DOUTOR ESTRANHO, O NOVO SUPER-HERÓI DAS BILHETERIAS.

Por Wanda de Andrade.

Depois de uma temporada de outono morna, na última sexta-feira deu início à temporada de fim de ano (Holiday) com fogos de artifício.

Doutor Estranho saiu na frente e liderou o fim de semana com US$ 84,9 milhões, seguido de ótimos desempenhos por parte de Trolls e Até o Último Homem. No circuito independente, a abertura para mais salas de Moonlight também contribuiu para que a soma das 12 mais (Moonlight ficou na 11ª posição) tivessem um aumento de 133,6% em relação ao último fim de semana, totalizando US$ 182 milhões, que também significaram uma alta de 20,4% em relação ao mesmo fim de semana de 2015.

 

Comparando com outros filmes de estreia de um novo personagem do mundo cinematográfico Marvel, Doutor Estranho facilmente ultrapassou as estreias de Capitão América: O Primeiro Vingador e Thor, que abriram com US$ 65 milhões e US$ 66 milhões respectivamente, de Homem-Formiga (US$ 57 milhões) e de O Incrível Hulk (US$ 55,4 milhões). Somente Homem de Ferro, com US$ 98,6 milhões teve uma estreia melhor no verão de 2010.

A estreia de Doutor Estranho superou ainda em 20,7% a estreia do blockbuster que deu início à temporada de Holiday no ano passado, 007 contra Spectre, que abriu com US$ 70,40 milhões.

 

Com o excelente desempenho de Doutor Estranho, os estúdios Disney ultrapassaram os US$ 5,85 bilhões de bilheteria global pela primeira vez. Com as próximas estreias de Moana- Um Mar de Aventuras e Rogue One: Uma História Star Wars deverá ultrapassar o recorde de US$ 6,89 bilhões estabelecido pela Universal no ano passado.

No ano, a Disney lidera ainda o market share entre os estúdios major com 23,4% de participação. A Warner vem num distante segundo lugar com US$ 1,63 bilhão e 17,6% de market share.

 

Trolls, da Fox e DreamWorks Animation, foi a segunda maior bilheteria da semana com US$ 45,6 milhões, ultrapassando os US$ 442 milhões da estreia de Snoopy & Charlie Brown: Peanuts, o Filme, no mesmo fim de semana do ano passado, chegando a US$ 130 milhões em casa. Porém, Trolls custou US$ 125 milhões comparados aos US$ 99 milhões investidos em Peanuts, o Filme. Mas Trolls já está compensado por um bom desempenho internacional, tendo faturado US$ 104 milhões nas primeiras três semanas de lançamento no exterior. A título de comparação, Peanuts faturou US$ 116 milhões em toda sua carreira internacional.

 

Até o Último Homem, da Lionsgate, dirigido por Mel Gibson e estrelado por Andrew Garfield, ficou na terceira posição com US$ 14,75 milhões. O filme recebeu nota A na pesquisa CinemaScore, sendo que o público com mais de 50 anos deu um A+.

 

As top 10 bilheterias do fim de semana totalizaram US$ 179,77 milhões, 21% acima do mesmo fim de semana do ano passado, e 26% acima de 2014, quando a animação Operação Big Hero estreou com US$ 56,2 milhões.

Este resultado é mais do que o dobro da soma das 10 mais da semana passada (US$ 74,20 milhões), ou mais 142,2% para ser exato, tirando estúdios e cinemas do sufoco.

Sem dúvida, Doutor Estranho e Até o Último Homem fizeram a diferença. Ambos receberam ótimas críticas, comparadas com as péssimas críticas recebidas pelos Top 10 filmes da semana passada, quando Boo! A Madea Halloween recebeu 22% de críticas positiva no Rotten Tomatoes e Inferno 20%.

 

Como consequência, o faturamento das bilheterias domésticas na temporada anterior (outono), que inclui os meses de setembro e outubro, ficou 10% atrás do outono de 2015, depois que filmes como Inferno, Horizonte Profundo: Desastre no Golfo e O Bebê de Bridget Jones não fizeram sucesso. Felizmente, no geral as bilheterias 2016 ainda estão 3,4% à frente das de 2015 até o momento.

Analistas preveem que, com o lançamento até o fim do ano de filmes como Animais Fantásticos e Onde Habitam (nov. 17), Moana- Um Mar de Aventuras (nov. 23), Rogue One: Uma História Star Wars (dez. 16) e Passageiros (dez.21) a bilheteria total de 2016 têm chances de superar a bilheteria recorde de 2015, que atingiu US$ 11,2 bilhões.

 

No próximo fim de semana estreiam A Chegada (Arrival) do diretor Denis Villeneuve (Sicario: Terra de Ninguém), Almost Christmas com Danny Glover e Refém do Medo (Shut In), com Naomi Watts. No circuito independente, em tempo para participar da corrida do Oscar, estreiam com A Longa Caminhada de Billy Lynn, de Ang Lee, somente em Nova York e Los Angeles e Elle, de Paul Verhoeven, que representa a França na disputa do Oscar de filme estrangeiro.

 

E por falar em Oscar, Denzel Washington e Viola Davis saíram da cabine de Fences, como pré-indicados ao prêmio maior do cinema. O filme foi exibido somente para o pessoal da indústria na semana passada, público que incluiu os membros do comitê de indicação do Screen Actors Guild (sindicato dos artistas), membros votantes da Academia de Hollywood e imprensa especializada. Aliás as indicações de Fences não serão uma surpresa. Qualquer filme baseado num romance vencedor do prêmio Pulitzer, e que já recebeu dois Tonys pela adaptação teatral, é um candidato certo.

Numa premiação que quer se redimir do estigma do #OscarsSoWhite do ano passado, que só indicou atores brancos, filmes como Fences, Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures), Moonlight, e, se vencer as acusações sofridas pelo diretor, O Nascimento de Uma Nação, pode ser que Denzel Washingto receba seu terceiro Oscar, o que é raro, mas ele ficaria ao lado de Ingrid Bergman, Walter Brennan, Daniel Day-Lewis, Katharine Hepburn, Jack Nicholson e Meryl Streep, todos com três estatuetas. Como já recebeu um Tony pelo mesmo papel na Broadway, não é muito improvável.

Outras possíveis indicações vão para Michelle Williams, Naomie Harris, Nicole Kidman para atriz coadjuvante, enquanto Viola Davis certamente será indicada como melhor atriz. Outras prováveis indicações são A Chegada, Florence: Quem é Essa Mulher? Aliados, com Brad Pitt e Silence, de Martin Scorcese.

Enquanto isso, vejamos a semana.

 

As Top 10

 

  1. Doutor Estranho (Doctor Strange /Disney) NEW – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 72; Faturou: US$ 84.989.000 em 3.882 salas; MPS (média por sala): US$ 21.893; Totaliza: US$ 84.989.000

Precedido de ótimas críticas (90% no Rotten Tomatoes) e de um A na pesquisa CinemaScore dado pelo público, Doutor Estranho estreou acima das expectativas, abrindo espaço para uma nova franquia. A colaboração entre os estúdios Marvel e Disney acumulou na estreia uma bilheteria global de US$ 325,4 milhões.

Somente 8% de seu público era de adolescentes e 33% tinham menos de 25 anos. Porcentagens pequenas para lançamentos destinados ao público jovem, indicando que o filme acabou atraindo também o público adulto. O que poderá ajudar em sua sustentação, já que o público mais velho não costuma sair correndo para conferir um filme na semana de estreia. 58% da audiência era masculina.

Com um orçamento de US$ 165 milhões, Doutor Estranho é o primeiro filme a ser exibido em mais de 1.000 salas IMAX no mundo todo, que contribuíram com US$ 24,2 milhões no mundo todo. Um recorde para o mês de novembro, que inclui US$ 12,2 milhões faturados em casa. Aqui lembramos que as salas IMAX e 3D têm preços mais elevados, o que reflete na bilheteria.

A estreia de Doutor Estranho foi uma dupla conquista para a Marvel, pois trata-se do primeiro filme de um herói relativamente desconhecido do grande público.

 

  1. Trolls (20th Century Fox) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 56; Faturou: US$ 45.600.000 em 4.060 salas; MPS: US$ 11.232.000; Totaliza: US$ 45.600.000

A animação Trolls, que recebeu 74% no Rotten Tomatoes, estreou 3,1% acima de Snoopy & Charles Brown: Peanuts, o Filme no mesmo fim de semana do ano passado, e 19,5% acima dos US$ 38,15 milhões faturados na estreia por Angry Birds: O Filme. Resultados que antecipam uma boa sustentação se Moana – Um Mar de Aventuras não atrapalhar nas próximas semanas. Trolls, que custou US$ 125 milhões, foi a quarta melhor estreia do um filme de animação em 2016.

 

  1. Até o Último Homem (Hacksaw Ridge /Lionsgate) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A; Metacritic: 71; Faturou:

US$ 14.750.000 em 2.886 salas; MPS: US$ 5.111; Totaliza: US$ 14.750.000

O drama passado na II Guerra Mundial, dirigido pelo controvertido Mel Gibson, estreou precedido de ótima críticas que incluem 87% no Rotten Tomatoes. Ainda assim, ficou abaixo de outros filmes do gênero como Corações de Ferro, que faturou US$ 23,70 milhões na estreia, e Invencível, de Angelina Jolie, que arrecadou US$ 30,62 milhões no lançamento em 2014.

De olho nos eleitores do Oscar e no público religioso, Até o Último Homem conta a história de um médico do exército norte-americano que na batalha de Okinawa se recusa a pegar em armas por motivos religiosos, mas acaba recebendo a Medalha de Honra depois de ficar atrás da linha de ação e salvar 75 soldados.

 

  1. Boo! A Madea Halloween (Lionsgate) – Está na 3ª semana e caiu da 1ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 7.800.000 (-55%) em 2.334 salas (-65); MPS: US$ 3.491; Totaliza: US$ 64.990.000

Depois de liderar as bilheterias por dois fins de semana consecutivos, Boo! A Madea Halloween perdeu 55%, quando as festas de Halloween acabaram. Totaliza US$ 65 milhões, e até o fim da semana deverá ter se tornado a segunda bilheteria de Tyler Perry, atrás apenas de Madea Goes To Jail. 

 

  1. Inferno (Sony) – Está na 2ª semana e caiu da 2ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 6.250.000 (-58%) em 3.576 salas (igual); MPS: US$ 1.748; Totaliza: US$ 26.058.000

Depois de uma estreia fraca, o filme de Tom Hanks amargou uma queda de 58% no segundo fim de semana, totalizando apenas US$ 26,1 milhões. Comparando, com o filme anterior da franquia, Inferno está 68% atrás de Anjos e Demônios de 2009 à mesma altura e 81% atrás do primeiro filme, O Código Da Vinci, de 2006. Não deverá ultrapassar os US$ 40 milhões e será o primeiro lançamento em mais de 3 mil salas a não atingir a marca de US$ 100 milhões.

 

  1. O Contador (Warner Bros.) – Está na 4ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 5.950.000 (-29,8%) em 2.688 salas (-714); MPS: US$ 2.214; Totaliza: US$ 70.858.000

Apesar dos fortes lançamentos da semana, O Contador perdeu menos de 30% de sua bilheteria da semana anterior, na 4ª semana de exibição. Foi a melhor sustentação da semana, devendo fechar em torno dos US$ 90 milhões. Comparando, Jack Reacher: Sem Retorno, um filme bem mais caro com elenco encabeçado por Tom Cruise, perdeu 42% e não deverá ultrapassar os US$ 65 milhões.

O Contador totaliza US$ 70,8 milhões que somados aos US$ 38,5 milhões da bilheteria internacional atingem US$ 110 milhões globais.

 

  1. Jack Reacher: Sem Retorno (Paramount) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 5.580.000 (-42%) em 3.079 salas (-701); MPS: US$ 1.812; Totaliza: US$ 49.240.000

 

  1. Ouija: A Origem do Mal (Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 5ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 3.983.000 (-44%) em 2.380 salas (-788); MPS: US$ 1.674; Totaliza: US$ 31.372.000

 

  1. A Garota no Trem (Universal) – Está na 5ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ 2.775.000 (-37%) em 1.572 salas (-1.186); MPS: US$ 1.765; Totaliza: US$ 70.732.000

 

  1. O Lar das Crianças Peculiares (20th Century Fox) – Está na 6ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou:

US$ 2.100.000 (-48%) em 1.710 salas (-1.087); MPS: US$ 1.228; Totaliza: US$ 83.334.000

 

 

As Independentes

Loving, da Focus, o drama inter-racial ansiosamente aguardado desde a estreia em Cannes, estreou com números melhores do que quase todos os filmes lançados apenas em Nova York e Los Angeles neste ano.

O filme de Jeff Nichols foi bem recebido pela crítica e conta a história da ação judicial na década de 60 que acabou com a proibição de casamentos inter-raciais nos EUA. Foi a segunda melhor estreia independente do ano, atrás apenas de Moonlight, lançado há duas semanas. Sua MPS de US$ 42.000 foi a melhor da semana. Na próxima semana abre para 45 salas num total de 15 cidades.

Loving é estrelado por Joel Edgerton e Ruth Negga no papel do casal Richard e Mildred Loving, um homem branco e uma mulher negra que passaram nove anos lutando pelo direito de morar na Virgínia antes que Suprema Corte invalidasse as leis locais que proibiam casamentos entre pessoas de raças diferentes.

Loving recebeu nota 77 no Metacritic e esteve nos festivais de Cannes e Toronto 2016. Faturou US$ 169.000 em 4 salas com a MPS de US$ 42.250.

 

Moonlight, da A24, na terceira semana continua fazendo uma ótima carreira. Faturou US$ 1,33 milhão (+57%) em 83 salas (+36) com uma MPS de US$ 16.053, a segunda melhor do fim de semana. Muitas salas exibindo o filme de Barry Jenkins viram sua bilheteria crescer em relação à semana anterior. Ficou na 11ª posição, apesar de estar em cartaz em apenas 5% das salas das outras 10 maiores bilheterias. Totaliza US$ 3,1 milhões e abre para mais salas na próxima semana.

 

Aa internacionais

Assim como nos EUA, Doutor Estranho dominou as bilheterias internacionais. O filme faturou US$ 118,7 milhões no exterior, 38% acima do fim de semana anterior. (O filme estreou no exterior antes dos EUA).

O filme do novo super-herói estreou na China com US$ 44,3 milhões, e foi a terceira maior bilheteria de um filme do universo cinematográfico Marvel no país, atrás apenas de Os Vingadores: A Era de Ultron e Capitão América: Guerra Civil. No Brasil, Doutor Estranho estreou com US$ 7,9 milhões nos cinco primeiros dias. No total, comparando com os mesmos países onde o filme está em cartaz, Doutor Estranho perdeu somente 38% da bilheteria, menos do que Capitão América: Guerra Civil (-41%) Homem-Formiga (-42%), Guardiões da Galáxia (-44%) e Thor: O Mundo Sombrio (-46%).

 

Trolls ficou na segunda posição com US$ 32,2 milhões internacionais, um aumento de 7%, em 67 países O filme também estreou no exterior antes dos EUA. Totaliza US$ 104 milhões no exterior e US$ 149,6 milhões globais, com destaque para o Reino Unido com US$ 21,6 milhões, França com US$ 14,9 milhões, Rússia com US$ 9.4 milhões e China com US$ 6,8 milhões.

 

O Contador ficou na terceira posição internacional no fim de semana, depois de faturar US$ 13.100.000 em 64 países. Totaliza US$ 38 milhões no exterior e US$ 109.358.194 globais.

 

Em seguida, na quarta posição ficou Inferno, em cartaz em 62 países. Faturou US$ 11.400.000 no fim de semana, totalizando US$ 159.300.000 internacionais e US$ 64.472.215 globais.

 

Ouija: A Origem do Mal ficou na quinta colocação com US$ 8.300.000 milhões faturados no fim de semana no exterior. Totaliza US$ 33.100.000 nas bilheterias internacionais e US$ 64.472.215 globais.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US $) (US $)
1 Doutor Estranho 84.989.000 84.989.000
2 Trolls 45.600.000 45.600.000
3 Até o Último Homem 14.750.000 14.750.000
4 Boo! A Madea Halloween 7.800.000 64.990.055
5 Inferno 6.250.000 26.057.930
6 O Contador 5.950.000 70.858.194
7 Jack Reacher: Sem Retorno 5.580.000 49.240.000
8 Ouija: A Origem do Mal 3.982.965 31.372.215
9 A Garota no Trem 2.774.750 70.732.115
10 O Lar das Crianças Peculiares 2.100.000 83.334.389
Fonte: Rentrak/Comscore