É NOIS NA FITA EXIBE CURTAS REALIZADOS EM 2018 E ABRE INSCRIÇÕES PARA 2019

Acontece amanhã, 09/03, às 10h, no Cinearte (Conjunto Nacional), a mostra de encerramento da 5ª edição do projeto É NÓIS NA FITA – Curso Gratuito de Cinema, dirigido a jovens de 15 a 20 anos.

No evento, serão exibidos 10 curtas que foram realizados pelos alunos que participaram do projeto em 2018. A sessão conta ainda com a presença da montadora e curadora Cristina Amaral, parceira histórica de diretores icônicos do cinema paulista, como Carlos Reichenbach e Andrea Tonacci.

O curso foi idealizado e tem a coordenação pedagógica de Eliana Fonseca, que é atriz, diretora e roteirista; graduada em cinema pela ECA-USP e em teatro pela EAD.

Conhecida do público pelo seu trabalho como atriz em TV (Ra-Tim-Bum – TV Cultura; novelas, programas de humor etc), Eliana dirigiu 4 longas e 5 curtas-metragens, esses últimos premiados no Brasil e exterior.

Inscrições abertas para 2019

Com patrocínio do Bradesco desde a 1ª edição, o projeto É NÓIS NA FITA – Curso de Gratuito Cinema chega agora a sua 6ª edição.

O primeiro curso de 2019 será realizado na EMEF Prof. Antonio Duarte de Almeida, na Zona Leste da capital paulista. As inscrições para a seleção dos candidatos já estão abertas e podem ser feitas até 23 de março. Serão 25 vagas para jovens entre 15 e 20 anos. As aulas irão de 13 de abril a 16 de junho, aos sábados e domingos, das 9h às 18h.

 

Ao longo de 9 finais de semana, os alunos entram em contato com todas as etapas da criação e produção audiovisual – roteiro, direção, fotografia, arte, som, edição e finalização – com profissionais e professores das melhores faculdades de audiovisual de São Paulo. E ainda produzem 2 curtas-metragens.

 

A carga horária do curso é dividida entre teoria e prática, mas o ápice do processo, segundo os próprios alunos, são os dias de gravação do curta. Eliana acredita que o processo de ver uma ideia sair da cabeça para o papel, do papel para o set e do set para a tela é extremamente gratificante e rico em experiências tanto no nível artístico como no pessoal.

 

Quem concorda com isso são os 125 alunos da 5ª edição do projeto, que em 09 de março se encontrarão no Cinearte (Av. Paulista, 2073) para a exibição dos 10 curtas produzidos por eles em 2018. Este, aliás, é outro ponto alto que o É NÓIS NA FITA proporciona: a oportunidade de ver os filmes numa sala profissional de cinema, com toda qualidade de som e em tela grande!

 

Desde sua 1ª edição, o projeto já atendeu 600 jovens alunos, responsáveis pela realização de 50 curtas-metragens. Destes, uma série de títulos foi exibida em festivais do Brasil e do mundo – alguns deles tendo sido premiados. Entre os festivais, destacam-se: Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, Cine Tornado (Curitiba), Cine Inclusão (São Paulo), In Short Film Festival (Londres,UK), Mostra Ecofalante (São Paulo) e Festival Visões Periféricas (Rio de Janeiro).

 

 

 

Em 2019, o projeto será realizado nas 5 regiões da cidade de São Paulo.

 

Já estão abertas inscrições para o Curso 1, na EMEF Antonio Duarte de Almeida (Zona Leste). Ainda em março, serão abertas as inscrições para o Curso 2, na Escola da Cidade (Centro), e para o Curso 3, a ser realizado na Zona Sul da capital, em local ainda a confirmar.

 

 

 

É NÓIS NA FITA – Curso Gratuito de Cinema 2019

Inscrições pelo site www.enoisnafita.com.br

Candidatos devem ter de 15 a 20 anos.

1º Curso 2019: EMEF Prof. Antonio Duarte de Almeida

Rua Trevo de Santa Maria, 01 – Itaquera – São Paulo/SP

Aulas de 13 de abril a 16 de junho, sábados e domingos das 9h às 18h.

Inscrições abertas até 23/03.

 

www.enoisnafita.com.br

 

 

É NÓIS NA FITA – MOSTRA DE ENCERRAMENTO 2018

9 de março – sábado, às 10h

Cinearte – Conjunto Nacional

Av. Paulista, 2073

Entrada Gratuita

Convidada especial: Cristina Amaral, montadora.

 

 

SINOPSES DOS 10 CURTAS REALIZADOS PELOS ALUNOS EM 2018:

 

 

 

CURTAS REALIZADOS NO CURSO 1 – FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA

 

MENINO PIPA

 

Menino Pipa conta a história de um grupo de jovens da Brasilândia que começa a fazer intervenções artísticas nos muros do bairro. As suas ações têm como objetivo protestar contra o genocídio da juventude negra e periférica.

 

 

 

DAREN

 

Daren, uma criança de apenas 10 anos, vê sua vida mudar completamente quando é obrigado a deixar seu pai e sua terra para viver em outro lugar. Sem entender esse novo mundo, Daren busca manter o que resta de suas raízes africanas.

 

 

 

CURTAS REALIZADOS NO CURSO 2 – ESCOLA DA CIDADE

 

MAKI

 

Morando no centro de São Paulo, Maki, um jovem universitário, vive em uma estabilidade aparente. Após um novo morador mudar para seu andar, algumas inquietações aparecem na mente de Maki.

 

 

 

PRESTES

 

O curta-metragem sobe as escadas do Edifício Prestes Maia junto com Madalena, uma empregada doméstica que mora na ocupação há anos. Seu percurso traz encontros e revela uma íntima relação com o lar, a beleza do cotidiano e a dura decisão de partir ou ficar.

 

 

 

CURTAS REALIZADOS NO CURSO 3 – TENDAL DA LAPA

 

BETA

 

Eles acordam. Eles pintam. Eles dormem. Eles acordam. Eles pintam. Eles dormem. Eles acordam. Eles pintam. Ele vê…

 

 

 

TEREZA

 

Tereza é uma senhora que tem demência senil e vive com seu cuidador. A única coisa que ilumina e dá sentido a sua vida é o cinema. Mas isso também pode representar uma ameaça.

 

 

 

CURTAS REALIZADOS NO CURSO 4 – FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

 

QUANTO CUSTA?

 

Ricardo, ávido pela ascensão profissional, se submete a um árduo e vicioso ciclo de trabalho. O cansaço e a solidão são suas únicas companhias. No entanto, seu estilo de vida é colocado em cheque depois de um determinado encontro. Quanto custa a verdadeira felicidade?

 

 

 

DENTE DE LEÃO

 

Marlon é um menino de 17 anos, que segue sua rotina normalmente. Ao decorrer do dia, ele passa por situações inesperadas, mas não reage a elas. Ao fim do dia, Marlon descobre o motivo de sua apatia.

 

 

 

CURTAS REALIZADOS NO CURSO 5 – CFC CIDADE TIRADENTES

 

TUDO POR DINHEIRO

 

Tudo por Dinheiro conta a história de uma garota de programa da Zona Leste de São Paulo que tem a chance de mudar de vida, mas se depara com uma realidade diferente da que havia imaginado.

 

 

 

DISUTOPIA

 

Em um mundo onde as emoções são censuradas, uma jovem busca um meio de se libertar das diretrizes impostas pela sociedade.