Festival de Belém vai até domingo (08)

Após a abertura na noite desta segunda-feira, dia 02 de julho,
a primeira apresentação dos filmes da 4ª Edição do Festcine Belém começa na madrugada de terça-feira, 1 hora da manhã, com a Mostra Inimaginável, no Bar Café Imaginário.
Mas será na manhã do dia 03, com o início dos debates do
Encontro de Cinema que a cidade vai voltar a discutir a sétima arte, com o Encontro de Criação da Pará Film Commission e da filiação junto a Associação Brasileira de Film Commissions – ABRAFIC, às 8h30 no Hilton Hotel.
A programação “Encontro de Cinema” pretende debater a
atuação cinematográfica na região Norte, através de encontros como o do Núcleo de Animadores Paraenses e da ABDeC – Pará. Além dela, a “Conversa de Cinema” vai trazer à Belém importantes nomes da produção fílmica contemporânea como Evaldo Mocarzel, Silvio Da-Rin, Régis Farias e Eliane Ferreira, que vão trocar experiências com o público sobre narrativa documental, conceitos e desenho de som, direção de atores, e etapas de pós-produção e finalização de filmes.
Mantendo o formato de suas edições anteriores, o 4º Festival de Belém do Cinema Brasileiro volta a distribuir os filmes em mostras competitivas e paralelas.
A Mostra Competitiva está divida em Curtas, Médias e Longas, que vão disputar no júri popular, o troféu Ver-O-Peso do Cinema Brasileiro. Quem abre a competição é a categoria de médias, que será sempre às 16h30 no Cine Olympia. Já os curtas serão apresentados antes dos longas, a partir das 18h,também no Olympia.
O Memorial dos Povos recebe pela primeira vez a Mostra Olhar Paralelo, onde o público vai conferir curtas, médias e longas, de estados como Goiás, Minas Gerais, Sergipe, Distrito Federal, Ceará e Maranhão, selecionados em mais de 310 obras inscritas e que não chegam ao circuito comercial de cinema. A Mostra Olhar Paralelo começa sempre às 18h30.
De madrugada, a Mostra Inimaginável do Bar Café Imaginário recebe os curtas e médias metragens da Mostra Olhar Paralelo, numa nova oportunidade para quem perder um filme, conseguir vê-lo em outro horário.
Na quinta-feira, dia 06 será apresentada a Mostra “Revelando os Brasis”, onde estarão 20 vídeos dirigidos por moradores de cidades com menos de 20 mil habitantes, de Estados do Acre, Amapá, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba e Pará.
Ainda na quinta-feira, a Mostra Acredite Se Quiser na Boate Mystical reapresenta os curta-metragens apresentados nas outras mostras da programação.
A cerimônia de premiação dos vencedores da Mostras Competitivas será na sexta-feira, dia 06, às 19h no Cinema Olympia. Depois haverá exibição de “Ele, O Boto”.
No sábado o Festival continua com as Mostras: Inimaginável, Olhar Paralelo, e Acredite Se Quiser e “Os Melhores do Festival”; além da sessão O Cinema Vai as Ilhas.
No domingo haverá a exibição de “Tainá 2: A Aventura Continua” no Festivalzinho Curumim, 10 da manhã no Cine Olympia. O Festival encerra no domingo a noite, com a Mostra Os Melhores do Festival, onde serão reapresentados os filmes vencedores do prêmio Ver-o-Peso do Cinema Brasileiro.
Mais informações no site www.festcinebelem.com.br