EASTWOOD E HANKS ATERRISSAM NA 1ª POSIÇÃO.

Sully: O Herói do Rio Hudson decolou com uma bilheteria de US$ 35,5 milhões em 3.525cinemas, disparando um ótimo início da temporada de outono.

Por Wanda de Andrade. 

Dirigido por Clint Eastwooood e estrelado por Tom Ranks, Sully: O Herói do Rio Hudson conta a história do voo 1549 da US Airways, pilotado pelo comandante Chesley “Sully” Sullenberger (Hanks) e pelo primeiro oficial Jeffrey Skiles (Aaron Eckhart). Logo depois de decolar do aeroporto de La Guardia em Nova York, o avião colidiu com um bando de gansos que danificaram os motores. Sem nenhuma outra opção, Sullly foi forçado a fazer um pouso de emergência nas águas do rio Hudson e ninguém saiu ferido.

Sete anos se passaram desde que Tom Hanks estreou um filme na liderança das bilheterias, mas voltou em grande estilo: Sully: O Herói do Rio Hudson foi uma das melhores estreias de setembro de todos os tempos.

Além disso, Sully foi a segunda melhor bilheteria de estreia de Clint Eastwood, perdendo apenas para Sniper Americano, que estreou com US$ 89.269 milhões.

A bilheteria esperada para o filme da dupla Clint Eastwood/Tom Hanks era de US$ 20 milhões, mas o filme superou as expectativas e faturou US$ 35,5 milhões, conquistando um recorde incontestável: a melhor abertura de um filme em grande circuito assinado por um diretor de mais de 85 anos. Talvez seja ainda a melhor estreia de setembro de um filme com pretensões ao Oscar (melhor filme e melhor diretor).

Sully: O Herói do Rio Hudson recebeu ótimas críticas. 75 pontos no Metacritic: mais do que Sniper Americano, e melhor do que qualquer filme de Eastwood desde Cartas de Iwo Jima. Está no mesmo patamar de futuros concorrentes ao prêmio da Academia, como The Birth of a Nation, de Nate Parker e Loving, de Jeff Nichols.

Na segunda posição, ficou outra estreia, When the Bough Breaks, enquanto os outros lançamentos da semana, As Aventuras de Robinson Crusoé e The Disappointments Room, não tiveram muito sucesso.  Justificando o título, The Disappointments Room faturou somente US$ 1,4 milhão com uma baixíssima média por sala de US$ 901 em 1.554 salas, pior ainda do que o fracasso da semana passada, Morgan. The Disappointments Room recebeu nota D, na pesquisa Cinemascore e como When the Bough Breaks, atingiu 0% de críticas positivas no RottenTomatoes. Segundo a produtora Relativity, seus esforços estão concentrados nos mercados de home vídeo e no VOD.

Depois de perder somente 48% da bilheteria na terceira semana O Homem nas Trevas ainda ficou n 3ª posição. Queda pequena para um filme de horror.

Enquanto Sully atrai o público mais velho para os cinemas, os outros filmes destinados à mesma audiência estão tendo dificuldade para encher as salas. A Luz Entre os Oceanos, estrelando Michael Fassbender e Alicia Vikander, caiu 62% em seu segundo fim de semana indo para a 13ª posição depois de faturar US$ 1,8 milhão, totalizando US$ 9,4 milhões, enquanto Hands od Stone, estrelando Robert De Niro, faturou somente US$ 170.000 em 1.103 salas no terceiro fim de semana, totalizando US$ 4,5 milhões. Ficou na 26ª posição.

Os top 10 da semana totalizaram US$ 81,66 milhões, que ficam 22% acima dos US$ 66,88 milhões totalizados na semana passada, e quase empatam com os US$ 81,62 milhões faturados pelas Top 10 no mesmo período do ano passado. O que mantém a bilheteria 2016 5% à frente da de 2015 à mesma altura.

No próximo fim de semana, teremos a estreia de Bruxa de Blair, da Lionsgate, O Bebê de Bridget Jones, com Renée Zellweger de volta depois de 12 anos e Snowden, de Oliver Stone.

Vejamos a semana.

 

The Top Ten

1 – Sully: O Herói do Rio Hudson (Sully /Warner Bros.) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A ; Metacritic: 76; Faturou: US$ 35.505.000 em 3.525 salas; MPS (média por sala): US$ 10.072; Totaliza: US$ 35.505.000

Comparando com os filmes recentes de Tom Hanks, Sully abriu com mais do que o dobro de A Ponte dos Espiões (US$ 15,37 milhões) no ano passado e 38% acima dos US$ 25, 71 milhões faturados na estreia por Capitão Phillips em 2013. Liderança impressionante para um filme com 80% do público tendo acima de 35 anos, público que não costuma correr para os cinemas na primeira semana.

O filme foi impulsionado por ótimas críticas tendo recebido uma nota A na pesquisa CinemaScore. Arrecadou US$ 4 milhões nas salas IMAX, quantia alta para um filme que não conta com efeitos especiais. Aliás é o primeiro filme rodado inteiramente com 65 câmeras digitais IMAX Alexa.

Assim como os filmes de Eastwood, os dramas estrelados por Tom Hanks não têm grandes estreias, mas sempre têm duradouras sustentações. Orçado em US$ 60 milhões, Sully também vai necessitar de uma boa sustentação para se tornar lucrativo ainda em casa.

 

2 – When the Bough Breaks (Sony) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 30; Faturou: US$ 15.000.000 em 2.246 salas; MPS: US$ 6.679; Totaliza: US$ 15.000.000

O suspense psicológico estrelado por Morris Chestnut e Regina Hall, narra drama de um casal sem filhos que contrata uma mãe de aluguel para seu bebê, mas ela desenvolve uma fixação psicótica no pai à medida que a gestação avança, apavorando o casal.

O resultado ficou 42,0 % abaixo dos US$ 25,88 milhões faturados na estreia pelo filme anterior de Morris Chestnut, O Cara Perfeito. Como custou somente US$ 10 milhões, tudo bem.

When the Bough Breaks recebeu nota B na pesquisa CinemaScore de uma audiência que era 62% de mulheres, com 61% delas com mais de 25 anos.

 

3 – O Homem nas Trevas (Sony) – Está na 3ª semana e caiu da 1ª para a 3ª colocação. Faturou: US$ 8.210.000 (-48%) em salas (+333); MPS: US$ 2.426; Totaliza: US$ 66.833.000

O outro filme de horror de baixo orçamento, que estreou há três semanas, O Homem nas Trevas, caiu para a 3ª posição depois de liderar as bilheterias nos dois fins de semana anteriores. Perdeu 48,1 % da bilheteria, faturando US$ 8,21 milhões, totalizando US$ 66,83 milhões. Já está 22,1 % à frente do outro terror barato recente Quando as Luzes se Apagam, que havia faturado US$ 54,71 milhões à mesma altura.

 

4 – Esquadrão Suicida (Warner Bros.) – Está na 6ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 5.650.000 (-43%) em 3.103 salas (-189); MPS: US$ 1.821; Totaliza: US$ 307.408.000

Esquadrão Suicida teve uma queda de bilheteria de 43,0 % faturando US$ 5,65 milhões, totalizando US$ 307,40 milhões em seis fins de semana, que significam 4,2 % mais do que Guardiões da Galáxia à mesma altura (US$ 294,76 milhões) mas ficam 9,8 % atrás de Deadpool com US$ 340,95 milhões e 5,4 % abaixo de Batman vs Superman: A Origem de Justiça com US$ 325,19 milhões. Durante a semana deverá ultrapassar a marca dos US$ 700 milhões globais.

 

5 – As Aventuras de Robinson Crusoé (The Wild Life /Lionsgate) – ESTREIA – Nota CinemaScore: B-; Metacritic: 36; Faturou: US$ 3.400.000 em 2.493 salas; MPS: US$ 1.364; Totaliza: US$ 3.400.000

A animação belgo-francesa As Aventuras de Robinson Crusoé, que conta a história de Robinson Crusoé do ponto de vista dos animais da ilha, naufragou nas bilheterias com US$ 3,4 milhões em 2.943 salas. A quarta pior de um filme estreando em mais de 2.500 salas. Com uma nota B- na pesquisa CinemaScore, conseguiu ficar abaixo das expectativas de US$ 5 milhões e não deve figurar entre as 10 mais por muito tempo.

 

6 – Kubo e as Cordas Mágicas (Focus) – Está na 4ª semana e caiu da 3ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 3.230.000 (-49%) em 2.335 salas (-650); MPS: US$ 1.383; Totaliza: US$ 40.848.000

 

7 – Meu Amigo. O Dragão (Disney) – Está na 5ª semana e caiu da 4ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 2.938.000 (-54%) em 2.685 salas (-587); MPS: US$ 1.094; Totaliza: US$ 70.017.000

Meu Amigo. O Dragão ultrapassou os US$ 70 milhões nas bilheterias domésticas depois de faturar US$ 2,9 milhões em seu quinto fim de semana. Deverá chegar aos US$ 80 milhões, precisando do mercado internacional para fechar as contas.

 

8 – Perfeita é a Mãe (STX) – Está na 7ª semana e caiu da 7ª para a 8ª colocação. Faturou: US$ 2.830.000 (-41%) em 1.888 salas (-418); MPS: US$ 1.499; Totaliza: US$ 107.526.000

Perfeita é a Mãe continua sua ótima carreira perdendo apenas 40,6% da bilheteria, totalizando US$ 107,5 milhões. É o filme há mais tempo entre as Top 10, multiplicando 4,51 vezes a bilheteria de estreia de US$ 23,8 milhões.

 

9 – Hell or High Water (Lionsgate) – Está na 5ª semana e manteve a 9ª colocação. Faturou: US$ 2.600.000 (-41%) em 1.445 salas (+142); MPS: US$ 1.799; Totaliza: US$ 19.824.000

No decorrer da semana, o filme da CBS deverá ter chegado aos US$ 20 milhões e será o primeiro filme independente, lançado inicialmente em pequeno circuito, a chegar lá. Já ultrapassou outro independente de sucesso comercial Decisão de Risco, com Helen Mirren.

 

10 – Festa da Salsicha (Sony) – Está na 5ª semana e caiu da 5ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 2.300.000 (-56%) em 2.071 salas (-695); MPS: US$ 1.111; Totaliza: US$ 93.183.000

 

As Independentes

A liderança das bilheterias independentes da semana ficou com For the Love of Spock, embora tenha sido lançado também em VOD.

For the Love of Spock (Gravitas Ventures) recebeu nota 74 no site Metacritic depois de ter passado pelo festival de Tribeca 2016. Faturou US$ 42.000 em 34 salas, com uma MPS de US$ 1.235.

Faturou US$ 400. 000 em VOD.  tendo sido a melhor bilheteria independente de um documentário em distribuição por streaming.

Author: The JT Leroy Story (Magnolia) também recebeu nota 74 no Metacritic depois de estar nos festivais de Sundance.  San Francisco e Seattle 2016. Faturou US$ 25.000 em 5 salas; com uma MPS de US$ 5.000

Esta produção da Magnólia distribuída pela Amazon teve um resultado decepcionante, embora este documentário sobre a escritora Laura Albert tenha sido lançado em salas importantes de Nova York, Los Angeles e São Francisco.

Demon (The Orchard) recebeu nota 80 no site Metacritic depois de estar nos festivais de Toronto 2015 e New Directors/New Films 2016. Faturou US$ 13. 560 em 3 salas, com uma MPS US$ 4.520

Versão moderna da lenda judaica de Dybbuk (um espírito humano que, devido a seus pecados em vida, vagueia incansavelmente até que encontre refúgio no corpo de uma pessoa viva). Passado na Polônia de hoje, Demon recebeu ótimas críticas e foi lançado em salas cult de Nova York e Los Angeles, mas não deslanchou.

Viva a França (Come What May/Cohen) recebeu nota 46 no Metacritic depois de passar pelos festivais de City of Angels City of Lights e Seattle 2016. Faturou US$ 10.656 em 2 salas com um MPS de US$ 5.328

Já exibido no Brasil.  Viva a França estreou em duas salas em Nova York com resultados fracos.

Cameraperson (Janus) recebeu nota 88 no site Metacritic depois de passar pelos festivais de Sundance, New Directors/New Films e South by Southwest 2016. Faturou US$ 12.897 em 1 sala, com uma MPS de US$ 12 897

A documentarista Kirsten Johnson fez um novo e elogiado filme a partir de imagens de seu arquivo. Estreou em Nova York com bons resultados depois de diversas seções com a presença da diretora.

Kicks (Focus) recebeu nota 66 no Metacritic depois de passar pelos festivais de Tribeca e Los Angeles 2016. Faturou US$ 32.000 em 3 salas, com uma MPS de US$ 10.667

Drama juvenil sobre o roubo de um para de tênis Air Jordans e a tentiva do dono e seus amigos de recuperá-lo.

One More Time With Feeling (Picturehouse) recebeu nota 91 na pesquisa Metacritic. Faturou US$ 50.000 em 13 salas com uma MPS de US$ 3.846

Filme de Andrew Dominik (The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford) sobre os bastidores do novo disco de Nick Cave.

 

As Internacionais

Star Trek: Sem Fronteira faturou US$ 16,6 milhões no fim de semana internacional em 40 países. O 13º filme da franquia totaliza US$ 161,5 milhões no exterior. Cerca de US$ 5 milhões mais do que a bilheteria doméstica.

Star Trek: Sem Fronteira vem se juntar a Além da Escuridão: Star Trek, que também faturou US$ 232 milhões em casa e US$ 234 milhões no mercado externo – a primeira vez que o mercado exterior ultrapassou o mercado norte-americano. Totaliza US$ 318 milhões globais.

Na segunda posição internacional ficou o filme coreano Mil Jeong (Age of Shadows), que dominou as bilheterias sul coreanas com US$ 16 milhões em 1.444 cinemas, que representaram mais de 80% da soma das cinco maiores bilheterias do país no fim de semana.

Pets: A Vida Secreta dos Animais chegou perto com US$ 15,1 milhões (-12. 7%) em 56 países e ficou na 3ª posição internacional. Totaliza US$ 427,2 milhões internacionais e US$ 789 milhões globais.

Esquadrão Suicida ficou na 4ª posição com US$ 10,1 milhões (-14. 4%) em 5.800 salas de 64 países. Totaliza US$ 392 milhões no mercado internacional e US$ 699, 4 milhões globais.

Águas Rasas ficou na 5ª posição com US$ 9,6 milhões em 56 países, graças à estreia em segundo lugar na China com US$ 8,1 milhões. Totaliza US$ 55,1 milhões internacionais e US$ 110 milhões globais.

Sully: O Herói do Rio Hudson estreou em 39 países com US$ 9,5 milhões, dos quais US$ 2,3 milhões foram faturados na Austrália, US$ 925. 000 na Rússia e US$ 929.000 nos Emirados Árabes. Estreia no Brasil em 1º de dezembro.

 

Bilheterias Americanas

Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Sully: O Herói do Rio Hudson $35.505.000 $35.505.000
2 When The Bough Breaks $15.000.000 $15.000.000
3 O Homem nas Trevas $8.210.000 $66.833.158
4 Esquadrão Suicida $5.650.000 $307.407.853
5 As Aventuras de Robinson Crusoé $3.400.000 $3.400.000
6 Kubo e as Cordas Mágicas $3.230.000 $40.847.680
7 Meu Amigo, O Dragão $2.938.000 $69.986.653
8 Perfeita é a Mãe $2.830.000 $107.526.266
9 Hell Or High Water $2.600.000 $19.823.734
10 Festa da Salsicha $2.300.000 $93.182.579
Fonte: Rentrak/Comscore