ENTIDADE RESISTE E DEBATE TEMAS QUE OS GOLPISTAS DETESTAM.

As tendências para a cadeia produtiva do setor e gestão são temas da nova edição de Encontros de Cinema, desta vez, no site do Itaú Cultural.

Em cinco dias de programação sobre as tendências contemporâneas do cinema, o evento, que estreou na instituição em 2013 e acontece a cada dois anos, traz nesta edição o tema Gestão do audiovisual. Com participações de importantes profissionais deste setor, a programação enfatiza como o planejamento, a organização e o monitoramento de processos são vitais para a sustentabilidade de toda esta cadeia produtiva – da produção e distribuição à exibição e o consumo

De 23 a 27 de agosto (segunda-feira a sexta-feira), sempre às 13h e às 17h, com exceção de segunda-feira, às 14h e 17h, o Itaú Cultural realiza mais um Encontros de Cinema, em 2021, no site www.itaucultural.org.br e no Youtube www.youtube.com/itaucultural. A curadoria dessa edição é da consultora Alessandra Meleiro e da advogada e produtora de cinema Debora Ivanov, em parceria com o núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural.

Com masterclass, mesas de debate ao vivo e entrevistas pré-gravadas com profissionais do audiovisual, programação visa apresentar as tendências para a cadeia produtiva do setor nos próximos anos, de forma a atender novas demandas e oportunidades dos fluxos de trabalho, modelos de negócios e narrativas para produtores, distribuidores, exibidores e consumidores.

O programa também traz informações e entendimento crítico para a compreensão das mudanças mais importantes da indústria audiovisual contemporânea, aceleradas pela pandemia de Covid-19. Os convidados abordarão métodos e ferramentas de produção virtual que têm enfatizado a pré-produção e reforçado a colaboração artística entre departamentos por meio de tecnologia criativa.

Masterclass

A atividade começa às 14h do dia 23 de agosto, segunda-feira, com a masterclass da finlandesa Johanna Koljonen, analista de mídia e autora do Nostradamus report 2021, relatório que prevê tendências da indústria audiovisual. Com tradução simultânea e mediação da consultora Alessandra Meleiro, ela fala como o setor pode se reorganizar — compartilhando e dimensionando recursos e habilidades – para atender novas demandas e oportunidades dos fluxos de trabalho, modelos de negócios e narrativas.

Mesas de Debates

Apresentados ao vivo, os debates buscam soluções para questões específicas do audiovisual no Brasil, como da cadeia produtiva da animação – um setor que adquiriu dimensões econômicas relevantes no universo do audiovisual – ou das coproduções internacionais, que se tornaram um caminho relevante para a atração de novos financiamentos, profissionais, público e trocas de experiências nos modos de realização.

Entre os convidados estão Georgia Costa, fundadora das produtoras CineHub e Coração da Selva; Sara Silveira, produtora executiva da Dezenove Som e Imagens; e Bia Ambrogi, idealizadora e sócia fundadora da InnSaei.TV, plataforma de streaming liderada por mulheres.

Entrevistas

Previamente gravadas, as cinco entrevistas desta edição do Encontros de Cinema buscam ampliar o leque de temas abordados nas mesas de debate e na masterclass. Entre os assuntos levantados está o crescimento da produção nacional nos últimos 30 anos e como políticas e gestores públicos contribuíram para esta maior presença de conteúdo nacional nas telas, dentro e fora do país.

Os entrevistados são: o cineasta e ex-presidente da ANCINE, Marcos Rangel, a diretora executiva do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, Tainá Xavier, a cineasta paraense, Jorane Castro, a gerente de políticas de diversidade da Rede Audiovisual de Inclusão Orquestrada (Raio), Naiara Leite, e Priscila Guedes, cineasta especializada em alta tecnologia da imagem na indústria cinematográfica e em realidade virtual.

Eles e elas falam também sobre os investimentos, geração de propriedade intelectual e para a descentralização no modo de produção, possibilitando que talentos realizadores negros, indígenas e comunidades periféricas mudassem o perfil das obras que chegam ao público. Abordam, ainda, as contradições internas do sistema de ensino de cinema e audiovisual e do mercado de trabalho no setor audiovisual, que se comporta de forma conjunta, e reproduz as discriminações de gênero e raça encontradas no mundo laboral de forma geral. Outro tema analisado por eles, é os processos estruturais que reduzem as oportunidades desses grupos, tendo sido precursoras de ações propositivas visando uma maior equidade de gênero e raça no audiovisual brasileiro.

Abaixo, a programação completa

23 de agosto, segunda-feira

Às 14h

Masterclass – Mudanças e tendências do mercado audiovisual aceleradas pela pandemia – a visão do Nostradamus Report

Convidada: Johana Koljonen (Nostradamus Report 2021)

Mediadora: Alessandra Meleiro, presidente do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine), entre os anos de 2016 e 2020.

Às 17h

Entrevista – Pensando Políticas Públicas – 30 anos de conquistas e desafios para o audiovisual no Brasil

Convidado: Marcos Rangel, cineasta, produtor audiovisual e ex-diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine) de 2006 a 2017. Ele traça um panorama sobre os 30 anos de políticas públicas do mercado audiovisual.

 

 

24 de agosto, terça-feira

Às 13h

Entrevista – Mapeamento das diversidades nos cursos de cinema e audiovisual no Brasil

Convidada: Tainá Xavier, membro da diretoria-executiva do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine)

Às 17h

Mesa 1 – Gestão na Produção: Mudanças que vieram para ficar

Convidados:
– Georgia Costa, cineasta e produtora, idealizadora e fundadora das produtoras CineHub e Coração da Selva.

- Hugo Gurgel, fundador da Quanta Post, uma das empresas líderes do mercado de efeitos visuais no Brasil.

Mediação: Debora Ivanov, advogada e produtora de cinema

25 de agosto, quarta-feira

Às 13h

Entrevista – Novas autorias – ampliando fronteiras

Convidada: Jorane Castro, cineasta natural de Belém (PA), fala sobre o novo panorama no setor audiovisual e sobre fazer cinema na Amazônia, a partir de suas vivências

Às 17h

Mesa 2 – Distribuição de obras audiovisuais em Theatrical e Streaming

Convidados:

- Bia Ambrogi, idealizadora e sócia fundadora da InnSaei.TV Plataforma de Streaming  100% brasileira, liderada por mulheres, intitulada a casa dos festivais e conteúdos que priorizam a diversidade e representatividade e da Produtora InnSaei, empresa prestadora de serviços de áudio para cinema, TV, Games, VR (Realidade Virtual) e Publicidade.

- Claudiney Ferreira, jornalista, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural

Mediação: Adhemar Oliveira, diretor do Espaço Itaú de Cinema.

26 de agosto, quinta-feira

Às 13h

Entrevista – Gestão de Talentos: foco na inclusão

Convidada: Naiara Leite, gerente de políticas de diversidade da Rede Audiovisual de Inclusão Orquestrada (Raio), expõe a criação de uma política consistente de diversidade racial e de gênero, visando propiciar um setor audiovisual mais diverso.

Às 17h

Mesa 3 - Co-Gestão Internacional – parcerias, financiamento e troca de expertises

Convidados:

- Sara Silveira, produtora executiva da Dezenove Som e Imagens.

- Josephine Bourgois, diretora executiva do Instituto Olga Rabinovich, mantenedor do Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica de apoio aos talentos do audiovisual brasileiro.

Mediação: Juliana Funaro, diretora executiva da Barry Company e produtora audiovisual que atua no mercado do entretenimento há 23 anos, 15 anos exclusivamente no mercado audiovisual.

27 de agosto, sexta-feira

Às 13h

Entrevista – Gestão em Realidade Estendida: inovação e tecnologia

Convidada: Priscila Guedes, cineasta especializada em alta tecnologia da imagem na indústria cinematográfica e em realidade virtual, conversa sobre a formação do conceito de criação de conteúdo imersivo em realidade estendida e sobre o impacto fisiológico desse conteúdo nos espectadores.

Às 17h

Mesa 4 – Gestão na Animação: oportunidades e desafios

Convidados:

- Leonardo Minozzo, diretor executivo do Cafundó Estúdio Criativo, empresa brasileira que desenvolve projetos de propriedade intelectual. É produtor executivo da série ​Os Carabão, veiculada atualmente no canal CineBrasil TV e com a segunda temporada já em produção.

- Luciana Eguti, sócia e produtora Executiva da Birdo, um dos principais estúdios de animação da América Latina

Mediação: Alessandra Meleiro, presidente do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine), entre os anos de 2016 e 2020.

SERVIÇO:

Encontros de Cinema - Gestão do audiovisual

Masterclass e entrevista
Dia 23 de agosto (segunda-feira)
Às 14h e às 17h

Entrevistas e mesas de debates

De 24 a 27 de agosto (terça-feira a sexta-feira)
Às 13h e às 17h

Classificação indicativa: livre
No site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br