“DIVERTIDA MENTE” LIDERA BILHETERIAS INTERNACIONAIS.

por Wanda de Andrade.

Até o domingo, Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros  liderava o fim de semana. Mas quando chegou a segunda-feira e esta coluna já estava pronta, novas contagens mostraram que Divertida Mente se saiu melhor. Enquanto isso, o documentário Amy, sobre cantora Amy Winehouse, dominava o circuito independente.

As esperadas estreias de Magic Mike XXL e O Exterminador do Futuro: Gênesis fracasssaram deixando que as continuações  Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros e Divertida Mente dominassem. Divertida Mente  faturou US$ 29,8 milhões, seguido de perto por Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros que faturou US$ 29,2 milhões em seu terceiro fim de semana.

O Exterminador do Futuro: Gênesis quase atingiu as estimativas para cinco dias, que eram de cerca de US$ 50 milhões, e faturou US$ 44,1 milhões desde a estreia na 4ª feira, mas ficou na 3ª posição. Porém custou US$ 155 milhões, não devendo passar dos US$ 100 milhões em casa. Assim, o filme vai depender, e muito, da bilheteria internacional para se pagar.

Comparando, a estreia de O Exterminador do Futuro: Gênesis ficou muito abaixo da do filme anterior da série O Exterminador do Futuro: A Salvação, que não tinha Schwarzenegger, mas estreou com US$ 65,3 milhões em 2009.

Estreando na 4ª posição, Magic Mike XXL faturou US$ 12, 8 milhões no fim de semana, totalizando US$ 27,9 milhões nos cinco dias. Mas Magic Mike XXL leva duas vantagens sobre O Exterminador do Futuro: boas críticas e um custo de US$ 15 milhões. Entretanto esperava-se que estreasse com US$ 40 milhões, já que o original Steven Soderbergh estreou com US$ 39,1 milhões em 2012.

Fechando as Top 5, aparece Ted 2, comédia com censura R que vem patinando desde a estreia. Caiu 67% faturando somente US$ 11 milhões totalizando US$ 58,3 milhões.

Mesmo sem grandes estreias, o fim de semana do feriado da Independência ficou 6,9% acima do ano passado, quando estrearam Tammy com Melissa McCarthy e a aventura de ficção científica Terra para Echo e foi o pior fim de semana de 4 de julho em quatro décadas. No total, a venda de ingressos deve atingir US$ 137,4 milhões, o que torna o fim de semana do Dia da Independência de 2015 o 12º maior entre seus pares, segundo a Rentrak.

As Top 10 estão em alta pelo quarto fim de semana consecutivo (US$ 129 milhões), e acima também das do ano passado (US$ 115 milhões).

E, segundo o site BoxOffice.com, até agora,  2015 está 13,3% à frente de 2014 à mesma altura.

Em 30 de junho, os Walt Disney Studios atingirampelo sexto ano consecutivo – US$ 3 bilhões nas bilheterias globais.  Graças a Cinderela, Vingadores: A Era de Ultron e Divertida Mente a Disney chegou à marca dos US$3 bi em tempo recorde. Ano passado a turma do Mickey atingiu a soma em 5 de agosto. No dia 25/6, a Disney já havia anunciado ter atingido a soma de uS$ 1 bilhão nas bilheterias domésticas, no tempo também recorde de 174 dias.

Na semana que vem, Minions estreia nos EUA, depois de ter sido lançado em outros países (inclusive Brasil), com expectativas de ser uma das maiores aberturas do ano. Vamos ver se dinossauros concordam em ceder a vez.

Em tempo: Os números e classificações da análise indidual abaixo são os apurados até o domingo.

As Top Ten

  1. Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (Universal) – Está na 4ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou US$ 30.900.000 (-43%) em 3.737 (- 461 salas); MPS (média por sala): S$ 7.240; Totaliza: US$ 558.137.000

No fim de semana, O Mundo dos Dinossauros ultrapassou os US$ 534,86 milhões obtidos em 2008 por Batman: O Cavaleiro da Treva,s e assumiu a quarta posição entre as maiores bilheterias norte americanas de todos os tempos. Está a apenas US$ 65,16 milhões de ultrapassar os US$ 623,36 milhões finais de Os Vingadores e assumir a terceira colocação geral. Aliás já está  US$ 44,83 milhões (9%) à frente dos US$ 513,37 milhões faturados por Os Vingadores em 24 dias. A bilheteria internacional está em US$ 826,9 milhões totalizando US$ 1,39 bilhão no mundo todo, a quinta maior bilheteria global de todos os tempos.

 

  1. Divertida Mente (Buena Vista) – Está na 3ª semana e manteve a 2ª colocação. Faturou US$ 30.105.000 (-43%) em 4.158 salas (+26); MPS: US$ 7.240; Totaliza: US$ 246.160.000

Em seu terceiro fim de semana, Divertida Mente faturou mais ou menos a mesma coisa que Toy Story 3 em 2010, também num 4 de julho. Deverá atingir, ou chegar perto, dos US$ 400 milhões faturados por Frozen: Uma Aventura Congelante.

Já é a quarta maior bilheteria de 2015, atrás apenas de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, Vingadores: A Era de Ultron e Velozes e Furiosos 7.  Comparado com outros lançamentos da Pixar, Divertida Mente  está 14% á frente dos US$ 216,25 milhões faturados por em 17 dias por Universidade Monstros. Com Minions estrendo na 6ª vai enfrentar uma concorrência maior.

 

  1. O Exterminador do Futuro: Gênesis (Terminator Genisys/Paramount) – ESTREIA – Nota Cinemascore:B+; Criticwire:C+; Metacritic:39; Faturou US$ 28.700.000 em 3.758 salas; MPS: US$ 7.637; Totaliza: US$ 44.156.000

O Exterminador do Futuro: Gênesis ficou na 3ª posição mas com uma diferença não muito grande para Divertida Mente.

Em cinco dias chegou a US$ 44,16 milhões. Na realidade, está correspondendo às expectativas menos otimistas. Gênesis está 32% atrás dos US$ 65,32 milhões faturados em cinco dias por O Exterminador do Futuro: A Salvação,  de 2009, e 39% atrás dos US$ 72,39 milhões faturados por O Exterminador do Futuro3: A Revolta das Máquinas, de 2009.

A nota B+ obtida na saída dos cinemas pelos pesquisadores de CinemaScore sugere que o filme está se saindo melhor com o público do que com os críticos. Ainda em julho, terá que enfrentar a concorrência de Homem-Formiga, Pixels e Missão Impossível: Nação Secreta

Isto signfica que terá que se sair muito bem nos exterior para cobrir o custo de US$ 155 milhões. Felizmente já faturou US$ 74 milhões no mercado internacional e quase US$ 130 milhões o mundo todo. Ainda não estreou na China, onde deverá ter uma boa bilheteria.

Naturalmente seu público era predominantemente masculino (62%), com 65% deles com idade superior a 25 anos.

A Paramount já tem mais duas continuações programadas para 2017 e 2018.

 

  1. Magic Mike XXL (Warner Bros.) – Estreia – Nota Cinemascore:A-; Criticwire:C+; Metacritic:60; Faturou US$ 11.600.000 em 3.355 salas; MPS: US$ 3.458; Totaliza: US$ 26.656.000

Magic Mike XXL faturou quase US$ 12 milhões no fim de semana totalizando US$ 26.656.000 em cinco dias. Comparando, o filme original faturou US$ 39,1 milhões, e totalizou US$ 113 milhões.

As previsões para Magic Mike XXL eram de alcançar US$ 45 milhões-US$ 50 milhões nos cinco dias. O filme liderou as bilheterias da quarta-feira, mas logo despencou. A continuação do hit de Steven Soderbergh não teve críticas muito ruins e o público da quarta feira parece ter gostado, já que deu nota A- na pesquisa CinemaScore. O novo filme não conta com Matthew McConaughey, que foi um dos responsáveis pelo sucesso do primeiro. Mas Channing Tatum, que já foi um stripper e inspirou a série, está de volta.

Seu público era composto por incríveis 96% de mulheres, contra 73% das mulheres que correram para ver o  Magic Mike original. Nem mesmo 50 Tons de Cinza chegou a tanto: somente 68% da audiência eram mulheres.

Felizmente vai ser ajudado por um modesto orçamento, mas será que a Warner não exagerou ao mirar somente o público feminino na divulgaão?. Trailers e posters não divulgados aqui, ou eventualmente censurados nos EUA, dizem que sim.

 

 

  1. Ted 2 (Universal) – Está na 2ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou US$ 11.000.000 (-67%) em 3.448 salas (igual); MPS: US$ 3.190; Totaliza: US$ 58.334.000

Mais uma comédia imprópria para menores (R de restricted) vem tendo um mau desempenho nas bilheterias desde sua estreia na semana passada. Caiu 67%, depois de faturar somente  US$ 11 milhões. O que coloca o filme 51% atrás dos US$ 119,85 milhões acumulados em 10 dias pelo filme original, que perdeu somente 41% em seu segundo fim de semana, faturando US$ 32,20 milhões.

 

  1. 6. Max (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou US$ 6.610.000 (-46%) em 2.882 salas (+27); MPS: US$ 2.303; Totaliza: US$ 25.349.000

Max manteve um bom desempenho faturando quase US$ 7 milhões. De orçamento modesto, perdeu somente 46% da bilheteria em relação ao fim de semana de estreia. Correspondendo às expectativas, totaliza US$ 25,75 milhões em 10 dias

 

  1. A Espiã Que Sabia de Menos (20th Century Fox) – Está na 5ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou US$ 5.500.000 (-30%) em 2.387 salas (-807); MPS: US$ 2.304; Totaliza: US$ 97.896.000

A Espiã Que Sabia de Menos  está tendo uma ótima sustentção. Perdeu somente 30% da bilheteria na 5ª semana apesar de ter perdido um quarto de suas salas. Ao que tudo indica, multiplicará por quatro a bilheteria de estreia (US$ 29 milhões), confirmando Melissa McCarthy como uma da apostas mais seguras na Hollywwod atual.

 

  1. Terremoto: A Falha de San Andreas (Warner Bros.) – Está na 6ª semana e caiu da 6ª para a 8ª colocação. Faturou

US$ 3.030.000 (-44%) em 1.672 salas (-948); MPS: US$ 1.812; Totaliza: US$ 147.373.000

Tendo perdido 44% da bilheteria, Terremoto: A Falha de San Andreas não é o maior problema da Warner. O mesmo não  se pode dizer de Magic Mike XXL e A Forca (The Gallow), filme de terror que estreia nesta semana. Na verdade, Terremoto: A Falha de San Andreas ajudou a Warner a cruzar a marca do US$ 1 bilhão nas bilheterias domésticas pelo 15º ano consecutivo.

 

  1. Me and Earl and the Dying Girl (Fox Searchlight) – Está na 4ª semana e subiu da 14ª para a 9ª colocação. Faturou US$ 1.320.000 (+33%) em 870 salas (+516); MPS: US$ 1.517; Totaliza: US$ 4.004.000

Egresso de Sundance,  Me and Earl and the Dying Girl abriu para o país todo e faturou US$ 1,3 milhão em 870 cinemas, totalizando US$ 4 milhões.

Sua média por sala não permite antever uma carreira gloriosa, mas para um filme independente entrar para a Top 10 já é uma consagração. Comparando, o lançamento semelhante Longe Deste Insensato Coração, também da Fox Searchlight,  faturou US$ 2,3 milhões em três dias no seu quarto fim de semana. O que sugere que Me and Earl and the Dying Girl terá que se esforçar para chegar aos US$ 10 milhões, bilheteria fetiche para um filme independente, e que custou mais que isto para a Fox.

 

  1. Dope (Open Ro ad) – Está na 3ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou US$ 1.098.000 (-60%) em 863 salas (-988); MPS: US$ 1.272; Totaliza: US$ 14.104.000

Perdeu mais de um terço das salas e 60% da bilheteria no 3º fim de semana, faturando US$ 1,2 milhões, totalizando US$ 14,1 milhões.

 

As Independentes

Como era esperado, o documentário Amy, sobre acantora Amy Whinehouse, dominou as estreias independentes da semana, com a melhor MPS dos últimos três meses.

O filme de Asif Kapadia faturou US$ 222,015 em seis dias, com um média por sala de US$ 37.002.  Foi também uma das maiores bilheterias de um documentário lançado em menos de 10 salas., entrando para o clube que inclui Uma Verdade Incoveniente e Capitalismo: Uma História de Amor, ambos de Michael Moore.

Ao contrário dos dois documnetários musicais recentes (Kurt Cobain: Montage of Heck e What Happened Miss Simone?), a A24 lançou Amy somente nos cinemas, assim seu desempenho, sem concorrência do homevideo, era um teste.

O filme recebeu nota B na pesquisa Cinemascore e 83 no Metacritic.

Longe Deste Insensato Coração (Far from the Madding Crowd), filme da Fox Searchlight que estreia o Brasil em 11/9, está na 9ª semana e faturou US$ 130.000 em 153 salas (-103), totalizando US$ 11.850.000.

 

As Internacionais

As boas novas para O Exterminador do Futuro: Gênesis é que o filme está se saindo melhor fora do que em casa. Derrotou Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros no exterior e faturou US$ 74 milhões no fim de semana em 60% do mercado internacional (46 países) totalizando US$ 85,5 milhões no exterior e US$ 129,6 milhões globais. Como ainda falta estrear na China. Japão, Alemanha, Itália e Espanha, pode-se esperar uma bilheteria de US$ 300 milhões-US$ 400 milhões no exterior, ou seja, três ou quatro vezes a bilheteria doméstica.

Divertida Mente faturou US$ 117,3 milhões em 45% dos países, liderados pelo México, com US$ 24,9 milhões. Vingadores: A Era de Ultron abriu no Japão, seu último país,  no fim de semana, com US$ 6,5 milhões nos dois primeiros dias. A maior estreia do ano no país. Já faturou US$ 454,2 milhões em casa e US$ 929,3 milhões no exterior, totalizando  US$ 1,37 bilhão. China liderou o mercado externo com US$ 235,5 milhões.

Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros faturou US$ 42 milhões no exterior, aumentando seu total internacional para US$ 826,9 milhões. Combinado com a a bilheteria doméstica, O Mundo dos Dinossauros  totaliza US$ 1,38 bilhão e já é a quinta maior bilheteria global de todos os tempos, tendo ultrapassado Vingadores: A Era de Ultron com US$ 1,37 bilhão.

Mas no último fim de semana na China, o filme de artes marciais de Chen Kaige,  Monk Comes Down The Mountain,  tirou Jurassic World da primeira posição no país.

Internacionalmente Ted 2, que já esta em cartaz em 50% dos países, faturou US$ 8,8 milhões totalizando US$ 36 milhões, para um total global de US$ 94,3 milhões.

 

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros $30,942,360 $558,167,275
2 Divertida Mente $30,105,000 $246,160,932
3 O Exterminador do Futuro: Gênesis $28,700,000 $44,155,404
4 Magic Mike XXL $12,040,000 $27,071,397
5 Ted 2 $11,016,360 $58,311,050
6 Max $7,000,000 $25,748,607
7 A Espiã Que Sabia de Menos $5,500,000 $97,896,058
8 Terremoto: A Falha de San Andreas $3,000,000 $147,368,269
9 Me And Earl And The Dying Girl $1,320,000 $4,004,245
10 Dope $1,098,338 $14,104,610
Fonte: Rentrak