“É Tudo Verdade” Anuncia os Selecionados Brasileiros

Sete títulos inéditos foram selecionados para a competição brasileira de longas e médias-metragens do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. Os concorrentes disputam o Prêmio CPFL ENERGIA/ É TUDO VERDADE “Janela para o Contemporâneo”, no valor de R$ 100 mil. São ainda oito os finalistas para a disputa da competição brasileira de curtas-metragens.

“A seleção deste ano traz uma saudável combinação entre cineastas estabelecidos e jovens revelações. A disputa de longas e médias apresenta uma notável variedade estilística e rara abertura para a experimentação, também presente na de curtas”, afirma o crítico Amir Labaki, fundador e diretor do É Tudo Verdade. “Temos ainda o privilégio de apresentar fora de concurso novas obras marcantes de cineastas do porte de Vladimir Carvalho e Kiko Goifman, entre outros”.

Na Competição Brasileira de longas e médias-metragens, dois filmes focalizam questões da cidade de São Paulo. Elevado 3.5, de João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo (SP, 90’, 2006) retrata um marco urbano (o Minhocão, via expressa que corta a região central da metrópole) e seus personagens. Por sua vez, Construção, de Cristiano Burlan (SP, 48’, 2006), contempla o cotidiano de trabalhadores da construção civil, em linguagem inovadora.

A experimentação está também na base dos seis episódios reunidos em Descaminhos, de Marília Rocha, Luiz Felipe Fernandes, Alexandre Baxter, João Flores, Maria de Fátima Augusto, Leandro HBL, Armando Mendz e Cristiano Abud (MG, 73’, 2007). O filme – que conta entre seus diretores com Marília Rocha, vencedora, com “Aboio”, da Competição Brasileira do É Tudo Verdade de 2005 – propõe uma viagem antropológica, entre paisagens naturais e urbanas, que retrata a vida de comunidades, tendo como eixo a linha de trem.

Dentre os três retratos que compõem esta seleção, dois destacam personalidades extraordinárias que, combinando ação e reflexão, propuseram projetos alternativos de desenvolvimento ao Brasil. O Longo Amanhecer – Cinebiografia de Celso Furtado, de José Mariani (RJ, 73’, 2006), título homônimo dos sete ensaios feitos pelo intelectual sobre a formação do Brasil, faz um balanço da vida e do pensamento de um dos maiores economistas brasileiros. Em Lutzenberger: For Ever Gaia, de Frank Coe e Otto Guerra (RS, 52’, 2006), o desenvolvimento é visto a partir da ótica ambientalista na obra de José Lutzenberger, ecologista de grande expressão nacional e internacional.

O terceiro retrato é Maria Bethânia – Pedrinha de Aruanda (foto), de Andrucha Waddington (RJ, 60’, 2006). O premiado diretor de ficções como “Eu, Tu, Eles” e “Casa de Areia” e de documentários como “Viva São João” registra a face privada da cantora baiana, em cenas familiares e conversas com amigos, como nunca foi feito antes.

O documentarismo investigativo é representado na disputa por Nas Terras do Bem-Virá, de Alexandre Rampazzo (SP, 110’, 2007), uma visão panorâmica da história da Amazônia, desde a década de 70 até os dias atuais. O foco são os vários conflitos em torno da terra: trabalho escravo em fazendas, camponeses acampados em beiras de estrada, massacres como o de Eldorado do Carajás, assassinatos como o da missionária Dorothy Stang.

MOSTRAS INFORMATIVAS

Onze produções brasileiras foram selecionadas para mostras informativas do festival:

Hors Concours
O Engenho de Zé Lins, de Vladimir Carvalho (RJ, 80’)

Sessões Especiais
Handerson e as Horas, de Kiko Goifman (SP,52’)
Histórias do Rio Negro, de Luciano Cury (SP,86’)
O Mundo em Duas Voltas, de David Schürmann (SP,93’)
Sempre no Meu Coração, de Andrea Pasquini (SP, 52’)

O Estado das Coisas
De Tempos em Tempos, de Ana Johann (PR, 22’)
Hércules 56, de Silvio Da-rin (RJ, 94’)
KollaSuyo – A Guerra do Gás, de Pedro Dantas (Potosí/La Paz/El Alto/SP, 52’)
Meu Primeiro Contato, de Mari Corrêa e Kumaré Ikpeng (PE, 70’)
Pixinguinha e a Velha Guarda do Samba, de Thomaz Farkas e Ricardo Dias (SP,10’)

Foco Latino Americano
Caroneiros, de Martina Rupp (RJ, 52’)

COMPETIÇÃO DE CURTAS

Por sua vez, oito produções de quatro estados participam da Competição Brasileira de curtas-metragens. Os selecionados são:

Capistrano no Quilo, de Firmino Holanda (CE)
O Desafio de Zezão, de Patrícia Cornils (SP)
Hibakusha: Herdeiros Atômicos no Brasil, de Maurício Kinoshita (SP)
O Homem da Árvore, de Paula Mercedes (SP),
Porto Alegre de Quintana, de Fabiano de Souza e Gilson Vargas (RS)
Resistir, de Caco Souza (SP)
Stela do Patrocínio – A Mulher que Falava Coisas, de Marcio de Andrade (RJ)
Um Bom Negócio, de Eduardo Duwe (SP)

Fundado e dirigido por Amir Labaki, o É TUDO VERDADE – 12º FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS acontece de 22 de março a 1º de abril em São Paulo, de 23 de março a 1º de abril, no Rio de Janeiro, de 3 a 15 de abril, em Brasília, de 9 a 15 de abril, em Campinas, de 23 a 29 de abril em Porto Alegre.
Mais informações no site www.etudoverdade.com.br