ESPAÇO UNIBANCO DE CINEMA PROMOVE “MOSTRA SEMINÁRIOS DE CINEFILIA”, DURANTE O MÊS DE MAIO.

Começa nesta quinta-feira, dia 06, a Mostra Seminários de Cinefilia com a pré-estreia do filme VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO (foto), de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz.

Até o dia 13 de maio haverá exibição de filmes raros e duas mesas de discussão com Walter Salles, Ismail Xavier, Inácio Araújo, Carlos Reichenbach, Alcino Leite Neto e Adhemar Oliveira.

Abaixo tem a programação da mostra e dos seminários:

PROGRAMAÇÃO:

Dia 06 (quinta-feira)
19h Abertura: Pré-estreia de Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz

VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO

Brasil, 2009, 75 min, 14 anos.
Direção / Roteiro: Marcelo Gomes e Karim Aïnouz
Elenco: Irandhir Santos como José Renato
Distribuição: Espaço Filmes
Sinopse: o filme conta a história de José Renato, geólogo, 35 anos, enviado para realizar uma pesquisa de campo durante a qual terá que atravessar todo o Sertão, região semi-desértica, isolada, situada no Nordeste do Brasil. O objetivo de sua pesquisa é avaliar o possível percurso de um canal que será construído a partir do desvio das águas do único rio caudaloso da região. No decorrer da viagem, nos damos conta que há algo de comum entre José Renato e os lugares por onde ele passa: o vazio, uma certa sensação de abandono, de isolamento. O desolamento da paisagem parece ecoar em José Renato e a viagem vai ficando cada vez mais difícil. A pesquisa geológica vai sendo contaminada pela sensação de desamparo, pela saudade incessante da ex-mulher, por uma vontade de voltar pra casa. Mas ele decide ir em frente, seguir viagem, na esperança que a travessia transmute seus sentimentos. Assim como um astronauta depois de atravessar o espaço sideral, assim como um marinheiro depois de cruzar um oceano – para José Renato, nada mais será como antes.

Dia 07 (sexta-feira)
19h Entusiasmo, de Dziga Vertov

ENTUSIASMO (Entuziazm: Simfonija Donbassa)

União Soviética, 1930, 65 min., legendas em inglês
Direção: Dziga Vertov
Sinopse: Primeiro filme sonoro de Vertov, uma elegia ao plano quinqüenal e à utopia socialista, que articula metáforas e alegorias da relação entre o homem e a máquina, a indústria e a sociedade, o trabalho e o lazer. Versão montada pelo Gosfilmofond da União Soviética, arquivo de filmes construído sob a ordem do Governo Soviético em 1936-37. Para esta mostra, foi programada também a versão restaurada em 1973 pelo cineasta de vanguarda Peter Kubelka, que acertou (por um novo sincronismo) a relação entre imagem e som do filme de acordo com o ideal planejado por Dziga Vertov.

Dia 08 (sábado)
19h Entusiasmo, de Dziga Vertov (cópia restaurada em 1973 por Peter Kubelka – legendas em inglês)

ENTUSIASMO (Entuziazm: Simfonija Donbassa)

União Soviética, 1930, 65 min.
Direção: Dziga Vertov
Restauração: Peter Kubelka
Sinopse: Clássico do cinema revolucionário soviético sobre o plano qüinqüenal do final dos anos 20, é considerado uma obra-prima do filme documentário e de vanguarda. Venerado como marco do cinema, o filme caiu no esquecimento nos anos 30 e foi redescoberto pelo cinema experimental dos anos 60. Foi restaurado pelo cineasta Peter Kubelka, que ressincronizou a banda sonora às imagens, permitindo a experiência daquilo que Vertov considerava uma nova linguagem sonora do cinema.
Comentário: é um filme mítico da história do cinema que foi restaurado por Peter Kubelka, cineasta que Bernardo apresentou ao Brasil, e trouxe em pessoa, em retrospectiva completa em 2002. Kubelka “resincronizou” a incrível banda sonora perdida do negativo original. O filme é uma elegia à política utópica (soviética) e ao cinema.

Dia 09 (domingo)
19h Programa de Curtas

DAS RUÍNAS A REXISTÊNCIA

Brasil, 2007, 13 min.
Direção: Carlos Adriano
Produção: Bernardo Vorobow e Carlos Adriano
Sinopse: Montagem de fragmentos dos filmes desconhecidos e inacabados dirigidos entre 1961 e 1962 pelo poeta Décio Pignatari (1927).

OPERÁRIOS AO SAIR DA FÁBRICA (Arbeiter verlassen die Fabrik) – legendas em português

Alemanha / Áustria / Estados Unidos / França, 1995, 36 min.
Direção: Harun Farocki
Sinopse: Filme de montagem de cenas de cem anos da história do cinema, que incluem variações do tema de um dos primeiros filmes dos irmãos Lumière (“A Saída dos Operários da Fábrica”, 1895), “copiados” ou “refilmados” em diferentes partes do mundo.

CINEMA PAULISTA: OVO DE CODORNA

Brasil, 1974, 20 min.
Direção: Bernardo Vorobow
Sinopse: Ensaio sobre a interpenetração de cinema, boemia, marginalidade e prostituição no perímetro delimitado pelas ruas do Triunfo, Aurora, Vitória e arredores, a partir de uma investigação sobre o chamado Cinema da Boca-do-Lixo.

Dia 10 (segunda-feira)
19h O Estado das Coisas, de Wim Wenders

O ESTADO DAS COISAS (Der Stand der Dinge)

Alemanha / Estados Unidos / Portugal, 1982, 116 min.
Direção: Wim Wenders
Elenco: Isabelle Weingarten, Rebecca Pauly, Jeffrey Kime, Geoffrey Carey, Camila Mora-Scheihing, Alexandra Auder, Patrick Bauchau, Paul Getty Jr., Viva, Samuel Fuller, Artur Semedo, Robert Kramer, Roger Corman.
Sinopse: Durante as filmagens, um produtor desaparece com os negativos, deixando o diretor e sua equipe numa situação de angústia e procura. Uma meditação melancólica sobre o fim do cinema. Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Dia 11 (terça-feira)
19h Bipedalismo, de Evgeny Yufit

BIPEDALISMO (Pryamokhozhdenie)

Rússia / Holanda, 2005, 94 min., legendas em inglês
Direção: Evgeny Yufit
Elenco: Viktor Mikhaylov, Yelena Sapozhinskaya, Nikolai Marton, Aleksey Tarasov, Valerii Krishtapenko, Stanislav Ilyukhin, Aleksandr Anikeyenko, Sergei Chernov, Yury Zverlin
Sinopse: Com o dinheiro de um prêmio, um pintor compra uma casa em ruínas para transformá-la em estúdio. No jardim, seus filhos desenterram um tesouro inesperado, contendo rolos de filme, ossos de primatas, relatórios de pesquisa e fotografias. Com a relíquia, o pintor busca a verdade sobre seu passado e de seu pai, figura central num programa de eugenia (cooptado pela polícia secreta da era soviética mais dura) cuja meta era recriar, em laboratório, as condições naturais que transformaram os ancestrais do homo sapiens. Mas o pintor terá que enfrentar ainda cientistas interessados em usar os experimentos de seu pai como terapia genética. Filme inédito no Brasil do ousado cineasta russo criador do movimento “necro-realista”, que traduz ciência em pura forma de cinema (pela fotografia em preto e branco e pelos cortes da montagem, pela mediação em cena de dispositivos óticos, entre outros recursos).
Comentário: A obra do diretor Evgeny Yufit foi apresentada ao Brasil pela primeira vez numa retrospectiva completa do diretor, organizada por Bernardo em 2003.

Dia 12 (quarta-feira)
19h Cidadão Langlois, de Edgardo Cozarinsky

CIDADÃO LANGLOIS (Citizen Langlois)

França, 1995, 65 min.
Direção: Edgardo Cozarinsky
Elenco: Henri Langlois, Lotte Eisner, Niels Arestrup, Bernard Boursicot, Freddy Buache, Marie Epstein, Georges Franju, Lillian Gish, Jean-Luc Godard, Alfred Hitchcock, Georges-Patrick Langlois, Mary Meerson, Eric Rohmer, Michel Simon, François Truffaut
Sinopse: Documentário sobre Henri Langlois (1914-1977), que dedicou sua vida a resgatar e exibir filmes esquecidos e defendia a programação de filmes como o ideal de preservação do cinema. Fundador da Cinemateca Francesa, Langlois é influência decisiva sobre a geração de cinéfilos que criaria a nouvelle vague.
20h30 Seminário
Ismail Xavier e Walter Salles com mediação de Alcino Leite Neto.

Dia 13 (quinta-feira)
19h Os Catadores e A Catadora, de Agnès Varda

OS CATADORES E A CATADORA (Les Glaneurs et La Glaneuse)

França, 2000, 82 min., legendas eletrônicas em português
Direção: Agnès Varda
Sinopse: Munida de uma pequena câmera digital, a diretora percorre seu país encontrando catadores e respigadores de diversas espécies. A partir de um quadro de Millet, este ensaio cinematográfico registra os ofícios de quem vive de recuperar detritos, sobras e restos descartados pela sociedade e de quem vive de resgatar imagens e sons dos deserdados. Pelo gesto do colher, uma elegia ao humanismo e ao cinema.
20h30 Seminário
Carlos Reichenbach e Inácio Araújo com mediação de Adhemar Oliveira.