É Tudo Verdade chega ao último fim de semana em São Paulo e Rio

Depois de uma semana e da exibição de cerca de 150 documentários do mundo inteiro , o É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários chega ao fim no proximo domingo (1) em São Paulo e Rio de Janeiro. Amanhã, a organizacão do Festival anuncia os vencedores.
Em sua 12a edição, o “É Tudo Verdade” reitera o interesse brasileiro pelas produções documentais. Prova dissso é que mais de 200 filmes nacionais foram inscritos para participar da competição, entre longas, médias e curtas. A disputa ficou mais acirrada quando foi anunciado um prêmio inédito de R$ 100 mil para a melhor produção brasileira em longa ou média-metragem.
Concorrem ao prêmio os filmes “Elevado 3.5”, de João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo; “Construção”, de Cristiano Burlan; “Descaminhos”, de Marília Rocha, Luiz Felipe Fernandes, Alexandre Baxter, João Flores, Maria de Fátima Augusto, Leandro HBL, Armando Mendz e Cristiano Abud ; “Lutzenberg: For Ever Gaia”, de Frank Coe e Otto Guerra; “O Longo Amanhecer – Cinebiografia de Celso Furtado”, de José Mariani; “Maria Bethânia – Pedrinha de Aruanda”(foto), de Andrucha Waddington; e “Nas Terras do Bem-Virá”, de Alexandre Rampazzo.
Para a competição internacional foram selecionados catorze documentários, de países como Estados Unidos, Argentina, Chile, Alemanha, entre outros. Destaque para “Fantasmas de Abu Ghraib”, de Rory Kennedy, que investiga a tortura americana a prisioneiros iraquianos; o francês “Mate a Mensageira”, de Mathieu Verboud e Jean Robert Viallet, sobre uma tradutora, cuja vida sofre mudanças radicais com a guerra ao terror nos EUA; e “Fabricando Polêmica”, de Debbie Melnick, que investiga o trabalho e os métodos nada ortodoxos do documentarista Michael Moore (“Fahrenheit 11 de Setembro”).
O Festival continua em Brasília (3 a 15/04), Campinas (9 a 15/04) e Porto Alegre (23 a 29/04). As sessões são gratuitas. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria das salas.
Para mais informações sobre os filmes e a programação completa do Festival, acesse o site oficial do evento www.etudoverdade.com.br