“EFEITO OSCAR” DERRUBA AS BILHETERIAS NOS EUA.

Como era esperado, o último fim de semana de fevereiro foi fraco, o que acabou derrubando as bilheterias do mês. Com a entrega do Oscar no domingo, estreias como “Snitch” e “Dark Skies” não conseguiram atrair o público, mais interessado em conferir os filmes indicados ao prêmio máximo do cinema.
“Uma Ladra Sem Limites” foi o vencedor da semana e é, até o momento, a maior bilheteria de 2013. Em seu terceiro fim de semana voltou à liderança, depois de tê-la perdido para “Duro de Matar – Um Bom Dia para Morrer” na semana passada.
As 12 maiores bilheterias da semana somaram US$ 89,5 milhões, menos 22% do que o mesmo fim de semana do ano passado, e quase 30% menos do que o fim de semana anterior.

Mas foi um grande fim de semana para os indicados ao Oscar. “O Lado Bom da Vida”, há 15 semanas em cartaz, liderou os concorrentes com US$ 6,05 milhões, uma queda de somente 3% em relação ao fim de semana anterior, ficando com a 7ª posição. “Argo”, em sua 20ª semana, ficou na 12ª posição na semana com US$ 1,97 milhões, e perdeu somente 10% da bilheteria, embora tenha sido lançado em DVD / VOD na semana.
Oscar e bilheteria
No total, os nove indicados a melhor filme faturaram nas bilheterias domésticas quase US$ 944 milhões, com uma média de quase US$ 105 milhões, desde a data da indicação.
É uma média melhor do que a de 2011 (US$ 69,8 milhões), mas inferior à de 2010 (US$ 135,7 milhões) e 2009 (US$ 170,5 milhões). “Lincoln” liderou a semana com US$ 177,1 milhões, seguido de “Django Livre” (US$ 157,8 milhões) e “Les Miserables” com US$ 146 milhões. Este foi o primeiro ano em que seis dos indicados a melhor filme ultrapassaram os US$ 100 milhões.
Segundo a Rentrak, os títulos que apresentaram maior crescimento de bilheteria pós-indicação foram “Amor” (1250%) e “A Hora Mais Escura” (1570%).
Os dados da tabela abaixo se referem às bilheterias totais desde o domingo, 6 de janeiro (antes que os indicados fossem anunciados, em 10 de janeiro) até o último domingo, 24 de fevereiro:

Indicado a Melhor Filme Bilheteria antes
da Indicação (US$) Bilheteria depois
da Indicação (US$) Crescimento
1. Amor 381,277 5,147,243 1250%
2. Argo 110,404,984 129,653,502 17%
3. Indomável Sonhadora 11,295,200 12,572,085 11%
4. Django Livre 114,334,122 158,783,430 39%
5. Les Miserables 109,078,720 146,696,690 34%
6. As Aventuras de Pi 92,096,152 113,525,126 23%
7. Lincoln 146,265,060 178,603,571 22%
8. O Lado Bom da Vida 36,305,705 107,176,012 195%
9. A Hora Mais Escura 5,480,807 91,539,075 1570%
(fonte: Rentrak)

Oscar e Lucro
“Argo” levou o grande prêmio da Academia no domingo, mas quem deve estar com um sorriso de orelha a orelha são os produtores de “Indomável Sonhadora”. O filme teve, até agora, um retorno do investimento de 1366%.
Comparando com o ano passado, a safra de 2013 do Oscar foi muito mais lucrativa. Em 2012, somente um filme – “Histórias Cruzadas” (The Help) – ultrapassou a marca dos US 100 milhões nas bilheterias domésticas. Este ano, seis indicados ao Oscar já chegaram lá, e “A Hora Mais Escura” certamente também conseguirá. É verdade que US$ 100 milhões não são mais um número mágico como há cinco anos trás. Numa época de orçamentos grandiosos, chegar aos US$ 100 milhões em casa não significa que o filme irá se pagar. Ainda terá que fazer sucesso no exterior, e vender muito DVD ou VOD para recuperar os milhões gastos na produção e no marketing.
As 11 indicações de “As Aventuras de Pi” podem ter surpreendido, mas seu sucesso nas bilheterias surpreende muito mais.
O épico e lírico filme de Ang Lee fez US$ 580 milhões nas bilheterias globais desde 21 de novembro. Está quase chegando aos US$ 100 milhões nos EUA, mas a grande fatia de sua bilheteria total – US$ 357 milhões – veio do exterior. Trata-se de um filme considerado infilmável por muito tempo, uma vez que é passado a maior parte do tempo no mar e o personagem principal é um tigre, que divide um barco com um adolescente. Tecnologias de animação computadorizada (CGI) e 3D tornaram o filme possível, mas foram responsáveis pelo aumento dos custos de produção para US 120 milhões, divididos entre os produtores Fox 2000, Haishang Films, Gil Netter Productions e a especialista em efeitos visuais Rhythm and Hues. Abaixo a lista dos indicados com seus orçamentos e retorno:

Indicados ao Oscar de Melhor Filme por ordem de Retorno do Investimento (ROI)
Filme Orçamento
(US$ milhões) Faturam. Global
(US$ milhões) Retorno
Investimento
1. Indomável Sonhadora 1,5 22 1366%
2. O Lado Bom da Vida 21 152,5 626%
3. Les Miserables 61 379 522%
4. As Aventuras de Pi 120 580 383%
5. Argo 45 204 360%
6. Django Livre 87 366 321%
7. Lincoln 65 235,6 263%
8. A Hora Mais Escura 45 102 127%
9. Amor 9,4 17,2 83%
(fonte: The Wrap)

Estratégias vencedoras
Além da inegável qualidade dos indicados, houveram decisões estratégicas acertadas, que explicam porque os seis indicados tiveram a maior bilheteria da história recente do Oscar, muitas delas relacionadas à programação de lançamentos. Veja algumas das razões:
Calendário – Este ano as indicações foram reveladas mais cedo, aumentando o intervalo entre as indicações e a premiação em 12 dias em relação aos anos anteriores. Sete dos nove indicados a melhor filme estrearam em novembro ou dezembro, comparados a cinco em 2010 e 2011 e quatro em 2009. Com o sucesso inicial, muitos deles estavam em cartaz nos feriados de Ação de Graças e Natal, o que ajudou a levantar as bilheterias.
Produzindo para ganhar prêmios – De olho no Oscar, este ano, começando em novembro, as majors lançaram um grupo de filmes, que por coincidência ou não, eram dirigidos por cineastas que já haviam recebido o Oscar da categoria ou de melhor filme: Steven Spielberg, Sam Mendes, Ang Lee, Robert Zemeckis, Kathryn Bigelow, Peter Jackson e Tom Hooper. Uma confluência de talentos raramente vista. Todos os filmes, menos um, foram lançados em mais de 2 mil cinemas, ao contrário dos anos anteriores, quando a maioria dos filmes era de produtores independentes, lançados em pequenos circuitos. E todos eles tiveram o apoio da crítica.
Entre os nove indicados, somente “A Hora Mais Escura” e “O Lado Bom da Vida” arrecadaram mais bilheteria depois das indicações, significando que todos tinham um apelo inicial.
As maiores bilheterias vieram de filmes com orçamentos mais altos. Quatro dos concorrentes tiveram orçamentos superiores a US 60 milhões, comparados com somente um no ano passado: “A Invenção de Hugo Cabret”, que gastou quase metade dos custos de produção ou aquisição dos outros competidores.
Os indicados na categoria de Ator faziam parte do elenco dos concorrentes a Melhor Filme – 14 dos 20 indicados ao Oscar de atuação, inclusive os favoritos, estavam nos filmes indicados a melhor filme. E não estavam disponíveis em DVD ou VOD. No ano passado, a maioria dos vencedores e indicados top (incluindo Meryl Streep, Viola Davis, Octavia Spencer, e Christopher Plummer) estavam em filmes não indicados a melhor filme, ou já estavam disponíveis para homevideo. Este ano, a maioria dos filmes ainda está em exibição nos cinemas.
Os dois filmes de menor bilheteria – “Indomável Sonhadora” e “Amor” – foram sucesso entre os filmes independentes. “Indomável Sonhadora” se saiu muito bem no verão com pouco investimento em propaganda, e faturou muito mais com a venda de DVD, devendo se superar nas vendas para TVs a cabo. “Amor”, mesmo só tendo recebido o Oscar de melhor filme estrangeiro, já faturou muito mais do que o Oscar equivalente no ano passado – “A Separação”, que arrecadou (US$ 7 milhões). Já recuperou com vantagem o investimento com sua aquisição.
Mesmo o indicado a melhor ator, e não a melhor filme, “O Impossível” foi um grande vencedor. Faturou quase US$ 18 milhões, sendo três quartos depois que Naomi Watts foi indicada a melhor atriz. O grande perdedor foi “O Mestre”. Depois de estrear em pequeno circuito, a Weinstein abriu para 864 cinemas em setembro, faturando somente US 16 milhões. Apesar de ter recebido três indicações ao Oscar de atuação (mas não a de melhor filme) sua bilheteria só aumentou US$ 300 mil antes de sair em DVD, semana que vem.

Bilheterias norte-americanas – Filmes de Estúdio no final de semana (fonte: Rentrak)
Filme Semana (US$) Total (US$)
1. Uma Ladra Sem Limites 14,064,030 93,666,560
2. Snitch 13,000,000 13,000,000
3. Escape from Planet Earth 11,013,000 35,143,662
4. Um Porto Seguro 10,600,000 48,061,643
5. Duro de Matar: Um Bom Dia para Morrer 10,000,000 51,802,264
6. Dark Skies 8,850,000 8,850,000
7. O Lado Bom da Vida 6,051,000 107,476,146
8. Meu Namorado é um Zumbi 4,750,000 58,168,323
9. Terapia de Risco 3,511,000 25,253,516
10. Dezesseis Luas 3,410,000 16,372,265

Wanda de Andrade é especializada em mercado cinematográfico