DIVULGADA A PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA CINEMATOGRAFIA BRASILEIRA. O EVENTO É GRATUITO.

As principais novidades do setor audiovisual no Brasil e no mundo podem ser conhecidas gratuitamente durante A Semana ABC 2018, que acontece entre os dias 09 e 11 de maio, na Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo).

A programação deste ano contará com 15 mesas sobre diversos temas, como as tradicionais voltadas à direção de fotografia, educação, som, direção de arte e montagem, além das já anunciadas “Críticos e Roteiristas: A Leitura Cinematográfica do Roteiro – Transposição da Escrita para o Audiovisual” e “Conquistas Tecnológicas e a Arte da Cinematografia: Encontro dos Diretores de Fotografia Kees Van Oostrum, ASC, presidente da American Society of Cinematographers, e Affonso Beato, ASC, ABC”, patrocinada pela Arri.

Entre os nomes confirmados para participar do evento estão o diretor da Spcine Renato Nery, a professora Dra. Lúcia Ramos Monteiro, os diretores de fotografia Adrian Teijido, ABC, Lula Carvalho, ABC e Roberto Faissal, ABC, os roteiristas Carolina Kotscho e Marçal Aquino, os críticos Andrea Ormond e Inácio Araújo, e as diretoras de arte Marghe Pennachi e Vera Hamburger.

Evento anual, aberto ao público, promovido desde 2002 pela Associação Brasileira de Cinematografia, a Semana ABC tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do audiovisual novas tendências de trabalho e gerar reflexão em torno de temas variados por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior, além de outras atividades, como a exposição de equipamentos, que contará com a empresas e instituições: Arri, Canon, Cinecam, Cine Society, Dcine, Disk Films, Electrica, Fuji, Locadora, Lumatek, Monstercam, Panasonic, Sindcine, Sony e Zeiss.

A Semana ABC 2018 é uma realização da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia, com correalização da Cinemateca Brasileira. Conta com patrocínio da Spcine, Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo, Arri, Canon, Cinecam, Cine Society, Fuji, Panasonic, Sony e Zeiss; apoio da Electrica, Dcine, Faap, Lumatek, Senac, Sindcine, WhiteGorilla e Zumbi Post; promoção da FilmeB, Guia Boca a Boca, Revista de Cinema, Revista Exibidor e Revista Panorama Audiovisual; e colaboração da Apro e Canal Brasil.

Para conhecer a programação completa, acesse: http://abcine.org.br/site/semana-abc-2018

Prêmio ABC 2018
Na cerimônia de encerramento da Semana ABC, dia 12 de maio, serão anunciados os ganhadores do Prêmio ABC 2018, quando serão prestigiados os profissionais que mais se destacaram na cinematografia brasileira em 2017.

 

Nesta décima sétima edição, a ABC premiará nove categorias: Melhor Direção de Fotografia em Longa-Metragem de Ficção; Melhor Direção de Arte em Longa-Metragem de Ficção; Melhor Montagem em Longa-Metragem de Ficção; Melhor Som em Longa-Metragem de Ficção; Melhor Direção de Fotografia para Documentário em Longa-Metragem; Melhor Direção de Fotografia para Curta-Metragem; Melhor Direção de Fotografia para Série de TV; Melhor Direção de Fotografia para Filme Publicitário e Melhor Direção de Fotografia para Filme Estudantil.

 

Nas edições anteriores foram premiados filmes como Elis (Hugo Prata), Chatô, o Rei do Brasil (Guilherme Fontes), que arrematou os quatro principais prêmios no ano passado, O Palhaço (Selton Mello), Ensaio sobre a Cegueira (Fernando Meirelles), O Cheiro do Ralo (Heitor Dhalia), Tropa de Elite (José Padilha) e O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (Cao Hamburger), entre outros.