FESTA E PREMIAÇÃO DO CINEMA BRASILEIRO ALTERNATIVO.

O Grêmio Recreativo Café dos Bancários, no edifício Martinelli, no centro de São Paulo, recebeu diretores de filmes nacionais que foram premiados em uma noite de festa, que comemorou os três anos do projeto CINE B, um circuito alternativo de exibição de filmes brasileiros e de formação de público, fruto da parceria do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região com a Brazucah Produções. Representantes de comunidades que abriram as portas para as telas itinerantes do CINE B foram homenageados com um certificado por sua participação e apoio.

Thaíde conduziu a cerimônia, que contou com a presença dos diretores: Toni Venturi (Dia de Festa), Alê Abreu (Garoto Cósmico), Henri Arraes Gervaiseau (Em trânsito), Pedro Dantas (Onde está a América Latina) e Reinaldo Pinheiro (BMW Vermelha).

Os diretores Jorge Duran (Proibido Proibir), Luiz Alberto Pereira (Tapete Vermelho), Tata Amaral (Antônia), Ugo Giorgette (Boleiros), David Shürmann (O mundo em duas voltas), Thiago Fogaça (Forasteiro) não puderam comparecer ao evento mas enviaram seus representantes. Já os diretores Vicente Amorim (Caminho das Nuvens), Jorge Furtado (Sanduíche, Ângelo anda sumido, O dia em que Dorival encarou a guarda, A Ilha das Flores e Barbosa) e Giba Brasil (Interlúdio) mandaram vídeo onde agradecem pelo prêmio.

Convidada especial do evento, Rita Cadillac esteve presente representando seu documentário Rita Cadillac, A Lady do Povo, que foi recentemente lançado nos cinemas.

Pelo CINE B foram projetados mais de 50 títulos nacionais entre longas e curtas-metragens em mais de 130 sessões realizadas em salões de paróquias, escolas públicas, ao ar livre, salões de festas, áreas extremas de periferias, favelas; onde é mais difícil o acesso à cultura e, por isso mesmo, tão necessária uma iniciativa como essa. O público de mais de 16 mil pessoas – parte delas pela primeira vez em uma sala de cinema – é o resultado dessa história de sucesso que mereceu ser premiada. O CINE B faz parte dos projetos sindicato-cidadão, realizados pelo Sindicato dos Bancários, que além de se preocupar com os bancários aos quais representa se preocupa também, com a comunidade e com a cidade em que a categoria vive.