EM MEIO A MUITA FESTA, PAULO BETTI SERÁ HOMENAGEADO NO FESTIVAL DA LAPA.

Não é à toa que a palavra Festival deriva de “Festa”. Num Festival de Cinema como este que acontece até dia 13 na cidade histórica da Lapa, as festas se encontram, se somam e se confundem. Primeiro veio o próprio Festival de Cinema, que armou a tela na praça e ofereceu cinema de qualidade para todos, democraticamente, como um verdadeiro “Cinema Paradiso” parananense. Cerca de mil pessoas a cada noite se reúnem no chamado “Panteon dos Heroes” escrito assim mesmo, com a graphia antiga, para assistir a bons filmes brasileiros que provavelmente não veriam não fosse o evento.

Logo em seguida, bem ao lado do Panteon, barraquinhas de quermesse começaram a ser armadas em volta da Igreja Matriz de Santo Antonio (construída em 1784), para o início das comemorações da festa do Santo Padroeiro da cidade da Lapa, que se prolongará até domingo. Com direito a Dia dos Namorados no sábado, muita festa e comidas típicas.

E como se quermesse e cinema já não fossem motivos suficientes para duas belas festas, a partir desta sexta-feira (11), Lapa começa a receber também uma delegação de dezenas de animados italianos vindos de Strana, considerada a cidade italiana “co-irmã” da Lapa.

E este o clima que o ator Paulo Betti encontrará na noite de hoje, quando será homenageado pelo Festival da Lapa com um Troféu Tropeiro Especial, como homenagem à sua carreira e à sua colaboração artística e profissional ao cinema brasileiro.

Dentro da Mostra Competitiva de Filmes Históricos – diferencial deste Festival que premia especificamente obras de reconstituição de época – o filme da noite a ser exibido no Cine Imperial é “Em Teu Nome”, do cineasta gaúcho Paulo Nascimento. Atualmente em cartaz em algumas cidades brasileiras, “Eu Teu Nome” é ambientado na época da ditadura militar, e tem locações no Chile e na França.

Já no Panteon dos Heroes será exibido, fora de concurso, “Lula, o Filho do Brasil”, de Fábio Barreto.

Os ingressos são gratuitos e um dos patrocinadores do evento ainda se encarrega de distribuir pipocas gratuitamente. Já o quentão custa R$ 2,00.

Mais informações e a programação completa estão no site www.festivaldalapa.com.br