ESTE MÊS TEM CINEMA BRASILEIRO NA CHINA.

O BRAPEQ – Brazil Film Festival é um evento anual que exibe o melhor da produção cinematográfica brasileira nas cidades de Beijing e Shanghai. O festival acontece de 28 de novembro a 7 de dezembro de 2014. 

O evento é dirigido pela brasileira Anamaria Boschi, e surgiu da necessidade de unir dois povos que se desconhecem, mas tem muito em comum, através do cinema. Além de promover a cultura brasileira na China, beneficia a produção audiovisual no Brasil, com maior circulação do filme e forte repercussão internacional. Ótima oportunidade para que programadores de festivais e canais de televisão conheçam conteúdo audiovisual brasileiro dentro da China.

A 1ª edição foi realizada em Beijing em 2010 e desde então se expandiu para Shanghai. O festival leva anualmente mais de 6000 pessoas aos cinemas em um país com uma cota de tela mínima para filmes estrangeiros. O evento já promoveu shows, bate-papo de produtores com alunos de cinema e profissionais da indústria e exposições de cartazes de ilustradores brasileiros.

Esta iniciativa é uma tentativa de tornar Beijing e Shanghai referências na promoção do cinema brasileiro na Ásia. O evento também estimula o intercâmbio cultural e econômico entre Brasil e China e incentiva a inclusão de filmes brasileiros em prestigiados festivais internacionais, como o Festival Internacional de Cinema Beijing e o Festival Internacional de Cinema Shanghai.

O 5º Festival de Cinema Brasileiro contará com a exibição de 7 longas  e 3 curtas durante os 10 dias, votação do melhor filme escolhido pelo público e júri, evento de abertura nas duas cidades, seminários e debates com o público, além de exibição em cinemas, na Academia de Cinema da Universidade de Fudan em Shanghai e na Academia de Cinema de Beijing, a maior escola de cinema da Ásia.

O festival contará com a presença da atriz Alice Braga, que irá à China acompanhada do diretor Felipe Braga de Latitudes, que Alice também produziu. O filme foi lançado no formato de uma web série e estreou nos cinemas brasileiros em fevereiro de 2014.

Felipe (o diretor) e Alice apresentarão o projeto transmídia que foi concebido para a exibição em múltiplas plataformas a profissionais da indústria audiovisual chinesa. A Academia de Cinema de Beijing Latitudes servirá de ponto de partida para discussões com alunos chineses e estrangeiros. Em Shanghai, o local escolhido para essas atividades será A Universidade de Fudan e Centros Culturais voltados à exibição e discussão de filmes estrangeiros.

Este ano o festival desenvolveu uma parceria com o Cinefoot, o Festival de Cinema de Futebol, e exibe o documentário Pelada – Futebol na Favela de Alex Miranda.

O BRAPEQ estará em Beijing entre dia 26 de novembro e 2 de dezembro, e em Shangai entre o dia 4 e 7 de dezembro.

Sobre Anamaria Boschi: A diretora artística do festival é pós-graduada em história do cinema com sólida experiência em planejamento e coordenação de mostras e festivais, captação de recursos financeiros, recrutamento e relacionamento com público, produtores, diretores, distribuidores e atores. Entre algumas de suas experiências estão: Agências de notícias Xinhua (Beijing), International College of Beijing, Rádio Internacional da China e o festival Discovering Latin America Film Festival (Londres).

 

Programação Festival 2014

Pequim – 28 de novembro a 3 de dezembro

http://www.anaboschi.com.br/pt-br/festival/programacao-em-pequim/

Xangai – 4 a 7 de dezembro

http://www.anaboschi.com.br/pt-br/festival/programacao-em-xangai/

 

Latitudes (Felipe Braga, 2014)

Trailerhttp://we.tl/MKpaE6q7Su

O filme narra os encontros e desencontros de um casal, que está sempre em hotéis cinco estrelas, estações de trem e aeroportos na América Latina, Europa e Ásia. Alice Braga é Olívia, uma editora de moda que viaja o mundo buscando tendências, e Daniel Oliveira é José, um fotógrafo renomado que viaja o mundo fotografando editoriais. O filme é parte de um projeto transmídia. Inicialmente foi exibido na internet em vários episódios. Mais tarde chegou à televisão e finalmente foi lançado nos cinemas. Esta era a intenção do diretor e produtores desde o início do projeto.

 

O Menino e o Mundo (Alê Abreu, 2013)

Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

 

Eles Voltam (Marcelo Lordelho, 2011)

Cris, 12 anos, e seu irmão mais velho são deixados na beira da estrada por seus pais. Em pouco tempo percebem que o castigo vem a se tornar um desafio ainda maior. O filme acompanha Cris em sua jornada de retorno ao lar. Um caminho feito de encontros, em que realidades distintas serão seus guias. Uma fábula de tons realistas sobre as vivências que farão Cris se revisitar.

 

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Daniel Ribeiro, 2014)

Leo é um adolescente cego que, como qualquer adolescente, está em busca de seu lugar. Desejando ser mais independente, precisa lidar com suas limitações e a superproteção de sua mãe. Para decepção de sua inseparável melhor amiga, Giovana, ele planeja libertar-se de seu cotidiano fazendo uma viagem de intercâmbio. Porém a chegada de Gabriel, um novo aluno na escola, desperta sentimentos até então desconhecidos em Leo, fazendo-o redescobrir sua maneira de entender o mundo.

 

Entre Vales (Philippe Barsinski, 2012)

Vicente é economista, pai de Caio e marido de Marina, uma dedicada dentista. Ele tem uma vida comum em casa e no trabalho até que uma perda seguida de outra o levam a uma jornada errática de desapego. Uma história que aborda a fragilidade do homem e sua capacidade de se recriar.  

 

Documentários

 

Cidade de Deus – 10 anos depois (Cavi Borges, 2012)

Trailer https://www.youtube.com/watch?v=CfqN3W6lC_A

Como o próprio título já diz, resgata os dez anos passados desde o lançamento de Cidade de Deus (2002), longa de Fernando Meirelles e Kátia Lund que recebeu quatro indicações ao Oscar. Procura mostrar as transformações vividas pelos atores do longa na última década. Deram entrevistas atores como Seu Jorge, Alice Braga, Leandro Firmino da Hora, Darlan Cunha, Roberta Rodrigues, dentre outros.

 

Pelada: Futebol de Favela (Alex Miranda , 2013)

Trailerhttps://vimeo.com/86511774

Documentário sobre o sonho do futebol, embalado por uma fantástica trilha sonora e participação de grandes craques. O filme retrata a garra dos garotos com a bola no pé, a paixão dos torcedores na beira do campo e todo o universo que envolve o cotidiano das peladas. O filme também conta com depoimentos marcantes de campeões que vieram das comunidades, descobriram seus talentos nas peladas e conquistaram o mundo. Um mundo rico de desafio e superação envolvido pela ginga do samba, a batida do funk e a identidade do rap. Imagens impactantes das jogadas nas favelas em um filme único.

 

Curtas-metragens

 

L (Thais Fujinaga, 2011)

Trailerhttps://www.youtube.com/watch?v=UE3dR_VL3og

Teté, uma garotinha de 11 anos que odeia seus pés e há algum tempo, desenvolveu o hábito torturante de usar sapatos muito menores que o tamanho que calça. Quando conhece Héctor, um simpático descendente de chineses, ela passa a ver seu complexo sob um novo ângulo.

 

Os Irmãos Mai (Thais Fujinaga, 2013)

Dois irmãos de origem chinesa saem pelo centro da cidade em busca de um presente para a sua avó. Quanto mais eles caminham, mais longe parecem estar de seu objetivo.

 

Até a China (Marcelo Marão, 2014)

Animação sobre a viagem de um brasileiro pela primeira vez na China, baseada na experiência pessoal do próprio diretor, que conheceu o país há dois anos, em uma breve – todavia inesquecível – viagem de dez dias.