com muito menos do que God’s Not Dead no ano passado.

Conclusão: Sean Penn não é Liam Neeson ou Colin Firth.

Penn e Neeson são atores de meia idade respeitados e Penn tem dois Oscars de melhor ator, o que o coloca no patamar de Jack Nicholson, Tom Hanks e Daniel Day-Lewis. Logo não precisava apelar e O Franco Atirador veio mostrar que é preciso mais do que um bom e conhecido ator para fazer um ótimo filme de ação.

A mistura de ação com suspense vem demonstrando um certo cansaço, com a arrecadação destes filmes caindo a cada novo lançamento. Mas US$ 5 milhões é muito pouco para um lançamento de ponta, promovido  como tal. Comparando, Sem Escalas, filme de Liam Neeson do ano passado, faturou US$ 6,4 milhões no quarto fim de semana. Porém, O Franco Atirador, dirigido pelo mesmo diretor de Busca Implacável, deverá se salvar no exterior.

Embora respeitado, o franzino Sean Penn nunca estrelou blockbusters. Sua melhor bilheteria foi Sobre Meninos e Lobos, de Clint Eastwood, em 2003. E o público não o reconhece como um herói musculoso empunhando uma metralhadora.

Já Liam Neeson estrelou uma série de filmes de sucesso antes de se torner um herói de filmes de ação. Ambos iniciaram suas carreiras em 1981, mas Neeson vem da participação em sucessos como A Lista de Schindler, Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma. Gangues de Nova York, Batman Begins, Fúria de Titãs e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, assim como  Darkman – Vingança Sem Rosto e A Casa Amaldiçoada, com elencos liderado por ele.

Ironicamente, Colin Firth, com uma carreira mais próxima de Sean Penn, acaba de se provar um heroi de ação com Kingsman: Serviço Secreto, embora seu Kingsman seja mais próximo de James Bond, papel que lhe caiu muito bem.

Quanto ao declínio de filmes dirigidos o público masculino, Velozes e Furiosos 7, terá a palavra final na semana que vem. Mas no frigir dos ovos, duvido que os estúdios estejam se queixando. As bilheterias e o faturamento podem ter caído em 2014, mas não a lucratividade.

 

Considerando que a bilheteria total de 2014 caiu 5,2% e o faturamento do homevideo 11%, os estúdios major, impulsionados por severo controle de custos, vendas VOD para novos distribuidores como Netflix e produções para TV, se saíram surpreendentemente bem. O estudo sobre lucratividade, realizado anualmente pela revista The Hollywood Repórter desde 2010, revela que nem sempre o desempenho das bilheterias são um indicador da realização de lucros.

 

Graças ao sucesso global de Frozen e Guardiões da Galáxia (US$ 774,2 milhões no mundo todo), lançamento do final de 2013, e também ao homevideo, a Disney foi o estúdio mais lucrativo de 2014 com US$ 1,7 bilhão, embora a renda das bilheterias tenha caído 6%. Pela primeira vez o primeiro lugar no pódio não foi ocupado pela Warner.

 

A maior bilheteria da Fox foi Planeta dos Macacos: O Confronto e graças a ele, seu lucro subiu 32%, o faturamento 50% e a bilheteria 63%.

 

Não foi um bom ano para a Warner. Sua lucratividade caiu 6%, seu faturamento subiu somente 2% e sua bilheteria caiu 5%.

 

O lucro da Universal, cujo maior sucesso foi Vizinhos, subiu 47%, mas o faturamento caiu 8% e a bilheteria despencou 35%.

 

A Sony foi prejudicada pela invasão de seus computadores por causa o filme A Entrevista, mesmo assim, apesar da queda de 18% na bilheteria, o faturamento subiu 2%, e o lucro subiu 66%.

 

O único estúdio major que não teve boa lucratividade foi a Paramount que, ao perder 24% da bilheteria, perdeu 6% do faturamento e 27% dos lucros em relação a 2013.

E assim, o cinema continua sendo um negócio de Hollywood embora a China venha se esforçando para levar uma fatia dele.

Vejamos a semana.

 

As Top 10

Apesar de ter dois filmes fortes em cartaz, A Série Divergente: Insurgente  e Cinderela, a soma das bilheterias das Top 10 caiu 8,5% em relação ao mesmo fim de semana do ano passado. No ano, as bilheterias estão agora somente 4,3% acima de 2013 à mesma altura, quando a diferença já foi de 11% em janeiro e fevereiro. O que acontece? Já não se fazem blockbusters como anteriormente.

Sean Penn é a última vítima do tiro no pé. Seu O Franco Atirador abriu com somente US$ 5 milhões, sua menor bilheteria de estreia num circuito de mais de 2.000 salas. A outra estreia, o novo filme religioso Do You Believe? também ficou abaixo das expectativas.

 

  1. A Série Divergente: Insurgente – Recebeu nota A- na pesquisa Cinemascore, C+ na Criticwire e 42 na Metacritic. Faturou

US$ 54,025,000 em 3.875 salas com a ótima média por sala (MPS) de US$ 13.942. Facilmente cobrirá o orçamento de

US$ 110 milhões, embora deva ficar abaixo de bilheteria do filme inicial da série, que faturou US$ 288,7 milhões globais.

Embora bastante diferentes, Cinderela atrapalhou a vida de Insurgente, uma vez que ambos se destinavam ao público pré-adolescente feminino. Promovido como um filme de ação atraiu  um público feminino maior (60%), com 55% delas com idade inferior a 25 anos. No exterior se saiu melhor que o primeiro filme em muitos países, incluindo o Brasil onde a arrecadação ficou 106% de Divergente.

 

  1. Cinderela está na 2ª semana e caiu da 1ª para a 2ª colocação. Faturou US$ 34.492.000 (-49%) e totaliza US$ 122.041.000

A perda de 49% da bilheteria de estreia revela uma ótima sustentação para Cinderela, principalmente face à concorrência de A Série Divergente: Insurgente, que também levou muitas das salas IMAX. Na segunda semana já ultrapassou os US$ 100 milhões. Mas está atraz dos US$ 128.18 milhões faturados nos 10 primeiros dias por Malévola, que perdeu 51% da bilheteria da prieia para a segunda semana.

 

  1. Noite sem Fim – está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 3ª posição. Faturou US$ 5.115.000 (-54%) em 3.171 salas, totalizando US$ 19.722.000.

A perda de 54% da bilheteria está dentro dos padrões dos filmes de ação de Liam Neeson, tendo  Noite sem Fim chegado  aos US$ 19.72 milhões em 10 dias. Um pouco abaixo das expectativas.

Antes da estreia do filme, Liam Neeson declarou que iria se aposentar dos filmes de ação dentro de dois anos. Talvez isto tenha que acontecer antes do esperado.

Noite sem Fim estreou na semana passada com US$ 11 milhões, a menor bilheteria de estreia de um filme de Neeson na era pós Busca Implacável, embora Caçada Mortal não tenha se saido muito melhor em setembro, quando se estreou com US$ 12,8 milhões. Outros heróis consagrados que se deram mal em filmes de ação recentes foram Pierce Brosnan em November Man: Um espião Nunca Morre e Kevin Costner em 3 Dias para Morrer. Já Denzel Washington se saiu bem em O Protetor.

A favor de Noite Sem Fim, vale lembrar que os filmes da série Busca Implacável tinham censura PG-13, enquanto Noite sem Fim tem censura R (restrito para menores desacompanhados).

 

  1. O Franco Atirador (The Gunman) – O Franco Atirador estreou na 4ª posição com US$ 5,01 milhões em 2.816 salas com uma MPS de US$ 1.779. O filme liderado por Sean Penn ficou um pouco abaixo das expectativas. Os acessos on line do filme não foram muito intensos nas semanas que antecederam o lançamento não deonstrando muita expexctativa, e o lançamento na semana seguinte a Noite sem Fim também não ajudou. Resultado: O Franco Atirador  estreou significativos 54,5% abaixo dos filmes de Neeson.

A bilhetria de Franco Atirador,  que estreou em 2.816 salas, ficou no mesmo patamar das estreias decepcionantes de Mortdecai: A Arte da Trapaça (US$ 4.2 milhões), Unfinished Business (US$ 4.8 milhões) e A Ressaca 2 (US$ 5.96 milhões). E também bem abaixo de 3 Dias Para Morrer (US$ 12,2 milhões).

Como Franco Atirador deve perder a maioria de suas salas no 3º fim de semana, pode-se arriscar não irá ultrapassar os  US$ 10 ou US$ 12 milhões. O pior é que custou em torno de US$ 40 milhões e recebeu nota B- na pesquisa Cinemascore  e 39 no Metacritic.

 

  1. Kingsman: Serviço Secreto – Está na 6ª semana e caiu da 3ª para a 5ª posição. Faturou US$ 4,6 milhões e perdeu somente 26% da bilheteria, e continua se mantendo muito bem. Sua bilheteria acumulada em 38 dias está em US$ 114,57 milhões.

 

  1. Do You Believe? foi a 3ª estreia da semana e faturou somente US$ 4 milhões com uma MPS de US$ 3.030.

Estreou um ano após God’s Not Dead,  que,  tendo custado US$ 2 milhões chegou a US$ 60 milhões, mais do que quase todos os ganhadores do Oscar. Os dois filmes receberam péssimas críticas mas Do you Believe? deverá se manter em cartaz no mesmo número de salas, ou mesmo ganhar mais algumas. E ninguem duvide que um terceiro filme possa acontecer. Com custo baixo e distribuido pela própria produtora, o que vier será lucro. E outros estúdios já estão procurando roteiros baratos de filmes religiosos.

 

  1. O Exótico Hotel Marigold 2 – Está na 3ª semana e caiu da 6ª para a 7ª posição.Faturou US$ 3,450,000 (-39%) em 2.016 salas (-6), totalizando US$ 24.125.000

Mais um filme que perdeu menos de 40% da bilheteria, indicando que esta segunda viagem para a India poderá fechar com US$ 35 milhões ou mais, ou seja três quartos da bilheteria do filme original.

 

  1. Golpe Duplo – Está na 4ª semana e caiu da 4ª para a 8ª posição. Faturou US$ 3,300,000 (-42%) em 2.055 salas (-800). Bilheteria acumulada: US$ 4.403.000.

 

  1. Chappie – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 9ª posição. Faturou US$ 2.650.000 (-53%) em 2.429 salas (-772), totalizando US$ 28.300.000.

 

  1. Bob Esponja: Um Herói Fora d´Água – Está na 7ª semana e caiu da 7ª para a 10ª posição. Faturou US$ 2,350,000 (-42%) em 1.980 salas (-679), totalizando US$ 158.794.000.

 

As Independentes

Amor Por Acidente, filme de David O. Russell que estreia nesta semana no Brasil, foi lançado em apenas 10 salas e faturou somente US$ 4.500 com um MPS de uS$ 450. Sua produção é anterior a O Lado Bom da Vida e Trapaça e o roteiro é da filha do ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, Kristin. Estrelando Jake Gyllenhaal e Jessica Biel foi reeditado e lançado sem a aprovação de Russel.

 

Danny Collins,  estrelando Al Pacino como um astro do rock envelhecido que decide mudar sua vida quando descobre uma carta de John Lennon para ele de quarenta anos atrás, teve uma estreia melhor. Com Annette Bening e Jennifer Garner no elenco, o filme faturou US$ 73.157 em cinco salas com uma MPS de US$ 14.631 (a melhor dentre os filmes em cartaz).

 

La Sapienza é primeiro filme de Eugene Green a ser lançado nos EUA, já que este americano só dirigiu filmes anteriormente na França. Foi lançado em uma única sala, mas faturou US$ 13.500 e liderou o complexo de cinemas do Lincoln Center. Deverá abrir para um circuito maior na próximas semanas.

 

Um ano depois do lançamento no Festival de Sundance e de ser indicado para o Independent Spirit Award, Kumiko, A caçadora de Tesouros, de David Zellner, foi lançado em quatro salas. Faturou US$ 37.200 com uma MPS de US$ 9.300. Estreia no Brasil em 24/4.

 

Entre as continuações, Corrente do Mal (It Follows), filme de terror de David Robert Mitchell, continua recebendo ótimas críticas. Lançado no último Festival de Cannes, faturou US$ 352.000 em 32 salas (+4) com  uma MPS de US$ 11.000. Abre para mais salas na próxima semana.

 

As Internacionais

Lançado em 76 países, A Série Divergente: Insurgente liderou as bilheterias internacionais com estimados US$ 47 milhões. Faturou US$ 5.8 milhões na França (71% mais que o primeiro filme), US$ 4.5 milhões no Reino Unido (mais 54%)e US$ 4.2 milhões no Brasil ( mais 106%).

No ano passado, Divergente fechou com US$ 137,8 milhões no exterior. Mas,  mesmo com a alta do dólar no mundo todo que diminui a arrecadação em moeda norte-americana, Insurgente deverá ultrapassar o primeiro filme.

 

Cinderela faturou mais US$ 41.1 milhões, elevando seu total internacional para US$ 131.1 milhões. Continuou liderando as bilheterias chinesas, faturando US$ 28,37 milhões, totalizando US$ 53,45 milhões em 10 dias naquele país. No próximo fim de semana estreia na França, Espanha, Reino Unido, Austrália a Brasil.

 

Cada Um na Sua Casa, animação da Dreamworks, estreou em nove países antes dos EUA, e faturou US$ 19,2 milhões. Faturou US$ 9.3 milhões no reino Unido, a segunda maior abertura do estúdio depois de Shrek. Ficou na 1ª posição na Russia (US$ 4.2 milhões) e Espanha (US$ 2.4 milhões). Estreia em 5 países na próxima semana, e em 9/4 no Brasil.

 

Busca Implacável 3, estreou com US$ 18 milhões na China, elevando sua bilheteria internacional para US$ 222,4 milhões. O filme anterior da franquia faturou US$ 236 milhões, que deverão ser ultrapassados por  Busca Implacável 3 brevemente.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US) (US)
1 A Série Divergente: Insurgente $54,025,000 $54,025,000
2 Cinderela $34,492,000 $122,041,134
3 Noite Sem Fim $5,115,000 $19,721,888
4 O Franco Atirador $5,008,707 $5,008,707
5 Kingsman: Serviço Secreto $4,600,000 $114,570,443
6 Do You Believe? $4,000,000 $4,000,000
7 O Exótico Hotel Marigold 2 $3,450,000 $24,125,100
8 Golpe Duplo $3,300,000 $49,403,477
9 Chappie $2,650,000 $28,304,439
10 Bob Esponja: Um Herói Fora d´Água $2,350,000 $158,793,851
Fonte: Rentrak