“ESQUADRÃO SUICIDA” PERDE FÔLEGO, MAS CONTINUA LÍDER.

Por Wanda de Andrade. 

Apesar da queda prevista no segundo fim de semana, Esquadrão Suicida manteve a primeira posição depois de faturar  US$ 43,7 milhões. Entre as estreias, Festa da Salsicha, da Sony, se saiu muito bem e ficou na segunda posição, enquanto Meu Amigo, o Dragão e Florence: Quem é Essa Mulher? não tiveram a mesma sorte.

É comum filmes de super-heróis com ótimas estreias sofrerem grandes perdas no segundo de semana, mas críticas ruins e um boca a boca fraco pioraram as coisas para Esquadrão Suicida que teve uma queda de 67,2% na bilheteria, faturando US$ 43,77 milhões. Queda maior do que a sofrida por qualquer outro filme de super-herói este ano. Capitão América: Guerra Civil caiu 59,5%, X-Men: Apocalipse perdeu 59,5%, e Deadpool, 57,4%. Teve também uma queda muito maior do que a do recordista anterior de uma estreia do mês de agosto, Guardiões da Galáxia, que perdeu somente 55,3% em agosto de 2014.

Mas isto não significa que Esquadrão Suicida seja um fracasso: o filme de David Ayer já totaliza US$ 465 milhões globais, incluindo US$ 222,9 milhões em casa e US$ 58,7 milhões internacionais.

 

Esquadrão Suicida pode ter mantido a primeira posição, mas a festa nas bilheterias do fim do verão foi Festa da Salsicha, que surpreendeu e faturou US$ 33,6 milhões em 3.103 cinemas. Parece que o público masculino estava esperando uma comédia para ele. Até aqui, as duas comédias que se deram melhor no verão agradavam mais ao público feminino, Caça-Fantasmas, que ficou na 12ª posição e deverá fechar em torno dos US$ 130 milhões em casa – pouco em relação a seu custo de US$ 144 milhões – e o bem mais barato Perfeita é a Mãe, que custou somente US$ 20 milhões e deverá ultrapassar os US$ 100 milhões.

A comédia de animação escrita por Seth Rogen narra o plano das salsichas de um supermercado para evitar serem comidas pelos clientes. Sua estreia foi muito melhor do que a de outros desenhos não infantis como Oito Noites de Loucura de Adam Sandler, que estreou com US$ 9.434.175 em 2002 ou South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes, que abriu com US$ 14.774.666 em 1999.

 

Meu Amigo, o Dragão, da Disney, uma refilmagem do clássico de 1977, foi bem de crítica, mas não tão bem de público, e estreou na terceira posição com US$ 21,5 milhões, próximo de O Bom Gigante Amigo, que também teve ótimas críticas mas estreou com US$ 18,7 milhões, apesar de ser a única estreia infantil de seu fim de semana. Ainda bem que Meu Amigo, o Dragão custou muito menos do que o filme de Spielberg (US$ 140 milhões), e muito menos do que os filmes da Disney em geral. Tivesse sido lançado mais à frente com menos concorrência, talvez tivesse mais sucesso.

 

Florence: Quem é Esta Mulher estreou com somente US$ 6,58 milhões na oitava posição. A história da milionária da década de 40 que se julga uma ótima cantora lírica apesar de ser totalmente desafinada não estava mesmo fadada a ser um sucesso de bilheteria, especialmente lançada no meio do verão e seus blockbusters. E na metade das salas de Festa da Salsicha e Meu Amigo, o Dragão. Mas agradou à crítica e ao público mais velho.

 

Entre as continuações, Jason Bourne ficou na quarta colocação com US$ 13,62 milhões. Perdeu menos bilheteria (39%) no terceiro fim de semana do que O Ultimato de Bourne (39,6%) e A Supremacia de Bourne (40,5%), embora esteja um pouco à frente deste à mesma altura (27% ajustados pela inflação).

 

Perfeita é a Mãe! perdeu somente 18,2% no terceiro fim de semana, uma surpresa depois de ter perdido 41,2% na semana anterior. Totaliza US$ 71,46 milhões e assim como Festa da Salsicha, está superando a maldição das comédias censura R, que restringe a entrada de menores de 17 anos sem a companhia de um adulto.

 

Enquanto isso, Procurando Dory ultrapassou Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma e se tornou a sétima maior bilheteria doméstica de todos os tempos, com US$ 476,8 milhões, e Mogli, o Menino Lobo estreou no Japão, seu último mercado internacional com US$ 6,2 milhões totalizando US$ 584,8 milhões internacionais, quase chegando a US$ 1 bilhão global, com US$ 947,8 milhões .

 

As 12 maiores bilheterias da semana totalizaram US$ 157.8 milhões, 16% acima do ano passado, e o número de ingressos vendidos em 2016 está em alta de quase 15% em relação ao mesmo período do ano passado, quando estavam em cartaz  Straight Outta Compton: A História do N.W.A e O Agente da U.N.C.L.E. O que é impressionante, dado à concorrência das Olimpíadas, cujos índices de audiência aliás caíram em relação às anteriores.

Até o momento, as bilheterias 2016 estão em alta de 5% em relação a 2015.

 

No próximo fim de semana estreiam Ben-Hur em 3.000 salas, e Cães de Guerra em mais de 3.100 cinemas, além do desenho Kubo e a Espada Mágica.

Vejamos a semana.

 

 

As Top 10

  1. Esquadrão Suicida (Warner Bros.) – Está na 2ª semana e manteve a 1ª colocação. Faturou: US$ 43.770.000 (67-%) em 4.255 salas (igual); MPS (média por sala): US$ 10.287; Totaliza: US$ 222.875.000.

Esquadrão Suicida liderou a semana com US$ 43,8 milhões em 4.255 salas, com uma queda de 67% em relação à estreia na semana anterior. Foi uma das maiores quedas de um filme de super-herói, embora usual para o gênero. Aqui vale lembrar, que o filme anterior da parceria Warner Bros. e DC Comics, Batman vs. Superman: A Origem da Justiça também caiu 69% no segundo fim de semana.

 

  1. Festa da Salsicha (Sausage Party /Sony)- ESTREIA – Nota CinemaScore: B; Metacritic: 67; Faturou: US$ 33.600.000 em 3.103 salas; MPS: US$ 10.828; Totaliza: US$ 33.600.000

Festa da Salsicha foi bem de crítica, mas o público não gostou tanto e deu nota B na pesquisa CinemaScore comparada ao B+ dada a Ted 2, no mesmo estilo. Se seguir o mesmo padrão deverá ter uma queda de 65% na próxima semana. Mas como estreou muito bem pode ser que caia menos. Na verdade, Festa da Salsicha estreou na 6ª feira com US$ 13,5 milhões, um pouco à frente de Esquadrão Suicida, embora não tenha mantido a liderança e caído 15,5% no sábado e mais 23,6% no domingo.

 

  1. Meu Amigo, o Dragão (Pete’s Dragon /Buena Vista) – ESTREIA – Nota CinemaScore:A; Metacritic: 72; Faturou: US$ 21.501.000 em 3.702 salas; MPS: US$ 5.808; Totaliza: US$ 21.501.000

O público atingido por Meu Amigo, O Dragão é bastante parecido com o de O Bom Gigante Amigo, repartido entre 47% de homens e 53% de mulheres, preferencialmente jovens, com 33% deles com menos de 12 anos, 6% mais do que o filme de Spielberg. O filme recebeu nota A na pesquisa CinemaScore, um pouco acima do A- dado a O Bom Gigante Amigo. Mas a bilheteria de Meu Amigo, o Dragão não deverá ultrapassar muito seu orçamento de US$ 65 milhões.

 

  1. Jason Bourne (Universal) – Está na 3ª semana e caiu da 2ª para a 4ª colocação. Faturou: US$ 13.620.000 (-39%) em 3.528 salas (-511); MPS: US$ 3.861; Totaliza: US$ 126.782.000

Jason Bourne perdeu somente 39,2% da bilheteria no terceiro fim de semana, que, se comparados à perda de 62% na semana anterior leva a crer que o filme de Matt Damon foi mais afetado pela concorrência do que por críticas desfavoráveis.

 

  1. Perfeita é a Mãe! (STX) – Está na 3ª semana e caiu da 3ª para a 5ª colocação. Faturou: US$ 11.450.000 (-18%) em 3.188 salas (-27); MPS: US$ 3.592; Totaliza: US$ 71.461.000

A queda de somente 18,2% sofrida por Perfeita é a Mãe! em seu terceiro fim de semana elevou sua bilheteria total

para US$ 71,4 milhões. Nada mal para quem custou US$ 20 milhões e vem enfrentando a concorrência de diversos pesos pesados do verão.

 

  1. Pets: A Vida Secreta dos Bichos (Universal) – Está na 6ª semana e caiu da 4ª para a 6ª colocação. Faturou: US$ 8.840.000 (-23%) em 2.958 salas (-459); MPS: US$ 2.639; Totaliza: US$ 335.942.000

 

  1. Star Trek: Sem Fronteiras (Paramount) – Está na 4ª semana e caiu da 5ª para a 7ª colocação. Faturou: US$ 6.800.000 (-32%) em 2.577 salas (-686); MPS: US$ 2.639; Totaliza: US$ 139.680.000

Assim como Jason Bourne, Star Trek: Sem Fronteiras perdeu muito menos bilheteria (-32%) do que na semana anterior (58,8%) provando que a concorrência foi maior do que reações negativas ao filme.

 

  1. Florence: Quem é Essa Mulher? (Paramount) – ESTREIA – Nota CinemaScore: A-; Metacritic: 71; Faturou: US$ 6.580.000 em 1.528 salas; MPS: US$ 4.306; Totaliza: US$ 6.580.000

Florence: Quem é Essa Mulher? faturou cerca de US$ 6,5 milhões. Resultado modesto, mas semelhante ao da estreia de   Ricki and the Flash: De Volta Para Casa há um ano atrás, com Meryl Streep também interpretando uma cantora e que faturou quatro vezes a bilheteria de estreia.

Precedido de ótimas críticas e dirigido pelo respeitado Stephen Frears, as projeções para Florence não vão muito longe.

Mas como filme coadjuvado por Hugh Grant recebeu 86% de críticas positivas no site Rotten Tomatoes e com 97% do público com idade superior a 25 anos, faixa etária que não costuma ir conferir um filme na semana de estreia, poderá surpreender.

 

  1. Virei um Gato (Europa) – Está na 2ª semana e caiu da 6ª para a 9ª colocação. Faturou: US$ US$ 3.500.000 (-44%) em 2.264 salas (igual); MPS: US$ 1.546; Totaliza: US$ 13.551.000

 

  1. Quando as Luzes se Apagam (Warner Bros.) – Está na 4ª semana e caiu da 7ª para a 10ª colocação. Faturou: US$ 3.220.000 (-46%) em 1.652 salas (-929); MPS: US$ 1.949; Totaliza: US$ 61.135.000.

 

As independentes

Estreias

Hell or High Water (Lionsgate) – Recebeu nota 86 no Metacritic e esteve no festival de Cannes 2016. Faturou US$

592.000 em 32 salas; MPS: US$ 18.500

A CBS Films adquiriu os direitos desta produção independente que conta a história de dois irmãos (Chris Pine e Ben Foster) que assaltam um banco para salvar a fazenda da família, e entregou a distribuição a Lionsgate. Depois que o filme recebeu ótimas críticas, a CBS decidiu distribuir o filme para além do circuito independente normal Nova York/Los Angeles adicionando novas cidades. A média de espectadores por sala provou ser uma decisão acertada. A presença de Jeff Bridges como xerife também ajudou, sobretudo com o público mais velho.

 

Anthropoid (Bleecker Street) – Recebeu nota 56 no Metacritic e esteve no festival de Karlovy Vary 2016. Faturou

US$ 1.213.000 em 452 salas; MPS: US$ 2.683

Anthropoid é um thriller passado na II Guerra Mundial e gira em torno do assassinato de Reinhard Heydrich, chefe nazista de Praga cuja morte já foi abordada em outros filmes, incluindo Carrascos Também Morrem, de Fritz Lang.

Em relação aos filmes de estúdio, os resultados de Anthropoid foram modestos, mas o aumento de receita da ordem de 30% entre sexta e sábado é animador. Ainda assim, vai depender do boca a boca.

 

Herança de Sangue (Blood Father/Lionsgate)  – Recebeu nota 66 no Metacritic e esteve no festival de Cannes 2016. Faturou US$ 115.000 em 52 salas; MPS: US$ 2.212

Apesar da estreia fraca em Cannes, a Lionsgate comprou esta produção francesa rodada nos EUA  e estrelada por Mel Gibson, que conta a história de um ex presidiário tentando proteger a filha (Erin Moriarty) dos traficantes de drogas.  Embora tenha recebido ótimas críticas, os resultados foram fracos. A estreia no Brasil estava programada para 11 de agosto.

 

Disorder (IFC) – Recebeu nota 67 no Metacritic e esteve no festival de Cannes e Toronto 2016. Faturou US$ 12.000 em 2 salas; MPS: US$ 6.000

Mais um lançamento do festival de Cannes com ótimas críticas. O thriller de Alice Winocu sobre um veterano da guerra do Afeganistão com estresse pós-traumático (Mathias Schoenaerts) contratado para proteger a mulher de um rico homem de negócios libanês, estreou em Nova York e em VOD no mesmo dia no resto do país, o que não permite avaliar corretamente o desempenho da bilheteria.

 

Meu Rei (Mon Roi/My King/Film Movement)  – Recebeu nota 68 no Metacritic e esteve no festival de Cannes 2015. Faturou US$ 6.500 em 1 sala.

Um dos últimos concorrentes à Palma de Ouro em Cannes a ser distribuído nos EUA, vai ser exibido no festival do Rio em outubro.

 

Entre as continuações, o último filme de Woody Allen, Café Society (Amazon/Lionsgate) está na 5ª semana e faturou US$ 910.000 em 455 salas (-176); Totaliza: US$ 8.453.000

A Lionsgate optou por não lançar o filme de Allen em circuitos tão amplos como a Sony Pictures Classics o fazia. O maior número de salas em que esteve em cartaz foi 806. Deverá fechar entre US$ 11-12 milhões, três vezes a bilheteria de Homem Irracional e à frente também de Magia ao Luar, de 2014. Mas não deverá atingir a bilheteria final de US$ 16,7 milhões conquistada por Para Roma com Amor.

 

Capitão Fantástico (Capitain Fantastic / Bleecker Street) – Está na 6ª semana e faturou US$ 356.058 (-39,6%) em 175 salas (-188); MPS: US$ 2.035; Totaliza: US$ 4.281.191

Apesar de perder salas, a média por sala se manteve, o que sugere mais algumas semanas em cartaz para o filme estrelado por Viggo Mortensen, que deverá fechar entre US$ 5 e 6 milhões. Estreia em 27/10 no Brasil.

 

 

As internacionais

Esquadrão Suicida liderou as bilheterias internacionais pelo segundo fim de semana.

Com uma queda de 56%, o filme dos super vilões faturou US$ 58,7 milhões em 62 países. Totaliza US$ 242,5 milhões no exterior e US$ 465,3 milhões globais em duas semanas. Mas como custou US$ 175 milhões para ser produzido e mais outros US$ 100 milhões para ser promovido, precisa ser um dos maiores sucessos do ano para dar lucro. E o pior é que ainda enfrenta críticas ruins e um boca a boca pouco convincente. Para culminar foi banido da China, o que pode significar uma perda de US$ 100 milhões.

 

Na segunda posição, Pets: A Vida Secreta dos Bichos faturou US$ 40 milhões no fim de semana (- 42,3%) em 48 países. Com uma bilheteria de US$ 256,7 milhões no exterior, totaliza US$ 592.6 milhões globais. Estreou 1ª posição no Japão com US$ 10 milhões. Depois da segunda semana na China acumula uma bilheteria de US$ 49,b1 milhões no país.

 

Line Walker, uma produção de Hong Kong, ficou na 3ª posição internacional com US$ 26 milhões.

 

Jason Bourne perdeu somente 7,5%, faturando US$ 18,6 milhões em 59 países totalizando US$ 119,4 milhões no exterior e US$ 246,2 milhões globais.

 

A quinta posição ficou com outro filme chinês, Love 020, com US$ 17,5 milhões.

 

Fechando a semana, a Universal Pictures International cruzou a marca de US$ 1 bilhão pelo décimo ano consecutivo.

 

Bilheterias Americanas
Renda Renda
Semana Total
(US ) (US )
1 Esquadrão Suicida $43.770.000 $222.874.728
2 Festa da Salsicha $33.600.000 $33.600.000
3 Meu Amigo, O Dragão $21.500.000 $21.500.000
4 Jason Bourne $13.619.985 $126.782.330
5 Perfeita é a Mãe! $11.450.000 $71.461.293
6 Pets: A Vida Secreta dos Bichos $8.844.345 $335.946.420
7 Star Trek: Sem Fronteiras $6.800.000 $139.679.949
8 Florence: Quem é Essa Mulher? $6.580.000 $6.580.000
9 Virei um Gato $3.500.000 $13.550.825
10 Quando as Luzes se Apagam $3.220.000 $61.134.818
Fonte: Rentrak/Comscore