FEM – FILME ENCONTRA MÚSICA COMEÇA NESTA SEXTA.

Luiz Melodia e Max Mutzke fazem show juntos no FEM, que reúne artistas alemães e brasileiros no Rio de 18 a 20 de outubro
A terceira edição brasileira do Filme Encontra Música – FEM será realizada entre 18 e 20 de outubro, na Miranda, no Rio de Janeiro. O festival celebra o Ano Alemanha + Brasil (de maio de 2013 a maio de 2014) com atrações que incluem três filmes sobre diferentes estilos musicais alemães, dois concertos com músicos de ambos os países, um espetáculo de comédia e uma exposição de arte. A curadoria do festival é de Andréa Salles Ackermann, gerente de assuntos culturais da marca Rimowa, que patrocina o evento. “O objetivo do FEM, que já é realizado há cinco anos em Colônia, na Alemanha (este ano foi em 27 a 29 de setembro), é promover o intercâmbio musical e cinematográfico entre Brasil e Alemanha”, diz Andréa, que expandiu este ano o evento para as artes cênicas e visuais.

A abertura será com a exposição Cabeças, do artista alemão Stephan Kaluza, que vem ao Brasil pela primeira vez, com obras fotorrealistas inéditas que representam ícones da cultura brasileira, como Vinicius de Moraes, Ferreira Gullar, Nelson Rodrigues, Machado de Assis, Oscar Niemeyer e Jorge Amado. São pinturas (óleo sobre tela), emolduradas por trás de um acrílico semitransparente, de reconhecimento difuso. O artista joga com a percepção do espectador. De perto, as imagens são desfocadas e indecifráveis, mas assim que damos um passo atrás, a nitidez dos rostos aumenta. Criada especialmente para o FEM, a série brasileira ficará exposta nos três dias do evento e depois passa a integrar a coleção. Desde 1995, Kaluza expõe esse trabalho em museus como o Museum of the Seam, em Jerusalém; State Museum of Contemporary Art, em Seul; Zendai Museum of Modern Art, em Xangai; além dos alemães Kunsthalle Düsseldorf; Osnabrück e Kunstverein Bethanien.

No dia 18 (sexta-feira), o festival apresenta o cantor carioca Mu Chebabi – que compôs sucessos como “Vou Sair por Aí”, em parceria com Lenine, e “A Morena” – e convidados no show “Brasil e Alemanha: Uma Coisa é uma Coisa e Outra Coisa é Outra Coisa”. Apostando na rica mistura de raízes culturais que é sua marca registrada, ele vai levar ao palco do Miranda um repertório bem-humorado no ritmo de samba-funk, com eletro-acordeões e guitarras acústicas.

No sábado, 19, o cantor alemão Max Mutzke, que se tornou mundialmente conhecido em 2004 com o hit Can’t Wait Until Tonight (uma mistura de soul music, jazz e pop que ficou em primeiro lugar nas paradas da Alemanha e oitavo na Europa), divide o palco com Luiz Melodia. O show vai misturar o suingue do cantor carioca com o funk, jazz e soul de Max Mutzke, que canta em alemão e inglês. Premiado na Europa, tem hoje músicas entre os Top 10 nas rádios alemães, austríacas e suíças. Seu novo projeto conta com uma releitura de diferentes clássicos do jazz, usando como base o Funk e o Soul.

No dia 20, domingo, a atriz e diretora de teatro carioca Myriam Chebabi, radicada há 20 anos na Alemanha, apresenta esquetes de humor. É fundadora do projeto Immisitzung de Colônia, show de sketchs de grande sucesso, e atualmente leciona na Comedia Schauspielschule (renomada escola teatral de Colônia).

Três longas-metragens que funcionam como uma linha condutora de diferentes estilos musicais alemães foram selecionados para esta edição, que apresenta um filme por dia. Sound of Heimat é um road movie sobre a música folclórica/kitsch, que conduz o espectador a diversas regiões da Alemanha e suas cenas musicais. Já Disco Love Machine conta a trajetória de hits da década de 70, que foram lançados na Alemanha e ouvidos mundialmente. Por fim, Status Yo mostra a cena hip hop de Berlim por meio de três histórias entrelaçadas. (veja abaixo a programação dia a dia).

OS FILMES DO FEM 2013
SOUND OF HEIMAT
Direção: Arne Birkenstock e Jan Tengeler, cor, 93 min, 2010/2011.

O músico Hayden Chisholm, neozelandês descendente de escoceses, viaja pela Alemanha em busca de um som que aparentemente se perdeu: a genuína música folclórica. O road movie conduz Hayden de Colônia à Baviera, à região de Vogtland e aos Erzgebirge, ao Memorial de Buchenwald e a Flensburg. Hayden Chisholm e os dois diretores descobrem uma cena musical viva, realista, original e criativa, em tudo estranha ao sentido museológico. A genuína música folclórica ainda existe, a grande distância daquele detrito e daquele kitsch regularmente veiculado pela televisão alemã em shows e programas musicais que atendem aos pedidos do público.
O filme deixa claro que, durante décadas, a antiga e genuína música folclórica foi considerada uma música do passado, em parte também reacionária e um território irremediavelmente contaminado. Arne Rodenstock e Jan Tengeler tiveram êxito em romper com esse preconceito.

STATUS YO!
Direção de Till Hastreiter, 2006, 118’, Alemanha.
Composto por histórias que acabam se encontrando no final, Status Yo! retrata a vida de três jovens: Yaneq, Tarek e Sera Finale. O filme aborda questões variadas, como amor, desemprego, brigas, racismo, antiracismo, dificuldades financeiras e a procura de um pai. A produção do diretor Till Hastrei conta com a participação de atores amadores – também músicos na vida real – e artistas que pertencem à cultura hip-hop alemã, como os rappers Yaneq e Sera Finale.

DISCO LOVE MACHINE
Direção de Oliver Schwabe, 2007, 95´, Alemanha.
A música disco surgiu das margens e da subculturas e era uma expressão de um estilo de vida, quando rapidamente conquistou o mundo todo. Mas a música disco não era somente feita para a massa e de produção – ela pregava a liberdade sexual e o refúgio da vida cotidiana. O filme é uma colagem sobre o olhar do alemão e sua contribuição para este estilo musical que conquistou o mundo nas décadas de 70 e 80.

FILME ENCONTRA MÚSICA
18 de outubro:
Abertura do Festival FEM – Filme encontra Música

19h – Exposição
CABEÇAS, do artista alemão Stephan Kaluza

20h30 – Filme
“Sound of Heimat”, de Arne Birkenstock, 2012, Alemanha, 90’ (legendas em português).

22h – Show
Mu Chebabi e convidados – “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”

19 de outubro:
20h – Filme
“Status Yo!”, de Till Hastreiter, 2006, 118‘, Alemanha

22h30 – Show
Luiz Melodia & Max Mutzke

20 de outubro:
17h – Filme
“Disco Love Machine”, de Oliver Schwabe, 2007, 95‘, Alemanha

19h – Noite do Humor
Myriam Chebabi e convidados

SERVIÇO
Festival Filme Encontra Música – FEM
Local: Miranda
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1424 – Piso 2. Lagoa – RJ – Fone: 2239-0305
Data: de 18 de outubro a 20 de outubro de 2013
Preços: R$ 80 (18/10 e 19/10) e R$ 60 (20/10)