DIVULGADOS OS VENCEDORES DA FANTLATAM – ALIANZA LATINO AMERICANA DE FESTIVALES DE CINE FANTÁSTICO.

A FANTLATAM – Aliança Latino-americana de Festivais de Cinema Fantástico foi criada para unir os festivais de cinema da América Latina, dedicados à exibição de obras do gênero fantástico.

Seu principal objetivo unir os festivais de cinema fantástico da América Latina, promovendo o intercambio de experiências de gestão cultural e, especialmente, a circulação e difusão do cinema em cada um de seus países irmãos. E como fundamento promover e apoiar o cinema fantástico latino-americano; compartilhar experiências organizacionais, informações e material audiovisual; estabelecer parcerias com outros festivais ao redor do mundo.

Fazem parte da federação os 22 festivais mais representativos do cinema fantástico das Américas dos seguintes países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Mexico, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

JÚRI/2022

O júri foi composto por três profissionais do audiovisual com vasta experiência internacional. O brasileiro Filippo Pitanga, professor, jornalista, advogado, crítico de cinema pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro e Fedération Internationale de la Presse Cinématographique, curador e júri de inúmeros festivais internacionais; a mexicana Sandra Becerril, autora de dezenas de roteiros produzidos, entre filmes e seriados, com premiações ao redor do mundo e o cineasta e diretor argentino Hernan Moyano, que, entre outros, realizou seminários com Francis Ford Coppolla, e dirigiu o documentário “Pequeña Babilonia” premiado no Cóndor de Plata (2017).

VENCEDORES

MELHOR LONGA-METRAGEM

Nocturna: Lá Noche del Hombre Grande (Argentina)

MELHOR CURTA-METRAGEM

Bestia (Chile)

MELHOR ROTEIRO

Sebastian Hernandez, por Balada Para Los Niños Muertos

MELHOR DIREÇÃO

Renata Pinheiro, por Carro Rei

MELHOR ATRIZ

María Soldi, por Los Que Vuelven

MELHOR ATOR

Pepe Soriano, por Nocturna: Lá Noche del Hombre Grande

MANIFESTO FANTLATAM 2022

A presente Carta de intenções declara uma correspondente relação de metas em nome do Coletivo pela valorização da cultura e união latinoamericana, e também do próprio gênero fantástico e suas especialidades, como terror, fantasia, sci-fi e etc; bem como pela valorização do estímulo ao avanço da técnica e linguagem; pelo intercâmbio entre as diferenças e pluralidades de identidades com estímulo à diversidade e em fidelização e consolidação de um mercado especializado em comum a todos.

Diante do medo irracional e distópico do Hemisfério Norte em sistematicamente tentar segregar e apagar a força conjunta dos continentes do hemisfério Sul, como o continente Latinoamericano, impedindo sucessivas tentativas de união, mais do eu nunca há necessidade de se agregar e fortalecer esses laços de modo a voltar ter o controle de nossas próprias narrativas e de nosso poder de realismo mágico e fantástico, especialmente as narrativas contadas através do cinema e do acervo de memória dos nossos filmes e contextos socioculturais para reinventar a nossa realidade em nome de novos futuros. E, para os devidos fins, estabelecemos e declaramos a seguinte relação de metas para todos os Festivais subscritos na Fantlatam:

1)    Promover um encontro presencial dos respectivos representantes a cada ano em diferentes territórios.

2)    Organizar um cronograma antecipado de Festivais no ano para estimular as trocas entre eles e fomento de público em comum.

3)    Institucionalizar a comunicação entre os Festivais para ajudar a difundir uns aos outros, além de valorizar as especificidades culturais de cada um, tanto em nossas semelhanças quanto em nossas diferenças.

4)    Manter registros de atividades como acervo histórico para estimular o acesso e divulgação.

5)    Estimular a pesquisa no cinema de gênero e na linguagem latinoamericana para as novas gerações através de dinâmicas orgânicas em comum nos respectivos Festivais que respeitem as individualidades e agreguem ao coletivo.

6)    Compor logísticas locais para ampliar a inserção comercial em seus respectivos territórios e mercados, inclusive de distribuidoras de cinema para os filmes dos Festivais.

7)    Fomentar a participação e aliança com outros continentes, partidários do mesmo idioma ou de idiomas diferentes.

8)    Ampliar o diálogo e formação com o público.

9)    Que cada um dos Festivais possa ter um espaço FANTLATAM para exibição itinerária de finalistas e/ou ganhadores.

10)Ampliar e Consolidar o contato com o circuito e mercado local de cada Festival.

11)Reforçar as trocas com respectivas mídias locais em nome do coletivo, almejando criar um fluxo atrativo para a cinefilia da América Latina conhecer melhor os demais Festivais.

12)Formação, coprodução e distribuição como metas norteadoras a longo prazo.

13)Assessorar, guiar e proteger um mercado de fomento econômico e de incentivos financeiros em prêmios, além de injetar de volta no coletivo, beneficiando os Festivais e os filmes.