FESTIVAL CURTA SANTOS PROMETE NOVIDADES.
O Curta Santos – Festival Santista de Curtas Metragens, que esse ano acontece de 15 a 19 de setembro, promete surpreender o mundo do cinema, em sua sétima edição. A organização do festival, comprometida com o apoio ao cinema independente e com a busca da consolidação de um pólo audiovisual na região, entende que o atual momento exige uma organização diferente da aplicada até o momento. E aposta, portanto, na introdução de um novo formato competitivo para esta edição, mais abrangente e diversificado.
No plano nacional, a mostra Olhar Brasilis, que premiava curtas produzidos em 35mm, Vídeo/Digital, vindos de todo país, esse ano deixa de ser competitiva e dá lugar a uma mostra mais completa, subdividida por regiões do país. Através de uma comissão formada pelo Curta Santos e um festival de cada região, selecionarão se os curtas mais relevantes daquela área. A idéia é trazer para perto do público local a pluralidade dos olhares e da realidade da produção nacional de norte a sul do país. Além disso, é uma forma de promover a descentralização da indústria audiovisual brasileira, tão acomodada com a produção oriunda do eixo Rio-São Paulo.
O crescimento e o amadurecimento da produção cinematográfica da região durante esses sete anos de vida do Curta Santos obrigou o festival a buscar também soluções para a organizar de maneira mais adequada a demanda de produções regionais. A mostra Olhar Caiçara, esse ano se desmembra em outras duas categorias: Universitária e Independente. A primeira atende ao grande volume de trabalhos acadêmicos e de conclusão de cursos produzidos nas diversas universidades da região. Enquanto a segunda, busca valorizar os trabalhos realizados sem patrocínio ou apoio realizados em nossa região.
Das mostras competitivas, a única que não apresenta mudanças em seu formato é a mostra de Vídeo-Clipes. Como nos anos anteriores ela se dividirá em Vídeo-Clipe Brasilis, na qual concorrem vídeos vindos de qualquer lugar do país e Vídeo-Clipe Caiçara, exclusiva para clipes produzidos na região da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.
Sem poder ficar de fora das comemorações do ano da França no Brasil, o festival participa do evento exibindo uma mostra especial que tem como objetivo expor a produção cinematográfica contemporânea e clássica francesa. A idéia é que a partir da exibição das obras, possam-se abrir espaços para as discussões sobre as influências culturais absorvidas pelos nossos costumes com o passar dos anos. O festival terá ainda uma mostra de longas metragens convidados, a mostra Curta Matinê, voltada ao público infantil; a mostra Curta Cris, voltada ao público GLBTS; além de oficinas e mesas-redondas.
Mais informações no site www.curtasantos.com.br.

