DOCUMENTÁRIO “INSPIRA” FAZ JUS AO NOME.

Por Celso Sabadin.
Independente de linhas de raciocínio, questões partidárias ou orientações filosóficas, parece que a maioria das pessoas – ou pelo menos das pessoas que raciocinam – concorda que o mundo como nós o conhecemos hoje precisa ser revisto. E urgentemente. A situação beira o caótico nos mais diversos campos do conhecimento humano.
Pensando nesta revisão, a jornalista e cineasta Patrícia Travassos convidou personalidades de diferentes áreas para a realização de, digamos, um debate sensitivo-poético-afetivo sobre os caminhos que este nosso sofrido planeta tem percorrido e – claro – os caminhos ainda a percorrer. O resultado é o documentário “Inspira”, que terá sua primeira sessão aberta ao público na Cinemateca Brasileira, no dia 06 de junho, às 19h30, com entrada franca.
Na rica paleta de depoentes, estão artistas, cientistas e variados pensadores das conexões humanas, como Ailton Krenak, OSGEMEOS, Thiago Ventura, Lenine, Clarice Niskier, Itamar Vieira Junior, Julia Rocha, entre outros.
A proposta é deliciosamente fluida, felizmente sem a rigidez narrativa da linguagem jornalística, ferramenta diária da jornalista aqui cineasta. Tal fluidez permite a interposição das mais variadas sensações, desde a (re) descoberta, via Lenine, de acordes mágicos e únicos criados por Dorival Caymmi, até a penetração mundial da divertida e identitária “pose da quebrada”, popularizada por Thiago Ventura. Com espaço para reflexões poético-filosóficas sobre a água, danças que se interagem com o acaso, e o uso da roupa feminino-feminista para derrubar as barreiras machistas da Física.
Parece estranho? Não é. Principalmente quando se recorda do nome do filme: “Inspira”, que remete tanto à tão necessária inspiração que todos precisamos buscar para tentar mudar o caos atual reinante, como ao não menos necessário ato de inspirar” profundamente, tomar fôlego, buscar algum equilíbrio e alguma calma para prosseguir.
Em resumo, uma bem-vinda viagem inspiratória permeada por belas imagens e pensamentos instigantes.
O filme foi realizado aentre maio e agosto de 2021, nas cidades de Salvador (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Resplendor, Betim e Belo Horizonte (MG).
QUEM FALA EM “INSPIRA”:
Ailton Krenak: filósofo, escritor, indigenista e líder ambiental
Vive com sua etnia Krenak em uma aldeia às margens do Rio Doce, na Serra do Cipó (MG). Grande pensador da atualidade, discute o estar no mundo e a relação das pessoas consigo e com seu entorno. A sustentabilidade ambiental é uma questão central em suas reflexões, registradas em obras como Ideias para adiar o fim do mundo, livro que lançou em 2020 e até hoje está nas listas dos mais vendidos.
Clarice Niskier: atriz
Carioca, Clarice Niskier tem mais de 40 anos de carreira, voltada sobretudo ao teatro, desde a sua estreia no Tablado, com texto de Bertold Brecht. Sua família é judia, mas não praticante. Hoje, do ponto de vista religioso, é uma judia budista. Em cartaz há quase 15 anos com a peça A Alma Imoral, ganhou diversos prêmios como Melhor Atriz. Também escreve, produz e dirige espetáculos teatrais, atua na TV e no cinema, onde foi dirigida diversas vezes por Domingos de Oliveira.
Itamar Vieira Junior: escritor
Itamar Vieira Junior é nascido em Salvador (BA), e autor de Torto Arado, premiado livro que figura o topo da lista dos mais vendidos no Brasil desde o lançamento em 2019, e já está sendo traduzido para vários idiomas. A narrativa, que se destaca pela força de suas personagens femininas, deve ser adaptada também para uma série de TV.
Flaira Ferro: bailarina e cantora
Pernambucana, Flaira Ferro mergulhou ainda criança no universo do frevo, viajou o mundo e venceu diversos concursos como bailarina. A partir dessa arte de rua tradicional, desenvolve um trabalho de dança contemporânea que dialoga com os desafios atuais de qualquer pessoa. Desde 2015, quando decidiu seguir a intuição e enveredar pelo canto e pela composição, lançou dois álbuns.
Lenine: músico
Cantor, compositor, arranjador, produtor musical, violonista e guitarrista, Lenine tem como gênero principal a MPB, seguindo influência da Bossa Nova, do frevo, maracatu, pop, samba e blues. A versatilidade levou o músico a muitos prêmios, tanto por suas melodias, como por suas letras. Lenine estudou engenharia química e largou o curso um ano antes de se formar. Nascido e criado no Recife, mudou-se para o Rio de Janeiro no fim dos anos 1970, onde vive até hoje no bairro da Urca.
Julia Rocha: médica de família, escritora e cantora
Combinado a formação e prática da medicina com a sua arte (escrita e música), Júlia Rocha deixa claro o que pensa e o que defende. A luta antirracismo, pela igualdade de gêneros e o acesso a uma saúde pública de qualidade são algumas das causas que abraça. Autora do livro intitulado �Pacientes que Curam�, narra o cotidiano de seus atendimentos realizados no consultório ou em domicílio, quando atuava no SUS. Suas crônicas ganharam relevância nas redes sociais nos últimos anos e a transformaram em influenciadora digital.
OSGEMEOS: grafiteiros
Conhecidos pelo nome artístico OSGEMEOS, Gustavo e Otávio são irmãos univitelinos, artistas plásticos e grafiteiros, com pinturas espalhadas por São Paulo e por diversas cidade do mundo. A dupla faz parte da primeira geração do grafite brasileiro e levou a arte de rua produzida aqui a ser reconhecida no exterior. A rua foi uma fonte de aprendizado para a dupla de paulistanos nascidos, criados e instalados até hoje no bairro do Cambuci. O ateliê fica praticamente em frente à casa onde nasceram. Nos anos 1980, mergulharam no universo Hip Hop, seguindo a influência de amigos do bairro.
Marcia Barbosa: cientista
A física Marcia Barbosa é reconhecida internacionalmente por sua pesquisa no desenvolvimento de uma tecnologia que transforma a água do mar em água potável, e foi apontada em 2020 como uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil, conforme lista da revista Forbes, e ganhadora
Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ela recebeu o Prêmio L’Oréal-UNESCO para Mulheres em Ciência em 2013, também, foi, em 2020, mencionada pela ONU Mulheres como uma das sete cientistas que moldam o mundo
Paola Antonini: influenciadora digital
Paola Antonini tornou-se influenciadora digital a partir da atitude que adotou depois de sofrer uma grave amputação, em 2015. Quando acordou da cirurgia e soube da perda de sua perna esquerda, em vez de lamentar, decidiu celebrar por estar viva. Desde então, compartilha suas experiências com jovens amputados. Em 2020, fundou o Instituto Paola Antonini, uma ONG que tem a missão de viabilizar próteses para crianças e adolescentes.
Thiago Ventura: comediante
Nascido em Taboão da Serra, deixou o emprego num banco para investir na carreira como comediante, Para criar seus esquetes e personagens, busca matéria-prima em suas vivências reais e o resultado é a identificação direta do público. Participa de programas como A Culpa é do Cabral e LOL: Se rir, já era!.
INSPIRA
Sessão: 06/06, às 19h30, gratuita
Local: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino, São Paulo)
Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência